Ir para conteúdo

Foto
- - - - -

Iscas para cada estação do ano.

• Por favor, faça o login para responder
15 respostas neste tópico

#1 Bruno Valarini

Bruno Valarini

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 25 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Todas

Postado 25 julho 2008 - 11:40

Quais iscas utilizar, e quais as cores e ação que se encaixa melhor nas epocas do ano?

- Primavera
- Verão
- Outono
- Inverno

Sei que agora ( Inverno ) é epoca que os tucunas estão mais lentos e não tão ativos, então usar iscar que fazem bastante barulho, mas de superficie, meia Agua ou fundo?

E nas outras estações?

Quem puder indicar iscas agradeço

Abraço.

#2 José Luiz

José Luiz

..::F!sh!ng 4 L!fe::..

• Pescaki V.I.P
  • 3.626 posts
3
neutro
  • Nome Real:Jose Luiz Guandelini de Oliveira
  • Estilo de Pesca:Iscas Artificiais e Fly

Postado 25 julho 2008 - 02:13

Acho q isso num tem muito a ver
tem a ver mais com a profundidade e a cor q o peixe ta agindo...
vamos ver mais gente nos proximos posts...

#3 Albert Lourenco

Albert Lourenco

começando a responder

• Pescadores
  • 326 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Esportiva , que me chamarem, essa que vc ta imaginando tb...bom, acho q gosto de todas...menos rede!!! : p

Postado 25 julho 2008 - 05:17

acho q no frio, uma q tenha agasalho !!! assobiando.gif

#4 Silvio Bizum

Silvio Bizum

Brazilian Lure Maker

• Pescadores
  • 549 posts
0
neutro
  • Nome Real:silvio araujo neto
  • Estilo de Pesca:iscas artificiais....fabricação própria

Postado 25 julho 2008 - 05:57

Eu diria que depende muito da região......e também da coloração da água.....na minha região esta época pede uma isca com tons mais claros........embora usando lombo preto e barriga roxa os Robalos não costumam recusar.....isso na isca de fundo no corrico......na meia água as verde limão fazem a diferença.....estou falando de rio Paraiba do Sul que tem a água bem barrenta.

[]s

#5 Fernando Alves

Fernando Alves

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 152 posts
0
neutro
  • Nome Real:Fernando Alves
  • Estilo de Pesca:água-doce

Postado 25 julho 2008 - 07:37

Eu também nunca ouvi falar em escolher as cores das iscas pela estação... eu mesmo sempre escolho pensando na coloração da água.

Mas tem cores que são os coringas né, verde-limão, osso e branca com cabeça vermelha... essas daí mata tudo aarambo.gif

#6 Fabio fã de artificial

Fabio fã de artificial

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 228 posts
0
neutro
  • Nome Real:Fabio Leme
  • Estilo de Pesca:Artificiais

Postado 25 julho 2008 - 07:46

A unica coisa que posso opinar é que no inverno o peixe esta mais lento... e mais fundo... então dificilmente irá atacar uma superficie... no inverno as minhas pescarias são mais produtivas com iscas de meia agua.. tais como: biruta 90... x-rap 10 .... shiner king .... e por ai vai...

Agora para as outras estações do ano a dicas do Zé Luis são as mesmas que as minhas...

Cordialmente;
fábio

#7 Fernando Alves

Fernando Alves

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 152 posts
0
neutro

Postado 25 julho 2008 - 07:50

QUOTE(fabio fã de artificial @ Jul 25 2008, 19:46 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A unica coisa que posso opinar é que no inverno o peixe esta mais lento... e mais fundo... então dificilmente irá atacar uma superficie...

Quanto a isso você tá certinho Fabio, esse mês mesmo fui na Serra e tava bem frio no dia e local onde eu estava, de superfício não deu nada e de meia-água deu pouco... tinha gente pescando de fundo e tava dando também, até melhor que de meia.

#8 Romano

Romano

Amo Muito Tudo Isso

• Pescaki V.I.P
  • 4.033 posts
238
Ótima
  • Nome Real:Romano
  • Estilo de Pesca:Com Iscas Artificiais

Postado 25 julho 2008 - 07:58

NÃO ACREDITO NUMA "RECEITA" PARA PESCARIA!!!
ACHO Q EXISTEM AS TENDENCIAS..... MAS.... NUM ACREDITO NUM CERTO TIPO DE ISCA PRA CADA ÉPOCA DO ANO!!!!
ACHO Q DEPENDE DO LUGAR, DA AGUA, DO PEIXE..... ENFIM...... TEM Q IR ARRISCANDO, MUDANDO, ANALIZANDO!!!!!
ABRAXXXX

#9 Domingos Bomediano

Domingos Bomediano

Cosquentão

• Administração
  • 21.184 posts
1.178
Ótima
  • Nome Real:Domingos F. Bomediano
  • Estilo de Pesca:Basses, tucunas e um montão de outros peixes

Postado 25 julho 2008 - 09:39

Tucunaré não escolhe muito conforme a época do ano, não! Além disso, não se pode padronizar que com o frio estará lento, pois no mais das vezes o danado é rápido como um corisco e não perdoa isca rápida. É pura adrenalina. Num dia de muito frio é possível pescar tucunarés com iscas de superfície e se dar muito bem.

Todavia, dias há em que as melhores iscas serão as que atinjam mais profundidade e assim mesmo em determinada parte do dia, não sendo este o padrão para o tucunaré. O danado fica em águas rasas até mesmo em dias de muito frio, principalmente no início e no fim do dia. Eu diria que um cranckbait, que é uma isca que atinje mais profundidade, funciona melhor no verão nas horas mais quentes, que no inverno nas horas mais frias. coolio.gif

Então, o importante é livrar-se de padrões e tentar descobrir a melhor isca para o dia, ou até mesmo para determinada parte do dia, deixando de lado a insistência de querer fisgar tucunas na superfície quando ele estiver querendo na meia-água e vice-versa.

#10 Fernando Alves

Fernando Alves

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 152 posts
0
neutro

Postado 26 julho 2008 - 02:55

Exatamente Bome, eu sempre começo pela superfície porque é minha preferência(ver um Tucunaré bater numa isca de superfície é o melhor da pesca desse bicho). Mas depois eu vou baixando pra meia-água e se precisar vou pro fundo... também sou de ir atrás do bicho ao invés de ficar tentando trazer ele pra mim.

#11 Bruno Valarini

Bruno Valarini

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 25 posts
0
neutro

Postado 28 julho 2008 - 01:53

QUOTE(Albert Lourenco @ Jul 25 2008, 17:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
acho q no frio, uma q tenha agasalho !!! assobiando.gif

Hahahahahahahahahahha... Boa!!!!!

hahahahaha

Abraço

#12 Bruno Valarini

Bruno Valarini

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 25 posts
0
neutro

Postado 28 julho 2008 - 02:39

Ok.
Galera,

O Fernando Alves disse que escolhe de acordo com a cor da agua!

Como funciona?
Escolho cores claras em aguas escuras? ou escolho escura em aguas escuras?
Quando a agua esta verde?
Quando a agua esta barrosa?
Quando a agua esta clara?

Abraço.

#13 Luiz Felipefish

Luiz Felipefish

Luiz Felipe

• Pescaki V.I.P
  • 1.208 posts
0
neutro
  • Nome Real:Luiz Felipe Michelini
  • Estilo de Pesca:Pesca esportiva com isca artificial

Postado 29 julho 2008 - 07:02

kra...qto a cor n tem nada a ver

o q importa e se a agua esta escura ou clara

e a cor da isca acompanha.... agua escura, isca escura, agua clara, isca clara....... ja o porque disso eu nao sei informar

abraço

#14 Fernando Alves

Fernando Alves

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 152 posts
0
neutro

Postado 30 julho 2008 - 10:22

QUOTE(Bruno Valarini @ Jul 28 2008, 14:39 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Ok.
Galera,

O Fernando Alves disse que escolhe de acordo com a cor da agua!

Como funciona?
Escolho cores claras em aguas escuras? ou escolho escura em aguas escuras?
Quando a agua esta verde?
Quando a agua esta barrosa?
Quando a agua esta clara?

Abraço.

A cor da água é o seguinte:

Iscas prateadas, douradas e transparentes... essas se dão melhor para águas limpas.
Iscas como a verde-limão, azul com vermelho, preto e branco... melhor para águas turvas.

Mas é claro que na pesca vale tudo, assim como tem vezes que a gente pega Tucunaré na Superfície em época de frio (o que não é "o certo" de acontecer) acontece também de você jogar uma isca transparente numa água marrom e pegar... eu penso que tudo é teste, nunca fico só na teoria.

Se eu chego em um pesqueiro começo com o be-a-bá... água limpa então jogo uma isca prateada. Não tá dando, observo o local para ver o quê da vegetação que cai no lago, provavelmente aquilo ali é visto como alimento pelos peixes daquele local, então se são folhas amareladas que caem na água mando uma isca dourada... se tem árvores frutíferas à beira do rio (pé de araçá por exemplo) mando uma isca na cor do araçá (vermelho ou amarelo)... não deu? jogo algo completamente diferente do local... uma isca cheguei, do tipo rosa-choque.

Em suma, começo pelo feijão-com-arroz porque isso na maioria das vezes resolve perfeitamente. Se não dá mesmo assim então começo a estudar as variáveis para conseguir um padrão.

No começo do ano fui pescar no Rio Tocantins e comecei a pegar Pacu na artificial, com isso daqui:

O pessoal tava pescando Piau e eu tentando pegar Cachorra... não consegui nada daí fui brincar com um molinete pequeno que minha prima tinha levado. Botei o Plug no Molinete e não foi 10 minutos puxei um Pacu no plug sweatdrop.gif o pessoal ficou me zoando mas no final das contas consegui puxar 3 na tarde toda... no fim da pescaria quando já iamos subir o barranco chegou o Tião (ribeirinho que conhecemos ali) e perguntou se eu estava pescando com vagem, eu disse que não e ele falou que muita gente ali pegava Pacu com vagem pois estávamos bem embaixo de uma árvore cheia de vagens... eu não tinha percebido mas olhei pra cima e vi que tinha muita vagem mesmo por ali, e as vagens eram desse mesmo verde vivo da isca acima. Então, naquela situação o lugar certo era bem próximo ao barranco, no fim do remanso já próximo à correnteza e a cor da isca era a verde/dourado.

#15 Leovaldo

Leovaldo

Pequi

• Pescaki V.I.P
  • 1.079 posts
5
neutro
  • Nome Real:Leovaldo Ramone
  • Estilo de Pesca:todas

Postado 30 julho 2008 - 09:43

cara...agora q vc comentou, eu tava olhando as flores as árvores essa semana, e pensei:
tah na hora dos popers!
com tantas flores caindo na água e tanto inseto...
as pequenas hélices tb!
grande abraço!

#16 Vinicius Bonfim

Vinicius Bonfim

começando a responder

• Pescadores
  • 454 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 04 março 2009 - 12:25

Amigos,

Eu acredito e muito que a cor da isca pode influenciar sim na pescaria, ( prova disso são as cores que todos falam que são matadeiras ( osso, branca e vermelha etc))

Conforme a estação do ano, teremos um tipo de luminosidade e coloração da água. E para cada tipo de luminosidade e coloração da água, teremos cores mais indicadas.

Devemos lembra que a " grosso modo) cor nada mais é que a percepção de luz captada pelo "olho".

Logo em um dia com pouca luz (inverno) as cores com maiores luminosidades, teoricamente podem dar melhor resultados.

Isso é a regra, lógico que vai ter "n" variantes que poderá mudar tudo.

Tenho um amigo que é pescador esportivo profissional, e se dedica muito a pesca de Tucunaré e Dourado.

Segundo ele o tucunaré é um tipo de peixe que prefere águas mais quentes, por isso no inverno este peixe tende a procurar águas mais fundas devido a maior temperatura da água em relação a superficie, Logo iscas de fundos poderá ter mais sucesso no inverno.

Devemos também lembrar que isso tudo é teoria. Podemos chegar em Serra da mesa no inverno bravo e tá um p****** Sol de rachar mamona na sombra, e ainda termos águas quentes devido a um outro fator climático qualquer, nesse dia vc terá sucesso na pescaria com isca de superfície. Assim, qual isca usar vai realmente depender das condições climáticas e do rio/represa no dia da pescaria.

Para garantir, leve sempre um arsenal completo de isca. Se uma não funcionar tente a outra até pegar uns bons peixes e solta-los depois da foto.

Segue link sobre dica de cores para pescaria Segundo o Correspondente da Pesca & Cia, Juninho.

https://www.jet.com....dproduto=479348

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)