Entre para seguir isso  
Law Huei

Guia para pesca com cevadeiras

Recommended Posts

:plamas::plamas: muito legal, parabens!!!!! :plamas::plamas:

grande iniciaiva!!! :joia::joia:

Valeu Clovão.

Gosto muito de compartilhar conhecimento, sei que você escreve também vários tópicos relacionados com saúde e bem estar, mais precisamente exercícios e preparo físico. Parabens também pela iniciativa :plamas::plamas:

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Law!! Um guia que será de grande ajuda aos iniciantes na arte de cevar !! :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Abraços,

Valeu Joberto !! Não encontrei nenhum post com tanta informação sobre cevadeiras aqui no forum e resolvi escrever, já que é uma das modalidades que mais atrai pescadores nos pesque pagues. Espero que ajude mesmo os iniciantes..para os veteranos como você, me resta fazer o convite para complementar ainda mais o post.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Sim e se verificar o casting minimo tbm deve estar errado...duvido a kenzaki fazer um bom arremesso de isca de 15 gramas..kkkkkkkk. Vamos ver se alguém gabaritado responde e esclarece estas nossas dúvidas.

abraços

Ah é...com certeza tbem acho que esteja errado...rs

Valeu Law!

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Law, mesmo nw pescando ajuda a todos com informacoes valiosas,

Abracos

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns Law , bastante lúcido e objetivo essa postagem sua sobre cevadeiras !!! :plamas:

Obrigado Lyra, espero que o objetivo seja alcançado que é de esclarecer a maioria das dúvidas ao iniciante da modalidade. Abraços

Grande Law, mesmo nw pescando ajuda a todos com informacoes valiosas,Abracos

Opa mestre Tamaki, deixo aqui a minha pequena contribuição para a nossa comunidade. Assim como você espero poder passar um pouco do conhecimento adquirido nas pescarias.

abraços !

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente tópico!!!

A pesca noturna na cevadeira também tem bons resultados???

Salve Reinaldo,

Sim, a pesca com cevadeira de noite rende bons resultados, existem relatos de pesca noturna com miçanga como isca, porém acredito que o peixe deva estar muito ativo para que se tenha uma boa produtividade. Fiz uma pesca noturna no taquari em julho, segue relato:

Na ocasião cevamos para chamar o peixe para concentrar em um ponto, porém na ocasião usamos como isca o pão que eu acredito que seja um pouco mais atrativo ao peixe. Note que a cevadeira é usada p/ chamar o peixe, você pode variar a isca como quiser...beijinho, goiabada, pão...etc.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos

Primeiramente, parabéns Law, pelo tópico e pelas explicações.

Sábado estava no Alto da Serra e perdi muito pacu na cevadeira. Alguns nem eram grandes, mas chegavam na margem, eu lá com o passaguá esperando o bicho encostar e pá... se mandava. Outros mais fortes, nem chegavam até a margem, escapavam digamos que no meio da caminho.

Eu estava utilizando essas iscas de eva com anzol J pequeno da miramar.

http://www.imperiodapesca.com.br/includes/imgs_produtos.asp?height=150&img=27112009_318.jpg

Como a maioria das ações começou depois das 17:00, resolvi não trocar o anzol por estar no fim da pescaria. Queria saber se o anzol circle hook é uma boa para pesca com miçanga. Ou se o robalo é melhor.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos

Primeiramente, parabéns Law, pelo tópico e pelas explicações.

Sábado estava no Alto da Serra e perdi muito pacu na cevadeira. Alguns nem eram grandes, mas chegavam na margem, eu lá com o passaguá esperando o bicho encostar e pá... se mandava. Outros mais fortes, nem chegavam até a margem, escapavam digamos que no meio da caminho.

Eu estava utilizando essas iscas de eva com anzol J pequeno da miramar.

http://www.imperiodapesca.com.br/includes/imgs_produtos.asp?height=150&img=27112009_318.jpg

Como a maioria das ações começou depois das 17:00, resolvi não trocar o anzol por estar no fim da pescaria. Queria saber se o anzol circle hook é uma boa para pesca com miçanga. Ou se o robalo é melhor.

Abraços

Opa beleza Leandro,

Esta isca que você usou eu utilizo para pescar tilápias na cevadeira. A minha impressão inicial é que é um anzol muito pequeno para tentar capturar os peixes redondos.

Explicação:O conjunto bucal e ossea dos redondos é muito duro, sendo que é preciso um anzol muito afiado e de boa penetração para uma fisgada certeira, experimente trocar por um maruseigo numero 18 e veja se recorre as perdas. Obs: no inverno a tendencia é de perder mais fisgadas mesmo, pois o peixe morde as iscas com mais manha..pode ter acontecido isto também.

A minha experiência com anzois do tipo circle não são muito positivas para a pesca com cevadeiras, pelo fato da fisga ser voltada para dentro o projeto do anzol é que ela fisga o peixe sozinho, porém na pesca com cevadeira é feito a fisgada e neste momento pela própria caracteristica do anzol o mesmo sai para fora da boca do peixe, pois a fisgada dela é feito quando o peixe movimenta a boca e fisga-se no canto/ beiço do peixe. Entre ela e o de robalo prefiro o de robalo, o de robalo tem um unico incoveniente que é o tamanho, porém alguns amigos usam anzois parecidos com os wide gap/ circle se não me engano é o owner mutu com sucesso...o incoveniente é que deve deixar a frição bem solta sob risco do anzol abrir.

A um tempo atrás abri um tópico sobre os anzois para a pesca com cevadeira, segue o link:

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito!

Sem duvida nenhuma sanou as duvidas de muitos pescadores! :bs-aplauder:

Parabens pelo Guia Law! Muito bem detalhado e caprichado! :joia:

Grande abraço Law!

PS.: Gostei do macro eih... :coolio:

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito!

Sem duvida nenhuma sanou as duvidas de muitos pescadores! :bs-aplauder:

Parabens pelo Guia Law! Muito bem detalhado e caprichado! :joia:

Grande abraço Law!

PS.: Gostei do macro eih... :coolio:

Opa Valeu mestre Nam !

Quando iniciei na cevadeira, pensava que tinha que afundar o boião/ cevadeira..não preciso dizer que tinha pouquissimas ações neh ??kkkkkkkkk, eu via a boinha afundar e falava...kct..quase...kkkkkkkkkkkkk

Se tivesse um post desses para me indicar o norte ficava mais fácil..são coisas bestas e até simples para quem já pesca na modalidade, mas para quem inicia, é certo que tem muitas dúvidas a respeito de tudo equipamento, tamanho, identificação, nomes e etc...

Em relação aos macros na realidade foram Crops..tanto é verdade que muitas fotos possuem tamanhos diferenciados. Testei a lente nova que comprei na máquina antiga....esta lente de 50mm é porreta demais.... faz o fundo desfocar que é uma beleza !! Ótima para retratos.

Abraços parceiro

Compartilhar este post

Link para o post

Belissimo guia Law, os moderadores poderiam fixar esse tópico, pois sempre criam tópicos de duvidas sobre a modalidade de cevadeira :bs-aplauder::bs-aplauder:

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Belissimo guia Law, os moderadores poderiam fixar esse tópico, pois sempre criam tópicos de duvidas sobre a modalidade de cevadeira :bs-aplauder::bs-aplauder:

Abraços

Valeu Lucas,

Vamos ver neh...se eles aprovarem o material ficarei lisonjeado em ter um post fixado p/ referencia aqui do forum. Sei que existem muitas dúvidas sobre a modalidade, por isto escrevi o mesmo.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Opa beleza Leandro,

Esta isca que você usou eu utilizo para pescar tilápias na cevadeira. A minha impressão inicial é que é um anzol muito pequeno para tentar capturar os peixes redondos.

Explicação:O conjunto bucal e ossea dos redondos é muito duro, sendo que é preciso um anzol muito afiado e de boa penetração para uma fisgada certeira, experimente trocar por um maruseigo numero 18 e veja se recorre as perdas. Obs: no inverno a tendencia é de perder mais fisgadas mesmo, pois o peixe morde as iscas com mais manha..pode ter acontecido isto também.

A minha experiência com anzois do tipo circle não são muito positivas para a pesca com cevadeiras, pelo fato da fisga ser voltada para dentro o projeto do anzol é que ela fisga o peixe sozinho, porém na pesca com cevadeira é feito a fisgada e neste momento pela própria caracteristica do anzol o mesmo sai para fora da boca do peixe, pois a fisgada dela é feito quando o peixe movimenta a boca e fisga-se no canto/ beiço do peixe. Entre ela e o de robalo prefiro o de robalo, o de robalo tem um unico incoveniente que é o tamanho, porém alguns amigos usam anzois parecidos com os wide gap/ circle se não me engano é o owner mutu com sucesso...o incoveniente é que deve deixar a frição bem solta sob risco do anzol abrir.

A um tempo atrás abri um tópico sobre os anzois para a pesca com cevadeira, segue o link:

Abraços

Valeu por responder. Nas próximas farei isso. Tentarei maruseigo 18 e robalo. Até o circle de repente, com ração umidecida pode dar bom resultado, já que na isca natural costuma levar tudo, boinha, boião, etc.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

excelente topico

porem, la vou eu di novo:

pq chicote de 1,5 2, ou 3 mts??

qual a finalidade dele??

grato :assobiando:

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu por responder. Nas próximas farei isso. Tentarei maruseigo 18 e robalo. Até o circle de repente, com ração umidecida pode dar bom resultado, já que na isca natural costuma levar tudo, boinha, boião, etc.

Abraços

Dica: Costumo usar o Maruseigo Kenzaki...resistente e barato..deve custar menos de 4 reais o saco com 10..sendo que se procurar bem acha por uns 2,90-3 reais...custo benefício excelente.

Se comprar os Wide Gap da marine que vem pacotão com 50 use o 3/0..abaixo disso costuma quebrar com facilidade, vai perceber que a diferença de tamanho do 1/0 ao 3/0 não é tão grande assim. Como disse tem alguns amigos que usam anzol circle e conseguem excelente resultado..caso faça a opção de usar anzol do tipo circle, certifique que a fisga do anzol não seja muito fechado, pois quando mais fechado, mais difícil será a fisgada. Abraços, posta depois se o resultado foi satisfatório.

Compartilhar este post

Link para o post

excelente topico

porem, la vou eu di novo:

pq chicote de 1,5 2, ou 3 mts??

qual a finalidade dele??

grato :assobiando:

Vamos lá Pedrao.

Existem algumas "meia verdades"..kkkkkkkk..., mas supõe que alguns peixes podem se assustar com a cevadeira próxima a isca no anzol, sendo assim mante-la afastada uns 3 metros pode ser um bom negócio, já que os peixes maiores costumam ser mais desconfiados...mas esta é uma teoria que precisa ser confirmada e provada, não é raro ver peixes atacarem a boia cevadeira grande..ou de pegar na batida da boia na água.

3 metros é um bom tamanho, neste inverno, a cerca de 3 semanas atrás os peixes do Tio oscar estavam se alimentando a 1,5 a 2 metros de profundidade, até localizar a profundidade um chicote longo se faz necessário. Chicotes acima de 5 metros começam a complicar no arremesso passam a ser difíceis de arremessar. Muitas vezes se começa pescando com 3 metros e no fim do dia ou no meio da pescaria já tem 1,5 metro. É que vamos trocando de montagem e miçangas até achar o ideal (as vezes nem acha...kkkkk :rotfl2: ), então vamos cortando o chicote e encurtando o mesmo nas trocas. Costumo em 1 pescaria fazer pelo menos 2 chicotes, pois no decorrer da pescaria ele vai se enroscando e torcendo além de ficar curto. Agora se já achou a profundidade nada impede você de pescar com um chicote na altura de alimentação dos peixes..mas é uma situação de momento...pode ser que daqui a 1 hora a montagem matadeira seja outro. Vai reparar que muitas vezes em chicotes abaixo de 1,5 metros fica difícil de ver a boinha também..ela tende a encostar ou ficar atrás da boia cevadeira..neste caso um chicote mais longo tbm se faz necessário.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Joberto !! Não encontrei nenhum post com tanta informação sobre cevadeiras aqui no forum e resolvi escrever, já que é uma das modalidades que mais atrai pescadores nos pesque pagues. Espero que ajude mesmo os iniciantes..para os veteranos como você, me resta fazer o convite para complementar ainda mais o post.

Abraços

Grande Law,

não sei se poderia acrescentar no seu guia, mas fica aí a dica, ao comprar as miçangas sempre verificar antes da pescaria se a mesma passa pelo olho do anzol que vai usar, se não couber ou trocar o anzol por outra marca e/ou tamanho ou quando possível aumentar o furo da miçanga com auxílio de uma furadeira... :coolio:

Uma vez comprei uma miçanga que achei que seria matadeira, e na hora de usar quem disse que passava pelo olho do anzol....rsrs :furious:

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Dica: Costumo usar o Maruseigo Kenzaki...resistente e barato..deve custar menos de 4 reais o saco com 10..sendo que se procurar bem acha por uns 2,90-3 reais...custo benefício excelente.

Se comprar os Wide Gap da marine que vem pacotão com 50 use o 3/0..abaixo disso costuma quebrar com facilidade, vai perceber que a diferença de tamanho do 1/0 ao 3/0 não é tão grande assim. Como disse tem alguns amigos que usam anzol circle e conseguem excelente resultado..caso faça a opção de usar anzol do tipo circle, certifique que a fisga do anzol não seja muito fechado, pois quando mais fechado, mais difícil será a fisgada. Abraços, posta depois se o resultado foi satisfatório.

Law,

acho que exagerou no "vetereno", pois todo dia estou sempre aprendendo algo mais, essa dica de usar o anzol de robalo 3/0 por ser mais forte eu não conhecia, achava até o contrário que quanto maior, maior seria a chance de abrir, mas por outro lado ele deve ser mais reforçado. Vou experimentar na minha próxima pescaria...valeu! Nas últimas pescarias tenho usado o maruseigo 18 da marine que vem com 50, graças a dica do Ken.

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Law,

não sei se poderia acrescentar no seu guia, mas fica aí a dica, ao comprar as miçangas sempre verificar antes da pescaria se a mesma passa pelo olho do anzol que vai usar, se não couber ou trocar o anzol por outra marca e/ou tamanho ou quando possível aumentar o furo da miçanga com auxílio de uma furadeira... :coolio:

Uma vez comprei uma miçanga que achei que seria matadeira, e na hora de usar quem disse que passava pelo olho do anzol....rsrs :furious:

Abraços,

Boa Joberto,

Isso acontece toda hora..as vezes precisamos fazer estas intervenções sim. Furadeira na mão e mandar ver.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Law,

acho que exagerou no "vetereno", pois todo dia estou sempre aprendendo algo mais, essa dica de usar o anzol de robalo 3/0 por ser mais forte eu não conhecia, achava até o contrário que quanto maior, maior seria a chance de abrir, mas por outro lado ele deve ser mais reforçado. Vou experimentar na minha próxima pescaria...valeu! Nas últimas pescarias tenho usado o maruseigo 18 da marine que vem com 50, graças a dica do Ken.

Abraços,

Opa Joberto.

Usei o robalo 3/0 da marine para pegar um tamba de quase 20 lá no 3 irmãos...sabe que os peixes de lá puxam forte ! Acredito que foi uma boa prova de fogo p/ ver se aguentam. Eu tbm tenho este maruseigo da marine, comparei com o da kenzaki e o kenzaki na minha opinião foi mais resistente...foi mais resistente até que o gamakatsu na minha opinião !! As vezes os Maruseigos 18 abrem com os brutos...mas são coisas do oficio, não existe anzol 100% confiável. As vezes o pequeno faz mais estrago que o grande por causa da dentição.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Joberto.

Usei o robalo 3/0 da marine para pegar um tamba de quase 20 lá no 3 irmãos...sabe que os peixes de lá puxam forte ! Acredito que foi uma boa prova de fogo p/ ver se aguentam. Eu tbm tenho este maruseigo da marine, comparei com o da kenzaki e o kenzaki na minha opinião foi mais resistente...foi mais resistente até que o gamakatsu na minha opinião !! As vezes os Maruseigos 18 abrem com os brutos...mas são coisas do oficio, não existe anzol 100% confiável. As vezes o pequeno faz mais estrago que o grande por causa da dentição.

abraços

Valeu Law,

realmente foi o anzol foi submetido a uma prova duríssima... :joia: Vou experimentar também esse maruseigo da Kenzaki, na última pescaria no 3 irmãos com o Luiz perdi um peixe que cortou o anzol maruseigo da marine, mas foi somente uma vez.

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Grande professor law

show de bola as dicas ....

tenho algumas duvidas :

- O EVA serve para manter a linha na flor da agua e consequentemente o anzol, certo ? Pq geralmente o pessoal poe varios EVAS na linha e nao poem somente 1 ?

- Se eu estiver pescando com : micanga + EVA na curva e outro no olho do anzol, nao preciso colocar outros EVA na linha certo, ou mesmo assim eh preciso ?

(o lance do EVA no anzol, dizem que sempre que coloca um EVA no olho do anzol, tem que colocar um na curva, para nao perder a fisgada, confere isto ?)

geralmente, se vc quer o conjunto micanga + anzol a um palmo de altura, vc usa o EVA na linha para controlar a altura ou usa somente a boinha

de controle de fisgada ?

Tenho as duvidas pq ja vi tanta, tanta montagem ... que as vezes fico pirado tentando entender ahauhauhauhahahu

Abraco e valeu pelas dicas

Compartilhar este post

Link para o post

Law,

preciso rever os meus conceitos sobre P&P. Já fui pescar diversas vezes em P&P e nunca obtive muito sucesso e agora vejo que faltou alguns detalhes importantíssimos. Parabéns pela iniciativa.

[ ]s.

PS: essa lente de 50 mm 1.4 é excelente para retratos, mas para focar todo o assunto (da frete e do fundo) experimente fechar mais o diafragma, tipo f/8 ou mais. :) Eu particularmente gostei demais das fotos com fundo desfocado. São de muito bom gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso