Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Vladimir Ferreira

Manutenção completa de molinetes.

45 posts neste tópico

caramba isso é uma aula de manutenção, aqui na região é difícil encontrar quem faça esse tipo de serviço, queria saber do amigo Vladimir de quanto em quanto tempo é recomendado realizar esse tipo de manutenção, tenho um maruri gh 7000, e os cuidados que tenho com ele são de lavar em agua corrente morna com a fricção apertada, e depois lubrificar com óleo singer as partes externas e os rolamentos da manivela, e graxa branca no carretel mas sem desmontar, uso aquela em spray com auxilio de um bico fino, queria saber se está correto e de quanto em quanto tempo devo realizar essa manutenção geral.. apesar de nunca ter me dado problema ele não me transmite confiança e queria dica de um molinete long cast 6000 - 7000 porém no maximo até R$200,00 o orçamento ta curto...vlw amigos. e estão de parabéns pelo fórum.

Lucas Melo, peço desculpas por não ter respondido antes.

A manutenção completa é importante, mas a sua periodicidade vai depender da frequência com que vc utiliza o equipamento. Para os praticantes da PdP, estes cuidados que vc mencionou após cada pescaria são extremamente importantes, tanto quanto a própria manutenão completa. Incluiria uma gotinha de óleo no line roller.

Caso vá fazê-la procure seguir os passos acima, principalmente indo na sequencia e observando cada detalhe para não ter dificuldades na montagem e muito menos cometer algum em erro, que poderá danificá-lo.

Uma boa opção nesta faixa de preço poderia ser o Sumax Atlanta Long Cast.

sumax-152340.jpg

Abçs,

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo Tópico, parabéns.

Limpeza PRO.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Mauro, seja bem vindo ao PESCAKI!!!! :joia: :joia: :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal... Desculpem o incomodo, mas eu já procurei bastante, já usei a ferramenta de busca do forum, porem, acredito que não estou sabendo procurar nem usar a ferramenta de busca. Acredito que já exista esse topico aqui no forum, se eu não me engano ate ja vi mas não estou achando mais, sobre lubrificação de molinetes, indicando onde eu devo usar graxa, oleo, qual tipo de oleo, essas coisas. Se possivel , favor colocar o link aqui.

E o tutorial está excelente. PARABÉNS! :bs-aplauder:

Desde já, agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Hélio, muito obrigado pelo comentário. :ok:

Com relação a suas dúvidas vamos ver se consigo dar uma ajuda.

manutenccedilatildeoAB_zps3e95f5d4.jpg

Acima a imagem que a Shimano utiliza para ilustrar esta questão no manual que acompanha os seus molinetes. Nela podemos observar onde devemos utilizar óleo (oil) e graxa (grease).

Sempre após as minhas pescarias eu os retiro do caniço, inclusive para fazer o transporte entre a praia e a casa. Depois lavo bem em água corrente, mantendo a fricção fechada, para que ela não absorva água. Após a lavagem tento fazer com que saia o máximo da água que ele pode ter retido. Passo um pano bem macio, solto a fricção e coloco uma gota de óleo no guia de linha/rolete (line roller).

Uma coisa que eu não faço é guarda-los dentro de porta molinetes (sacos), sem estarem completamente seco, tanto que desenvolvi este suporte, que eu já mostrei acima, onde eles passam alguns dias se "recuperando".

suporteemdetalhe.jpg

Se tiver mais alguma dúvida é só dar um alô! :ok:

Abçs,

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Isso ajudou MUITOOOO! :jump: Obrigado

Mas ainda tenho duvidas relativas as partes internas, sobre o eixo, pinhão, rolamentos e também aquela região interna onde fica o anti-reverso (não sei o nome daquela parte). Onde, quando e quanto devo aplicar de graxa/oleo.

Mais uma vez, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Imagem geral da prateleira com os fixadores (reel seat) de engate rápido:

suportedescanso.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas Melo, peço desculpas por não ter respondido antes.

A manutenção completa é importante, mas a sua periodicidade vai depender da frequência com que vc utiliza o equipamento. Para os praticantes da PdP, estes cuidados que vc mencionou após cada pescaria são extremamente importantes, tanto quanto a própria manutenão completa. Incluiria uma gotinha de óleo no line roller.

Caso vá fazê-la procure seguir os passos acima, principalmente indo na sequencia e observando cada detalhe para não ter dificuldades na montagem e muito menos cometer algum em erro, que poderá danificá-lo.

Uma boa opção nesta faixa de preço poderia ser o Sumax Atlanta Long Cast.

sumax-152340.jpg

Abçs,

Vladimir, aproveitando que você tocou nesse assunto. Eu estou querendo adquirir um molinete novo e barato e fiquei em dúvida entre esse Sumax, um Okuma Distance Surf 60, um Okuma Distance Carp e um Okuma Distance Carp Dc 60. Como estão todos na mesma faixa de preço e eu não conheço nenhum desses, estou dando preferência a um que seja leve, maçio e resistente. A vara que irei usar é uma Ferrara 420M e pretendo usar linha 0,20mm. E ai? Qual você recomenda?

Compartilhar este post

Link para o post

bela dica

Obrigado Matheus! :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Ei Vladimir não querendo ser chato, mas já sendo, você poderia me ajudar nas minhas duas últimas perguntas?

Compartilhar este post

Link para o post

Ei Vladimir não querendo ser chato, mas já sendo, você poderia me ajudar nas minhas duas últimas perguntas?

Hélio os Okumas são bem parecidos e mais pesados, inclusive acrescentaria na sua relação o Okuma Blue Hawk BH-765. Já o Atlanta Long Cast da Sumax é mais leve e pode ser encontrado com um custo inferior. :ok:

Todos eles irão exigir cuidados pra lá de especiais, já que não são marinizados e tão pouco blindados. Portanto, vc será o grande diferencial para a sua longevidade.

Abçs,

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que isso não tem nada a ver com o assunto principal do topico mas vou perguntar assim mesmo Vladimir como voce fez esse suporte para fixar os molinetes .

Também queria saber... vc tirou esses encaixes de varas velhas?

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que isso não tem nada a ver com o assunto principal do topico mas vou perguntar assim mesmo Vladimir como voce fez esse suporte para fixar os molinetes .

Nas lojas daqui vendem esses engates rápidos avulso

Compartilhar este post

Link para o post

Vinicius são todos usados, três genéricos (Fugiu) e dois Fuji modelo antigo. Estes eu mesmo possuía, mas onde haja um custumizador será fácil conseguí-los. Acho que seria até sacanagem utilizar algum novo, está é a grande sacada, reaproveitar. :ok:

Abçs,

Matheus por aqui estas prateleiras são facilmente encontradas em Home Centers, mas por aí vc talvez só irá encontrar em lojas de acessórios para móveis e casa de ferragens. :ok:

Inclusive utilizando como base a famosa mão francesa de metal, ou até mesmo de madeira. Nas imagens do google vc vai ter a possibilidade de ver uma infinidade de modelos, com certeza elas irão lhe trazer boas ideias. :joia:

Veja nos links abaixo se não conhece alguma com estas características, onde vc possa encontrar o que precisa:

http://guialocal.casasplanejadas.com/Prateleiras_De_Madeira_Para_Parede_Ilheus_Bahia-p1756183-Ilheus_BA.html

http://guialocal.edifique.arq.br/Ferragens_Ilheus_Bahia-r1393708-Ilheus_BA.html

Abçs,

Compartilhar este post

Link para o post

Que tópico explicativo! E útil! Jah aprendi mais uma coisa importante! Obrigado

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens Vladimir...show!

Valeu Kiko! :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Imagem geral da prateleira com os fixadores (reel seat) de engate rápido:

suportedescanso.jpg

Não tinha visto essa postagem , por coincidência uma loja de Santos fez uma modificação há alguns anos e sobrou 30 reel seet de inox com borracha azul , como eles já estavam furados ele me fez um preço baixo .Qualquer hora vou postar minha prateleira com os molinas .

Compartilhar este post

Link para o post

Não tinha visto essa postagem , por coincidência uma loja de Santos fez uma modificação há alguns anos e sobrou 30 reel seet de inox com borracha azul , como eles já estavam furados ele me fez um preço baixo .Qualquer hora vou postar minha prateleira com os molinas .

Lyra, acho que este sistema ficou muito prático e funcional, principalmente após serem lavados depois das pescarias, ou depois de uma manutenção, os equipamentos ficam durante algum tempo em um local arejado. Só guardo os mesmos após alguns dias, tendo certeza que eles estão secos! :ok:

Abçs,

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0