Entre para seguir isso  
Baca

Bateria para motor elétrico.

Recommended Posts

Pessoal, tenho um motor elétrico em casa parado.

Nem sei se está funcioando, devido ao tempo que não uso.

Acabei tendo a preguiçosa idéia de colocar o danado no caiaque. :bag:

O motor é um Minn Kota 36 Lbs Thrust Turbo.

motoreletrico.jpg

Mais fotos: Clique aqui

Então, qual a bateria indicada?

Quero uma bateria pequena (menor possível), que tenha autonomia para umas 4 ou 5 horas de funcionamento e, claro, que não seja cara.

Então, qual a bateria devo procurar? Qual amperagem?

Quais pontos devo atentar na hora de escolher?

É isso.

Abraçooo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Baterias mais em conta são as automotivas.

Para 4 ou 5 horas de USO, e não de PESCA, vc vai precisar de d]uma bateria de grande capacidade, mais de 100 amps.

Agora pra 4 horas de PESCA, nas quais vc vai andar, bater o ponto, se deslocar para outro, bater de novo. e assim durante o dia, eu diria pra vc fazer um teste antes de comprar, em muitas auto elétricas eles emprestam bateria, se vc explicar que queria testar, e depois for comprar com eles acho que fazem isso pra vc.

O melhor custo/benefício, são baterias automotivas de 60/70 amps.

Compartilhar este post

Link para o post

Baterias mais em conta são as automotivas.

Para 4 ou 5 horas de USO, e não de PESCA, vc vai precisar de d]uma bateria de grande capacidade, mais de 100 amps.

Agora pra 4 horas de PESCA, nas quais vc vai andar, bater o ponto, se deslocar para outro, bater de novo. e assim durante o dia, eu diria pra vc fazer um teste antes de comprar, em muitas auto elétricas eles emprestam bateria, se vc explicar que queria testar, e depois for comprar com eles acho que fazem isso pra vc.

O melhor custo/benefício, são baterias automotivas de 60/70 amps.

É verdade. Andei olhando umas baterias náuticas e são muito mais caras que as automotivas.

Gostei da ideia de pegar uma emprestado na auto elétrica para teste. Vou ver se consigo!

Na verdade pretendo só ligar o motor para atravessar a lagoa (principalmente na volta contra o vento).

O resto, vai no remo mesmo!

Obrigado pela ajuda.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Baca

dá uma olhada nesse tópico.

O problema dessa bateria (de ciclo profundo e de 115 Ah) é o peso, tem uns 32kg e na fábrica custa uns 310,00 ou 360,00 não lembro exatamente.

Dá uma ligada para confirmar.

Compartilhar este post

Link para o post

Baca, também estou usando motor elétrico como propulsão principal. O certo mesmo é usar uma de ciclo profundo de 90ah ou mais. Só que aqui na minha região eu não achei nem por decreto. Acabei comprando automotiva. A minha é uma de 100ah da marca eletronic. Paguei R$250,00 sem troca. Tem uns 30cm de comprimento, 20 de altura e 15 de largura. Deve pesar uns 15kg, não mais do que isso. A autonomia é bem satisfatória. Na minha última pescaria fiquei 8h no mar. Calculo que rodei no mínimos umas três horas, e só nos "finalmente" a bateria começou a enfraquecer, mas bem pouca coisa. Acho que uma de ciclo profundo vai te dar uma autonomia maior, sem falar na durabilidade. Eu compraria se achasse... É isso aí, abração

Compartilhar este post

Link para o post

Baca, também estou usando motor elétrico como propulsão principal. O certo mesmo é usar uma de ciclo profundo de 90ah ou mais. Só que aqui na minha região eu não achei nem por decreto. Acabei comprando automotiva. A minha é uma de 100ah da marca eletronic. Paguei R$250,00 sem troca. Tem uns 30cm de comprimento, 20 de altura e 15 de largura. Deve pesar uns 15kg, não mais do que isso. A autonomia é bem satisfatória. Na minha última pescaria fiquei 8h no mar. Calculo que rodei no mínimos umas três horas, e só nos "finalmente" a bateria começou a enfraquecer, mas bem pouca coisa. Acho que uma de ciclo profundo vai te dar uma autonomia maior, sem falar na durabilidade. Eu compraria se achasse... É isso aí, abração

É isso ai Mezadri !!!! A bateria de ciclo profundo é a mais indicada, sem sombra de dúvida.

Baca...Já que vc tem em mãos o motor elétrico eu também indicaria o uso de uma bateria automotiva pra testes, seja emprestada ou retirada do seu carro(mas coisa rápida, e com outro veículo perto e cabos).

Caso vc fique muito satisfeito, adquira a bateria de ciclo profundo. O preço mais elevado dessas baterias especiais no início, se mostrará bem mais vantajoso no futuro, pois a durabilidade e autonomia são muito maiores. Estude sobre o assunto e verá.

Baterias automotivas só devem ser descarregadas até cerca de 20% de sua capacidade e tem vida útil abaixo de 100 ciclos(recargas). As de ciclo profundo, de qualidade, mais de 300ciclos e podem ser esgotadas até o fim.

abç

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou usando baterias estacionárias usadas em no break, tem quase o mesmo preço da automotivas e sua duração de uso é maior, tem de 70 e 115 ah, ela não serve para dar partidas, somente para uso do motor elétrico. :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou usando baterias estacionárias usadas em no break, tem quase o mesmo preço da automotivas e sua duração de uso é maior, tem de 70 e 115 ah, ela não serve para dar partidas, somente para uso do motor elétrico. :ok:

Aonde vc compra elas? Carrega com o carregador normal automotivo?

Compartilhar este post

Link para o post

Baca

dá uma olhada nesse tópico.

O problema dessa bateria (de ciclo profundo e de 115 Ah) é o peso, tem uns 32kg e na fábrica custa uns 310,00 ou 360,00 não lembro exatamente.

Dá uma ligada para confirmar.

Ótimo tópico!

Até pesquisei antes de abrir um novo tópico, mas esse ai eu num tinha visto...

Obrigado

Opa Mezadri!

Era exatamente isso que queria saber... As medidas (para vr se ela vai caber na frente do caiaque) e a autonomia. 3 horas de uso para propulsão principal já me atende!

Qual seu caiaque? E o motor elétrico?

Abraço

É isso ai Mezadri !!!! A bateria de ciclo profundo é a mais indicada, sem sombra de dúvida.

Baca...Já que vc tem em mãos o motor elétrico eu também indicaria o uso de uma bateria automotiva pra testes, seja emprestada ou retirada do seu carro(mas coisa rápida, e com outro veículo perto e cabos).

Caso vc fique muito satisfeito, adquira a bateria de ciclo profundo. O preço mais elevado dessas baterias especiais no início, se mostrará bem mais vantajoso no futuro, pois a durabilidade e autonomia são muito maiores. Estude sobre o assunto e verá.

Baterias automotivas só devem ser descarregadas até cerca de 20% de sua capacidade e tem vida útil abaixo de 100 ciclos(recargas). As de ciclo profundo, de qualidade, mais de 300ciclos e podem ser esgotadas até o fim.

abç

Ixe! Esse é ponto é essencial.

Tem que avaliar muito bem para que no final das contas o barato não acabe saindo caro!

Fico cada vez com mais dúvidas! hehehe

Abraço

Interessante!

Vou pesquisar sobre essas tb! Tomara que sejam mais baratas... :bag:

Valeu pessoal, se alguém tiver mais alguma informação, será bem vinda!

Abraçooooooooo

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Mezadri!

Era exatamente isso que queria saber... As medidas (para vr se ela vai caber na frente do caiaque) e a autonomia. 3 horas de uso para propulsão principal já me atende!

Qual seu caiaque? E o motor elétrico?

Abraço

Nem tenho caiaque. :bag: Uso em uma embarcação artesanal a remo. Por aqui chamamos de BATEIRA! O motor é um phantom marinizado 54lbs. Abssss

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tenho um motor elétrico em casa parado.

Nem sei se está funcioando, devido ao tempo que não uso.

Acabei tendo a preguiçosa idéia de colocar o danado no caiaque. :bag:

O motor é um Minn Kota 36 Lbs Thrust Turbo.

motoreletrico.jpg

Mais fotos: Clique aqui

Então, qual a bateria indicada?

Quero uma bateria pequena (menor possível), que tenha autonomia para umas 4 ou 5 horas de funcionamento e, claro, que não seja cara.

Então, qual a bateria devo procurar? Qual amperagem?

Quais pontos devo atentar na hora de escolher?

É isso.

Abraçooo

Eu indicaria o uso de bateria ciclo profundo de 110Ah ... o que lhe daria uma autonomia de +- 10Hrs.

Isso para uma utilização em 1 embarcação, onde o peso de 24Kg não seria nenhum problema, mas

como voce pretende fazer uso com seu motor eletrico no caiaque,será um "COFRE".

bateria110Ah.jpg

Procure uma de JETSKY... que tem um tamanho reduzido.

té+

Marcelo Bazz

Compartilhar este post

Link para o post

Aonde vc compra elas? Carrega com o carregador normal automotivo?

Vc encontra estas baterias em qualquer loja, as vezes tem que pedir, as mais baratas são da Ajax, Freedom e Tudor, veja o comentários do vendedor: "As baterias mais utilizadas em sistemas fotovoltaicos são as estacionárias de chumbo-ácido seladas que são usualmente mais caras que as automotivas mas que duram um tempo maior (podem operar com ciclos diários de carga e descarga mais profundos), o que pode ser importante para locais isolados e com pouca infra-estrutura para troca das mesmas. As baterias reguladas à válvula são menos indicadas em condições de trabalho com temperatura ambiente elevada".

Eu comprei as da Ajax, depois de um ano e meio cosntante de uso, elas deram problema, então as enviei para Bauru para a garantia (a garantia é de dois anos) e eles me deram duas novas. Elas são carregadas em carregadores normais, o melhor é o inteligente de no máximo 6 ah (carga lenta), que desliga assim que elas ficam carregadas, protegendo a bateria.

Compartilhar este post

Link para o post

E quanto vc pagou nelas? Tá usando de 70 amps, é isso?

Vc disse que não serve pra partida pelo consumo? Dá uma alta amperagem né?

Compartilhar este post

Link para o post

E quanto vc pagou nelas? Tá usando de 70 amps, é isso?

Vc disse que não serve pra partida pelo consumo? Dá uma alta amperagem né?

correto, não são baterias para dar partidas, somente para manutenção de no breaks, parece que ela solta uma carga constante e é isto que o motor elétrico precisa, no lugar de comprar uma de 115 ah eu optei para duas Energy EN 63, e vou alternando elas no uso e carregamento além de ser muito mais leve que a 115 para o manuseio, e também carregam mais rápido que as maiores, elas custaram ná época na faixa de R$ 280 cada.

Compartilhar este post

Link para o post

Dá uma olhada no meu tópico que tem algumas dicas sobre isso com vários links tbm:

Abraços,

Pedro

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrei de um detalhe, Baca.

O motor Minn Kota pesa em torno de 6 kilos e com uma bateria, cabos e suporte não ultrapassaria 30 kilos de carga. Segundo o fabricante, o Barracuda tem capacidade para 145 kilos, ou seja, 145 - 30 = 115 kg de sobra. Caso o ramador pese uns 80 kg, ainda tem uma margem segura de 35kilos para equipamentos extras. O mais importante é acomodar a bateria na parte dianteira para melhor distribuir o peso e usar cabos grossos, para evitar aquecimento dos pólos e maiores problemas.

Eu realizei meus testes com um Phanton 44lbs, 9kg+/-, bateria de 18kg, em um Lontras com capac 120kg. Ficou uma mini lancha, mas não segui adiante e voltei aos remos por achar melhor.....enfim....Faça suas avaliações.

Depois posta as fotos de como irá fixar o motor no Barracuda. O lontras tem suporte integrado ao casco.

abç

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal.

Desculpem minha tamanha ignorancia a respeito do assunto. Mas tenho curiosidade numa coisa.

Não existe algo parecido como um alternador, talvez como um cata vento que possa gerar energia suficiente para manter carregada a bateria e outros acessórios como Gps sonda etc e que desse certo para adaptar num caiaque?

abs.

Compartilhar este post

Link para o post

boca, a bateria q eu te indico é a bateria da OPTIMA. Apesar de custar 800 reais, ela tem uma vida util de 10 anos( convencionais dura 3 anos no maximo), suporta por 5 horas initerruptas um motor phanton 54lb na velocidade 5 em um caiaque explorer.

uma outra vantagem da bateria OPTIMA é q ela segura carga a maxima por 1 ano, mesmo parada, é livre de vasamentos podendo trabalhar de ponta-cabeça, carrega 2 vezes mais rapido, e tem garantia de 3 anos. Ou seja, é a melhor bateria ja oferecida no mercado.

tenho e indico.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrei de um detalhe, Baca.

O motor Minn Kota pesa em torno de 6 kilos e com uma bateria, cabos e suporte não ultrapassaria 30 kilos de carga. Segundo o fabricante, o Barracuda tem capacidade para 145 kilos, ou seja, 145 - 30 = 115 kg de sobra. Caso o ramador pese uns 80 kg, ainda tem uma margem segura de 35kilos para equipamentos extras. O mais importante é acomodar a bateria na parte dianteira para melhor distribuir o peso e usar cabos grossos, para evitar aquecimento dos pólos e maiores problemas.

Eu realizei meus testes com um Phanton 44lbs, 9kg+/-, bateria de 18kg, em um Lontras com capac 120kg. Ficou uma mini lancha, mas não segui adiante e voltei aos remos por achar melhor.....enfim....Faça suas avaliações.

Depois posta as fotos de como irá fixar o motor no Barracuda. O lontras tem suporte integrado ao casco.

abç

Opa Marcelo!

Muito boas suas considerações.

Andei meio sumido por causa de umas provas ques estava fazendo.

Então, a ideia é instalar o motor lá no final do caiaque, para não ficar empurrando lateralmente.

Mas não vou ser eu que vou fazer não, vou ver se já vem de fábrica pronto... :assobiando:

Antes preciso ir em Linhares ver se o motor ainda está funcionando! Ele só foi usado umas 5 vezes, tem mais de anos parado. :sono:

Se der tudo certo, pode ter certeza que vou postar as fotos.

Valeu, abraçãooo.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal.

Desculpem minha tamanha ignorancia a respeito do assunto. Mas tenho curiosidade numa coisa.

Não existe algo parecido como um alternador, talvez como um cata vento que possa gerar energia suficiente para manter carregada a bateria e outros acessórios como Gps sonda etc e que desse certo para adaptar num caiaque?

abs.

Essa eu passo!

Mas acho difícil pois não vejo de onde captar a energia.

Só do sol...

Abraçooo

Compartilhar este post

Link para o post

boca, a bateria q eu te indico é a bateria da OPTIMA. Apesar de custar 800 reais, ela tem uma vida util de 10 anos( convencionais dura 3 anos no maximo), suporta por 5 horas initerruptas um motor phanton 54lb na velocidade 5 em um caiaque explorer.

uma outra vantagem da bateria OPTIMA é q ela segura carga a maxima por 1 ano, mesmo parada, é livre de vasamentos podendo trabalhar de ponta-cabeça, carrega 2 vezes mais rapido, e tem garantia de 3 anos. Ou seja, é a melhor bateria ja oferecida no mercado.

tenho e indico.

Realmente os números dela impressionam, todos, até o preço! :compress:

Como eu nunca usei o caiaque com motor, não sei se é como eu espero, depois, se não gostar, vou ter investido uma nota a toa.

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente os números dela impressionam, todos, até o preço! :compress: Como eu nunca usei o caiaque com motor, não sei se é como eu espero, depois, se não gostar, vou ter investido uma nota a toa.Abração

Essa Optima é o Ponto Máximo em matéria de baterias de ciclo profundo. O preço se justifica por se tratar de uma bateria de altissima performance, em campeonatos de som automotivo. Seu recarregamento mais rápido e segurança contra vazamentos é devido a sua composição, gel.

Agora sim, Baca. Apesar da empolgação vc demonstra prudência. O negócio é esse mesmo, ver se dá certo aos poucos e depois, se agradar, investir pesado.

abç

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei desistindo da ideia de morotizar o caiaque... Cheguei a conclusão de que o danado foi feito é para remar mesmo!

Ficar instalando motor, carregando bateria e enchendo com ainda mais tralhas o caiaque vai acabar com o que eu acho melhor nele, a facilidade e rapidez no transporte e a leveza nágua!

Sem contar que, mesmo com toda preguiça inerente ao meu ser, preciso de um exercício de vez em vez... Remar é uma ótima opção!

Mesmo assim, agradeço a todos que ajudaram e fica o tópico para quem tiver interesse em consultar!

Abraçãooo

Compartilhar este post

Link para o post

Será que daria pra instalar um phanton 44lbs num hunter? meu medo é a navegabilidade ficar comprometida, uma vez que a bateria ficaria na parte trazeira por falta de compartimento na frente do caiaque.... :assobiando:

Compartilhar este post

Link para o post

Como é feita a fixação desse motor no caiaque?

Forte abraço

Compartilhar este post

Link para o post