Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Lobato

Bacalhau brasileiro???

23 posts neste tópico

Pessoal, gostaria de saber que peixe de agua salgada brasileiro seria melhor pra se fazer salgado como bacalhau. Tive pensando nos olhetes e OB para isso.

Alguém aí já fez, passa a receita do processo.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem sombra de dúvidas o NAMORADO!!! :first:

Depois vem os outros, como:

abrótea, lírio, cherne, OB, vermelho, ..., e por incrível que pareça, o bagre cabeçudo!!!

Abraço e bom apetite :tongue_smile::rango:

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Namorado é muito bom... mas quem já comeu Pirarucu??? Muito parecido!!!

E falam muito da Abrotea... mas nunca comi!!!

Abraços!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Namorado eu nao tinha pensado, deve ficar show mesmo. Esse abrotea eu nao conheço.

Só falta a receita..

Compartilhar este post

Link para o post

Lá vai uma Fotinho da tal Abrotea...

abrotea.jpg

peixe%20abrotea.jpg

E a Receitinha de Namorado...

Molho:

• raspas de laranja a gosto

• pimenta-do-reino a gosto

• sal a gosto

• 1 colher (sopa) de mostarda

• 1 caixinha de creme de leite

• 1 xícara (chá) de suco de laranja

• 1 cebola picada

Peixe:

• 6 filés de namorado

• 3 colheres (sopa) de óleo

• pimenta-do-reino a gosto

• sal a gosto

Preparo da Receita

Doure os filés de peixe em 2 colheres de óleo.

Reserve.

Molho. Numa panela pequena doure a cebola no óleo restante, acrescente o Creme de Leite, o suco de laranja, a mostarda, o sal e a pimenta.

Deixe aquecer por 3 minutos.

Compartilhar este post

Link para o post

Abrótea é o peixe de onde é tirado o melhor filé que já vi!!!

Vejam AQUI

Compartilhar este post

Link para o post
Abrótea é o peixe de onde é tirado o melhor filé que já vi!!!

Vejam AQUI

:bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder: O problema é que o bicho em natura é mais feio que o rascunho do inferno, mas depois de limpo o Marcelo tem toda a razão.

Compartilhar este post

Link para o post

é feio mesmo... mas é uma delícia... hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Tão esquecendo do arroz do nosso amigo. :assobiando:

Compartilhar este post

Link para o post
Tão esquecendo do arroz do nosso amigo. :assobiando:

Como o peixe é de primeira, arroz de forno: :rango:

am_567_culinaria_2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Hehehe Num falta mais.... hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Recentemente recebi por um amigo a noticia que na Bahia pescadores ao lancarem os barcos a pescaria procuram pescar logo o peixe porco (perua, cangulo) o tratam, salgam e penduram nas velas onde com a maresia e sol os secam, disse-me que seu sabor e textura lembra muito um bom bacalhau. Se considerarmos que sua carne sem salga ja eh firme e muito saborosa podemos imaginar como deve ficar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já salguei baiacu arara e garoupa.

O baiacu, apesar de delicioso, fica com o sabor bem leve, não lembrando em nada o bacalhau.

Já a garoupa, conforme a receita famosa daí do ES, com banana da terra e abóbora, lembrou bastante o bacalhau.

Bom apetite.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços!!!

Zé eu já comi o pirosca (pirarucu) mas não dei sorte em todas as vezes, extremamente forte, na minha opinião....longe de lembrar o baca, agora ele fresco Hummmmmmmmmmmm, alias a semana que vem eu e Bete e os turistas é Logico! estaremos saboreando o mesmo, feito em filés a parmegiana Com ARROZZZZZZZZZZ. hehehehehehe

Compartilhar este post

Link para o post
Zé eu já comi o pirosca (pirarucu) mas não dei sorte em todas as vezes, extremamente forte, na minha opinião....longe de lembrar o baca, agora ele fresco Hummmmmmmmmmmm, alias a semana que vem eu e Bete e os turistas é Logico! estaremos saboreando o mesmo, feito em filés a parmegiana Com ARROZZZZZZZZZZ. hehehehehehe

Ôpa! :rango:

Compartilhar este post

Link para o post

o pirarucú zé , vou fazer amanhã! :simsim:

uatuma2002dn1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
uatuma2002yv9.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Recentemente recebi por um amigo a noticia que na Bahia pescadores ao lancarem os barcos a pescaria procuram pescar logo o peixe porco (perua, cangulo) o tratam, salgam e penduram nas velas onde com a maresia e sol os secam, disse-me que seu sabor e textura lembra muito um bom bacalhau. Se considerarmos que sua carne sem salga ja eh firme e muito saborosa podemos imaginar como deve ficar.
quando saia para pesca profissional, pegava o peroá legítimo ou peroá bandeira que é um peixe da família do porquinho, dava de 5 kg e salgava no mar na casaria e depois em casa fazíamos com banana da terra tipo moqueca, bom demais, abs

Compartilhar este post

Link para o post
quando saia para pesca profissional, pegava o peroá legítimo ou peroá bandeira que é um peixe da família do porquinho, dava de 5 kg e salgava no mar na casaria e depois em casa fazíamos com banana da terra tipo moqueca, bom demais, abs

Esse peroá é o chinelo? Se for realmente é uma delícia, mas nunca comi escalado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que vou encarar fazer um bacalhau de peroá e um OB pequeno, aliás aqui tem muito, quer dizer, tinha, a pesca com puçá detonou os cardumes aqui da costa, mas de vez em quando encostam uns cardumes bons e o preço baixa bem.

Aliás ontem olhando algumas receitas aqui nao aguentei e fiz o salmão da receita do zé luiz..caraca muito bom, tinha arroz tb, dei uma encrementada e fritei um alho e coloquei brocolis tb...

Show

Compartilhar este post

Link para o post

:tongue_smile:

Eu acho que vou encarar fazer um bacalhau de peroá e um OB pequeno, aliás aqui tem muito, quer dizer, tinha, a pesca com puçá detonou os cardumes aqui da costa, mas de vez em quando encostam uns cardumes bons e o preço baixa bem.

Aliás ontem olhando algumas receitas aqui nao aguentei e fiz o salmão da receita do zé luiz..caraca muito bom, tinha arroz tb, dei uma encrementada e fritei um alho e coloquei brocolis tb...

Show

:tongue_smile::tongue_smile::tongue_smile::tongue_smile:

Compartilhar este post

Link para o post

Zé,

Não sei se eu dei azar, mas as 2 vezes que comi Pirarucu, achei o gosto extremamente forte. Não gostei nenhum pouco.

Agora um peixe que eu comi salgado e gostei foi o Bagre, chamado aqui no Rio de Janeiro de mulato velho. Muito bom mesmo!!!!

Abraços,

Abraços!!!

Compartilhar este post

Link para o post

:simsim::simsim::simsim::simsim::simsim:

O pirarucu tem cheiro e sabor extremamente forte em relação ao Bacalhau alem da textura da carne mais tenra e escura, ser bem diferente. Não é ruim, porem é uma carne diferente do bacalhau. Deve-se usar limão após dessalga. A similaridade é que ambas eram salgada em caixa sendo comida de pobre amazonense, assim como o bacalhau era para o resto do povão brasileiro. Hoje em dia é que é comida "chic"!!!!

Gosto de Pirarucu de forno (20 a 25min com papel aluminio + 10 sem) já quente: num pirex fundo sobre uma camada farta de cebola, batata, pimentão temperado com vinho branco, azeite extravirgem, pimenta em grão ou moida, folha de louro e salsa. Se quiser turbinar uva passa cai bem e na hora de tirar o papel alumínio pode-se acrescentar creme de leite que fica ótimo!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0