Entre para seguir isso  
Rogerio_mga

Presidente Epitácio - dias 14 e 15/11 - Pousada QDG

Recommended Posts

Rogerio_mga    12

Caros Amigos do Pescaki.....

Na madrugada do dia 14 de novembro, saímos eu e o Valmir, de Nova Esperança-Pr com destino à cidade de Presidente Epitácio-SP, nossa intenção era encontrar os bocudos de epitácio, conhecer a pousada QDG, e ainda encontrar o Adriano e o Vagner, amigos de Maringá que lá estavam pescando. Na chegada fomos recebidos, e encaminhados ao nosso quarto que era ao lado do quarto dos nossos amigos, ( OBS: todos os quartos estavam com os nomes na porta ), nosso guia de pesca ( Luis ) estava a nossa espera, e o café da manhã na mesa, enfim a pousada de acomodações simples impressiona pela organização tanto nas instalações da pousada quanto nos barcos dos guias de pesca.

O rio apresentava pequenas ondas, e um vento norte leve, pela manhã, a pressão estava a 989Hpa, e a temperatura às 8:00hs da manhã estava à 26 graus celsius......,

Iniciamos a pescaria com iscas de superfície, sem sucesso nas áreas mais rasas, passamos a tentar iscas de meia água em partes mais profundas entre 2 e 3 metros também sem sucesso.

Os tucunarés nadavam aos pares, apareciam do nada , seguiam a isca e não as atacavam, ou ainda davam um bote rápido batiam com a cabeça nela e voltavam rapidamente para o meio das algas aonde saíram.

Sem uma padronagem de iscas a seguir, impressionado com a grande quantidade de estruturas abaixo do espelho d'água, que apresentam pontos profundos com muitas árvores ( paliteiros submersos ) e pontos rasos com muita alga, deixamos sempre uma vara com isca de superfície, uma vara com isca de sub-superfície ( até 50 cm do espelho d'água )e uma vara montada com isca de meia água ( barbela ) para profundidades de nado acima de 1 mt. E seguimos tentando desta forma, conforme mudava a estrutura e profundidade mudavamos á isca que se usava.

Após uma grande quantidade de piranhas capturadas e rapidamente soltas, recebemos nosso primeiro tucunaré

Não era porque o TAI estava hospedado na mesma pousada que nós, mas a firestisk começou a tirar os bichos da toca.....

qdg16-11009.jpg

Os tucunarés quase pretos, muito escuros......

qdg16-11010.jpg

Isca Brava da Marine Sports

qdg16-11011.jpg

Isca Zagaia Hi-lures

qdg16-11012.jpg

Isca Rapala X-rap 10 modificada com garatéias vermelhas ( barbariam + sure-set )

qdg16-11013.jpg

Estavamos pescando com muita vontade, e esperança pois havia visualizado alguns bons peixes, porém sem conseguir um ataque efetivo de um peixe grande, foi daí que o Valmir me chamou atenção, para que eu olhasse para a isca dele, que vinha nadando com um gigante a perseguí-la, quando terminou o recolhimento dela, lancei minha X-rap 10 branca na direção do gigante que estava parado bem no fundo, passei com a X-rap na frente dele e nada nem esboçou reação, na sequência o Valmir seguindo a indicação do Luis fez um arremesso mais aberto saíndo daquele funil de estruturas que visualizavamos como sendo morada do gigante, foi daí que do nada apareceu outro do mesmo porte que atacou a isca do Valmir com força, fazendo a carretilha ferver na mão do pescador, achei que a fêmea que ainda visualizava iria atacar minha isca, mas ela sumiu no meio da intensa briga que se travava, e o resultado nem se fala um enorme tucunaré de 5 kg e 68cm, recorde pessoal do Valmir, e todos no barco alucinados com o peixão que conseguimos fisgar, fotografar e soltar......

Isca Inna da Marine Sports

qdg16-11015.jpg

qdg16-11016.jpg

Não poderia ser diferente, muito alegre com a conquista do meu amigão tirei uma casquinha no peixão dele......

qdg16-11019n.jpg

Vamos falar um pouco do Luis, nosso guia de pesca nesta jornada, o cara conhece muito a região, sabe o comportamento do tucunaré naquelas águas, suas dicas foram determinantes para a conquista deste troféu, desde local de pesca , cor da isca, e até ponto do arremesso.... Valeu Luis.... se alguém for para lá e quiser o telefone deste fera é só pedir que eu mando por MP.....

qdg16-11020.jpg

Loucos de contentes com a captura, e não conseguindo mais ações pela manhã, nos retiramos à um ponto na margem do Mato Grosso do Sul para encontrar nossos amigos Adriano e Vagner, almoçar, e descansar enquanto contávamos contos e causos de pescador, e claro, as histórias de curinthiano da segundona do Adriano......

QDG_008.jpg

Na parte da tarde tivemos algumas ações tímidas, a temperatura estava acima dos 30 graus celsius e a pressão em 990Hpa

qdg16-11014.jpg

qdg16-11022.jpg

O retorno para a pousada foi seguro e rápido, e às 19:00hs ainda dia, já estávamos na pousada, para um reconfortante banho de piscina, seguido de um belo jantar, e fomos dormir, pois existia uma boa espectativa para o domingo.

No domingo saímos pela manhã com umas nuvens no céu, remetendo a idéia de entrada de frente fria, então decidimos não ir muito longe sem saber como ficaria o dia dependendo do comportamento do vento. Posicionados no local de pesca, começamos a rodar ao sabor do vento e rapidamente tive uma ação muito forte, em uma XJ80 Trick Darter da Megabass, sendo que esta teve uma argola aberta, e o peixe perdido, mas antes que pudesse lamentar a perda o parceiro grudou na isca com muita força, e desta vez deu para segurar.....

tava balançando tanto que eu estava enjoado :wacko::wacko::wacko::wacko::wacko:

qdg16-11001.jpg

qdg16-11003.jpg

Continuamos a pescaria, sem outras ações porém com muitas ondas :wacko: e um vento agora, sul que não dava trégua. Cansados de tanto balançar, e vendo a situação só piorar, por volta das 10:30hs resolvemos nos retirar do rio, voltar a pousada e encerrar a pescaria. O retorno foi seguro, porém com muitos pulos e muita água na volta devido as enormes ondas que se formavam em vários pondos do lago.

Após uma visita a uma churrascaria em Epitácio, retornamos para o Paraná ainda em tempo de ver o tricolor do morumbi dar mais um passo em direção ao Hexa....... :assobiando::assobiando::assobiando::assobiando:

Analisando friamente a situação de presidente epitácio, em relação a pesca esportiva, tenho o seguinte triste comentário à fazer..... Não adianta, levando em consideração à quantidade de barcos pescando naquelas águas, e a quantidade de peixes mortos no final do dia de pesca na maioria dos barcos de todas as pousadas, independente de tamanho do peixe, quem quiser pescar naquelas águas , tem que ir logo, porque vai acabar...... podem ter certeza .... vai acabar.... ou as autoridades do local fazem alguma legislação específica para a exploração da pesca esportiva ou a população de peixes tende a dimuir muito até acabar. :eek::eek::eek::eek::eek:

Abraços aos amigos, e até a próxima.... :coolio:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
AdrianoFX    10

Fala figura!!!!

Parabéns pelo relato, que demonstrou bem as condições que enfrentamos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Show de pescaria, pena que os bocudos estavam preguiçosos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eduardo-SC    0

Muito bonito o tucuna Rogério!!!

Realmente é uma pena o que estão fazendo naquela represa.

Os pescadores que se dizem esportivos não pensam duas vezes antes de abater os peixes, até mesmo fora de medida.

Já fui em epitácio três vezes e sempre presenciei esse tipo de comportamento dos turistas.

Lamentável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cleverson    1

Opa Rogéio belo relato dia 01/11/08 também estive em epitácio, e com as mesmas condições sábdado vento nordeste, o bicho expulsava a isca mas nao atacava pegamos um bocudo de 3,5 Kg e o resto alevino, e domingo sem condições pegamos grandes ondas e foi um dificuldade voltar pra pousada.

Quanto a preservaçãp, vi muita gente matando tocuna tava liberado 5 peixes e um exemplar por pescador, mas mesmo assim acho muita coisa deveriam bloquear a pesca nesta época, talvez daqui a uns 5 anos façam isso mas ai o turismo ja foi pro pé.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
José Luiz    5

Rogério... Chic... mais uma Pescaria TOP...

Parabéns!!!

Tá com medo de perder o Alicate???

Abração!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Rogerio,

Relato seu já garante bom proveito! :simsim: Muito legal a jornada, ainda que os diabinhos amarelos estivessem um tanto duros na queda! :bs-aplauder: Parabéns, amigão! :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Melinger    281

Parabéns Rogério pela pescaria. Valeu pelo alerta!

Um abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bel    2

Como sempre, fez boa pescaria... Parabéns!!! pra você e seus companheiros.

Eu, particularmente, não gosto muito de pescar em Epitáco - tenho um medo danado daquela represa

E aí, não testou as iscas macias?

Estive lá neste final de semana, mas a passeio em um aniversário de um amigo e domingo depois do almoço

a represa tava que era um espelho só :assobiando:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rogerio_mga    12
Rogério... Chic... mais uma Pescaria TOP...

Parabéns!!!

Tá com medo de perder o Alicate???

Abração!!!

Perdi um faz uns 2 meses, quando estava soltando um tucuna e uma abelha deu-me uma baita ferroada na mão...... hehehehe, foi cômico se não trágico, o alicate é barato mas o coitado do peixinho bye bye..... então coloquei um salva alicate...... e resolvi o problema

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rogerio_mga    12
Fala figura!!!!

Parabéns pelo relato, que demonstrou bem as condições que enfrentamos.

É isso aí meu amigo, foi muito bom pescar com vc novamente.....

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rogerio_mga    12
Opa Rogéio belo relato dia 01/11/08 também estive em epitácio, e com as mesmas condições sábdado vento nordeste, o bicho expulsava a isca mas nao atacava pegamos um bocudo de 3,5 Kg e o resto alevino, e domingo sem condições pegamos grandes ondas e foi um dificuldade voltar pra pousada.

Quanto a preservaçãp, vi muita gente matando tocuna tava liberado 5 peixes e um exemplar por pescador, mas mesmo assim acho muita coisa deveriam bloquear a pesca nesta época, talvez daqui a uns 5 anos façam isso mas ai o turismo ja foi pro pé.

Oi Cleverson, todos que estavam pescando por lá tinham feiras com mais de 5 peixes, de todas as pousadas, e quem não estava de pousada também..... foi uma visão triste, inclusive em nossa pousada, pescadores " esportivos ", o cacete, matando peixe independente do tamanho, e em grande quantidade, matar tucunaré menor de 1 kg é pra acabar, assim como matar tucunaré maior de 3 kg também não dá, e é isso que vi acontecer. E como é generalizado o problema acredito que a responsabilidade de proibir os excessos, é do poder público, pois caso não seja feito nada a respeito, aquele lindo lago e ponto de pesca exuberante ficará apenas na lembrança.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rogerio_mga    12

[Estive lá neste final de semana, mas a passeio em um aniversário de um amigo e domingo depois do almoço

a represa tava que era um espelho só :assobiando:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Leo Franca    0

Grande Rogério,

Que beléssima pescaria em !!! Parabéns !!!

Agora me diz uma coisa, quanto pesou esse monstro azul do nosso amigo Luiz ????

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rogerio_mga    12
Grande Rogério,

Que beléssima pescaria em !!! Parabéns !!!

Agora me diz uma coisa, quanto pesou esse monstro azul do nosso amigo Luiz ????

Abraço.

Meu alicate um elite accord, aferi pesos de 0,5 em 0,5 kg, deprecisão, e o peso dele foi aferido entre 5,0 e 5,5kg, mais para 5,0, que é o peso que atribuímos à ele, e 68cm de comprimento.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vando    0

Parabéns Rogério !!!

Grande pescaria e como sempre um excelente relato !!!

Grande abraço !!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bel    2
[Estive lá neste final de semana, mas a passeio em um aniversário de um amigo e domingo depois do almoço

a represa tava que era um espelho só :assobiando:

Tá doida, saímos do lago por volta das 10:30hs com ondas enormes, e muito vento. Saímos da pousada já eram 12:00hs e o vento continuava persistindo....Acho muito difícil ter um espelho após o almoço..... :bag:

Doido e esse tempo instável. Uma pena não ter tirado nenhuma foto da represa para que você acredite, mas é verdade sim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Rogeio mais uma parabens!!!! e a QDG foi a primeira pousada que me Hospedei por aquelas bandas, na epoca só tinha ela e o barco descia a barranqueira com um Fiat, por sinal muito bem acabadinho, dava até medo heheheheh

Abr Marcão

Ps: Sobre AM: Sorry!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rogerio_mga    12
Grande Rogeio mais uma parabens!!!! e a QDG foi a primeira pousada que me Hospedei por aquelas bandas, na epoca só tinha ela e o barco descia a barranqueira com um Fiat, por sinal muito bem acabadinho, dava até medo heheheheh

Abr Marcão

Ps: Sobre AM: Sorry!!!

No problem. I understand.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rogerio_mga    12
Doido e esse tempo instável. Uma pena não ter tirado nenhuma foto da represa para que você acredite, mas é verdade sim

Não é que não acredito, talvez não queira acreditar, porque pescamos muito pouco no domingo e pagamos a diária normal......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso