Vladimir Ferreira

Arranques progressivos e cônicos.

Recommended Posts

Vladimir,

O tamanho da haste influencia em chumbadas de formato igual? Pelo que entendi a chumbada com a haste comprida prende melhor nos dias que a correnteza está puxando muito?

Abraços

Sim Jorge, os modelos "B" e "D", são fundidos no mesmo molde, mas o comportamento dele com a utilização da haste longa é muito diferente, nitidamente a sua ancoragem é muito superior.

Abçs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim Jorge, os modelos "B" e "D", são fundidos no mesmo molde, mas o comportamento dele com a utilização da haste longa é muito diferente, nitidamente a sua ancoragem é muito superior.

Abçs,

Boa Vladimir.

Vamos testar nesse fim de semana.

Valeu!

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Vladimir.

Vamos testar nesse fim de semana.

Valeu!

Abraços

Jorge esta opção não será a solução quando o mar estiver muito ruim, principalmente com correnteza lateral forte, mas nos dias que ele estiver mexido vc vai ver que ele funciona muito bem, com a vantagem que é extremamente aerodinâmico na hora dos arremessos e hidrodinâmico para a ancoragem e também na hora de recolher, evitando pressão da linha no carretel.

Abçs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jorge esta opção não será a solução quando o mar estiver muito ruim, principalmente com correnteza lateral forte, mas nos dias que ele estiver mexido vc vai ver que ele funciona muito bem, com a vantagem que é extremamente aerodinâmico na hora dos arremessos e hidrodinâmico para a ancoragem e também na hora de recolher, evitando pressão da linha no carretel.

Abçs,

Ai o negócio é apelar pros pirâmides... hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente parabéns Mestre por mais uma técnica envolvendo dois grandes assuntos importantes em nossas pescarias.

Também tenho a cola aruana, mas ela já esta meio dura, isto é normal? Afeta a sua qualidade?

No requisito distância entre as soldas, gosto de deixar uma distância em que no arremesso não haja atrito em dois passadores ao mesmo tempo, mesmo que quase nulo, sempre há um pequeno atrito.

Um grande Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente parabéns Mestre por mais uma técnica envolvendo dois grandes assuntos importantes em nossas pescarias.

Também tenho a cola aruana, mas ela já esta meio dura, isto é normal? Afeta a sua qualidade?

No requisito distância entre as soldas, gosto de deixar uma distância em que no arremesso não haja atrito em dois passadores ao mesmo tempo, mesmo que quase nulo, sempre há um pequeno atrito.

Um grande Abraço.

Jaison a solda Aruanã e bem liquida, recomendo neste caso se vc achar uma nova, misture as duas e faça a homogeneização em banho maria, sem deixar a água ferver vá girando o frasco deixando-o parcialmente imerso, ou até mesmo utilizando um secador de cabelos.

Abçs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest glbarth

Barbirato, você tem que tomar cuidado com o líquido que fica impregnado na tampa da solda aruanâ, pois se trata de condensação do ácido fênico utilizado na manipulação da solda. Este ácido simplesmente corroe a linha que tentamos soldar.

Obs. No kit da solda aruanã vem uma agulha que serve para aplicar o produto nas linhas a serem soldadas, e nessa agulha, quando vamos tirar a solda do pote é que vem grudado o ácido fênico condensado.

=============================================================================================================

Tenho procurado aplicar a menor quantidade possível da solda Aruanã e sempre aplicando no sulcos laterais que se formam na sobreposição das linhas.Os resultados tem sido bons em 80% das soldas, mas uma ou outra ainda pode falhar com linhas finas.

Nunca havia pensado na possibilidade de condensação do ácido fênico ... quer dizer que sería conveniente realizar uma boa mistura do conteúdo de solda do frasco, antes de usá-la! Será que isso evitaria o problema das soldagens com linha fina tipo 0,16 mm, que se dissolvem se rompendo com extrema facilidade em alguns casos?

Qual a opinião dos colegas?

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

=============================================================================================================

Tenho procurado aplicar a menor quantidade possível da solda Aruanã e sempre aplicando no sulcos laterais que se formam na sobreposição das linhas.Os resultados tem sido bons em 80% das soldas, mas uma ou outra ainda pode falhar com linhas finas.

Nunca havia pensado na possibilidade de condensação do ácido fênico ... quer dizer que sería conveniente realizar uma boa mistura do conteúdo de solda do frasco, antes de usá-la! Será que isso evitaria o problema das soldagens com linha fina tipo 0,16 mm, que se dissolvem se rompendo com extrema facilidade em alguns casos?

Qual a opinião dos colegas?

abs

George sinceramente não enfrento este problema, utilizando a solda do Armando. O que eu percebo na Aruanã do meu amigo Nelson de Mello é que ela é mais líquida, quando comprei uma para um amigo eu coloquei um pouco de pedaçinhos de linha e fiz a diluição e hominização em banho maria sem deixar a água ferver, fazendo com que ela ficasse mais viscosa, depois transferi do vidrinho para um frasco plástico.

Quando vou fazer a aplicação da solda sobre a linha, faço diretamente pelo bico dosador do frasco.

Eu particularmente acho que um dos grandes segredos está no corte das pontas.

Abçs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aonde posso comprar essa cola do Armando????????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aonde posso comprar essa cola do Armando????????

Envie um email para para ele: armando@oarpao.com.br

Abçs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tópico é muito bom! E está sendo bem conduzido por vc Vladimir. Parabéns!!! :plamas:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tópico é muito bom! E está sendo bem conduzido por vc Vladimir. Parabéns!!! :plamas:

Obrigado Geraldo, a postagem de novos tópicos também serve para somarmos conhecimentos, pois ao elaborá-lo sempre descobrimos coisas novas e importantes e com o seu desenrolar sempre recebemos algumas dicas importantes.

Abçs,

Obrigado Geraldo, a postagem de novos tópicos também serve para somarmos conhecimentos, pois ao elaborá-lo sempre descobrimos coisas novas e importantes e com o seu desenrolar sempre recebemos algumas dicas importantes.

Abçs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vladimir vc costuma passar a solda nos dois lados da linha ou só em um lado???????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vladimir vc costuma passar a solda nos dois lados da linha ou só em um lado???????

Passo apenas de um lado, mas sempre dou uma separada nas duas linhas, para que o produro penetre entre elas. Passando dos dois lados ela fica muito grossa.

Abçs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passo apenas de um lado, mas sempre dou uma separada nas duas linhas, para que o produro penetre entre elas. Passando dos dois lados ela fica muito grossa.

Abçs,

É tem razão passando dos dois lados significa excesso de cola e pode acabar derretendo a linha mais fina, certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É tem razão passando dos dois lados significa excesso de cola e pode acabar derretendo a linha mais fina, certo?

Também!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para quem usa as soldas, experimente guardar os potes das colas com a tampa virada para baixo. Evita justamente a condensação e mantém a cola sempre homogenea.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha solda não fica vermelha assim ela fica meio esbranquiçada eu uso a aruana , será que estou fazendo algo de errado?????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha solda não fica vermelha assim ela fica meio esbranquiçada eu uso a aruana , será que estou fazendo algo de errado?????

Ela deve estar com umidade. Experimente, após aplicar a solda, secar um pouco com um secador de cabelos ou passar de leve sobre a boca do fogão ou um isqueiro. Mas cuidado pra não derreter e nem queimar a linha. :innocent:

Creio que com isso, seus problemas estejam resolvidos.

Abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha solda não fica vermelha assim ela fica meio esbranquiçada eu uso a aruana , será que estou fazendo algo de errado?????

Alexandre a solda "Aruanã" realmente fica mais clara, muito diferente da que eu apresentei acima. O que vc deve levar em consideração não é a cor, mas sim a sua resistência.

Tenho muitos amigos que a utilizam frequentemente, inclusive em provas de arremesso e ela demonstra ser eficiente, pelo menos segundo o relato de alguns deles, por sinal bastante experiente neste assunto.

Utilizando o gabarito, posicione as linhas de forma que a mais fina fique em baixo, bem junta e sem espaço entre elas, depois aplique a solda, caso não possa deixá-la por um tempo exposta ao sol, ou se o dia estiver úmido, utilize um secador de cabelos na temperatura baixa ou média, mantendo-o a certa distância, algo entre dez e quinze centímetros, depois de umas dez horas faça os cortes, rentes, em diagonal e finalmente faça o teste de resistência.colaleader.jpg

Abçs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha ultima aquisição:

5222794913_ba4a4c9d90_z_d.jpg

Depois de adquirir a linha Arranque Cônico Varivas Ø,26 @ Ø,57, pensei que uma solda valeria a pena.

Então voltei a loja e comprei a solda do Armando.

Como utilizo de linha Ø,30 como mestra pensei em cortar a parte mais fina do arranque cônico

e ao tirar a 1ª linha pra minha surpresa encontrei um arranque de 7mts de diâmetro Ø,26 ligados

diretamente ao diâmetro Ø,57.

