Entre para seguir isso  
Capt. Joe Novo

Robalo. Qual é o tamanho minimo???

Recommended Posts

Nao sou eco chato mas tenho visto alguns pescadores com robalos pequenos, gostaria de saber se existe um tamanho minimo para o abate de robalos no Brasil...

aqui na Florida o tamanho minimo e' 28 polegadas (72 centimetros) e o tamanho maximo e' de 32 polegadas (82 centimetros) e so e' permitido o abate de 1 peixe por pescador...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

se eu não me engano, minimo do flexa 55cm e do peva 35 ou 40cm... não estou muito certo...

Compartilhar este post

Link para o post

Achoq eu o peva é 28 cm

infelizmente ainda bem pequeno...se eu não me engano..

abraços

o do flecha eu não sei

Compartilhar este post

Link para o post

Meu amigo espero que um dia o Brasil tome consiencia e faça o mesmo que ai na Flórida, agora quanto ao tamanho, o Peva é 35cm e o Flecha 50cm, sendo que não existe uma lei para quantidades a ser abatida. O que fico mais revoltado é que quando chegamos nas marinas no final da pescaria tem varios Robalos de porte bem menores mortos e o cidadão ainda tem coragem de falar que são peixes de medidas, (só se for a medida da frigideira do infeliz).

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, tem diversas espécies de robalo nos Eua, sendo as mais comuns o Commom Snook (Flexa), o Fat Snook (Peva) e o Tarpon Snook (se não me engano o nosso Trick)

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que o tamanho mínimo é 50 cm para flecha e 30 para peva (Sudeste). Tem esta tabela do IBAMA que mostra o tamanho mínimo de várias espécies:

http://www.ibama.gov.br/pesca-amadora/wp-content/files/tabela_px_marinhos.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui no Paraná é o seguinte:

A pesca de robalos-flecha e robalos-peva está proibida, entre os meses de novembro e dezembro, no litoral paranaense. De acordo com a resolução número 060/ 2009 da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, até o dia 31 de dezembro é permitida aos pescadores esportivos apenas a prática do ‘pesque e solte’.

Nos demais meses, poderão ser capturados até sete exemplares, independentemente da espécie do peixe, por pescadores esportivos amadores ou praticantes da pesca subaquática. Neste caso, devem ser observados os tamanhos e pesos permitidos para cada espécie. Para o robalo-peva o tamanho mínimo é 40 centímetros e o máximo, 50. Já para o robalo-flecha o tamanho permitido varia entre 60 e 70 centímetros.

De acordo com a nova regulamentação, cada pescador esportivo ou de pesca subaquática poderá capturar e transportar apenas um único exemplar da espécie com medidas excedentes ao tamanho máximo permitido, que será considerado troféu.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela informacao.. o problema entao nao e' a falta de lei e sim a falta de fiscalizacao??

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela informacao.. o problema entao nao e' a falta de lei e sim a falta de fiscalizacao??

Falta de autoridades competentes... aqui só tem incompetente mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Em São Paulo eu nunca ví fiscalização no mangue e fiquei careca de ver tanto robalinho miudo indo pra isopor. Hoje virou raridade ver algum.

Em Canavieiras no ano passado tinha um pessoal do IBAMA fiscalizando, armados até os dentes, pareciam um grupo de guerrilha, e é proibido abater robalos no meio do ano. Tava eu e o Tubarão pescando em julho no mangue e fomos abordados, mas a gente sempre solta todos peixes e não teve nada, os caras meio que acharam que a gente tava de gozação quando explicamos que os peixes todos tinham sido pegos e soltos. Nunca tinham visto isso... Não tenho certeza se a pesca do robalo deveria ser mesmo suspensa no inverno ou em novembro ou em outro mês qualquer(será que alguem sabe?), mas foi legal ter visto pelo menos uma unica vez alguem fiscalizando o meio ambiente, dando alguma trégua na inevitável matança dos bicudões.

No Brasil, a questão da pesca esportiva geralmente é assim: cada um faz a sua própria lei, já que o Estado quase nunca está presente.

Robalo para mim tem de ser cem por cento catch and release !

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Waldyr, pesco a muitos anos nos mangues entre Santos/Bertióga e nunca vi uma fiscalização, mas na marina que fica meu barco o dono Toninho disse que já houve uma vez dentro da propria marina, quando o presideo proximo ao Rio Branco estava na ativa, sempre aparecia barcos da Policia Miliar, até pedia documentos (pessoais) eu até achava bom eles por lá, mas referente a fiscalização de pescado a unica vez que me abordaram para pedir licença e perguntaram dos pescados e falamos que estavamos pescando esportivamente " catch and release !"(também acharam estranho que nós tinhamos saido de SP para pescar em SC e não tinhamos peixes no viveiro de qualquer porte) foi em Garuva - SC e nunca mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Waldir aki na Florida a temporada fecha de 15 de novembro ate' 31 de janeiro e no meio do ano junho, julho e agosto.... a razao e' que nestas epocas os robalos estao reproduzindo.... :by:

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que o tamanho mínimo é 50 cm para flecha e 30 para peva (Sudeste). Tem esta tabela do IBAMA que mostra o tamanho mínimo de várias espécies:

http://www.ibama.gov.br/pesca-amadora/wp-content/files/tabela_px_marinhos.pdf

Mauricio obrigado pelo link mas notei que nao tem peixes oceanicos na lista... esta e' a unica lista de peixes ou existem outras????

Compartilhar este post

Link para o post

Mauricio obrigado pelo link mas notei que nao tem peixes oceanicos na lista... esta e' a unica lista de peixes ou existem outras????

É a única oficial que conheço. Os peixes fora da lista não foram pesquisados, portanto não há tamanho mínimo. Há também peixes que não podem ser levados de tamanho nenhum, como o mero e a arraia viola.

Mas continuando os comentários aí acima, nunca fui fiscalizado em cima de um barco. As poucas vezes que um florestal (naquele tempo era os guardas florestais police.gif) me pediu a licença foi em costão, e isso no tempo da carteirinha de pesca com fotografia 2x2...

Compartilhar este post

Link para o post

Waldir aki na Florida a temporada fecha de 15 de novembro ate' 31 de janeiro e no meio do ano junho, julho e agosto.... a razao e' que nestas epocas os robalos estao reproduzindo.... :by:

No Brasil lí que os robalos se reproduzem geralmente próximos ao verão.

Não existe um defeso nacional do robalo, mas o Paraná, a Bahia, e talvez outros estados estabelecem defeso e limites próprios em sua competência legislativa.

A regra de abate nacional é a geral, que é 15kg (mais um exemplar) para peixes marinhos e estuarinos. Considerando que um pevinha de 30cm pesa aí uns 500 gramas, dá 31 peixes na medida por dia de pesca. Isso porque a quota é para o transporte, portanto pode ser alcançada todo dia por quem mora perto. Nessa conta, então dá para um "pescador" matar num mês 930 (novecentos e trinta) robalinhos de 30 cm, tudo dentro da lei!

Tomando-se por exemplo o Estado de São Paulo, onde parece que não há nem defeso nem restrição estadual de abate de robalo, pode se matar então legalmente 11.160 robalos por ano (12 x 930), isso se o cabra fôr bão de pesca, morar perto e pagar a licença anual de pesca (se embarcada) do IBAMA de R$ 60.

Errei na conta?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

No Brasil lí que os robalos se reproduzem geralmente próximos ao verão.

Não existe um defeso nacional do robalo, mas o Paraná, a Bahia, e talvez outros estados estabelecem defeso e limites próprios em sua competência legislativa.

A regra de abate nacional é a geral, que é 15kg (mais um exemplar) para peixes marinhos e estuarinos. Considerando que um pevinha de 30cm pesa aí uns 500 gramas, dá 31 peixes na medida por dia de pesca. Isso porque a quota é para o transporte, portanto pode ser alcançada todo dia por quem mora perto. Nessa conta, então dá para um "pescador" matar num mês 930 (novecentos e trinta) robalinhos de 30 cm, tudo dentro da lei!

Tomando-se por exemplo o Estado de São Paulo, onde parece que não há nem defeso nem restrição estadual de abate de robalo, pode se matar então legalmente 11.160 robalos por ano (12 x 930), isso se o cabra fôr bão de pesca, morar perto e pagar a licença anual de pesca (se embarcada) do IBAMA de R$ 60.

Errei na conta?

PODE 11.160 POR ANO????? comemorando.gifMas estou muito aquém da minha cota!!! Tenho de aumentar minhas descidas...bag.gif

Compartilhar este post

Link para o post

FICA CLARO QUE OS ROBALOS QUE EU PESCO E COLOCO NOS RELATOS(MUITOs deles PEQUENOS) , SÃO 100% SOLTOS. NUNCA ABTO NENHUM ROBALO, QUESTÃO DE PRINCIPIOS.

EU GOSTARIA QUE PELO MENOS EM SP A LEGISLAÇÃO PARANAENSE TAMBEM FOSSE IMPLANTADA.

O PROBLEMA É CONSCIENCIA, MAS SE HOUVER UMA LEI, JÁ É POSSIVEL DENUNCIAR E COBRAR. A NOSSA LEI PARA O ROBALO PAULISTA AINDA É MUITO ARCAICA.

FICA A LEMBRANÇA SE ALGUEM CONHECE ALGUEM DO IBAMA, PEDE PARA COMEÇAR BATER NO FINAL DE SEMANA NAS MARINAS, PARA VER QUANTA MULTA NÃO APLICA E QUEM SABE ESSA PALHAÇADA DIMINUI.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa situação é triste mesmo...

Nas marinas do casqueiro e da bertioga ja ví o pessoal limpando robalinho de 10 cm ... :furious:

agora pior que tudo isso são os tarrafeiros e redeiros da região que pegam milhares de robalos diariamente...

concordo que o pescador esportivo deve soltar e eu inclusive solto 99 % dos robalos que eu pego... Mas creio ser mais importante fiscalizar primeiro as redes e tarrafas porque elas são as grandes matadoras dos manguezais... em um segundo momento poderia começar a fiscalizar os pescadores 'esportivos' também e criar cotas mais rígidas...

Abraço.

Pleffer.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa situação é triste mesmo...

Nas marinas do casqueiro e da bertioga ja ví o pessoal limpando robalinho de 10 cm ... :furious:

agora pior que tudo isso são os tarrafeiros e redeiros da região que pegam milhares de robalos diariamente...

concordo que o pescador esportivo deve soltar e eu inclusive solto 99 % dos robalos que eu pego... Mas creio ser mais importante fiscalizar primeiro as redes e tarrafas porque elas são as grandes matadoras dos manguezais... em um segundo momento poderia começar a fiscalizar os pescadores 'esportivos' também e criar cotas mais rígidas...

Abraço.

Pleffer.

Amigo, infelizmente isto é uma meia verdade, quem acaba com o robalo é o pescador esportivo, as redes e tarrafas não tiram nem 1/10 do robalo da região estuariana de Santos, encoste na canoa dos ribeirinhos, dificilmente tem robalo, eles pegam principalmente tainhas, robalo flecha então é uma raridade encontrar. Em um unico sabado no complexo santos Bertioga saem em media mais de 150 barcos com 2 dois pescadores, trazendo no minimo 15 robalinhos cada, então vc chega na conta de 2250 robalos retirados em apenas um dia. è por este motivo, que quem descobre um ponto não revela, já cheguei fingir que estava simplesmente descansando, enquanto esperava um barco passar, e na verdade tinha um robalo de mais de 6kg engatado :47_47: , eu lembro de um ponto que eu descobri na Ilha da Moela, onde batia flechao, tirei em 3 dias seguidos robalos de mais de 10kgs, por 1 mes todo mundo parou ali e saiu robalão todo dia, hj vc para la não pega nem roncador, matam tudo :nao: Pantanal, quem realmente acabou foram os pescadores dito esportivos, de Corumba para cima, em 15 anos de pescaria 3x ao ano, eu nunca vi uma rede, já barco dos ditos amadores munidos de licença do Ibama , para matar, ficava lotado, é por isto que fazem mais de 10 anos que não piso lá. Quem conheceu o pantanal de 20 anos atras, sabe que a pescaria de hj lá não é nem 1/20 do que foi, da desgosto.DESABAFO

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, infelizmente isto é uma meia verdade, quem acaba com o robalo é o pescador esportivo, as redes e tarrafas não tiram nem 1/10 do robalo da região estuariana de Santos, encoste na canoa dos ribeirinhos, dificilmente tem robalo, eles pegam principalmente tainhas, robalo flecha então é uma raridade encontrar. Em um unico sabado no complexo santos Bertioga saem em media mais de 150 barcos com 2 dois pescadores, trazendo no minimo 15 robalinhos cada, então vc chega na conta de 2250 robalos retirados em apenas um dia. è por este motivo, que quem descobre um ponto não revela, já cheguei fingir que estava simplesmente descansando, enquanto esperava um barco passar, e na verdade tinha um robalo de mais de 6kg engatado :47_47: , eu lembro de um ponto que eu descobri na Ilha da Moela, onde batia flechao, tirei em 3 dias seguidos robalos de mais de 10kgs, por 1 mes todo mundo parou ali e saiu robalão todo dia, hj vc para la não pega nem roncador, matam tudo :nao: Pantanal, quem realmente acabou foram os pescadores dito esportivos, de Corumba para cima, em 15 anos de pescaria 3x ao ano, eu nunca vi uma rede, já barco dos ditos amadores munidos de licença do Ibama , para matar, ficava lotado, é por isto que fazem mais de 10 anos que não piso lá. Quem conheceu o pantanal de 20 anos atras, sabe que a pescaria de hj lá não é nem 1/20 do que foi, da desgosto.DESABAFO

Não tinha ideia do tamanho da encrenca... então a melhor forma de fiscalizar é ir nas náuticas mesmo , o ruim é que são muitas...

deviam mudar a cota por pescador para 2 pevas na medida e só...

Um fato triste que notei , é que em junho e julho do ano passado saia muito robalo no começo do Rio Branco (todos tricks , mas saiam) , este ano a coisa não se repetiu... Deve ser pelo fato de mais da metade dos barcos que lá pescavam embarcarem tudo que pegavam...

Ja presenciei a matança de bases acabar com os verdinhos da cachoeira do frança , é realmente revoltante...

Agora que redeiro pega robalo pega... , é só passar nas peixarias do perequê ou bertioga e sempre vai ter muitos robalos (abaixo da medida inclusive) por lá...

O problema é que os não pescadores acabam comprando , até por não ter ideia do tamanho mínimo em que o Robalo se reproduz...

Podiam fiscalizar as peixarias tb , o problema é que o Brasil é pais do jeitinho , a dois meses atrás , em pleno defeso do camarão 7 barbas , tinha gente vendendo ele no perequê , só das 4 as 6 da manhã e enrrustido...

Podiam proibir de vender Robalo da natureza nos mercados e peixarias de uma vez , além é claro de dar umas batidinhas nas náuticas do casqueiro e bertioga...rsrsr

Acho que estes nossos posts tem um lado "negro" , o cara cai nele pelo google lê e descobre que não tem fiscalização nenhuma , ai ele embarca os tricks sem medo...

Minha esperança é o avanço da criação de Robalos em cativeiro...

Abraço.

Pleffer.

Compartilhar este post

Link para o post

Na Brasil não existe lei nem fiscalização pra nada e se tiver tudo se resolve com $$$

Terceiro mundo é isso ai

Compartilhar este post

Link para o post

Peva é 35cm e o Flecha 50cm.

Fonte: Tabela de tamanho mínimo para captura de exmplares de água salgada 2010.

Compartilhar este post

Link para o post

Os amigos saberiam me dizer se eu posso pegar robaletes"ALEVINOS e ate uns 15 20 cm" e traze-los para casa pra colocar no meu criatorio?Eu acho q e considerado"ILEGAL" mas gostaria de ter um esclarecimento maior dos amigos mais experientes!!!Desde ja um grande abraço pra todos!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Patryck não sei se legal ou ilegal, mas se voce for fazer isso para coloca-los em agua doce, tente levar somente os Pevas de preferencia pequenos, (é mais facil de se adaptar a agua totalmente doce e também tente pega-los mais nas cabeceiras dos rios. Já peguei alguns exemplares para alguns amigos, mas a mairia não resistiu.

Compartilhar este post

Link para o post