Entre para seguir isso  
Guest Normando

Pesque e Solte

Recommended Posts

Aprenda a manusear e soltar o peixe de maneira a causar o mínimo transtorno.

Baixe e mantenha este material como ferramenta de consulta.

http://www.guismo.com.br/Arquivos/Arquivos/livro_completo_pesque_e_solte.pdf

Excelente post, muito bom ...parabens !!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O site do IBAMA mantinha esse arquivo também. Mas esse site sempre foi uma confusão.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente post Normando ficou legal!!!

Parabens!!!! :bs-aplauder::by::D

Obs!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns Normando pela excelente indicação.

Todos que praticam a pesca esportiva só terão a ganhar lendo este material.

Ah! os peixes também ...

Compartilhar este post

Link para o post

Normando, Excelente Guia...Li e reli, e aprendi, muitas coisas estava fazendo errado...

Depois desse guia...farei a coisa certa...

Parabéns!!!

Abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens pelo post! Excelente! :bs-aplauder::bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pela iniciativa Normando...

Só a título de comentário, eu geralmente pesco em um pesqueiro pequeno da minha cidade.. fica muito próximo a minha casa, e sempre que posso dar uma pescada rápida, vou até ele....

O lago é repleto de pacus, cacharas, matrinxas e outros, mas tem poucos tambaquis... no fim de semana passado, um cidadão que se diz pescador, pegou um... além de retirar da água com o alicate, ainda deixou cair no chão e deu aquela pisada para segurar o peixe... não contente segurou o peixes colocando os dedos nas guelrras para tirar uma foto...ainda bem que deu tempo de avisar o dono do pesqueiro antes de ele soltar na água...acredito que ele tenha aprendido com a pequena multa de R$ 50,00 o quilo... para um pesqueiro que cobra R$ 2,00 por hora, a foto saiu realmente cara...

Na minha opinião, todos pesqueiros deveriam estabelecer esta multa...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

Eu ando meio preocupado! Tenho visto ínumeros relatos de belas capturas. Mas incrível como tem aparecido fotos de peixes expostos nas mais absurdas situações. Peixes literalmente jogados na lama, contido em cima da brita, segurado de maneira inadequada, em cima da mesa e assim vai.

Num ambiente confinado e geralmente com população concentrada, naturalmente o risco de doenças e parasitos é altamente potencializado. O que será então de peixes que sofrem lesões(mesmo pouco visíveis), retirada do muco protetor e escamas. O risco deste exemplar morrer ou ficar penando com lesões ocasionadas por fungos e bactérias(que matam devagarinho numa lenta agonia) é realmente assustador.

Além do que, em se tratando de ambiente confinado, o risco de contaminar todo o lote é bem provavel.

Inclusive estou propenso a sugerir à administração do forum, que este tipo de fotografia passe a sofrer as mesmas restrições com relação a peixe morto. Talvez isto despertasse em nós a atenção para detalhes que inevitavelmente contribuirão para a diminuição do prazer de nosso esporte.

Na minha concepção, este tipo de tratamento que está sendo dispensado aos peixes em pesqueiros, é infinitamente pior do que capturar para comer.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ando meio preocupado! Tenho visto ínumeros relatos de belas capturas. Mas incrível como tem aparecido fotos de peixes expostos nas mais absurdas situações. Peixes literalmente jogados na lama, contido em cima da brita, segurado de maneira inadequada, em cima da mesa e assim vai.

Num ambiente confinado e geralmente com população concentrada, naturalmente o risco de doenças e parasitos é altamente potencializado. O que será então de peixes que sofrem lesões(mesmo pouco visíveis), retirada do muco protetor e escamas. O risco deste exemplar morrer ou ficar penando com lesões ocasionadas por fungos e bactérias(que matam devagarinho numa lenta agonia) é realmente assustador.

Além do que, em se tratando de ambiente confinado, o risco de contaminar todo o lote é bem provavel.

Inclusive estou propenso a sugerir à administração do forum, que este tipo de fotografia passe a sofrer as mesmas restrições com relação a peixe morto. Talvez isto despertasse em nós a atenção para detalhes que inevitavelmente contribuirá para a diminuição do prazer de nosso esporte.

Na minha concepção, este tipo de tratamento que está sendo dispensado aos peixes em pesqueiros, é infinitamente pior do que capturar para comer.

Super Normando, excelente trabalho do Ibama hein! Também concordo e, na verdade, quero fazer um réu confesso, eu mesmo andei tirando fotos com peixes de forma bem irregular. Mas garanto que no meu caso foi por falta de conhecimento mesmo. É certo que o trabalho de educação para a pesca esportiva aqui no Brasil ainda engatinha não é? Muitas vezes o conhecimento é adquirido de forma autodidata. Quem sabe com esse trabalho mais gente possa se corrigir. Meu próximo relato será bem diferente, no tocante às fotos. É um dilema, pois a foto é a prova maior do troféu conseguido. Mas com as dicas desse texto, os erros podem ser evitados. Uma coisa eu já faço, não tiro fotos de todos os peixes, só os maiores, o resto eu nem tiro da água.

Abraços. :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Me chamou a atenção a resistência dos peixes de couro. Segue a passagem do texto:

Dos cacharas capturados, dois engoliram o anzol durante a captura

e tiveram a linha cortada a 5 cm fora da boca. Ao final do estudo, após

decorridos oito meses dessa captura, esses animais foram necropsiados,

sem que se encontrasse anzol ou cicatriz em órgãos internos. Os animais

apresentaram-se aparentemente saudáveis, sem sinais clínicos de

desnutrição ou enfermidade, e com boa conformação de carne, segundo

o padrão da espécie.

:joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Também pra tentar contribuir, sobre a questão dos anzóis, depois de pesquisar aqui no fórum com os colegas mais experientes, comecei a usar o anzol do tipo "circle hook", que tem a ponta virada para dentro. Constatei na prática que na grande maioria dos peixes fisgados, esse anzol se aloja no canto da boca, principalmente nos peixes de couro, evitando assim que eles engulam. Esse anzol é mesmo muito bom.

Abraços e desculpem pelos vários posts, é q preferi separar os assuntos. :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Super Normando, excelente trabalho do Ibama hein! Também concordo e, na verdade, quero fazer um réu confesso, eu mesmo andei tirando fotos com peixes de forma bem irregular. Mas garanto que no meu caso foi por falta de conhecimento mesmo. É certo que o trabalho de educação para a pesca esportiva aqui no Brasil ainda engatinha não é? Muitas vezes o conhecimento é adquirido de forma autodidata. Quem sabe com esse trabalho mais gente possa se corrigir. Meu próximo relato será bem diferente, no tocante às fotos. É um dilema, pois a foto é a prova maior do troféu conseguido. Mas com as dicas desse texto, os erros podem ser evitados. Uma coisa eu já faço, não tiro fotos de todos os peixes, só os maiores, o resto eu nem tiro da água.

:plamas::plamas::plamas::plamas::plamas::plamas::plamas::plamas::plamas:

Então somos 2...

Normando, parabéns pela iniciativa...

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola, bastante instrutivo, desfaz muitos mitos, vejo por exemplo pesacodores profissionais balançando o peixe na água para trás e para frente antes de soltar e jurava que estava certo. Só achei que deveriam ter comparado com um grupo controle de dois indivíduos sem treino algum e comparar os resultados das duas duplas, aí ficaria bem claro o impacto do manuseio errado. seria um estudo duplo cego, uma dupla treinada no pesque-solte e outra não, mas sem saber os objetivos do estudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha muito bom material, adorei rever e aprender varios detalhes importantes Normando valew mesmo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu amigo.

Como estou começando a pescar,essa cartilha foi de muita ajuda. :bs-aplauder::book:

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Normando, são muito úteis esses dois textos. Eu tomei a liberdade de postá-los em outros fóruns que participo, citando a fonte, você. Achei que seria bom fazer essa divulgação, espero que não se importe.

Abraço. :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Muito Bom aprendi muito mesmo legal.....espero conseguir fazer certinho agora pois ainda estou aprendendo. Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

show de bola pescador, obrigado por compartilhar conosco.. :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

Parceiros: www.petsEXPERT.pt