Entre para seguir isso  
Mauricio Sass.

Farpas nas garatéias e anzóis - tópicos reunidos sobre o assunto!

130 votos

1. 1.

• Amasso de todos os anzóis e garatéias
      47
    • Não amasso as farpas
      24
    • Amasso apenas dos anzóis e garatéias dos chicotes
      0
    • Amasso apenas dos anzóis e garatéias das iscas artificiais
      7
    • As vezes amasso, as vezes não
      32

Recommended Posts

Não entendi... Boca de Matrinxã não pode arrebentar, mas das Traíras pode?

Poder nao pode mas algumas pescarias exigem farpas ou o peixe pula e vc perde.

To mt errado falando isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na pesca de \GTs e atuns aonde os poppers são grandes, garateias são enormes e os pontos de pesca são longe de qualquer tipo de socorro medico eu tenho usado garateias sem farpas e nao me lembro de ter perdido nenhum peixe por causa disso

Compartilhar este post

Link para o post

Galera,

eu estou amassando TODAS as farpas das minhas garatéias.

Tópico Show !

Tenho uma experiência muito chata com essas farpas... melhor não ter elas por perto.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho o costume de amassar as farpas. Pesco desde criança usando anzóis com farpas e já levei algumas pequenas espetadas, naturalmente, mas por sorte ou reflexo nunca aconteceu de a farpa entrar na minha pele (ainda bem). Costumo pescar Tambacus e eles são bem fortes, resistentes, creio que se recuperam da fisgada em pouco tempo, sem problemas. Mas acho interessante a idéia de se utilizar anzóis sem farpas, tanto para nossa própria segurança quanto para a melhor recuperação dos peixes, além de que estimula o aperfeiçoamento do pescador e dá mais chances ao peixe, aumentando a esportividade. Vou começar a amassar as farpas de alguns anzóis e verificar os resultados. Ótimo assunto para uma votação!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde, sou novo no fórum, mas já pesco a algum tempo...

Uma técnica fácil que uso, é prender um lado de cada vez na morsa e limar a farpa, fica nota 10!!!!

Não fica estilhaço nenhum!!!

Solta mais fácil o peixe, tanto na artificial como em qualquer outro jeito!

abraçs!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Depois dessa aí que fiquei com um Açu de 5kg pulando no barco com meu dedo junto tô pensando seriamente no caso...

:bravo:

IMG_20160427_222031.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Desde criança, meu costume de levar peixes para casa era de por no laguinho ou aquário, portanto, nada me entristecia mais que um peixe morrer quando eu estava levando ele pra "casa nova" porque se era pra ele morrer, devia ter deixado ele lá. Ultimamente negligenciei isso de amassar farpa, mas não por achar nada, só não parei um dia pra tirar as farpas de todas as iscas que comprei. 

Um amigo pescando comigo uma vez enfiou um anzol na ponta do dedo que quase chegou na unha do outro lado, eu não sabia se ele tinha pego o anzol sem ou com farpa na minha caixinha, mas na dúvida supomos que tinha sim e ele tentou atravessar o dedo com o anzol, mas não conseguiu. Aí resolveu puxar mesmo e rezar pra não ter farpa, graças a Deus ele pegou justamente um dos anzóis que eu já havia amassado a farpa! Outro amigo não me ouviu pra amassar e foi pro hospital no meio da pescaria pq não conseguiu tirar ele da mão.

Então se o objetivo é soltar, com certeza devemos amassar as farpas. Se perde mais ou não, não importa, porque o objetivo é o esporte, diferente se fosse pra abater pra consumo. Isso sem nem contar a nossa segurança pessoal, que deve ser prioridade.

Quando um peixe engole o anzol, se estiver sem farpa, consigo tirar empurrando-o pra baixo e trazendo devagar de lado. Se estiver com farpa, a pele da garganta repuxa e não tem como fazer essa operação, sendo necessário deixar o anzol lá e cortar a linha.

Pesco direto sem farpa e o anzol só costuma sair com o peixe no passaguá, o que é até vantagem!

Sobre o sofrimento dos peixes, se eu pudesse grudar nele com um imã, eu o faria, mas não posso. Só que a pesca esportiva não gera apenas desprazer aos peixes, pois, a legião de fanáticos por esse esporte tambem são pessoas interessadas em preservar a natureza e não tenho a menor dúvida que a mobilização de proteção de áreas piscosas é muito, muito maior. Outro ponto é que sem a pesca esportiva, não haveria a conscientização de populações ribeirinhas de que poupar os peixes gera dinheiro a eles e um mercado assim deixando de existir vai culminar no extermínio ainda mais intenso dos peixes, que serão mais valiosos mortos do que vivos.

Só protegemos o que amamos e só amamos o que conhecemos. Sem a pesca esportiva, muito desse conhecimento não existiria e, consequentemente, também não existiria esse amor.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sem dúvida, é melhor amassar as farpas. O número de peixes que fogem é mínimo e isso, concordo, pouco importa para a pesca amadora, é melhor tanto para nós como para os peixes!

Compartilhar este post

Link para o post
Em 05/07/2016 at 17:41, Fabiostefano disse:

Depois dessa aí que fiquei com um Açu de 5kg pulando no barco com meu dedo junto tô pensando seriamente no caso...

:bravo:

IMG_20160427_222031.jpg

Imagino o sofrimento para tirar isso aí do dedo, rs!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos pescadores como muitos não gostam de amassa a fisga do anzol isto é de opinião de cada pescador, com o passar dos tempos os anzóis foi evoluindo e com isto existe uma grande diferença dos anzóis sem fisga as pontas sem a fisgas ficarão mais compridas diferente dos anzóis com fisgas, as pontas sendo compridas e com formatos triangulares e redondos e ligeiramente a ponta para cima e muito mais fácil de tirar do peixe, da camisa, do boné e do pescador. Os Anzóis tanto com fisgas e sem fisga podem escapar do peixe também. Tem peixes que pode ser usar anzol sem fisga e tem outros que precisa tem a fisga é só o pescador escolher se fica com a fisga ou sem a fisga. É por isto que tem os dois ok.      

Compartilhar este post

Link para o post

Amasso todas as farpas :D...é só deixar a linha esticada, brigar certinho com o peixe, e colocar ele no barco o mais rápido possível kkkk (Já perdi alguns, mas acontece com iscas com farpas também) 

No final de semana retrasado, fiz um teste, com iscas em que as garateias não tiveram as farpas amassadas e com as amassadas, perdi peixe igual para as duas, e quando fisguei bem, a que estava com farpa machucou demais o peixe (sangue, sangue rsrs) e perdi tempo para tirar a garateia.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tinha esse costume até começar a pescar com artificial e conhecer o fórum Pescaki.

Acho isso uma segurança tanto para mim quanto para o peixe.

Compartilhar este post

Link para o post

Não costumo tirar, mas como tá entrando muitos Tambaquis e tambatingas em artificiais no pesqueiro, resolvi facilitar pra eles. Em ambiente muito confinado quanto menos machucar o bicho melhor.

FLq4bYo.jpg

Vou amassar a farpa desses anzóis e essa vai ser a isca oficial dos pesqueiros rs.

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, Alexandre Fishing disse:

Não costumo tirar, mas como tá entrando muitos Tambaquis e tambatingas em artificiais no pesqueiro, resolvi facilitar pra eles. Em ambiente muito confinado quanto menos machucar o bicho melhor.

FLq4bYo.jpg

Vou amassar a farpa desses anzóis e essa vai ser a isca oficial dos pesqueiros rs.

:joia: :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso