Ir para conteúdo

Foto

Dicas sobre motores de popa e eletricos

• Por favor, faça o login para responder
13 respostas neste tópico

#1 Anderson Arata

Anderson Arata

começando a responder

• Pescadores
  • 710 posts
5
neutro
  • Estilo de Pesca:De arremesso com artificiais

Postado 30 agosto 2008 - 04:52

Salve pessoal.
Pra um pescador q vai comprar seus primeiros motores, algumas duvidas:
Pra pescaria em mangues (bertioga, Iguape), rio ou represas como a de Epitácio (q com vento fica meio braba), um motor de 15 hp tá de bom tamanho, ou vale a pena investir em um de 25 ou mais?
LEvando em conta os "incovenientes" de motores mais potentes, como tamanho e peso maiores, mais dficuldades de transportar no carro pelos mesmos motivos, etc.
Qual a melhor marca, sem pestanejar para motores 2 tempos (levando em conta manutenção, peças e durabilidade/economia)? Yamaha, Mercury, Evinrude, ou outro?
No caso de motores eletricos, um de quantas libras e qual marca já está bom pra uso regular, mas não muito constante?
conhecem lojas ou site que tenham boas promoções?
Valeu

#2 Alexandre Cardoso

Alexandre Cardoso

começando a responder

• Pescadores
  • 511 posts
1
neutro
  • Nome Real:Alexandre Cardoso Viana
  • Estilo de Pesca:todas

Postado 30 agosto 2008 - 05:03

Yamaha é o motor

Um elétrico de 36 lbs acima é suficiente, possuo um Minn Kota a mais de um década e nunca deu pau, e olhe que uso tanto na água salgada como na doce, detalhe: Não é marinizado.

Não sei quem vende mai barato

#3 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 15.850 posts
2.905
Ótima
  • Nome Real:Maurício Hu
  • Estilo de Pesca:pedra, praia, canal

Postado 30 agosto 2008 - 05:27

Olá, Anderson.

Sua pergunta é muito capciosa, he he sweatdrop.gif , pois o tamanho do motor dependerá muito de alguns fatores, como local de uso, tipo e tamanho do barco, ocasião, tamanho do bolso... Mas pela minha experiência, o principal fator que sempre influencia nesse assunto é o tamanho do olho do comprador. yes.gif

Yamaha, Mercury, Evinrude, Johnson, Honda, Suzuki, todas são marcas boas e consagradas no mercado. Vai depender do seu gosto. Melhor comprar as que tiverem melhor custo benefício. E isso vai depender de onde mora, tanto para compra como para manutenção depois e, mais ainda, seu gosto.

Motor elétrico, conforme o Alexandre disse, se for de 36 lbs para cima já é muito bom, pois empurrará o barco com vontade. Não se esqueça que a bateria que vai usar é tão importante quanto o motor, he he he. yes.gif E o carregador de bateria que for usar, tão importante quanto a bateria.

Desejo do comprador. É a pedra de toque dos vendedores. Está passando faz algum tempo um comercial na TV, que consiste em uma lambretinha amarela e branca que anda sozinha até entrar em uma igreja e evitar que o novo dono se "case" com outra, muito mais moderna. Ele fica extasiado quando ela aparece. Isso diz tudo. thumbsup.gif

Um abraço.

#4 Shima

Shima

começando a responder

• Dados Incompletos
  • 369 posts
0
neutro
  • Nome Real:Allyson Camargo

Postado 30 agosto 2008 - 06:25

ótimo tópico.

Falando em Motor elétrico, qual o melhor custo-benefício?

Abraços

#5 Waldyr Andrade

Waldyr Andrade

Bahia Pesca

• Parceiros
  • 992 posts
2
neutro
  • Estilo de Pesca:esportiva, rio e mar

Postado 30 agosto 2008 - 06:28

25 ou 15 hp ? Comece com o 15, pois é bem mais leve, gasta menos, é mais barato. Vai te levar aos pontos de pesca que vc quiser, numa velocidade razoável. Se a pescaria for bem planejada, tipo saber onde vai, etc. não vai ter dor de cabeça; se vc começar a ficar muito impaciente, tipo querer bater todos os cantos no mesmo dia, etc. vai querer um 25hp. Daí vc troca de motor e vai gastar mais e as costas vão reclamar, fora as lapadas de onda que faz nas margens dos riozinhos, etc.
Um dia vc pode sentir falta do quinzinho...leve, prático, econômico, etc.
Então o melhor é ter os dois... assobiando.gif

#6 Paulo Grassmann

Paulo Grassmann

Cosquentão Duma Figa

• Moderador
  • 2.891 posts
8
neutro

Postado 30 agosto 2008 - 07:24

Eu iria de Minn Kota 36 Lb.... equipamento pra vida toda...

A dica do Maurício é ótima... capriche na escolha da bateria e do carregador..... compre bateria de ciclo profundo... são caras pra burro... mas não te deixa na mão, carrega rápido e vai durar muitos anos....

Quanto ao motor de popa... depende do barco que usa, quantas pessoas no barco, etc...

Pra barcos pequenos o 15 vai muito bem... e realmente é bastante leve e fácil de levar pra lá e pra cá...

Eu uso um 15 e 25, ambos Mercury, ambos com mais de 10 anos... e ambos como novos.... são excelentes.

#7 Cesar

Cesar

começando a responder

• Pescadores
  • 832 posts
0
neutro
  • Nome Real:Cesar de Moura Valente
  • Estilo de Pesca:esportiva embarcada

Postado 30 agosto 2008 - 07:34

quanto ao motor de popa eu iria de yamaha ou mercury, para barcos abaixo de 4,5 m um 15 hp é ideal, veja o que tem melhor assistência em sua região.

#8 Claudio GP

Claudio GP

começando a responder

• Pescadores
  • 676 posts
0
neutro
  • Nome Real:Cláudio Giron Portugal
  • Estilo de Pesca:esportiva rio (Tucunaré) e fundo(baia)

Postado 31 agosto 2008 - 04:27

QUOTE(cesar @ Aug 30 2008, 19:34 PM) <{POST_SNAPBACK}>
quanto ao motor de popa eu iria de yamaha ou mercury, para barcos abaixo de 4,5 m um 15 hp é ideal, veja o que tem melhor assistência em sua região.

yes.gif yes.gif yes.gif yes.gif
De alumínio, arrisco até menor q 6m!!!

QUOTE(Alexandre Cardoso @ Aug 30 2008, 17:03 PM) <{POST_SNAPBACK}>
..... possuo um Minn Kota a mais de um década e nunca deu pau, e olhe que uso tanto na água salgada como na doce, detalhe: Não é marinizado.

Agua salgada ou salobra? Vontade já tive, mas nunca tive coragem de usar o meu assim!! Quais cuidados alem da lavagem?

#9 Cesar

Cesar

começando a responder

• Pescadores
  • 832 posts
0
neutro
  • Nome Real:Cesar de Moura Valente
  • Estilo de Pesca:esportiva embarcada

Postado 31 agosto 2008 - 08:48

Cládio 6m ele empurra pore´m tem que levar em conta que pescador é sociável, com um 4,5 m vai no máximo vc, 2 amigos e uma tralha reduzida em um 6m vc, 3 amigos tralha completa e a pia da cozinha KKKKKKKKKKKKKKKKKK, é muito peso para o 15 hehehehehehehe

#10 Claudio GP

Claudio GP

começando a responder

• Pescadores
  • 676 posts
0
neutro
  • Nome Real:Cláudio Giron Portugal
  • Estilo de Pesca:esportiva rio (Tucunaré) e fundo(baia)

Postado 31 agosto 2008 - 02:31

QUOTE(cesar @ Aug 31 2008, 08:48 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Cládio 6m ele empurra pore´m tem que levar em conta que pescador é sociável, com um 4,5 m vai no máximo vc, 2 amigos e uma tralha reduzida em um 6m vc, 3 amigos tralha completa e a pia da cozinha KKKKKKKKKKKKKKKKKK, é muito peso para o 15 hehehehehehehe

A questão é como usa o motor! Se for para ficar no bota, pesca e tira motor, o ideal é o de 15hp, aliás, o preferido para pesca no mar em pesados barcos de fibra com 5/6m pelos pescadores profissionais daqui da orla, devido a relação praticidade e economia.
Já na fazenda temos um Levefort de 6m(meu) e um Lambari c/ 4,5m, e dois motores Johnson de 15 e 25hp, pra pescar uso o de 6m com motor de 15hp. Para pesca esportiva o limite seguro são 3 pessoas.
O motor de 25hp acho é meio pesado, só o usamos quando tem mais gente, para passeiar, pois fica até mais economico. Tive um Mercury de 18hp. era o ideal pra êle(6m), vendi pq já tinha o de 15 e de 25 lá da fazenda! Para ficar direto no barco, em carreta, sem ficar tirando, indiscutivelmente, o de 25 é mais esportivo, é apenas uma questão de gosto e utilização!

#11 Vando

Vando

começando a responder

• Pescadores
  • 513 posts
0
neutro
  • Nome Real:Vando Mocellin

Postado 31 agosto 2008 - 07:36

Só pra relatar !!!!
Eu tenho um barco de 3,5m de fibra (aqueles desmontável em duas partes). Eu empurro ele com um Yamaha 8Hp (acho que hoje nem tem mais de 8, só de 15). Vai tranquilo e nunca me encomodei. Claro que não é um motor pra andar rápido. Na tua ocasião, um de 15 acho que mais do que suficiente !!!

#12 Marcelo Bazz

Marcelo Bazz

começando a responder

• Usuário Comercial
  • 799 posts
2
neutro
  • Nome Real:Marcelo Bazz
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 31 agosto 2008 - 08:37

Compra o 25hp ... todas as marcas tem suas qualidade e assistencia tecnica em todo o territorio nacional.
Eu tenho um Evinrude 15hp, estou satisfeito com o desempenho/consumo nas minhas pescarias.

Eletrico de 34lbs ou 44lbs, Minn Kota ou Phanton. Não esquecendo de usa-lo com bateria adequada,
de ciclo profundo (110Ah ou acima) , que tem a vida util bem maior que as automotivas.

Boas compras,
Boas pescarias,

Abraços

Marcelo BAZZ

#13 Cristiano.GR

Cristiano.GR

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 163 posts
5
neutro
  • Nome Real:Cristiano
  • Estilo de Pesca:esportiva

Postado 21 setembro 2008 - 09:28

VAI DE MERCURY 15 HP. Yamaha seria a melhor escolha até o ano de 2000.

#14 Rogério Abreu

Rogério Abreu

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 109 posts
0
neutro
  • Nome Real:Rogério Camargo de Abreu
  • Estilo de Pesca:bait casting

Postado 22 setembro 2008 - 08:50

QUOTE(Anderson Arata @ Aug 30 2008, 16:52 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Salve pessoal.
Pra um pescador q vai comprar seus primeiros motores, algumas duvidas:
Pra pescaria em mangues (bertioga, Iguape), rio ou represas como a de Epitácio (q com vento fica meio braba), um motor de 15 hp tá de bom tamanho, ou vale a pena investir em um de 25 ou mais?
LEvando em conta os "incovenientes" de motores mais potentes, como tamanho e peso maiores, mais dficuldades de transportar no carro pelos mesmos motivos, etc.
Qual a melhor marca, sem pestanejar para motores 2 tempos (levando em conta manutenção, peças e durabilidade/economia)? Yamaha, Mercury, Evinrude, ou outro?
No caso de motores eletricos, um de quantas libras e qual marca já está bom pra uso regular, mas não muito constante?
conhecem lojas ou site que tenham boas promoções?
Valeu

A dif de peso é 16 kg (segundo a Yamaha). A navegação em rios correntes e canais é mais tranquila, vc só tem correnteza ou maré. Mas pegar um vento, de re pente, em represa aberta como Epitácio e as daqui da minha região, a situação complica e aí vc vai dar graças por ter um 25 e ir logo prá margem. Compraria Yamaha (mal comparando é VW aquático), até eu faço manutenção básica, como limpeza etc. Quanto economia, o que vc faz com 15 manete todo vc faz com 25 meio acelerador. Vc é quem faz o desempenho.
Dos elétricos, só tive Phantom 34 lbs, puxava muito bem meu barco de peso morto +/- 250 kg mais 3 pessoas.
Abs, Rogério.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)