Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Baca

Tucunaré com camarão?

60 posts neste tópico

Fala pessoal!

Legal ver muitos novos caiaqueiros na área, compartilhando as aventuras, técnicas, etc...

Para não ficar para trás, chegou a minha vez! hehehe

Nesse relato, a idéia não foi só pescar, tirar fotos e contar a história... Pretendo ir um pouco além, divulgando um tipo de pescaria muito pouco praticado e conhecico, mas, cuja produtividade e diversão são invejáveis...

No mais, gostaria de mandar um abraço especial ao meu amigo Elias, gente da melhor qualidade e que me possibilitou essa maravilha que de poder pescar com caiaque! Abraço Elias...

Bom, vou mostrar para o pessoal a pescaria de lagoa com camarões vivos, capturados no próprio local!

Essa isquinha é fenomenal, com exceção da tainha e da curimbatá, não conheço outro peixe que não a adore... Tucunarés, carás, traíras, pacus, jacundás, piaus, piabanhas, robalos, dourados, etc., todos esses eu já capturei dessa forma.

Vamos ao relato:

Antes de sair para remar, é importante se alimentar bem, assim, nada melhor que uma moqueca capixaba de lagosta da água doce! heheheh

dsc04948c.jpg

Agora sim, vamos pescar...

Chegando à lagoa:

dsc04950.jpg

Nesse tipo de pescaria, o importante é pegar a isca, o que deve ser feito em grandes quantidades (mais abaixo eu explico o porquê).

Para tanto, é necessaria uma peneira, dessas de separar café das grandes (peneiras de arame, de pedreiro não são boas).

dsc04952a.jpg

Agora, é importante escolher o local para pegar o camarão.

Tal camarão é encontrado em quase todas as lagoas do país (eu nunca fui em uma que não tivesse). Já os encontrei desde o estado do Pará, até o ES, passando pela Bahia, Rio de Janeiro, etc.

dsc04951m.jpg

O importante é vc passar a peneira com velocidade e abranger uma grande área.

Com uma única peneirada é possível pegar muitos camarões.

dsc04953.jpg

Fique atendo que costumam vir junto com os camarões muitos peixinhos filhotes (trairas e tucunarés)... Devolva-os sem pegar na mão, separe o camarão e vire a peneira de volta na água. Na foto são piranhas e barrigudinho (as piranhas maledetas viram isca)...

Com uns 20 minutos de peneiradas, já é possível ter uma grande quantidade de camarões:

dsc04954gv.jpg

Duas dicas aqui são importantes:

Coloque-os em um isopor bem grande (quanto maior, mais vivos eles ficarão).

Não coloque água. O bom é deixar só um pouquinho para que eles não sequem (deixe só as perninhas dos bichinos dentro dágua), assim eles vivem bem mais.

Como viram, peguei uma quantidade de camarão muito maior a que vou poder iscar.

Ai é que vem o segredo. Jogue sempre que chegar ao local de pescaria um bocado de camarões vivos na água. Os peixes ficam doidos, juntam em cima. Como eles estão vivos, rapidinho fogem, e, só sobra os seus para todos os peixes que vieram!

O material:

Eu usei duas varinhas telescópicas uma de 4 e outra de 5 metros, com linha 0,30 mm mono, anzol mustad n 10 e empate de aço (só por causa das piranhas, se não tiver piranha, não use).

A linha tem que ser do tamanho da vara.

Por fim, coloque uma boinha e um chumbinho! Detalhe do chumbinho:

dsc04955w.jpg

Esse chumbinho, eu compro em lojas de caça. É chumbo para carregar cartucho (vc escolhe o tamanho/calibre). Depois, é só cortar com uma faca e apertar na linha!

Iscando o camarão:

dsc04956.jpg

Veja que eu coloco dois camarões e um de costas para o outro. Dois, porque são pequenos. Um de costas para o outro, para que eles não "se abracem", assim eles ficam nadando!

Regule a altura da boinha de acordo com a profundidade do local que vai pescar e vamos atrás dos peixes!

dsc04957p.jpg

Os melhores pontos, todo mundo sabe... Perto de estruturas, etc. Como nessa lagoa não tem estruturas, fui para a boca do riozinho que a alimenta!

Pare em cima da vegetação e pesque jogando a linha na lagoa:

dsc04960.jpg

dsc04961g.jpg

dsc04985l.jpg

Ai, é jogar uns camarões na água (não economize) e a linha em seguida!

Quando a boinha afundar, é só partir para o abraço... heheheh

dsc04987t.jpg

Quem logo deu as caras foram as piranhas!

dsc04966g.jpg

Eram tantas que até atrapalhavam a pescaria! Num davam tempo para os outros peixes pegarem... Em menos de 10 segundos já tinha uma pindurada!

Foi ai que capturei a piranha nemo! kkkkkk

dsc04968y.jpg

Eram tantas, que até a boinha elas atacaram... Cortaram a bichinha no meio... A linha foi junto!

dsc04997r.jpg

Mas outros peixes também entraram. Uma cará:

dsc04973b.jpg

Ufa, os tucunas apareceram... hehehe Achei que ia pagar mico no meio de tantas piranhas!

dsc04979r.jpg

Quando os peixes maiores aparecem, toda atenção é pouca! Não deixem a vara solta... Qualquer descuido é suficiente para que ela dê um passeio pelo meio da lagoa... kkkk

Essa hora, eu abaixei a cabeça para escolher um camarão no isopor, quando levantei, a vara já estava em disparada!

Era um belo tucuna, que acabou pulando e fugindo lá pelo meio da lagoa...

dsc04983c.jpg

Enquanto mudava de um ponto para o outro, paroveitava o percurso para pinchar com as artificiais.

Ps.: Isquinhas de minha fabricação!

Piranha num faltou...

dsc04974x.jpg

Mas os tucunas tb gostaram...

dsc04990x.jpg

Os peixes foram devidamente soltos!

dsc04980v.jpg

dsc04981g.jpg

É, como o sol insiste em se por, é hora de partir.

dsc04992.jpg

Espero que gostem!

Abraçooo.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns!!! Excelente história! :plamas:

Abraços,

Pedro

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente o relato Baca!! E que maneira engenhosa e divertida de pescar. :)

Que lagoa é essa e aonde fica? Parece ter de tudo um pouco né... parabéns pela bela pescaria!

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Baca, relato campeão cara , parabéns pela pescaria, muito boa mesmo!!!!

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

parabens Baca , bela pescaria ....... e q lugar ehn ............... qual o nome ???????

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

parabens Baca..

show de relato...

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens meu amigo exelente matéria os maiores tucanas e piaus que peguei com vara caipira foram com camarão. Esta é uma modalidade muito praticada no E.S e em Três Lagoas M.S ha e tambem no sul da Bahia para pesca de robalos.

Muito bom relato seu, parabens. Mas antes de jogar a camarãozada na agua tem que dar uma apertadinha na mão para eles ficarem meio bobos é não se coloca muita água na caixa poe mai algas que água para os camarões viverem mais pois com agua eles morrem logo e a sua pescaria vai acabar logo. Quem morar em locais que tem lagoas perto de canais de agua salgada estes camorões podem ser utilizados também lá e a produção também é muito boa

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal essa pescaria :plamas:

Realmente,a pesca com caiaque oferece muitas possibilidades.

Abço.

Compartilhar este post

Link para o post

MOOOOOITO CHIQUE MESMO MEEEEEEESMOOOO!!!!!!!

:joia: :joia: :joia: :joia: :joia: :joia: :joia:

Relato muito bacana, fotos lindíssimas, lugar muito bacana sem contar o roteiro completo de pesca com o camarão vivo!

Parabéns e obrigado por compartilhar.

Compartilhar este post

Link para o post

Belos registros!

Gostei da tática com os camarões,

também da elaboração das suas próprias iscars artificiais... show de bola!

Ou melhor; show de pescaria!

Parabéns

OBS - Essa "lagosta de água doce" aqui na PB chamamos de Pitu (que é um camarão "crescidinho") - crustáceo muuuuuito saboroso. Onde pesco (Rio Paraíba), os pitus são encontrados com frequência, e na Barragem então, são pescados com redes fixas. Uma vez ví 3 exemplares que juntos pesaram 1,2Kg!

Vê esse já pré-cosido:

Imagem0140.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Belo relato Baca , muito completo mesmo!

Foi muito feliz nas explicações...

Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom Baca!!!! show de relato!

E que facilidade de pegar esses camarões de agua doce hein?

meus parabéns.... gostei muito

Abraço

leo Cwb

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Baca, gostei de ler seu relato. Boas fotos, tudo explicadinho, sem rodeios....Deu até vontade de pescar de caiaque.

Parabéns pela pescaria e pelo sucesso com os peixes :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns !!!

Um dos melhores relatos que eu já lí !!!! Muita informação e fotos !!!!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com a galera, um relato bem narrado e explicado em detalhes. Muito legal.

Gostei da dica de iscar os camarões de costas, nunca pensei que poderia pintar um clima e se abraçarem... prejudicando seu nado. hehehe

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Baca parabéns pelo relato e pelas fotos, muito legal a pesca com camarão! Parece que os maiores saíram na artificial mesmo não é?

Gostei muito dessa isca fabricada por você... pegar um peixe com uma isca de fabricação própria, artesanal, é muito bom!

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns!!! Excelente história! :plamas:

Abraços,

Pedro

Valeu "elétrico"...

Excelente o relato Baca!! E que maneira engenhosa e divertida de pescar. :)

Que lagoa é essa e aonde fica? Parece ter de tudo um pouco né... parabéns pela bela pescaria!

Abraço

Fala André, essa é lagoa Durão em Linhares/ES.

Tem uma grande variedade de peixes sim. E olha que as traíras não deram as caras!

Grande Baca, relato campeão cara , parabéns pela pescaria, muito boa mesmo!!!!

Abraço.

Obrigado parceiro!

parabens Baca , bela pescaria ....... e q lugar ehn ............... qual o nome ???????

abraços

Então João, essa é a lagoa Durão (Linhares/ES). É uma lagoa rasa, com água escura e de boa visibilidade!

parabens Baca..

show de relato...

abraço

Valeu Dudumv!

Abraçooo

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens meu amigo exelente matéria os maiores tucanas e piaus que peguei com vara caipira foram com camarão. Esta é uma modalidade muito praticada no E.S e em Três Lagoas M.S ha e tambem no sul da Bahia para pesca de robalos.

Muito bom relato seu, parabens. Mas antes de jogar a camarãozada na agua tem que dar uma apertadinha na mão para eles ficarem meio bobos é não se coloca muita água na caixa poe mai algas que água para os camarões viverem mais pois com agua eles morrem logo e a sua pescaria vai acabar logo. Quem morar em locais que tem lagoas perto de canais de agua salgada estes camorões podem ser utilizados também lá e a produção também é muito boa

Grande Capina.

Valeu pela dica... Se tiver mais alguma, não deixe de postar!

Muito legal essa pescaria :plamas:

Realmente,a pesca com caiaque oferece muitas possibilidades.

Abço.

Putz, fiquei apaixonado pela modalidade...

Quero até comprar outro Barracuda para levar a namorada, ela adorou a brincadeira!

MOOOOOITO CHIQUE MESMO MEEEEEEESMOOOO!!!!!!!

:joia::joia::joia::joia::joia::joia::joia:

Relato muito bacana, fotos lindíssimas, lugar muito bacana sem contar o roteiro completo de pesca com o camarão vivo!

Parabéns e obrigado por compartilhar.

Valeu HH!

O único medo é carregar a máquina digital de boa qualidade sem qualquer saco estanque... heheh

Belos registros!

Gostei da tática com os camarões,

também da elaboração das suas próprias iscars artificiais... show de bola!

Ou melhor; show de pescaria!

Parabéns

OBS - Essa "lagosta de água doce" aqui na PB chamamos de Pitu (que é um camarão "crescidinho") - crustáceo muuuuuito saboroso. Onde pesco (Rio Paraíba), os pitus são encontrados com frequência, e na Barragem então, são pescados com redes fixas. Uma vez ví 3 exemplares que juntos pesaram 1,2Kg!

Vê esse já pré-cosido:

Imagem0140.jpg

Aqui no ES a gente costuma diferenciar o pitu da lagosta.

O pitu seria aquele camarão pretão, que não fica tão grande, e que tem as puãs mais delgadas...

A lagosta seria essa marrom com listras mais claras (quase brancas)!

Belo relato Baca , muito completo mesmo!

Foi muito feliz nas explicações...

Um abraço!

Obrigato Túlio!

Abraçoooo

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom Baca!!!! show de relato!

E que facilidade de pegar esses camarões de agua doce hein?

meus parabéns.... gostei muito

Abraço

leo Cwb

Então Leo, depois que vc pega o jeito, fica bem fácil!

O importante é saber os lugares que eles gostam de ficar... Tem muito nas lagoas...

Oi Baca, gostei de ler seu relato. Boas fotos, tudo explicadinho, sem rodeios....Deu até vontade de pescar de caiaque.

Parabéns pela pescaria e pelo sucesso com os peixes :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

A pescaria de caiaque é muito legal.

Altamente recomendado!

Muitas imagens legais não deu para registrar, já que a máquina fotográfica tem que ficar guardada na caixa estanque!

Pássaros desprevenidos, cardumes de filhotes, ataques ao lado do caiaque, são detalhes que vc não vê em outras modalidades...

Quem começa, vicia...

Parabéns !!!

Um dos melhores relatos que eu já lí !!!! Muita informação e fotos !!!!

Abs

Fico muito feliz Satkunas.

Valeu mesmo!

Concordo com a galera, um relato bem narrado e explicado em detalhes. Muito legal.

Gostei da dica de iscar os camarões de costas, nunca pensei que poderia pintar um clima e se abraçarem... prejudicando seu nado. hehehe

Abraço

Rapaz, esses camarõezinhos são para lá de danados.

Eles grudam tudo!

Chegam a puxar um matinho inteiro só segurando!

Se colocar um de frente para o outro, vai virar uma trouxinha! kkkkkk

Baca parabéns pelo relato e pelas fotos, muito legal a pesca com camarão! Parece que os maiores saíram na artificial mesmo não é?

Gostei muito dessa isca fabricada por você... pegar um peixe com uma isca de fabricação própria, artesanal, é muito bom!

Abração!

Então Leandro!

Realmente os maiores costumam entrar nas artificiais...

Os camarões são muito pequenos, acabam não chamando tanto a atenção quanto uma isca de 8 ou 10 cm...

Mas já peguei grandes peixes com eles. Várias linhas quebradas. Etc.

Só que a produtividade é incomparável, os camarões são insuperáveis!

Quanto as isquinhas de fabricação caseira, putz, o prazer de pegar um peixe com elas é muito maior...

A isquinha vermelha, que pegou o tacuna maior, nem saiu direito na foto, mas pescar e fotografar sozinho, dentro do caique, num é dar missões mais fáceis! kkkk

Abraçooo

Compartilhar este post

Link para o post

Então Leo, depois que vc pega o jeito, fica bem fácil!

O importante é saber os lugares que eles gostam de ficar... Tem muito nas lagoas...

A pescaria de caiaque é muito legal.

Altamente recomendado!

Muitas imagens legais não deu para registrar, já que a máquina fotográfica tem que ficar guardada na caixa estanque!

Pássaros desprevenidos, cardumes de filhotes, ataques ao lado do caiaque, são detalhes que vc não vê em outras modalidades...

Quem começa, vicia...

Fico muito feliz Satkunas.

Valeu mesmo!

Rapaz, esses camarõezinhos são para lá de danados.

Eles grudam tudo!

Chegam a puxar um matinho inteiro só segurando!

Se colocar um de frente para o outro, vai virar uma trouxinha! kkkkkk

Então Leandro!

Realmente os maiores costumam entrar nas artificiais...

Os camarões são muito pequenos, acabam não chamando tanto a atenção quanto uma isca de 8 ou 10 cm...

Mas já peguei grandes peixes com eles. Várias linhas quebradas. Etc.

Só que a produtividade é incomparável, os camarões são insuperáveis!

Quanto as isquinhas de fabricação caseira, putz, o prazer de pegar um peixe com elas é muito maior...

A isquinha vermelha, que pegou o tacuna maior, nem saiu direito na foto, mas pescar e fotografar sozinho, dentro do caique, num é dar missões mais fáceis! kkkk

Abraçooo

Se vc fabricar um jiqui de garrafa pet enqunto pesca ele pega mais camaroes que pode ser utilizado de isca para pegalos milho, é muito facil também demora uns 8 a 10 minutos e se pega muitos graudos. Eu sempre peguei bons tucunas entre 900 gr a 2,5 kg tiras estes monstros na vara caipira dá trabalho quando não arrebenta a linha.

Detalhe estes camaroes são muito gostosos no omelete, é delicioso.

Compartilhar este post

Link para o post

blz baCA ?

ESTA LAGOA É A LAGOA NOVA EM LINHARES ??

GRANDE ABRAÇO

Compartilhar este post

Link para o post

blz baCA ?

ESTA LAGOA É A LAGOA NOVA EM LINHARES ??

GRANDE ABRAÇO

Não Rene...

É em Linhares, mas não é a lagoa nova!

Essa é uma lagoinha que fica no entorno do canavial da lasa, Lagoa Durão é o nome...

Abraçooo

Compartilhar este post

Link para o post

Baca

Já tinha lido seu post antes mas não tinha comentado. Aventura mais que legal, como vc faz pra chegar até essa Lagoa Durão, o acesso é restrito ou liberado?

Ainda tô no aguardo de um convite pra conhecer os points de Linhares, dizem que vc é quem manda por lá rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrs por isso tô pedindo permissão.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Baca

Já tinha lido seu post antes mas não tinha comentado. Aventura mais que legal, como vc faz pra chegar até essa Lagoa Durão, o acesso é restrito ou liberado?

Ainda tô no aguardo de um convite pra conhecer os points de Linhares, dizem que vc é quem manda por lá rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrs por isso tô pedindo permissão.

Abraços

Grande Arlon!

Então cara, essa parte da lagoa que fui, o acesso restrito.

Mas acho que existem outros pontos dela com entrada livre. Ai, colocou o aciaque na água, está livre para ir onde quiser!

O caminho é meio complicadinho, pq tem que passar pelo canavial da Lasa, ai, quem não conhece, acaba ficando perdito (tudo muito igual).

Quanto ao convite, vc está mais que convidado. É só falar quando pode!

Abraçooo

Compartilhar este post

Link para o post

Grande BACA !!!! Este relato ficou show !!!!!!!!!!!!!!!

Parabéns amigão !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0