Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Leo Escrivani

Pesca do Piau tres pintas

87 posts neste tópico

Com certeza a cevadeira funciona muito bem. Meu pai fazia muito antigamente e pegava muitos piaus grandes.Hoje em dia tem muitos pescadores o dia inteiro na beira do rio e se fazer a cevadeira, vai acabar fazendo para os desocupados pescarem.

Os caras no qual me referi inicialmente, fincam um pau na margem do rio assim que eles chegam, ainda não conseguir identificar se eles colocam algo para atrais os peixes no momento da pesca. Com certeza eles não colocam cevadeira dias antes, pois esses caras são de outra cidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza a cevadeira funciona muito bem. Meu pai fazia muito antigamente e pegava muitos piaus grandes.Hoje em dia tem muitos pescadores o dia inteiro na beira do rio e se fazer a cevadeira, vai acabar fazendo para os desocupados pescarem.

Os caras no qual me referi inicialmente, fincam um pau na margem do rio assim que eles chegam, ainda não conseguir identificar se eles colocam algo para atrais os peixes no momento da pesca. Com certeza eles não colocam cevadeira dias antes, pois esses caras são de outra cidade.

O pau é para amarrar a ceva. Eles devem ter um conhecido ou amigo do lugar, esta pessoa é que prepara a ceva uns tres dias antes da pescaria.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui no vale do rio doce temos o piau vermelho que é conhecido por este nome. Temos também o piau tres pintas que nunca vi aqui maior do que meio quilo. Na bacia do São Francisco, nunca vi o piau vermelho, tem o branco e o piau tres pintas. Também no velho chico nunca vi piau tres pintas acima de quilo, pescamos eles de varinha de mão para servirem de iscas, são ótimos para dourados, piranhas e peixes de couro. Uso ceva com espigas de milho, não gosto de cabeça de boi ou ceva com vísceras(pelo menos no São Francisco atrai todos os cágados da região, rsrsrs..). Mas piaus costumam ter muitos nomes regionais, pode ser que a espécie citada não seja o que conheço como piau três pintas. De qualquer maneira, o meu record de piau é um de cinco quilos capturado no São Francisco na região de Ibotirama- Ba, e olhe que a turma ainda não conseguiu quebrar este record. Este piau aqui pesou 2,0 Kg, imaginem um de 4,0 kg! Por isso ainda continuo duvidando!

gust2.jpg

Grande Normando

Lembrei agora , aqui tb tem o piau 3 pintas , estes são realmente pequenos e a pintas deles são bem marcadas , fortes bem delimitadas , e os piaus vermelhos daqui tem só a sombra das pintas e chegam a um peso maior , o meu record em piaus aqui foi um vermelho de 2kg eu estava pecando de barranco com minha namorada hoje minha esposa , qdo bateu o bichão pedí a ela para segurar a vara um pouco pq eu ía pegar o puça para poder embarcar o bichão e daí ela quase soltou a vara pensando que ERA UM MONSTRO que estava na linha , imagina este seu record , mas já ví aqui um amigo que pegou um de 3kg do vermelho , já o piau branco já saiu aqui de até 3,5kg , mas o normal aqui tanto do branco qto do vermelho é em torno de 800g a 1,2kg .

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui no vale do rio doce temos o piau vermelho que é conhecido por este nome. Temos também o piau tres pintas que nunca vi aqui maior do que meio quilo. Na bacia do São Francisco, nunca vi o piau vermelho, tem o branco e o piau tres pintas. Também no velho chico nunca vi piau tres pintas acima de quilo, pescamos eles de varinha de mão para servirem de iscas, são ótimos para dourados, piranhas e peixes de couro. Uso ceva com espigas de milho, não gosto de cabeça de boi ou ceva com vísceras(pelo menos no São Francisco atrai todos os cágados da região, rsrsrs..). Mas piaus costumam ter muitos nomes regionais, pode ser que a espécie citada não seja o que conheço como piau três pintas. De qualquer maneira, o meu record de piau é um de cinco quilos capturado no São Francisco na região de Ibotirama- Ba, e olhe que a turma ainda não conseguiu quebrar este record. Este piau aqui pesou 2,0 Kg, imaginem um de 4,0 kg! Por isso ainda continuo duvidando!

gust2.jpg

Normando este peixe que voce chama de piau branco, se for o da foto, é piapara !!

Compartilhar este post

Link para o post

Normando este peixe que voce chama de piau branco, se for o da foto, é piapara !!

Marcelo, taí uma confusão. Este piau sempre existiu na bacia do São Francisco, pesco ele desde criança(inclusive esta foto, fizemos no fundo de nossa propriedade onde nasci e cresci). Já vi uma discussão em outro forum exatamente a respeito disso, um teimando que é piau e outro que é piapara (embora sejam da mesma família). A literatura que consegui, relata ser a piapara originária de outra bacia hidrográfica(Paraná/paraguai). Mesmo com o peixamento que tem ocorrido periodicamente depois da construção de Tres Marias, onde é comum a introdução de espécies nativas de outras bacias, este peixe é conhecido ali como piau(mesmo antes da construção da represa(inicio dos anos 60). Se for piapara, pode ter certeza, todo ribeirinho da bacia do SF apelidou ela de piau.

Abraços.

Veja isto, até em revista especializada....

http://revistapescae...&pagina=&f=3959

Mais

http://www.setedias....mauro&Codigo=74

http://carvalhoturis...200f098312e1584

Aqui tem uma matéria a respeito, parece que a diferença é questão de detalhes

http://www.infoaqua.net/pt/leporinus-elongatus/

Compartilhar este post

Link para o post

O piau branco que conheço é igual esse do Normando mais sem as nadadeiras amareladas

Compartilhar este post

Link para o post

O piau branco que conheço é igual esse do Normando mais sem as nadadeiras amareladas

Este nomes regionais são bastante complicados, viu! Lá em minha região(Pompéu MG) lambari prá nós é piaba, curimba é comatá, pacumã é pacamã, surubim é moleque. Agora incrível é na Bahia( São Francisco) os ribeirinhos apelidaram o caranha de tambaqui e chamam no feminino(mooço! as tambaqui sumiram!) Tentamos argumentar....desistimos!

Compartilhar este post

Link para o post

Este nomes regionais são bastante complicados, viu! Lá em minha região(Pompéu MG) lambari prá nós é piaba, curimba é comatá, pacumã é pacamã, surubim é moleque. Agora incrível é na Bahia( São Francisco) os ribeirinhos apelidaram o caranha de tambaqui e chamam no feminino(mooço! as tambaqui sumiram!) Tentamos argumentar....desistimos!

Normando

Por aqui a nomenclatura é bem parecida com a sua daí , aqui o piau branco que chamamos aqui é igual a este seu , só que as barbatanas são cinzas como o relato do Keiter Oliveira , o lambarí em São Paulo é piaba aqui , o curimba aqui é crumatã ou curumatã e por incrível que pareça em Cardoso Moreira-RJ o pessoal de lá chama o curimba ( = crumatã = curumatã = corimbatá = chingó ) de carpa , pode uma coisa destas , trabalho lá ha 18 anos lá e não tem jeito de mudar o nome do curimba que eles chamam de carpa , não tem jeito , desistí e olha que Cardoso Moreira é distante de Campos -RJ apenas 50km .

Compartilhar este post

Link para o post

Olha que legal, ceva com cabeça de boi.

Primeira vez que vejo isto, deve funcionar mesmo! que idéia bacana.

eee..este fórum é bom demais, lendo e aprendendo.

Compartilhar este post

Link para o post

.

Compartilhar este post

Link para o post

Igual esse sim :joia: :joia: :joia: :joia: :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos,

Na minha cidade natal no interior de Minas, tem um rio que tem piaus de três pintas. Geralmente o pessoal pega eles com lesma, milho, massas, queijo... Só que pegam um, dois, três no máximo ficando o dia todo pescando e quando pegam,em média 2 a 4kg.

Tem uns carinha da cidade vizinha que vão pescar com um varão de bambu, linha muito fina e anzol pequeno. Esses caras entram um pouco na água, jogam o anzol e tiram um piau atrás do outro, igual pesca de lambari. Chegam a pegar 15 a 20 facilmente.

Alguem conhece esse tipo de pescaria? Sabem a isca?

Já me disseram que usam hormônio. Mas ninguem tem certeza.

Porque eles pegam muitos peixes e o restante dos pescadores não pegam?

Obs: Assim que o peixe sai da água, tem um cara que limpa logo e coloca no gelo.

Eles param de pescar quando alguem se aproxima.

Mistério...

Caro amigo

Ja pesquei em Presidente Epitácio , com milho azedo e soja azeda...é batata............como faz pra deixar ezedo não tenho nem idéia , mais da certo !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Caro amigo

Ja pesquei em Presidente Epitácio , com milho azedo e soja azeda...é batata............como faz pra deixar ezedo não tenho nem idéia , mais da certo !!!

Para deixar azedo é só colocar a quantidade de milho que vc quer dentro de uma lata ou recipente plástico , colocar água e deixar por uns 2 a 3 dias , ele azeda ou seja ele fica azedo e macio no ponto para iscar no anzol , caso fique ainda duro , primeiro vc da uma cozida nele e deixa ele na própria água de cozimento e deixa por 2 a 3 dias ele ficarpá azedo e macio .

Compartilhar este post

Link para o post

Iguais a este?

SAM_0104.jpg

É Normando , este aí é aqui chamamos de piau branco .

Compartilhar este post

Link para o post

...É !! O assunto é polêmico mesmo, e me parece que mesmo o piau com as nadadeiras amarelas é diferente da piapara !!!

é tudo piau ! Pronto !!

Compartilhar este post

Link para o post

Iguais a este?

SAM_0104.jpg

Boa noite Amigo Normando!!! Só por curiosidade:Esse peixe da foto tambem tem em sua região? Parecem o mesmo peixe, só que com as nadadeiras diferentes.Se tiver como ele é chamado ai.

Compartilhar este post

Link para o post

aki eu pescava piau branco com camarão sapateiro pequeno sem cabeça, era infalivel !!!!!!!!!!! Batia sempre no mesmo lugar, e nunca foi feito uma ceva ali.outra coisa interessante é que nesse lugar eu nunca vi um piau com menos de 800gr, sendo que o maior que eu ví foi um de 1.300kg que por sorte foi eu mesmo que peguei :comemorando: :comemorando: :comemorando: Nem os pescadores antigos do local viram piaus muito maiores que esse pego por mim :comemorando: :comemorando: :comemorando: :comemorando:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Amigo Normando!!! Só por curiosidade:Esse peixe da foto tambem tem em sua região? Parecem o mesmo peixe, só que com as nadadeiras diferentes.Se tiver como ele é chamado ai.

Sim! São todos da bacia do São Francisco. O de cima(barbatana amarela) foi capturado no Rio Pará(afluente do S.Francisco), próximo à sua foz. O outro, no São Francisco, porém no oeste baiano(Ibotirama). No São francisco já capturei quatro espécies, o três pintas(branco com tres pintas bem destacadas, os dois das fotos e uma espécie de pequeno porte que só vi até hoje no trecho baiano do São Francisco. Os ribeirinhos chamam ele de Jason, parece um timburé mas observe que ele é um pouco mais largo. Veja.

PQAAAJ7ORr-2LJrEVUDicHmhEFTCMjO_Ed1QMyTQAd8SKhuhR-YSfBte32byb1S-qdqJrSpAUj_adwOdu0I6OdEbp1oAm1T1UCfVkDsHUtBjO-yuqvWplBrMFJVD.jpg

hehehe....tomei esta foto emprestada no orkut do amigo Sandro.

biggrin.gifbiggrin.gif

Essa familia ébem grandinha heim!!!!!! :D :D :D :D

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas considerações.

Nestes locais citados pelo amigo criador do tópico, vive saindo gente até daqui para ir para aquelas bandas pescar piau, tem muito do branco e grande, mas tem gente lá que prepara a ceva pra eles, aposto que o pessoal citado tem uma bela ceva feita dias antes por alguém é pra isso que serve a madeira.

A cabeça de boi por aqui é o que há, no rio pardo dá uns belos piaus, keiter também já fisguei um três pintas por aqui de 1,3 kg em uma ceva que fiz com mandioca e fisguei ele com toicinho de porco curtido no leite, em uma varinha de 8 libras que achei que ele fosse quebrar ela toda...

Este camarão que o Keiter citou por aqui sempre rende bons exemplares, ótima isca, uso muito também banha de carne seca e abacate..

Agora Normando um piau na correnteza tem seu lugar não é? Eta bicho bruto.....

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui na bacia do Doce o pessoal usa lacraia, milho cozido, milho verde ou curtido no leite, abacate, lesma e tanajura curtida no álcool. No São Francisco usamos minhocussú em pedaços, coração, milho. Para pescar com vara de mão, minhoquinhas e coração. Engraçado é que já tentei lacraia no São Francisco e não tive nenhum resultado.

Bem, estas são as "iscas" genéricas, existem alguns pescadores que se especializaram na pesca do piau e usam diversas outros tipos de iscas, algumas bem exóticas.

As cevas, quando uso, eu faço basicamente com espigas de milho seco. Cabeça de boi é bastante usado também por alguns pescadores daqui.

Pois é Cristhian, piau numa água mais esperta é "bãodimais sô". Este aqui é nosso melhor "point" lá em casa.

A propósito, como é este negócio de toucinho curtido no leite? biggrin.gifbiggrin.gif

Lugarzinho show hein Normando? Deve ser muito ruim colocar uma cadeira aí e ficar pescando uns piaus do tamanho deste da foto. :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

O toucinho, compro ele crú e fresco de preferência, corto a parte branquinha em pequenos pedaços de acordo com os anzóis que vou usar e coloco em um pote de vidro (como o de maionese), cubro com leite e fecho por mais ou menos uma semana.. Fica bem firme e fedorento demais, por aqui pelo menos os piaus ficam doidos com o cheiro forte e a isca é bem dificil de sair do anzól.. Agora tem dois pontos negativos: suja a mão (nada que lavar não resolva) e é difícil de retirar os restos do anzol na hora de trocar a isca.. Mas considero muito bom a relação custo benefício.

Tinha me esquecido de citar a lesma, muito boa..

Compartilhar este post

Link para o post

Lugarzinho show hein Normando? Deve ser muito ruim colocar uma cadeira aí e ficar pescando uns piaus do tamanho deste da foto. :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

O toucinho, compro ele crú e fresco de preferência, corto a parte branquinha em pequenos pedaços de acordo com os anzóis que vou usar e coloco em um pote de vidro (como o de maionese), cubro com leite e fecho por mais ou menos uma semana.. Fica bem firme e fedorento demais, por aqui pelo menos os piaus ficam doidos com o cheiro forte e a isca é bem dificil de sair do anzól.. Agora tem dois pontos negativos: suja a mão (nada que lavar não resolva) e é difícil de retirar os restos do anzol na hora de trocar a isca.. Mas considero muito bom a relação custo benefício.

Tinha me esquecido de citar a lesma, muito boa..

hehehe....Já usei muito toucinho fresco prá pescar traíras, deste jeito nunca tinha usado. Pode deixar que na próxima pescaria vou testar, o resultado eu coloco aqui prá você.

Valeu amigo, muito obrigado!joia.gifjoia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe....Já usei muito toucinho fresco prá pescar traíras, deste jeito nunca tinha usado. Pode deixar que na próxima pescaria vou testar, o resultado eu coloco aqui prá você.

Valeu amigo, muito obrigado!joia.gifjoia.gif

Vou aguardar as fotos... realmente chei o lugar fantástico... :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0