Entre para seguir isso  
Tuã Torres

1° Empescaiaque cpcrj - versão Natal – Lagoa de Extremóz.

Recommended Posts

Arrumada a tralha de véspera e kayake em cima do carro, saí de casa as 04:30 h da madruga, peguei estrada para Lagoa de Extremóz, pertencente ao município de mesmo nome, vizinho a Natal.

Cheguei ao local (balneário público da lagoa) às 05:00 h e tratei logo de preparar o Bochinho.

Kayake pronto, comecei a remar as 05:30 h, rumo ao primeiro ponto de pesca (local que a anos atrás eu fazia muitas capturas de Tucunaré amarelo de 500 gr à 1,5 kg). Este local vai desde quase o fundo menor da Lagoa até onde é feita a captação de água da CAERN (Empresa de captação de água do RN, responsável por 70% do abastecimento da zona norte de Natal), também próximo da AMBEV . Ao chegar (06:00 h), logo de cara me deparei com uma cena que me entristeceu.

Confirmei a constatação do fenômeno do turvamento das águas da Lagoa, provocada pela entrada de dejetos oriundos das muitas residências no entorno da lagoa, provocando o crescimento descontrolado da vegetação do fundo (algas). Locais onde a profundidade era em torno de 2 a 4 metros e só haviam lótus, hoje só tem ‘pasta’ com lamina d’água de uns 20 cm. Todo o fundo foi tomado por uma alga verde e marrom, mas mesmo assim tive muitas ações de Traíras na superfície com iscas Stick e Popper. Peguei sete (7) traíras médias (+ ou - 30 cm) e perdi nove (8 ou 9), todas na superfície pois não podia utilizar iscas de meia água devido ao problema citado. Neste local não tive nenhuma ação de Tucunaré, visualizei apenas pequeninos (com uns 10 à 15 cm) seguindo a isca.

Já as 09:30 h, rumei para o segundo melhor ponto de Tucunarés, local do meu maior na Lagoa, que pesou 1,5 kg. Este local fica próximo ao joelho da Lagoa, onde há o canal (represado por manilhas) e muitas casas luxuosas com seus piers particulares (outro problema da lagoa, excesso de veículos náuticos motorizados devido a expansão habitacional no entorno da lagoa) e foi próximo a esses piers que finalmente encontrei os Tucas. O primeiro foi o maior, com quase 1 kg. Infelizmente não registrei devido à empolgação de pegar um tucá depois de anos, mas o segundo, embora menor, eu tirei foto para registrar. Depois tive mais duas capturas nesse local e as 11,00 h decidi retornar ao balneário e encerrar minha empreitada, pois o vento já castigava e as marolas já estavam molhando tudo (Ôh terra prá ventar).

Ao chegar já era 12:00 h, mais de seis (6) horas ininterruptas de remadas e pinchadas alternadamente.

Uma pescaria que classifico como boa, só fiquei triste por não ter nenhum amigo pescaiaqueiro para compartilhar esse encontro e dividir uma gela mas essa eu tomei, SOZINHO mas tomei.

Com a satisfação do desejo cumprido, VAMOS AS FÓTIAS HÉHEHHEHEEEEE.

Ruínas da Igreja de São Miguel (reza a lenda que os jesuítas Portugueses enterraram ouro nas paredes e no chão da igreja quando os invasores Holandeses chegaram e os próprios destruíram-na atrás deste tesouro que até hoje não fora encontrado).

RuinadaigrejaExtremz.jpg

Sites com a localização e história.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Extremoz

http://wikimapia.org/#lat=-5.7745012&lon=-35.2874422&z=15&l=9&m=m

http://tribunadonorte.com.br/noticia/e-o-ouro-de-extremoz-se-foi/180722

Amanhecer na Lagoa.

amanheceremextremz.jpg

Pronto para minha aventura, EMPESCAIAQUE do Clube CPCRJ – Versão Natal. :joia:

eueamaquina.jpg

Chegada no 1º ponto, triste constatação. :triste:

PesqueiroTriste.jpg

Cadê o Perqueiro? Local modificado. :blink:

Pontodepesca.jpg

Mesmo assim, muitas TARARIRA :plus: :plus: :plus: :plus: :plus: :plus: :plus:

1tararira.jpg

Todo o local cheio de pasta. :4:

PesqueiroTriste2.jpg

Rumando para o 2º ponto.

RumandoprosTucas.jpg

Enfim os Tucas. :plus: :plus: :plus: :plus:

2Tuca.jpg

Háaaaaaaaa............acabo :triste: , espero que tenham gostado. :ok:

eucheguei.jpg

Essa foi a área percorrida. :caiaque_com_remo:

Extremozparte2b.jpg

Saldo da Pescaria: 7 Traíras capturadas, 1 confiscada e 6 liberadas. 4 Tucunarés capturados, 1 confiscado e 3 soltos.

PS: Preciso de um Sonar (Base e instalação). Preciso de haste para Camera.

Só não tirei foto de mais peixe porque, ou tirava foto ou pescava........eu tava sozinho........ :drunk:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse e meu amigo Tuã,parabens e sempre bom pescaiacar :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo relato Tuã! :D :D

Parabéns! :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Abraçoo

Compartilhar este post

Link para o post

Belo relato. Parabéns pela aventura e pelos peixes.

:bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post