Entre para seguir isso  
Law Huei

Guia para pesca com cevadeiras

Recommended Posts

Law Huei    82

Saudações amigos,

Não pude pescar neste fim de semana de feriado prolongado, como todo bom pescador, não consegui ficar sem pensar em pescaria, para fazer algo útil, resolvi escrever um guia de pesca com cevadeiras. Este guia destina-se a iniciantes da modalidade que do meu ponto de vista é um dos mais eficientes para captura dos maiores peixes em pesqueiros do tipo pesque e pague, pode ser usada para capturar diversas espécies sendo que as mais cobiçadas são os peixes denominados de redondos (pacus, tambaquis, tambacus e patingas), porém é muito eficiente na pesca de outras espécies de peixes tais como carpas, cacharas e tilápias.
Sei que já existe muitas informações dispersas no site, porém resolvi escrever e reunir todas as informações em um único post, justamente para facilitar a leitura e aprendizado aos que querem iniciar, vamos ao que interessa:

Pesqueiros: Existem inúmeros pesqueiros espalhados neste nosso país, a pesca com cevadeiras é eficiente apenas para espécies de cativeiro ou seja de lagos artificiais e naturais (pesqueiros de pesque e pague), uma vez que a isca utilizada é a raçao dada como alimento para os peixes ou iscas que imitam estas raçoes. Podemos citar aqui em São Paulo diversos pesqueiros famosos para a pesca nesta modalidade, sendo as que eu considero mais produtivas, não nesta ordem, mas como referência na captura de grandes redondos:
Pesqueiro Taquari: Localizado em São roque, dispensa comentários pelo seu belo lago e enormes exemplares de tambacu entre outros peixes;
link de relato: http://www.Pescaki.com/index.php?/topic/27116-relato-taquari-05062010/
Pesqueiro Tio Oscar: Outro pesqueiro antigo e famoso, localizado em Mairinque/ Itu, considero o pesqueiro com os maiores exemplares de tambacu, justamente por ser um pesqueiro bem antigo;
link de relato: http://www.Pescaki.com/index.php?/topic/28421-relato-tio-oscar-250710/
Pesqueiro 3 irmão: Grande point no inverno, localizado em Itariri proximo a peruibe, possui açao de redondos o ano todo, mesmo no inverno, a temperatura do local raramente cai abaixo de 14 graus, devido a altitude do pesqueiro a nível do mar, os peixes são mais fortes e brigadores do que o normal em outros pesqueiros de são paulo;
link de relato: http://www.Pescaki.com/index.php?/topic/27644-relato-de-pesca-fim-de-semana-260610/
Pesqueiro Matsumura: Outro velho e bom pesqueiro localizado em parelheiros, possui um grande lago que proporciona enormes arremessos;
link de relato:
http://www.Pescaki.com/index.php?/topic/26424-matsumura-0805-poucos-peixes/
Pesqueiro Kobayashi: Localizado em mogi das cruzes, possui um grande lago e ambiente familiar.
link de relato:
http://www.Pescaki.com/index.php?/topic/27434-pesca-junina-2010/
Citarei apenas estes 5 pesqueiros uma vez que conheço os lagos, porém existem diversos outros pesqueiros tão bom (ou melhores)do que estes : Corrego das antas, Maeda, Pantanosso, Lago azul em mogi guaçu, 2 palmitos, feroz, lagoa dos patos e etc.........

Material de pesca:

Varas: As varas ideais são as que proporcionam um arremesso longo, devem necessariamente ter um casting (capacidade de lançar iscas) elevado, pois frequentemente o conjunto de cevadeira pesa entre 50~100 gramas.As varas geralmente informam o casting ou Lure em OZ (onça) sendo que a equivalencia aproximada é de 1 OZ= 30 gramas. O comprimento das varas variam de 2 metros a 3 metros ou até mais, A informaçao geralmente é passada em pés FT e polegadas ", a equivalencia é que uma polegada equivale a 2,54 cm e um pé equivale a 30 cm, portanto uma vara de 7 pés tem 2,10 metros. Podemos citar como varas mais utilizadas para a modalidade: Shimano Clarus, Albatroz Pampo e Sumax Kenzaki.Existem outras varas que servem para a modalidade, porém cito apenas as mais utilizadas, cabe ao pescador verificar qual atende a sua necessidade.

varas.jpg

Linhas: Existem linhas monofilamento e multifilamento, sendo que cada um tem a sua vantagem e desvantagem. A escolha de um ou outro engloba diversos fatores, inclusive o financeiro. Tenho preferência pela linha de multifilamento pela sua menor espessura e uma fisgada mais seca e rápida.
A referência que utilizo e julgo como ideal para a modalidade são as de linhas de 30 a 40 libras/lb (1 lb equivale a mais ou menos 450 gramas). Utilizo a linha de 40 Lbs/0,28 pelo fator resistência durante o arremesso, ela raramente se parte durante o arremesso.

linha.jpg

Chicote: Além da linha principal, na modalidade cevadeira utiliza-se um chicote de monofilamento ou fluorcarbono, o diâmetro da linha varia entre 0,30 a 0,50 mm. Prefira os chicote feitos por linha transparente, pois quando mais invisível for para o peixe, mais eficiente é.

chicote.jpg

Carretilha: O ideal para a modalidade na minha opinião é a carretilha, devido principalmente a facilidade de travamento da linha durante o arremesso, na pesca com cevadeiras arremessar no ponto certo é importantíssimo, muitas vezes até mais importante do que a isca utilizada, porém molinetes podem ser utilizados sem
problema algum...conheço exímios pescadores de cevadeira que utilizam o molinetes, sem perder precisão de arremesso.Para pesqueiros a minha escolha é por carretilhas de perfil baixo que comportem pelo menos 120 mtrs de linha. Muitas pessoas perguntam se não é melhor usar carretilhas de perfil alto, ou que comportem mais linha, usar carretilhas com maior capacidade de linha não prejudica em nada na modalidade, porém possui o fator peso !! Estamos falando em arremessar 70 gramas por pelo menos 50 metros o dia inteiro, isso dá pelo menos 200 arremessos, as vezes precisamos arremessar 70-80-90 metros para chegar no peixe. Só quem já pesca nesta
modalidade sabe como é importante o equilibrio do conjunto de vara+carretilha, por isso peso da carretilha é importante..seu braço/ dedo e ombro vai agradecer no fim da pescaria.

carreta.jpg

Anzol: Não existe um anzol específico para a pesca com cevadeira para redondos, os mais utilizados são o Chinu tamanho 6,7 e 8, Maruseigo tamanho 18 e 20 e o de robalo 1/0 a 3/0 (anzol tipo wide gap) (respectivamente os modelos nas fotos). Costumo usar os maruseigos tamanho 18 e 20, niquelado ou preto, uso também os anzois do tipo "Robalo" tamanho 2 e 3. Diversos outros anzois podem ser usados. Dê preferencia aos de boa marca e com resistência comprovada, não é raro o anzol voltar mastigado ou até mesmo ser cortado durante a briga com o redondo. O Uso do cabo de aço é desaconselhável por inibir os ataques de peixes, prefiro mil vezes perder um anzol do que perder uma fisgada, Varia muito do pesqueiro e dia a escolha da cor de anzol, via de regra quando menor o anzol maiores são as chances de açao, porém mais arriscado de perder o peixe por entortar o anzol ou cortar o mesmo com mais facilidade, neste caso deve se regular muito bem o drag da carretilha, soltando a frição.

anzois.jpg

Ceva: Usamos como ceva a raçao dada para os peixes, ela é conhecida também como Guabi, existem diversas marcas, as mais conhecidas são o pirá, amicil e o purina e são próprios para peixes.Podemos usar a Guabi como isca, sendo que ela deve ser preparada amolecendo a mesma em pinga ou vodka, existem diversos tutoriais ensinando como faze-la, é uma das iscas mais eficientes para a modalidade, segue link de outros posts ensinando como fazer:
http://www.Pescaki.com/index.php?/topic/15607-guabi-na-pinga/

http://www.Pescaki.com/index.php?/topic/22757-guabi-na-pinga/

guabi.jpg

Boias cevadeiras: A boia cevadeira mais conhecida e utilizada são os da marca barão, existem diversos tamanhos de copos e pesos diferentes, as mais utilizadas pesam entre 45 e 60 gramas. Coloca-se a ceva no copo da cevadeira e arremessa o conjunto, a boia em contato com a água vai flutuar na parte superior, liberando a ceva para atrair o peixe.

boiacevadeira.jpg

Boinha: Boia para visualizaçao de fisgada do peixe, o uso dela é opcional, mas é muito importante para identificar a profundidade que o peixe está se alimentando além de visualizar o momento da fisgada, o tamanho mais utilizados é o 3, porém outros tamanhos podem ser utilizados também. Uma dica quando já souber a altura que os peixes estão se alimentando é amarrar uma linha direta na cevadeira com a profundidade do chicote, esta montagem é muito útil principalmente nos dia com muito sol, quando fica difícil a visualizaçao da boinha. Eliminando a boinha a identificaçao da fisgada é feita visualizando a própria boia cevadeira.

boinha.jpg

Montagem: A montagem tradicional é amarrar um chicote no girador da boia cevadeira, este chicote tem geralmente 3 metros de comprimento, deve se colocar uma boinha para identificaçao de fisgada e regulagem de profundidade (uso opcional), finalizando com anzol amarrado na ponta da linha.O uso de EVA é opcional, o EVA ajuda a flutuar a isca e deixa-la a flor d'água nos dias que os peixes estão muito ativos e alimentando na superficie.Usei uma linha fluorescente e chicote curto para facilitar a visualização.

conjuntomontado.jpg

EVA: O EVA é uma espuma rigida que ajuda na flutuabilidade da isca, pode ser de várias cores, tem dias que o peixe é seletivo quanto a cor e a utilização da mesma na montagem.

evaj.jpg

Miçangas: Sao as iscas plásticas que imitam a ceva dada aos peixes. Não existe uma cor certa a ser utilizada, o peixe é muito seletivo quanto a cor quando estão manhosos, sendo que o grande desafio é achar a cor e montagem certa. Caso acerte é um peixe atrás do outro.A montagem pode mudar muito no decorrer do dia, sendo que o pescador deve buscar uma nova montagem caso não tenha sucesso nas açoes. Utiliza-se muito também
os coquinhos, caroços de azeitona entre outros.

miangas.jpg

Outras tralhas: Na pesca de tambas alguns itens são fundamentais para uma boa pescaria, tenha se possível nas tralhas um bom alicate de bico longo para retirada do anzol, os redondos possuem mandibulas e dentes muito fortes, tenha também palito de dente para travar o EVA na altura desejada, guarde também alfinete para espetar na cevadeira para ajudar no arremesso de iscas que não sejam a miçanga ex: Pão, salsicha e beijinho.
Se puder tenha uma camera fotográfica para registrar a pescaria.... quem sabe não sai o tão cobiçado troféu não é mesmo ?? Tenho certeza que você vai se odiar se não tiver câmera para registrar o baguá de 25 kilos kkkkk.
Repelente também não pode faltar além de protetor solar e um boné ou chapeu de pesca. Óculos polarizados podem ajudar na visualização da boia quando houver muito reflexo na água.

De resto é muito treino e dedicação, vai perceber que a pesca com cevadeira é muito dinâmica, pois força o pescador a ser técnico quanto ao arremesso certeiro e a buscar a montagem e cor da miçanga "matadeira". Espero ter ajudado aos que iniciam na modalidade. Sugestões e informaçoes complementarem devem ser postadas, uma vez que a idéia do post é de ser o guia definitivo para a pesca com cevadeiras.
As marcas de material de pesca utilizados nas fotos são as que eu uso, e em nenhum momento quero dizer que são as melhores ou mais adequadas a modalidade, são apenas marcas e opçoes a serem consideradas.

*Atualizado 2014*

Lembro a todos que leem este post que ele foi criado em 2010, e que até a presente data muita coisa evoluiu em relação a técnica e ao material utilizado, os peixes estão mais seletivos, usam-se anzois cada vez menores e com montagens diferenciadas do tipo " cacho de uva", "escorpião", "anteninha" e diverso outros nomes criativos. A ração antes quase exclusivo de guabi e sem muito critério para tamanho hoje pode fazer a diferença na captura devido ao tamanho e ao formato.

Pescar envolve evoluir e aperfeiçoar, estou distante da modalidade a muitos anos, e sinceramente não esperava que este post fosse tão lido e consultado, mesmo após 4 anos de sua publicação.

Muitas informações foram agregadas nas respostas, sendo que as mais novas são as mais atuais, não deixem de ler para se atualizar, agradeço aos amigos por ajudar contribuindo para os adeptos da modalidade.

Abraços.

Law

• Like 9

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens Law.

Muito bem explicado .

Agora me esclareça uma coisa:

Tenho uma Kenzaki e sempre tive essa dúvida.

Pela marcação da vara o casting dela seria de 1/2 (0,5) oz até 1 3/8 (1,375) oz (pelo menos é isso que vejo marcado) o que daria aproximadamente de 15 g à 42 g . Já tinha feito essa conversão antes e sempre achei errada.

Qual seria o casting dela real em gramas?

Abs

Compartilhar este post

Link para o post
Hugo Pietri    40

grande Law,

arrebentou, seu guia ficou show de bola!!!!

parabéns!!!!!!!!!!!!!

um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Complementar o quê ou com o quê ?! iCo01.gifiCo01.gifiCo01.gif .

Literalmente um guia completo de utilidade para todos.

Acho só que vale dizer que na montagem completa você deve ter

feito com linha colorida para melhor visualização de todos,

porém creio que também use linha transparente para melhores resultados... joia.gif .

Um abraço , Paulinho.

Compartilhar este post

Link para o post
Zé Airton    99

Cabei de ser gonorante em alguns detalhes, obrigado!!! :plamas::joia::iCo01:

Compartilhar este post

Link para o post
Rafinha    0

Excelente guia, parabéns!!!

Na terça-feira dia 7 vou pescar e já deixei uma cevadeira no jeito.

Compartilhar este post

Link para o post

excelente law, parabens...ja estou nessa vida de cevadeira uns 2 anos, e quando vc disse que 1 conjunto equilibrado é fundamental sei q nao esta brincando, por diversas vezes neste estilo o pescador é obrigado arremessar 70, 80, 90 metros, ou seja , se nao estiver com um belo conjunto ele dificilmente suportara um dia todo de bons arremessos...parabens + uma vz...

Compartilhar este post

Link para o post
Law Huei    82

Excelente guia Law, muito simples e prático.

Valeu Maurício,

A ideia é reunir todos os fundamentos da pesca com cevadeira, simples e sucinto de maneira que qualquer pessoa não familiarizada possa iniciar na modalidade, mesmo que sozinho. O ideal que vai fazer a pessoa realmente entender e se apaixonar é pescar com alguem que já manja da modalidade para passar dicas preciosas in Loco, digo que sempre aprendemos com os companheiros. Mas já vai dar para iniciar com este guia. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Law Huei    82

Parabens Law.

Muito bem explicado .

Agora me esclareça uma coisa:

Tenho uma Kenzaki e sempre tive essa dúvida.

Pela marcação da vara o casting dela seria de 1/2 (0,5) oz até 1 3/8 (1,375) oz (pelo menos é isso que vejo marcado) o que daria aproximadamente de 15 g à 42 g . Já tinha feito essa conversão antes e sempre achei errada.

Qual seria o casting dela real em gramas?

Abs

Grande Alexandre.

Eu também duvido que as nossas varas gerdau GG 50 tenham apenas este casting. A pessoa mais indicada para responder esta informaçao é o Toninho da Sumax, creio que somente ele possa dar a informação real e oficial, o resto é especulaçao e suposiçao. Eu particularmente acho que deve dar no mínimo 100 gramas de casting. Uso ela para arremessar a cevadeira GG de 60 gramas e vai que é uma beleza. Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Law Huei    82

grande Law,

arrebentou, seu guia ficou show de bola!!!!

parabéns!!!!!!!!!!!!!

um abraço

Opa valeu Hugo !! Garanto que preferia estar pescando, mas fiquei de molho neste fds.., então para não ficar ocioso resolvi tirar umas fotos e escrever um pouco.Vamos ver se vou por em prática as liçoes escritas nesta terça feira....kkkkkkkkkkkkk.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Law Huei    82

Complementar o quê ou com o quê ?! iCo01.gifiCo01.gifiCo01.gif .

Literalmente um guia completo de utilidade para todos.

Acho só que vale dizer que na montagem completa você deve ter

feito com linha colorida para melhor visualização de todos,

porém creio que também use linha transparente para melhores resultados... joia.gif .

Um abraço , Paulinho.

Bem observado Paulinho. Peguei a linha fluorescente para melhor visualização mesmo..eu mesmo não aconselho linhas desta cor e nem daquelas meio marrom...minhas experiências não foram positivas kkkkkkkkkkkk.

Uso a super Raiglon mesmo para estes chicotes, quando uso só um pedaço curto sem boinha costumo usar linha fluorcarbono, justamente por não enrolar e por ser apenas um pedaço pequeno. Já editei o post explicando sobre a linha.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Law Huei    82

Cabei de ser gonorante em alguns detalhes, obrigado!!! :plamas::joia::iCo01:

Opa Airton,

Fico feliz que as informaçoes postadas foram úteis. Mas isto não é nem 50% da pesca real com cevadeira, pois são tantos detalhes que você desacredita..cor de Eva, diferença de 5 Cm...cor de anzol..tamanho de anzol....muitas, mas muitas variáveis.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Law Huei    82

Excelente guia, parabéns!!!

Na terça-feira dia 7 vou pescar e já deixei uma cevadeira no jeito.

Opa Rafinha..se esta é a primeira vez que pesca com cevadeira, bem vindo ao maravilhoso mundo das cevadeiras !! Tenho certeza que vai gostar muito de pescar com elas. Se não der resultado, observe e insista, tenho certeza que em breve estará tirando belos redondos. abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Law Huei    82

faltou o video dela funcionando e do peixe pegando rsss

ixe, vou ficar devendo grande capitão..quando pesco é 100% concentração, os parceiros tbm...então sem video kkkkkkkkkk..mas um dia ainda filmo , ou peço para filmarem. :joia: Agora os peixes certeza que pegam..principalmente no verão e no calor...Ficam as fotos dos relatos e encontro dos amigos para provar que funciona a técnica...creio que quase 100% de nosso grupo que se encontra com frequencia são cevadores e tem a pesca com cevadeira a principal arma para tirar os redondos.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Law Huei    82

excelente law, parabens...ja estou nessa vida de cevadeira uns 2 anos, e quando vc disse que 1 conjunto equilibrado é fundamental sei q nao esta brincando, por diversas vezes neste estilo o pescador é obrigado arremessar 70, 80, 90 metros, ou seja , se nao estiver com um belo conjunto ele dificilmente suportara um dia todo de bons arremessos...parabens + uma vz...

Exato Adriano, fica difícil tentar explicar para quem nunca pescou de cevadeira que arremessar apenas 70 gramas em um conjunto de 400 gramas cansa !! Mas para quem ceva forte fica evidente que quanto mais leve melhor !!

O que muito principiante acha é que quanto mais pesado a cevadeira, mais longe a cevadeira vai..e isso não é verdade, se o conjunto estiver bem equilibrado a cevadeira vai que nem um foguete, mesmo em varas curtas para a modalidade. Carretas perfil alto ?? Sim, consegue se arremessar muito longe com elas...mas pergunte no fim do dia se a pessoa não vai estar cansado... multiplique por 2 dias ou até mesmo 3 dias...como diz um amigo e parceirão de pesca : Vamos voltar de Maca kkkkkkkkkkkkkkkk.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Hugo Pietri    40

Opa valeu Hugo !! Garanto que preferia estar pescando, mas fiquei de molho neste fds.., então para não ficar ocioso resolvi tirar umas fotos e escrever um pouco.Vamos ver se vou por em prática as liçoes escritas neste terça feira....kkkkkkkkkkkkk.

Abraços

mais valeu a pena...ficou bem bacana.

vai por em prática em que pesqueiro na terça?

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Law Huei    82

mais valeu a pena...ficou bem bacana.

vai por em prática em que pesqueiro na terça?

abraço

Então sei que tem um pessoalzinho que vai amanha provavelmente no Taquari, ainda não está decidido onde irei, mas por causa do fator transito estou pensando seriamente em ir no matsumura para fugir das rodovias..o transito de volta do feriadão deve ser infernal.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Ricardo Valim    1181

Isso que é um verdadeiro pescador, não tem jeito isso é um vicio muito bom, pena que tem gente que se vicia em coisas que denigre sua propria integridade! mas voltando ao assunto parabens pela iniciativa :bs-aplauder: e pela fotos :bs-aplauder:

Grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Alexandre.

Eu também duvido que as nossas varas gerdau GG 50 tenham apenas este casting. A pessoa mais indicada para responder esta informaçao é o Toninho da Sumax, creio que somente ele possa dar a informação real e oficial, o resto é especulaçao e suposiçao. Eu particularmente acho que deve dar no mínimo 100 gramas de casting. Uso ela para arremessar a cevadeira GG de 60 gramas e vai que é uma beleza. Abraços

Então , por isso que perguntei , pq tbem uso cevadeira de 60 g. Não faz sentido uma vara como ela arremessar no máximo 42 g...

Abs

Compartilhar este post

Link para o post
Clóvão    99

:plamas::plamas: muito legal, parabens!!!!! :plamas::plamas:

grande iniciaiva!!! :joia::joia:

Compartilhar este post

Link para o post
Joberto    90

Valeu Law!! Um guia que será de grande ajuda aos iniciantes na arte de cevar !! :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post
Law Huei    82

Isso que é um verdadeiro pescador, não tem jeito isso é um vicio muito bom, pena que tem gente que se vicia em coisas que denigre sua propria integridade! mas voltando ao assunto parabens pela iniciativa :bs-aplauder: e pela fotos :bs-aplauder:

Grande abraço!

Valeu Ricardo, creio que faz parte da pescaria arrumar as tralhas e por que não a expectativa da pescaria...comecei logo cedo desmontando e fazendo a manutenção das minhas carretilhas. Gosto tbm de fotografar, então já embalou p/ escrever o post. Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Law Huei    82

Então , por isso que perguntei , pq tbem uso cevadeira de 60 g. Não faz sentido uma vara como ela arremessar no máximo 42 g...

Abs

Sim e se verificar o casting minimo tbm deve estar errado...duvido a kenzaki fazer um bom arremesso de isca de 15 gramas..kkkkkkkk. Vamos ver se alguém gabaritado responde e esclarece estas nossas dúvidas.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso