Entre para seguir isso  
Felipe Nogueira

Multifilamento na pesca de praia...melhor ou pior que mono??

Recommended Posts

Pessoal, sempre adorei pesca de praia e costão e agora no final do ano vou dar uma boa pescada em pedras, mais precisamente em barra do cunhaú - RN.

Para pesca de praia sempre usei monofilamento e para costão linhas mais grossas pois o eventual e quase certo atrito com as pedras desgasta muito as linhas.

To com uma idéia de usar linha multifilamento, uma 0,32, na espectativa de fazer arremessos mais longos.

Estou certo ou pra lançamentos mais forçados a linha multi tem algum problema??

Acho que pela resistência da linha nem vou precisar fazer uma bitola maior pra arremessar mas se necessário, é melhor unir com outro pedaço de multi maior ou com uma mono de maior diâmetro tb?? Vocês podem estar achando exagero essa multi 0,32 mas a topografia do lugar não ajuda e inevitavelmente, mesmo com muita atençao, o atrito com as pedras é inevitável e desgasta muito.

Aguardo ajuda galera, usar multi em pesca de praia tá valendo, ou é melhor manter mono mesmo?? Abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Felipe, tem um tópico recente sobre multi... acho que vale a pena dar uma conferida.

Se o local apresenta riscos de atrito, a multi não é uma boa escolha, pois a linha multi tolera muito mal a abrasão em relação ao fluorocarbono ou mesmo mononylon de mesma bitola. Uma roçada na pedra a multi vai desfiar e romper com facilidade. A baixa resistência a abrasão é um ponto fraco das multis.

[ ]s.

Compartilhar este post

Link para o post

Felipe!!

Como sou novo no pedaço, acho que vc deva realmente dar uma olhada no topico sobre multi que o Sun falou.

Agora como pescador de praia e tambem adepto de costeira, vou desaconselhar vc de usar multi, principalmente em costeira, não tem escapatoria, dependendo do tipo de costeira e a quantidade de pedras e enroscos, vc só terá dor de cabeça, pesca de costeira é um pouco mais força, linhas mono acima de 0,47mm, anzois de olhal reforçados (acima do no.10), chicote reforçado, um encastoadinho de aço tbm ajuda, enfim é o arroz com feijão reforçado.

Já na PDP, sou meio leigo na multi, já usei por uma ocasião bitola 0,010mm, aguentou bem é super sensivel por ter memoria zero, o nó de arranque não é igual mono/mono.....tem dicas boas para ficar legal, enfim na praia é gosto, adaptação e estilo do pescador, se vc se adaptar ta valendo, eu fiquei com as monofilamentos na PDP.

Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Felipão

Não precisa colocar 0,32 de multi ... é muito mesmo. E tem outra coisa.

Pode ser 0,12mm, ou 0,25mm, ou 0,32mm, se ralar na pedra vai arrebentar do mesmo jeito.

O que vc pode fazer é aumentar bastante o seu lider, para que a multi não rale na pedra, pois quando o chumbo chegar mais perto a multi já estará dentro do carretel.

Compartilhar este post

Link para o post

Felipe, apenas completando as opiniões acima, creio que com este diâmetro vc não irá atingir o seu principal objetivo, ou seja, arremessos longos e por aí vcs também enfrentam alguns problemas que iriam dificultar a sua utilização, os fortes ventos e o sargaço.

Particularmente utilizo com muito sucesso linhas de multifilamento para pescarias na curta e média distância, mas com diâmetro inferior a 0,16mm, se bem que falar deste tipo de linha utilizando diâmetro é complicado, pois as informações dos fabricantes são imprecisas, até porque algumas nem redondas são.

Abçs,

Compartilhar este post

Link para o post

Felipe, apenas completando as opiniões acima, creio que com este diâmetro vc não irá atingir o seu principal objetivo, ou seja, arremessos longos e por aí vcs também enfrentam alguns problemas que iriam dificultar a sua utilização, os fortes ventos e o sargaço.

Particularmente utilizo com muito sucesso linhas de multifilamento para pescarias na curta e média distância, mas com diâmetro inferior a 0,16mm, se bem que falar deste tipo de linha utilizando diâmetro é complicado, pois as informações dos fabricantes são imprecisas, até porque algumas nem redondas são.

Abçs,

É verdade, poucas linhas multi tem o diamêtro indicado na caixa. Engraçado é que sempre erram para menos (falam que é 0.12mm e é 0.16mm).

A Berkley Whiplash é a mais equivocada... Comprei uma que dizia ser 0,17mm... Quando chegou, era uns 0,38mm (mais que o dobro). Eu devia ter desconfiado daquelas 50 lb de resistência! heheheh

Abraçoooo

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, e só pra PDP na areia, sem ser costão, se eu colocasse uma linha multi de menor diâmetro(0,16mm) e um lider de multi 0,32 só pra arremessar...será que consigo arremessos mais longos??

Vi um tópico recente sobre dicas para arremessos mais distantes mas já uso todas elas... Gostaria de alcançar os canais mais distantes, meus arremessos quando muito ultrapassam em pouco 100mts(minha mono tem níveis de cor).

Será que estou no caminho certo??

Agradeço a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Foi mal galera, já até tiha procurado previamente, mas encontrei um tópico que aborda o mesmo tema e consegui tirar praticamente todas as minhas dúvidas e percebi que é a maior roubada multifilamento nas condições que pratico PDP.

MAS AGORA PRECISO DE OUTRA ORIENTAÇÃO!!!!!!!!!!Qual seria uma monofilamento resisitente e de qualidade que eu pudesse utilizar com menor diâmetro(0,30mm a 0,33) e que solte bem do carretel para proporcionar melhores lançamentos. Para pesca de praia utilizo molinetes sempre...um altima 4000 com uma vara hightlander da albatroz e um molinete force FD 3000 também da marine que é long cast mas não noto nenhuma diferença. Normalmente utilizo linha platinum XT 0,40 da otonni, lembrando que com frequencia pesco de costão também!!

Valeu galera...um abraço e desculpa pelo vacilo, espero a ajuda de vocês

Compartilhar este post

Link para o post

Foi mal galera, já até tiha procurado previamente, mas encontrei um tópico que aborda o mesmo tema e consegui tirar praticamente todas as minhas dúvidas e percebi que é a maior roubada multifilamento nas condições que pratico PDP.

MAS AGORA PRECISO DE OUTRA ORIENTAÇÃO!!!!!!!!!!Qual seria uma monofilamento resisitente e de qualidade que eu pudesse utilizar com menor diâmetro(0,30mm a 0,33) e que solte bem do carretel para proporcionar melhores lançamentos. Para pesca de praia utilizo molinetes sempre...um altima 4000 com uma vara hightlander da albatroz e um molinete force FD 3000 também da marine que é long cast mas não noto nenhuma diferença. Normalmente utilizo linha platinum XT 0,40 da otonni, lembrando que com frequencia pesco de costão também!!

Valeu galera...um abraço e desculpa pelo vacilo, espero a ajuda de vocês

Fala Felipe,

Tenho também uma Highlander e um Altima 4000. Nessa montagem utilizo mono 0,16 Super Raiglon e arranques de até 0,47mm com chumbadas de 100g. Como não sou um exímio arremessador e chego pouco acima dos 100m.

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade, poucas linhas multi tem o diamêtro indicado na caixa. Engraçado é que sempre erram para menos (falam que é 0.12mm e é 0.16mm).

A Berkley Whiplash é a mais equivocada... Comprei uma que dizia ser 0,17mm... Quando chegou, era uns 0,38mm (mais que o dobro). Eu devia ter desconfiado daquelas 50 lb de resistência! heheheh

Abraçoooo

É que antes de medirem, eles apertam a linha em um tôrno.assobiando.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Felipe aconselharia vc a começar com uma linha 0,23mm, deixando o carretel bem cheio, 3mm abaixo da borda, chumbada e o arranque os mesmos indicados pelo Jorge.

Tudo bem que por aí a amplitude das marés são maiores, mas com 100 m de arremesso vc já conseguirá bons resultados, mas para isto deverá procurar arremessar nos locais adequados, explorando as estruturas naturais que a praia pode te oferecer a cada dia, veja algumas dicas para realizar os arremessos que já foram dadas por aqui e também na seção Fishfinder da Revista Pesca e Companhia, edição 191 (novembro).

Abaixo alguns links que poderão te ajudar:

Abçs,

Compartilhar este post

Link para o post

Felipe apenas para completar, esta questão não se resume apenas a linha.

Distância, eficiência e precisão nos arremessos depende de um conjunto de fatores, onde eu destacaria também, equipamento adequado (molinete/carretilha, caniço e passadores), estilo, chumbada e a especialização do pescador.

Abçs,

Compartilhar este post

Link para o post

É que antes de medirem, eles apertam a linha em um tôrno.assobiando.gif

kkkkkk Boa!

Compartilhar este post

Link para o post

Em papo num encontro de pescadores reunidos em torno do Nelson Nakamura para um curso, foi colocada esta questão. Segundo Nelson, o diâmetro as linhas é uma estimativa em relação a quantidade de fios trançados, por isso a variação do diâmetro em um segmento de linha.

Algumas marcas utilizam também esta relação para medir a libragem da linha, de acordo com a resistência de um único fio. Dai as informações que , quase sempre, na prática não batem com o informado na caixinha.

Compartilhar este post

Link para o post