Entre para seguir isso  
wanderleyadv

Motores para Catamarã Thop Cat 180

Recommended Posts

Caros amigos, sou novo no fórum e gostaria antes de mais nada de parabenizar o administrador pela idéia, pois é ótimo! Tenho a intenção no momento, de trocar idéias com os amigos participantes sobre a motorização para o catamarã Thop Cat 180.

Li todos os tópicos do fórum sobre este modelo de catamarã e ainda tenho dúvidas, que talvez possam ser sanadas. Se trata da motorização do Thop 180. Aqui no fórum amigos já disseram de suas experiências e como equiparam seus barcos, mas há um detalhe: Os Thop 180 possuem 2 versões. Uma fabricada de 2006 a 2008 e outra de 2009 até a venda para a Vom Wasser, acho que ocorreu em 2009 mesmo.

O modelo que eu comprei é fabricado em 2009, cujo casco já é planante segundo me informou o ex-fabricante. O modelo anterior era semi planante. As “bananas” são 15 cm mais altas no modelo mais novo e há uma diferença no ângulo “V”. Não naveguei ainda com o catamarã porque estou buscando os motores, aliás, tentando uma parelha usada. A motorização recomendada é 60 a 90 HP e eu não sei o peso certo do casco. Mas ai vem a dúvida:

No site da BRP coletei os testes de motores e o rendimento em 9 cascos diversos, dois catamarãs. Como são cascos diferentes, fiz uma média aritmética e obtive os seguintes resultados, considerando a média de peso dos cascos e os resultados de motores ETEC:

60HP - 13.39mph a 3500 rpm - consumo 7.58l/h e a 5500 rpm, o consumo vai a 17.13l/h peso 530kg

75HP – 14.33mph a 3000 rpm – consumo 11.19 l/h e a 5000 rpm, o consumo vai 25.76l/h peso 742.5kg

90HP – 16.44mph a 3000 rpm – consumo 11.16 l/h e a 5000 rpm, o consumo vai a 27.65 l/h peso 863 kg

O peso é a media dos pesos dos cascos. No 60 HP, considerei 3.5 mil e 5 mil RPM, contra 3mil e 5 mil dos motores de 75 e 90 HP, porque a curva de torque é outra entre os motores.

Bem, preciso de dois motores. Então, considerando:

a) que talvez um motor ajude o outro;

b) que talvez um motor mais forte seja melhor, porque em tese trabalharia com menos giro e assim, mais força em menor rotação, logo menor consumo;

c) mas considerando também que provavelmente, tendo disponível “mais motor” eu acabe andando mais rápido e assim gastando mais.

A questão é, pela experiência dos amigos, será que seria coerente dizer que, usando motores de 60HP, o barco teria um bom rendimento e por mais que eu acelere não gastaria tanto quanto o 75 ou 90? Afinal tem um limite de gasto o motor menor. Ou será que minha tabela e minha lógica estão totalmente furadas?

O bom seria testar com cada parelha, lógico mas aí é difícil!!! Peço que me desculpem o post longo e que comentem, e se alguém tiver o mesmo casco, conte sua experiência por favor.

Abs

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carlos, bem vindo ao Pescaki.

Vou te dar um exemplo prático que ocorria comigo. temos uma casa em um rio que pra chegar nela gasta-se 25 minutos com um motor 25 hps.

Fizemos uma reforma e ficou um barco pro pessoal com um motor 6 hps. Resolveram ir pro porto com este barco, ele gastou quase 20 lts de gasolina, poi o 6 não conseguia empurrar direito o peso dos pedreiros (3), coisa que o 25 faz mais rápido e gastando muito menos, em torno de 8 10 lts, pois vai carregado.

Assim, pouco motor nem sempre representa economia não, se vc tiver que andar com os motores no "talo", além de beberem, vão ter sua vida útil diminuída.

Em nautica ainda existe a questão do peso, que se for muito a bordo a motorização pequena vai sofrer.

Eu te recomendo a motorização máxima.

Se vc afundar os manetes, vai andar e gastar, mas se vc tem medo de não se policiar, e andar acelerado o tempo inteiro, põe um tanque maior e boa.

O barco tem que ter SOBRA de motor.

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos,

eu tive uma Thop Cat 180 ano 2006, tinha parelha de 60 hps Yamaha 4 tempos injeção, quanto a velocidade, não era grande coisa, mas os 60 são bem economicos, eu hoje colocaria 2X60 Etec, são mais leves e possuem diametro de helice maiores, aumentando o lift melhorando o planeio e a vel. final.

Acho que colocar os 75 ETEC ira aumentar o peso na popa do barco, que já fica muito baixa, no seu caso os cascos ão mais altos na somente na proa. pois os espelhos de popa possuem a mesma altura do antigo.

Veja no site da Von Wasser tem uma thop usada a venda com dois de 75 HP, achei muito exageraso os motores, alem do mais o 75 e o 90 tem o mesmo bloco e peso muito parecido.

Abraço

Roberto

Compartilhar este post

Link para o post

eu colocaria dois 90HP, melhor sobrar motor do que faltar

Compartilhar este post

Link para o post
Em 12/09/2011 at 14:31, Cap. Tuba disse:

eu colocaria dois 90HP, melhor sobrar motor do que faltar

Boa tarde galera! Estou reformando um catamarã Thop Cat 180 e gostaria de saber qual a rabeta que se usa, curta(20") ou longa (25"). Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
16 horas atrás, Joaquim Thieles Nunes disse:

Boa tarde galera! Estou reformando um catamarã Thop Cat 180 e gostaria de saber qual a rabeta que se usa, curta(20") ou longa (25"). Obrigado

deve ser de 20"
mas é melhor vc medir o espelho de popa

Compartilhar este post

Link para o post