Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Susso

Enrola-Desenrola linhas de pesca.

16 posts neste tópico

Pesco em alto mar 1 vez por mês...

As boas práticas sugerem desenrolar as linhas dos carretéis antes de limpar, secar e guardar seu equipamento.

Existe algum acessório que me auxilie nessa tarefa (enrolar/desenrolar)?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu uso uma furadeira a bateria, um parafuzo com arruelas e porcas para prender um carretel de linha vazio, eu retiro a linha com a furadeira, é ótimo !!!

abraxxxxxxxxxxxxx

Compartilhar este post

Link para o post

As boas práticas sugerem desenrolar as linhas dos carretéis antes de limpar, secar e guardar seu equipamento.

Oi Carlos..Eu comprei 2 aparelhos destes, mas um amigo meu desistiu da compra e estou com parado (novo e na caixa)..

Se estiver interesse, me passa um MP..

Link:

http://www.plat.co.jp/shop/catalog/product_info/language/en/products_id/8612/cPath/32_484/fishing-gear-accessories/dai-ichi-recycler-ds.html

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Carlos..Eu comprei 2 aparelhos destes, mas um amigo meu desistiu da compra e estou com parado (novo e na caixa)..

Se estiver interesse, me passa um MP..

Link:

http://www.plat.co.jp/shop/catalog/product_info/language/en/products_id/8612/cPath/32_484/fishing-gear-accessories/dai-ichi-recycler-ds.html

RICARDO, BOM DIA.

DESCULPA O ABUSO, EU ESTAVA PASSANDO PELO FORUM E ME INTERESSEI PELO APARELHO. QUANTO CUSTA?

Compartilhar este post

Link para o post

eu uso um line winder, especialmente para as linhas de pesca com mosca

para o multifilamento, o Cap. Marcel Brito me ensinou uma técnica que achei muito interessante. Enrola a linha toda numa garrafa pet de 2 lts e a deixa submersa num balde com água doce. Depois tira e deixa secar na própria garrafa. O único porém é a torção da linha, mas nos bons multifilamentos esse efeito é minimizado

tem tempo: um exemplo de line winder

http://www.bobmarriottsflyfishingstore.com/detail.aspx?ID=45775

Compartilhar este post

Link para o post

eu uso uma furadeira a bateria, um parafuzo com arruelas e porcas para prender um carretel de linha vazio, eu retiro a linha com a furadeira, é ótimo !!!

abraxxxxxxxxxxxxx

Há que se tomar cuidado ao utilizar carreteis vazios. Principalmente se for daqueles de plastico rígido. Com a pressão e/ou rotação, o mesmo pode quebrar e atingir o operador. Conheço quem perdeu a vista com este tipo de carretel e operação.

Para esta operação uso garrafas pet pequenas. Instalo um parafuso comprido na tampa, e fico o parafuso no mandril da micro retífica, que tem velocidade variável. A furadeira a bateria tambem serve, pois a velocidade pode ser regulada.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Susso, como você vê cada um tem uma geringonça para isso; tenho a minha lá vai,um motor de maquina de costura, um pequeno suporte de pedras de esmeril,com várias buchas de nailon para varios carretéis,o motor é controlado com o pé, você fica com as mãos livres, para segurar a vara guiar linha etc.O motor é ligado ao suporte pela correia de maquina de costura;ao tirar e colocar a linha tenho na mão um pano molhado,tira parte do sal.

Agora o mais simples e barato é passar a linha para outra carretilha, fazendo a linha passar sob agua de uma torneira,ao voltar um pano seco ajuda a limpar e apertar a linha.

Se você quiser mando umas fotos da maquina,que é MADE IN FEITO EM CASA.

Abraço boas pescarias.

CAP.Milton

Compartilhar este post

Link para o post

Precisei bobinar 250mts de linha Ø.28 numa carretilha que cabem uns 600mts de Ø.35.

É indicado pela Daiwa 260mts de Ø.45 nesta da Foto.

Então achei melhor fazer uma cama com linha Ø.40 p/ economizar mas não sabia

quanto precisava p/ preencher bem.

Passei os 250mts de Ø.28 e completei c/ Ø.40 de um carretel de 1000mts que tinha.

Deve ter ficado no final uns 500 mts no total

Agora precisava inverter as linhas p/ que a mais fina ficasse p/ cima.

Então passei a linha p/ uma carretel maior e depois repassei de novo p/ outro

carretel p/ inverter e então passei de volta p/ a carretilha. Eram 4 trabalhos.

Era muito trabalho então precisava inventar.

O que fiz...., desmontei a hélice de um ventilador fraquinho que estava abandonado

e coloquei um cano de alumínio no eixo e fiz uma rosca neste p/ um parafuso.

O ventilador e as porcas:

4172958495_03bcf60824_o.jpg

Tem 2 velocidades 1 média e outra baixa.

Com uma cano de aluminio rosqueado no eixo:

4172958617_a86d959b6f_o.jpg

Notem que amarrei um arame para guia linha, a distribuição faço c/ o movimento da vara

Material usado: tampinhas de garrafas e porcas p/ adequar aos vários tipos de carreteis:

4173714610_d4fff79b53_o.jpg

Vejam que amarrei uma borracha no eixo pra frear quando passo a linha p/ a carretilha

e evitar "cabeleira" no ventilador

DESBOBINADOR trabalhando:

4173714204_8ca7c957cb_o.jpg

Firmo o carretel na máquina e desligado puxo a linha p/ a carretilha,

ou ao contrário ligo a máquina e tiro linha da carretilha.

Podem passar o dia brincando que não cansa (é treino)

Agora onde cabem 280mts de Ø.40 passei 250mts de Ø.22 para uma carretilha

e uma cama de 200mt de Ø.35, num total de 450mts ±-

Duas estão prontas é só pescar.

Uso tanto pra "carregar" como pra "esvaziar" as carretilhas sem fazer esforço.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem gente que usa o motor do prato do microondas

que é muito lento.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de uma aprimorada o ventilador/enrolador ficou assim:

4780660000_0bf14c48e1_b.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Há que se tomar cuidado ao utilizar carreteis vazios. Principalmente se for daqueles de plastico rígido. Com a pressão e/ou rotação, o mesmo pode quebrar e atingir o operador. Conheço quem perdeu a vista com este tipo de carretel e operação.

Para esta operação uso garrafas pet pequenas. Instalo um parafuso comprido na tampa, e fico o parafuso no mandril da micro retífica, que tem velocidade variável. A furadeira a bateria tambem serve, pois a velocidade pode ser regulada.

...mas e como fazer pra devolver a linha pra carretilha sem que ela fique torcida? pois essa operação não tem como fazer na furadeira/retífica devido às diferentes velocidades e direção do giro...

Compartilhar este post

Link para o post

No caso do ventilador que tem rotação e força baixa, uso a mão como guia-linha e controle de velocidade.

Pra devolver, com ela desligada tem o eixo solto e a borracha posso esticar pra manter o eixo

com pressão adequada e evitar cabeleira.

Pra quem usa furadeira tem problema na ida e na volta. Problema é encontrar ventilador de baixa

rotação (fraquinho) como este. Tem aqueles de boleia de caminhão a bateria.

Compartilhar este post

Link para o post

bom dia aos de plantão eu pessoalmente não tenho este problema pois meu cunhado vende pipas e tem uma gerigonça para errolar linhas em latas rolos carreteis e outros vou procurar ver com ele onde encontrar preço e etc tambem tirarei fotod e se possivel video

abreços

Compartilhar este post

Link para o post

Existe também equipamento manual para isso:

p017751hz02.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de uma aprimorada o ventilador/enrolador ficou assim:

4780660000_0bf14c48e1_b.jpg

Esse ventilador é da época do onça hein...rsrsrs...

Boa dica.

Abrass

Rick

Compartilhar este post

Link para o post

O Betinho q trampa na Metalúrgica Gil fez uma Adaptação ao Motor de Maquina de Costura.... é bem bacana!!! Não se ele faz isso ainda... mas é util demais!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0