Pensava que iria aumentar o diâmetro aos poucos de Ø26, Ø30, Ø35 e assim pordiante.

Como colar uma linha fina assim ao principal de Ø,30 vou sair perdendo em resistencia.

Conluindo terei que fazer meus arranques com a cola. Ø,35, Ø,42 e Ø,50

e o Varivas fica na caixa de pesca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest glbarth

Minha ultima aquisição:

5222794913_ba4a4c9d90_z_d.jpg

Depois de adquirir a linha Arranque Cônico Varivas Ø,26 @ Ø,57, pensei que uma solda valeria a pena.

Então voltei a loja e comprei a solda do Armando.

Como utilizo de linha Ø,30 como mestra pensei em cortar a parte mais fina do arranque cônico

e ao tirar a 1ª linha pra minha surpresa encontrei um arranque de 7mts de diâmetro Ø,26 ligados

diretamente ao diâmetro Ø,57.

Pensava que iria aumentar o diâmetro aos poucos de Ø26, Ø30, Ø35 e assim pordiante.

Como colar uma linha fina assim ao principal de Ø,30 vou sair perdendo em resistencia.

Conluindo terei que fazer meus arranques com a cola. Ø,35, Ø,42 e Ø,50

e o Varivas fica na caixa de pesca.

FerSimon, um dia estiquei um arranque progressivo japonês e com um paquímetro ( o ideal seria um micrômetro) fui medindo a bitola de metro em metro do início ao fim. O resultado foi:

- 7 a 8 m de bitola 0,57 mm

- 2 a 3 m de bitola progressiva 0,25 a 0,57 mm

- 5 m de bitola 0,23 à 0,25 mm

Mesmo com medidas não tão precisas, nos 3 m da linha onde houve uma progressão rápida de bitola, escolhi um ponto de corte adequado às minhas necessidades.

Precisava de um arranque que começa-se pelo menos com bitola 0,35 mm, para ficar compatível com uma linha mestra de multifilamento de cerca de 12 lb de resistência, com este trabalho consegui descobrir o ponto ideal.

Fiz isso com outras marcas, não com a Varivas e todas tinham mais ou menos essa configuração. Analise novamente esse arranque, mas da forma que fiz e você deverá achar pelo menos uns 3 m de efetiva progressão para realizar o corte. A não ser que a Varivas seja completamente diferente, mas não acredito.

Um abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Depois de adquirir a linha Arranque Cônico Varivas Ø,26 @ Ø,57, pensei que uma solda valeria a pena.

Então voltei a loja e comprei a solda do Armando.

Como utilizo de linha Ø,30 como mestra pensei em cortar a parte mais fina do arranque cônico

e ao tirar a 1ª linha pra minha surpresa encontrei um arranque de 7mts de diâmetro Ø,26 ligados

diretamente ao diâmetro Ø,57.

Pensava que iria aumentar o diâmetro aos poucos de Ø26, Ø30, Ø35 e assim pordiante.

Como colar uma linha fina assim ao principal de Ø,30 vou sair perdendo em resistencia.

Conluindo terei que fazer meus arranques com a cola. Ø,35, Ø,42 e Ø,50

e o Varivas fica na caixa de pesca.

Nestas circunstâncias eu também faria o mesmo que vc, também confeccionaria os meus arranques. Mesmo o arranque cônico da Varivas sendo hj o mais barato do mercado, não valeria a pena.

A Varivas é uma das mais conceituadas marcas de linha do Japão e foi uma iniciativa muito boa estarem importando estes produtos, tão importantes e difíceis de serem encontrados.

Para os que utilizam linhas mais finas ela também fabrica arranques progressivos iniciando com diâmetro 0,20mm < 0,57mm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então testei a cola entre variadas bitolas de linhas.

Meu filho de 8 anos e minha esposa não conseguem arrebentar a linha Ø,30

e eu e alguns colegas tentamos com Ø,40 e Ø,50 sem sucesso.

Quando arrebentou a Ø,40 exagerando na força, não foi na solda a quebra.

Parabéns ao Armando.bs-aplauder.gif

Georg:

Verifiquei o Arranque da Varivas e constatei que entre os 7 e 9 metros tem 1,2mts de conicidade da espessura Ø,26 a Ø,57 aos pouquinhos.

Posso então cortar mais ou menos pelos Ø,33 ou Ø,35 ter ainda 9 metros de arranque.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora