Entre para seguir isso  
André Ribeiro.

Trutas e tilápias na Região Serrana (RJ)

Recommended Posts

PessoALL,

Na semana santa estarei em Friburgo e gostaria de saber se alguém conhece algum local pra pesca de Trutas e/ou Tilápias na região (Friburgo, Mury, Lumiar, Macaé de Cima, Cantagalo, etc).

Procurei bastante, mas as únicas referências que encontrei foram o Parque Cão Sentado (Pesque e Pague com Tilápia) e o Rio Macaé (Truta, mas não é Pesque e Pague). E mesmo assim foram referências antigas (2008/2009). Não levei muita fé no Parque Cão Sentado, me parece coisa pra criança, já no Rio Macaé a coisa muda de figura, mas não achei referências muito precisas dos locais.

Não utilizarei material de Fly, vou de artificiais mesmo, pequenos grubs e plugs. Quem puder ajudar, agradeço.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu não sou daí, mas tem o Arnaldo que participa aqui do fórum de pesque pague que fala do pesqueiro Hodelua, não sei te dizer qual região é, tilápia tem, truta acho que não. Mas tem o link do relato dele e da esposa. Talvez vc queira mandar uma MP pra ele. Olha aí:

pescaria no Hodelua

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

João Pescador Amador,

No município do Rio de Janeiro sem chance, mas no estado tem vários locais frios propícios à Truta (Friburgo, Teresópolis, Penedo).

Lammarr,

O HodeLua é em Guaratiba, vou pra serra (Nova Friburgo).

Compartilhar este post

Link para o post

Truta você encontra com certeza em Penedo, tem até mais de um pesque e pague. Bem caros por sinal. Já ouvi dizer que tem um em Friburgo, mas isso já tem anos e não posso afirmar mais que isso. Se encontrar algum, não deixa de avisar.

No Hode Luã, tilápia é uma praga. Tem um tanque infestado. Particularmente não gosto da pesca da tilápia, não acho brigadora, mas quando puder, vale a visita.

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de muita luta pra tentar descobrir onde pescar na Serra Fluminense, a duras penas consegui juntar algumas sugestões e lugares que pesquisei. Segue a lista pra quem estiver a fim de se aventurar:

Teresópolis

Hotel Fazenda Boa Vida - http://www.hotelboavida.com.br

Cantagalo

Hotal Fazenda Aldeia - http://www.aldeiahotelfazenda.com/index.html

Petrópolis

Pousada 3 Vales - http://www.3vales.com.br/index.html

Macaé de Cima

Rio Macaé - Pousada Amantes da Natureza - http://www.pousadaamantesdanatureza.com/

Duas Barras

Restaurante Portal do Vale - (22) 25344575 - (22) 99112431 - (22) 25341184 / 25341313

Dentre essas, resolvi tentar a sorte no Hotel Fazenda Boa Via e no Rio Macaé, vamos às análises:

Hotel Fazenda Boa Vida (Estrada Teresópolis-Friburgo):

Em contato com o hotel fui informado que o lago abrigava as seguintes espécies: Tilápia, Catfish (imagino que seja o Clarias), Matrinxã, Black-Bass e Carpa. Havia a opção de "Pesque & Pague" e "Pesque e Solte", optei pela segunda. Na chegada, a vista do lago me pareceu muito promissora, lago grande, margeado com muita vegetação e aparentemente pouco explorado, mas não foi nada produtivo. Não ví nenhuma ação de peixe a não ser um minúsculo indivíduo que atacou minha Tiny Torpedo a uns 5 metros de onde eu estava arremessando. Me pareceu um pequeno Bass, mas não conseguí confirmar. Haviam algumas crianças brincando com varas de mão e minhocas pegando pequenas tilápias, foi só o que ví de peixe. Depois de 1:30h sem ações, mesmo variando de local resolví desistir. O hotel tem uns pedalinhos e canoas canadenses para alugar, mas achei por bem ficar em terra firme. Seguem as fotos do local:

100_0590.JPG

100_0611.JPG

100_0604.JPG

100_0591.JPG

100_0589.JPG

100_0585.JPG

100_0583.JPG

No retorno a Friburgo bem perto do Hotel Fazenda Boa Vida passei por um restaurante: "Boi no Espeto", como já passava das 12:00h resolví parar pra almoçar. Bem na frente do restaurante existe um lago com pedalinhos e uns patos, parei para olhar o local e consegui avistar pelo menos umas 3 tilápias de bom tamanho em diferentes partes do lago. Quase perguntei ao administrador se poderia pescar ali, mas acabei desistindo pois nem mesmo almocei lá. As fotos do lago:

IMG_0262.JPG

100_0615.JPG

Rio Macaé:

Conseguí boas informações sobre o local, se bem que um tanto imprecisas. Queria ter ido mais cedo pra lá e com um pouco mais de tempo, mas como não foi possível, parti assim mesmo. O caminho é tortuoso, muito acidentado, com pedras e terreno bastante irregular, são 16 km de estrada de terra estreita e sinuosa, consumi aproximadamente 40 minutos, mas posso garantir que vale muito a pena. Assim que se chega a Macaé de Cima, pode-se avistar o Rio Macaé vai margeando a estrada e proporcionando diversos pontos onde se pode pescar simplesmente parando o carro ao lado do rio. Existem corredeiras e áreas mais fundas (poços) onde com facilidade consegue-se observar as Trutas. Já tinha ouvido falar da fama dessas trutas selvagens e pude confirmar como são astutas e ariscas. Mesmo conseguindo arremessar a isca bem na frente delas é muito difícil capturá-las, em muitas das vezes a isca quase as tocava sem que sequer se mexessem. E quando alguma isca despertava-lhes o interesse logo refugavam. As fotos do local que falam por sí só:

100_0652.JPG

100_0651.JPG

100_0647.JPG

100_0638.JPG

100_0637.JPG

100_0636.JPG

100_0634.JPG

A captura:

Eu tinha a informação de que uma pousada possuia um criatório e que lá poderia pescar trutas, depois de mais de 40 minutos tentando alguma ação no rio, resolvi ir logo para a tal pousada. Lá chegando confirmei que poderia pescar no sistema pesque e solte, mas para a minha surpresa o local de pesca não eram os criadouros e sim o próprio rio que também passa pela pousada. Lá fiquei por uma hora novamente trabalhando os mais diversos tipos e cores de isca sem sucesso (Superfície - Hélice, Meia-Água, Spinners, Colheres, um pequeno SpinnerBait e Grubs). As matreiras trutas não davam bola pra nada, um senhor ao meu lado também ficou bastante tempo por lá sem sucesso (quando saí ele ainda continuou tentando). Mas minha perseverança foi enfim recompensada, troquei pra um grub cor de rosa montando com um jighead preto e trabalhei bem lentamente tateando o fundo quando consegui despertar a atenção de uma truta que estava perto de uma laje de pedra na sombra. Nos dois primeiros ataques ela chegou a abocanhar mas errou o alvo até que na terceira tentativa consegui fisgá-la.

Foi uma vitória pessoal depois de tanto esforço e segundo o administragor da pousada um feito pois durante todo o feriado alguns pescadores de fly haviam tentado bastante sem sucesso. Depois de tirar a foto do meu troféu a devolvi ao rio e acompanhei recompensado seu retorno. As fotos:

Cap_0.JPG

Cap_1.JPG

Cap_2.JPG

Devol_0.JPG

Devol_1.JPG

Continuei tentando mas não consegui capturar mais nenhuma mesmo insistindo nos grubs variando o formato e cor. Recomendações a quem desejar se aventurar pelo Rio Macaé:

1º - Vá com tempo, o caminho de ida e volta consome preciosos minutos.

2º - Segundo o administrador da pousada os melhores horários são de manhã cedo e ao cair da tarde.

3º - Nem pense em outra coisa senão pescar e soltar! Graças a Deus o pensamento dos moradores e freqüentadores do Rio Macaé é de total preservação, existem ações de povoamento do rio com soltura de alevinos e outras ações de consientização.

O Rio Macaé é um lugar maravilhoso, pouco explorado, protegido e que possui trutas ariscas, astutas e brigadoras. Faço um apelo aos que por lá se aventurarem para que o conservem assim, e que ele possa proporcionar ainda por muitos anos as mesmas emoções que pude sentir e outros tantos relatos como o meu.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Lugar muito bonito, André, bem preservado, bela captura, trutas selvagens são bem ariscas, é um desafio.

Vendo essa beleza de natureza,deu vontade de ir atrás das trutas em Gonçalves, MG se é que ainda tem...

Parabéns pela aventura.

Compartilhar este post

Link para o post
Lugar muito bonito, André, bem preservado, bela captura, trutas selvagens são bem ariscas, é um desafio.

Vendo essa beleza de natureza,deu vontade de ir atrás das trutas em Gonçalves, MG se é que ainda tem...

Parabéns pela aventura.

Valeu Helio, em Junho vou pra Bocaina de Minas e já ouvi falar que por lá também tem trutas e um outro peixe tão brigador ou mais, a Pirapitinga do Sul. Vamos ver se tenho sorte em encontrá-las! :smiley-char145:

Compartilhar este post

Link para o post

Belo relato!Mais ainda, as fotos das trutas em habitat natural!joia.gif

Sei o quanto as trutinhas danadinhas são ariscas. Parabeniso-o pela captura inédita entre os corajosos daquela semana.

Marido tem parentes em N.Fibrurgo. Se um dia eu tiver chances, arriscarei; caso tenha coragem de enfrentar o frio local, donde geralmente fujo. Sabe se é permitido o "pesque-solte", ao longo da "Eco Estrada Sana Lumiar N.F" ? Dicas da Pousada ?

Abç

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Ilza,

Não tenho informações sobre a Eco Estrada, mas pelo que sei por todo o Rio Macaé o "pesque-solte" é incentivado.

Vc quer dicas de alguma pousada ou da Pousada Amantes da Natureza?

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Ilza,

Não tenho informações sobre a Eco Estrada, mas pelo que sei por todo o Rio Macaé o "pesque-solte" é incentivado.

Vc quer dicas de alguma pousada ou da Pousada Amantes da Natureza?

Pode ser desta. Mas se tiver de + alguma(s), não vou reclamar...rs.

Mt grata.

Compartilhar este post

Link para o post

As melhores opções são mesmo a Pousada Amantes da Natureza - Link e o Hotel Fazenda São João - Rua Hans Garllipp - Km. 70,5 - Mury - Nova Friburgo Telefones: 22 2542-1304. - Fax: 22 2542-1304. Vc estará quase dentro do rio (rsrsrsrs) o que proporciona mais disponibilidade de tempo.

Dá pra ficar nos hotéis e pousadas em Mury (Garlipp, Bucsky, Mury Garden, etc) a partir deles vc precisará chegar até a entrada do Garlipp e a partir daí encarar 14km de estrada de chão até Macaé de Cima.

Compartilhar este post

Link para o post

ok. O pessoal de friburgo e alguns de fora, que sabem, evitam sequer comentar a existencia das trutas. Alguns infelizes vão e matam TUDO!!! É um peixe relativamente fácial e muito esportivo que não está nas melhores condições, por isso a sua existência por lá está por um fio. Eu e meu amigo de pesca já pegamos trutas de até 1,5kg lá. Mas nos últimos tempos, não vi nada maior que 500 gramas. E, não sei se é impressão minha, mas notei que as trutas estão estressadas.. acho que o clima está aquecendo e piorando a situação das trutas. Não as vejo verdinhas como antes, no horário mais quente ficam inativas e acho que há pouca comida. Não há gammarus, e barrigudinhos só rio abaixo.

Indicação melhor que a Pousada Amantes da Natureza não há! Telefone: (22) 2522-2139. Requer agendamento, falar com Mara(minha mãe emprestada rs). Acesso por estrada de chão, 16km de muita pedra e terra. Referência da estrada é o Hotel Garllipp a beira da rj-116. A paisagem compensa a estrada ^^!!! Vale até para passeio, lua de mel, etc.

Também há a Pousada Vale dos Sonhos (Pezão) que fica no alto da serra Friburgo/Cachoeirras de Macacu. Tel: sei lá. No pezão há um pequeno lago cheio de trutas, pesque e pague apenas. Também há outros lagos médios com manhosos Basses e belas traíras. No restaurante cozinham a sua captura na hora. A truta fica uma delícia rs. 15 reais o quilo da truta. Vantagem de ter acesso por curta rua(800m) pavimentada pelas mãos do próprio dono. E que sai direto da RJ-116 ao lado da patrulha. Também conta com a bela paisagem da serra, dos patos e aves da pousada(pavão, etc), além do pirado do pezão e seus dois filhos hauhauhauhs. Mas eles são muito gente boa!

Agora, fiquei impressionado por vc não ter pego nada no Boa Vida, Teresópolis. Deve ser clima ruim, sei lá. Aquele lugar está infestado de Basses pequenos!!! Tem poucos Basses médios e grandes, além de algumas traíras e muitas tilápias. Dificilmente não se pega algumas dezenas de baby Basses. O local não se compara a serra em beleza, mas é bonito e tem infraestrutura. Pena ser muito exagerado nos preços. E o dono é um tanto grosso, mas engraçado hauhuahauhuhauhs. Fica numa curta estrada de 2km terra legal a partir da estrada(asfalto) Friburgo-Teresópolis. Referencia é o restaurante Línguiça do Padre, a estrada é em frente. Local adequado a família, tem até estrutura pra arvorismo.

Dica: mini plugs para todos e mini spinners para trutas.

* Alguém tem a antiga salmom pra rolo/venda ae?

Compartilhar este post

Link para o post

O que achou de Friburgo/Macaé-de-Cima, André Ribeiro???

Compartilhar este post

Link para o post

ok. O pessoal de friburgo e alguns de fora, que sabem, evitam sequer comentar a existencia das trutas. Alguns infelizes vão e matam TUDO!!! É um peixe relativamente fácial e muito esportivo que não está nas melhores condições, por isso a sua existência por lá está por um fio. Eu e meu amigo de pesca já pegamos trutas de até 1,5kg lá. Mas nos últimos tempos, não vi nada maior que 500 gramas. E, não sei se é impressão minha, mas notei que as trutas estão estressadas.. acho que o clima está aquecendo e piorando a situação das trutas. Não as vejo verdinhas como antes, no horário mais quente ficam inativas e acho que há pouca comida. Não há gammarus, e barrigudinhos só rio abaixo. Indicação melhor que a Pousada Amantes da Natureza não há! Telefone: (22) 2522-2139. Requer agendamento, falar com Mara(minha mãe emprestada rs). Acesso por estrada de chão, 16km de muita pedra e terra. Referência da estrada é o Hotel Garllipp a beira da rj-116. A paisagem compensa a estrada ^^!!! Vale até para passeio, lua de mel, etc. Também há a Pousada Vale dos Sonhos (Pezão) que fica no alto da serra Friburgo/Cachoeirras de Macacu. Tel: sei lá. No pezão há um pequeno lago cheio de trutas, pesque e pague apenas. Também há outros lagos médios com manhosos Basses e belas traíras. No restaurante cozinham a sua captura na hora. A truta fica uma delícia rs. 15 reais o quilo da truta. Vantagem de ter acesso por curta rua(800m) pavimentada pelas mãos do próprio dono. E que sai direto da RJ-116 ao lado da patrulha. Também conta com a bela paisagem da serra, dos patos e aves da pousada(pavão, etc), além do pirado do pezão e seus dois filhos hauhauhauhs. Mas eles são muito gente boa! Agora, fiquei impressionado por vc não ter pego nada no Boa Vida, Teresópolis. Deve ser clima ruim, sei lá. Aquele lugar está infestado de Basses pequenos!!! Tem poucos Basses médios e grandes, além de algumas traíras e muitas tilápias. Dificilmente não se pega algumas dezenas de baby Basses. O local não se compara a serra em beleza, mas é bonito e tem infraestrutura. Pena ser muito exagerado nos preços. E o dono é um tanto grosso, mas engraçado hauhuahauhuhauhs. Fica numa curta estrada de 2km terra legal a partir da estrada(asfalto) Friburgo-Teresópolis. Referencia é o restaurante Línguiça do Padre, a estrada é em frente. Local adequado a família, tem até estrutura pra arvorismo.Dica: mini plugs para todos e mini spinners para trutas.* Alguém tem a antiga salmom pra rolo/venda ae?

O que achou de Friburgo/Macaé-de-Cima, André Ribeiro???

Wilson, achei simplesmente maravilhoso. Lamento só ter descoberto esse lugar agora, pois adoro pescar e tenho casa em Friburgo desde 1979. O único inconveniente em Macaé de Cima é a estrada que está muito ruim, e é distante, como tenho casa em Friburgo gasto um bom tempo (aproximadamente 45 min) pra chegar e pra voltar daí não aproveito os melhores horários (pela manhã bem cedo e ao final da tarde), hospedado lá deve ser muito melhor, de resto é maravilhoso. Achei as trutas muito espertas e refugam muito, mas não tenho referência anterior pra comparar. É uma pena que ainda existam pescadores com esse pensamento de matar os peixes e acabar com os rios, será que não pensam no próprio futuro?

No Boa Vida realmente foi ruim, o local parecia bom, mas também tinha gente nadando no lago, pedalinho, crianças "pescando" com minhoca pra todo lado. Talvez eu tente outra vez fora de temporada (férias/feriado), pois estive lá na semana santa e o hotel estava cheio.

Essa Pousada Vale dos Sonhos não conhecia a localização, apesar de já ter ouvido falar, me parece uma ótima opção, pena que não tem Pesque & Solte. Valeu pela dica!

Ontem estive em Lumiar, fui até o encontro dos rios, lugar maravilhoso, muito bonito. Onde estive não ví peixe, mas também não procurei minuciosamente. Sabe se naquela região (Lumiar/São Pedro da Serra) há locais/rios pra tentar alguma coisa?

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

nao sei se o topico ainda esta ativo e nao tenho acento nesse computador, desculpe qualquer coisa.

Sao Pedro/Lumiar eu nao conheco bem. alias, nao conheco nenhum local que de para boa pescaria, mas vai que tem rs. geralmente as trutas habitam a parte mais fria do rio macae, a parte de cima. mas um colega ja me relatou ter pego truta no encontro dos rios. mas e coisa rara. Eu tambem ja fui la, e lindo, mas nao vi peixe, so local de divercao/banho/passeio. sei que, rio abaixo, ha robalos, mas ja seria outra localidade.

Talvez vc use iscas muito grandes. Reduza o tamanho. Iscas de 1 a 3cm. Tive uma ugly duckling 2(2,5cm), o isca boa(!). A perdi, mas to procurando pra comprar. Sei que superficie e legal, mas tambem tem que ir na meia agua la no Bass. a agua tava barrenta? eh, nao fui la depois das chuvas de janeiro, nao sei como esta. mas um colega foi e pegou. Cuidado com o horario, quando e verao, e comum peixes ficarem inativos nas horas mais quentes e, quando inverno, alguns peixes so ficam ativos nas horas mais quentes. Ja no caso das trutas parece que quanto mais frio melhor hehe.

Uma coisa e certa, embora em locais com muito muito peixe seja muito facil pegar algum. Nao pegar nenhum nao significa que nao haja peixes. Muitas coisas influem: tecnica, equipamento, clima, etc. Observe quem ja teve exito, o local e insista mais um pouco rs. Pra animar, vale lembrar que esse meu colega foi na boa vida depois das chuvas malucas e pegou um bom Bass. E que tiraram algumas cercas em macae-de-cima.

Compartilhar este post

Link para o post

Wilson,

Usei iscas de todo tamanho, algumas tão pequenas e leves que mesmo com equipamento ultra light foi difícil arremessar. Mas já providenciei uma vara mais longa e uma bóia de arremesso, da próxima vez vou armado até os dentes!!! :smiley-violent069:

Em Sâo Pedro/Lumiar pelo menos deve rolar um Lambaris, estive no encontro dos rios mas fui só pra passear, agora que já sei o "caminho das pedras" da próxima vez levo o material.

Pretendo voltar no Boa Vida, mas vou em um final de semana que não seja feriado. Tinha muita gente no lago fazendo estardalhaço, até gente nadando tinha. Vamos combinar que assim não há peixe por mais cara de pau ou faminto que resita!

Valeu pelas dicas.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Pow legal o Fórum, e de cara me deparei com a galera visitando minha cidade. as trutas melhor coisa e minhoca, e em lumiar, na serramar existem pontos com muito lambari, bem graudos, pego na massinha ou miolo de pao. já as trutas estão muito escassas mesmos, a uns 10 anos atars eu decia o rio pescando, andava kilometros dentro dagua, rio a baixo e tinha muita coisa, nos deparavamos com cada piscina cheia hoje em dia nem vou mais, pois ficou muito dificilachar em quantidade, a não ser em criadouros.

Compartilhar este post

Link para o post

tenho pescado em silva jardim, em jurtunaiba, por sinal maravilhoso lugar. muito tucanare, trairas, robalos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso