Eduardo Ken

Informações gerais sobre varas para cevadeira

236 posts neste tópico

Pensando nas dificuldades e nas muitas duvidas que circundam a aquisição de uma vara para pesca com cevadeiras e boias em pesqueiros, alguns amigos me pediram para que tentasse criar um tópico com o objetivo de auxiliar, ou ao menos clarear as ideia, para que a filtragem de informações fique mais objetiva, e não se baseando apenas no que "fulano me falou"

Primeiramente, esse tipo de material, tem que ser "universal", pois nem sempre os lagos e o tamanho dos peixes são do mesmo tamanho, portanto, a escolha do material tem que atender a maior parte da demanda.

Algumas informações que julgo ser importante, e que podem melhorar a escolha, são as especificações do material:

Casting ou lure – É a capacidade (peso) que a vara pode arremessar. Normalmente esse valor vem gravado no blank da vara, e vem expresso em Oz (Onças) onde 1 Oz é equivalente a 28 g. Partindo dessa informação, vc pode converter o peso do seu conjunto a ser arremessado (boia + chicote + chumbo e etc..) e calcular se isso não vai extrapolar o casting máximo do material, Com isso se evita forçar o equipamento, e indo mais além, não danificar, pois fisicamente, TODO material sofre de desgaste mesmo que por repetição, subdimensionando esse valor, o desgaste pode ser bem mais acelerado.

Libragem ou line capacity – É o valor ideal de linhas que podem ser usadas no equipamento. Normalmente esse valor é expresso pela libragem da linha(lbs). Esse numero expresso se refere a linhas de monofilamento, pois tem a bitola maior comparado a linhas multifilamento. Esse numero é colocado justamente para que possamos usar a linha ideal, e isso não atrapalhe o desempenho do arremesso, pois os passadores são dimensionados para uma determinada bitola de linha. Muita gente usa esse numero de libras como capacidade da vara "aguentar" determinado peso, mas além disso, tem todos os fatores citados acima, isso quer dizer que nem sempre uma vara de 30 a 80 lbs vai ser mais mole (ou esportiva como alguns determinam) do que uma vara de 17 - 30 lbs.

Ação – É a classificação da construção do blank, elas podem ser mais ou menos rígidas. Dependendo do tipo de isca que se trabalha, ou do tipo de fisgada, ou da sensibilidade que precisamos, temos que escolher de forma a adequar essa ação a nosso favor.

Essa são as classificações que eu tenho conhecimento:

Lenta, Média, Media rápida, Rápida, Ultrarrápida.

Cada uma delas expressa qual é a parte mais flexível do blank, e o quanto ou qual parte dela enverga sendo que as mais rápidas, envergam mais na ponta, e indo gradativamente para um arco uniforme até a ação lenta.

Colocando isso em linguagem de pescador, as ultrarrápidas envergam entre o segundo e quarto passador contando da ponteira, e as lentas envergam até o cabo.

Tamanho – São expressos em pés (Ft), e cada pé é equivalente a 30 cm. Portanto uma conversão básica, uma vara de 8 pés mede 2,4 m, 5'6" seria uma vara de 1,6m e assim vai. Quanto maior o tamanho, mais facilidade teremos de arremessar, sendo que isso é bem relativo pois envolve outras variáveis como linha, peso e outros fatores.

Potencia – Vamos de ultra light a Heavy. É o tipo de pescaria que fazemos, Tem a ver diretamente com um cálculo relacionando a libragem com a ação. Quando formos escolher uma vara para pescaria de tambas, o ideal é uma vara próxima de Heavy, ou pesada pois o quem tira o peixe não é a carretilha, e sim a vara.

De acordo com essas informações, classifiquei alguns tipos de vara que são usadas normalmente para essa modalidade de pesque pague, pois até hoje, não existe um equipamento para uso exclusivo em pesqueiros, todos os equipamentos que conheço foram desenvolvidos para outra modalidade, por isso temos essa dificuldade da melhor adaptação de equipamento para essa modalidade.

Destaquei alguns dos modelos mais usados pelos pescadores desta seção, mais alguma informação, ou algo que tenha esquecido, por favor, postem pois isso ajudará a enriquecer o tópico.

Tipos de ação:

VARA.JPG

Shimano Clarus:

Acão: Média rápida

Potencia: Heavy

Lure/Casting: Até 6 Oz

Libragem: até 30 lbs

Passadores: Fuji New Concept

Cabo: Revestido em cortiça.

Material do Blank: Grafite IM-7

Acrescentando a informação do Law, esse modelo de Clarus está bem difícil de encontrar, pois o modelo de 9 pés (CSC90H2A) não é mais fabricado, pois a Shimano mudou o material do blank e a renomeou Seguem os dados:

0ab3b1.jpg

424794.jpg

Shimano Clarus Modelo Novo (CSC90H2B)

Acão: Medium

Passadores: Fuji New Concept

Material do Blank: Grafite IM-8

Clarus_Family.image.-familyImage-Single-image.dash.jpeg

Albatroz new pampo /pampo:

Acão: Rapida

Potencia: Pesada

Lure/Casting: Até 100 g

Libragem: até 50 lbs

Passadores: Patas simples, revestidos em oxido de zircônio

Cabo: Bipartido, com blank exposto, revestido com EVA de alta densidade

varaalbatroznewpampo270.jpg

Striker long cast:

Lure/Casting: Até 100 g

Libragem: até 50 lbs

Passadores: revestidos em oxido de zircônio

Vara-Striker-Long-Cast-270-metros-Para-Carretilha.jpg

Star River Carisma:

Passadores: Revestidos em nitreto de titânio

vara20carisma.jpg

Sumax Kenzaki e Kenzaki Light:

Lure/Casting: Até 1 e 1/4 Oz (Valor bem abaixo do que ela realmente aguenta)

Passadores: Em cerâmica

Cabo: Revestido em EVA de alta densidade

Vara-Sumax-Kenzaki-Lkn-Ideal-Cevadeira-m-20111117073758.jpg

sumax-141339.jpg

Okuma SST

Libragem: até 30/50/80 lbs

Passadores: Revestidos em nitreto de titânio

oksst.jpg

Braspon Golias

Especificações:

Potência: Pesada

Ação: Rápida

Lure/Casting: 40 - 80g

Libragem: 15lb - 30lb

Tipo de passador: Óxido de alumínio

Material do cabo: E.V.A.

Material do blank: Carbono

44265_M.jpg

Yume Blade

Lure/Casting: Até 90 g

Libragem: até 12 a 30 lbs

Passadores: Revestidos em oxido de aluminio

Cabo: Revestido em EVA.

vara-yume-blade-2-tp_2652258940247570708b.jpg

VFOX T-Blade

Lure/Casting: Até 150 g

Libragem: até 12 a 25 lbs

Passadores: Revestidos em oxido de aluminio

Cabo: Revestido em EVA.

tblade.jpg

De acordo cos essas informações creio que será mais fácil de dar o pontapé inicial para a escolha do equipamento.

6 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
bs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gif,excelente!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado por escrever esse guia, parceiro!!! E muito obrigado por atender meu pedido!

É muito esclarecedor e vai ajudar muita gente nas aquisições, principalmente os iniciantes na modalidade

Muito bom que alguém escreva que libragem não tem relação à ação e casting....

Saliento apenas que o conjunto "cevadeira + ração + chicote" deve ter por volta de 80 a 120 gramas... então as varas devem suportar esse casting....

PARABÉNS!!!

Forte abraço

PEÇO À TODOS QUE AINDA TENHAM PERGUNTAS, FAZÊ-LAS NESTE TÓPICO. ASSIM IREMOS ORGANIZAR MELHOR NOSSA SEÇÃO DE PESQUE E PAGUE!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns parceiro, muito esclarecedor! Fez um belo trabalho :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

Um belo e explicativo tutorial!!! :bs-aplauder: Deveria ser fixo!!! assim não fica perdido e esquecido entre vários tópicos!!! :assobiando:

Otimo trabalho, Ken!!!!tá de Parabéns!!! e os amigos (não vou citar nomes) também, são merecedores de elogios!!! :beer:

Abração, :D

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz .... parabens pela iniciativa e pelo belo trabalho ... vai ajudar muitos novatos na hora da compra ...

muito obrigado pelo tempo e dedicacao disposto ....

:bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

O mínimo de quem passa por esse tópico é dizer: Obrigado. :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um belissimo post amigo Ken,

Gostaria de dar a minha contribuição e fazer algumas observações:

- A vara clarus é bom deixar claro que a ação dos modelos antigos é diferenciada dos novos e que do modelo novo temos 2 modelos distintos que servem para a finalidade a de 8 e de 9 pés porém com ações bem distintas;

- Na especificação das varas Pampo o cabo é revestido de EVA e não cortiça como está escrito, algum pescador mais desatento e que não conheça as 2 varas se fizer compra pela internet pode se decepcionar se preferir o cabo revestido por cortiça;

-Eu não conheço todas as varas expostas mais acho que seria muito útil para quem conhecesse todas se pudesse coloca-las em ordem de ação da vara ou seja o modelo que oferece mais esportividade e o modelo que é o melhor "rebocador" de peixes !.

Abraços

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Sensacional em Ken!!!

Parabéns pelo tópico, realmente irá esclarecer diversas dúvidas.

abraços

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de agradecer ao comentários, e também que ajudassem a inserir mais informaçoes, pois o inicio do trabalho foi feito, mas sei que aind tem muita coisa que possa ser acrescentado.

Valeu galera!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de agradecer ao comentários, e também que ajudassem a inserir mais informaçoes, pois o inicio do trabalho foi feito, mas sei que aind tem muita coisa que possa ser acrescentado.

Valeu galera!!!

Ken, boa noite!

Muito bom, belo tópico!!!

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Espetacular Ken :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: Muito bom !!!! Fantástico mesmo :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

É por isso que eu sempre digo, se a gente quer aprender tem que perguntar pra Ken sabe. :bs-aplauder: :bs-aplauder:

As explicações são suficientes para quem quer começar. Só fico com receio da gente entrar naquela de preferência pessoal. Particularmente, quando comecei, incentivado pelos parceiros daqui, demorei a entender o porquê dessas varas de mais de 2 metros e de precisarem ser leves. Foi quando adquiri uma vara MS Evolution 7' (2,13m) 40lb, ação medium heavy, cabo em EVA. Essa vara, inicialmente parecia ser suficiente, mas à medida que fui entendendo a técnica de se pescar com cevadeira e miçanga (principalmente) senti a necessidade de algo mais leve. Foi quando testei a vara de um colega, uma Kenzaki, que achei muito mais leve, um show, mas um pouco dura de mais. Depois, com o tempo, achei uma New Pampo 2,70m por acaso numa loja e a adquiri, mesmo sabendo que era grande demais para os pesqueiros daqui. De novo, ela fez a diferença, adorei, mas já quero trocar por uma 2,40m. Sei que se eu comprar uma Clarus acabo gostando também. Por isso, dentro das possibilidades de cada um, o que foi listado pelo Ken é a cereja do bolo, ou seja, o que há de melhor para esse tipo de pesca. O resto é resto, seguindo esses passos os iniciantes vão pular todas essas fases que eu resolvi passar. Sem falar, é claro, no que o Ken sempre fala, que a prática é sempre melhor do que a teoria.

Abraços. :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Ken inicialmente parabéns pelo tópico pois esse equipamento para pesqueiro acho que independe de gosto pessoal pois como você, eu também passei por experiências desagradáveis além de disperdicio de dinheiro comprando materiais totalmente inadequados a prática.

Quero deixar aqui a sugestão a você e aos companheiros que testem a vara Blade da Yume e a Tornado da Marine (Principalmente) que muito me surpreenderam e digo isto, porque tenho Kenzaki, New Pampo, Shimano e Striker como manda o figurino. Tenho certeza que iremos criar novas opções a bom preço que irá gerar plena satisfação do pessoal.

Aproveitando gostaria da opinião de alguém sobre a Shakespeare Ugly Stik (adiquiri ontem) pois li muito a respeito das qualidades dela e nos EUA é a mais desejada pelos pescadores. :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado nada melhor pra tirar aquela duvida rsrsrs parabens pela iniciativaa :bs-aplauder: sou a favor do fixo unindo este tutorial com o que o Law fez Guia Definitivo Cevadeiras ja vai ajudar muito os iniciantes como eu.

Compartilhar este post

Link para o post

fixo!

Falou pouco mas falou bonito assobiando.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gif.

Parabéns Ken pela contribuição a todos , certamente muitos têm essas duvidas

ao começar nessa modalidade e explanou corretamente todos os aspetos básicos

para facilitar na hora da compra.

O ideal para quem tem duvidas em qual comprar é ver a vara e , se possível , testá-las ,

para isso ,nada melhor que pescar junto com a galera do fórum , e tenha certeza que estará

entre amigos e será muito bem orientado.

Abraços , Paulinho.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

fixo!

Valeu, Harada!!!

Obrigado, pelo menos esse topico não vai ficar perdido!

Abraços, :D

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizado, com mais alguns modelos como a VFOX Tblade, Yume Blade e Braspon Golias, e algumas correções em algumas especificações.

Aproveitando, gostaria de agradecer aos amigos que estão contribuindo e elogiando.

Da mesma forma como tive dificuldades da escolha do primeiro material, creio que tem muita gente que fica em duvida sobre qual modelo escolher. O intuito não é falar qual é a melhor ou pior, pois todas tem os seus prós e contras, alguns mitos ainda existem para serem quebrados como o caso da quebra do cabo da pampo no suporte, que por sinal até hoje não ví nenhum caso, apenas quebras normais.

Lembrando que o principal cuidado que temos que ter com relação a varas, seja ela qual for, é não deixar elas ficarem se chocando, principalmente no transporte, que muitas vezes não damos a devida atenção, além de evitar choques com estruturas como quiosques, cadeiras e outras coisas.

Se tivermos os devidos cuidados, o material durará bem mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Ken inicialmente parabéns pelo tópico pois esse equipamento para pesqueiro acho que independe de gosto pessoal pois como você, eu também passei por experiências desagradáveis além de disperdicio de dinheiro comprando materiais totalmente inadequados a prática.

Quero deixar aqui a sugestão a você e aos companheiros que testem a vara Blade da Yume e a Tornado da Marine (Principalmente) que muito me surpreenderam e digo isto, porque tenho Kenzaki, New Pampo, Shimano e Striker como manda o figurino. Tenho certeza que iremos criar novas opções a bom preço que irá gerar plena satisfação do pessoal.

Aproveitando gostaria da opinião de alguém sobre a Shakespeare Ugly Stik (adiquiri ontem) pois li muito a respeito das qualidades dela e nos EUA é a mais desejada pelos pescadores. :ok:

Sergio, obrigado pela contribuição. Infelizmente ainda não temos um mercado dedicado a esse tipo de pescaria, e tudo o que usamos é material adaptado de outras modalidades. Para acharmos combinação do material ideal, temos que fazer dessa forma mesmo, errando e aprendendo. Eu comecei a pescar com uma Kenzaki, pois ouví muito falar da fragilidade da pampo, e o preço da clarus na época era um "paradigma" pois pagar 250 reais em uma vara era inaceitável para mim. Com o passar do tempo, a gente vai descobrindo que apesar do preço ser elevado, o material mais caro tem varias qualidades que o material barato não tem, e esses detalhes fazem a diferença, isso de acordo com a sua adaptação.

Compartilhar este post

Link para o post

Falou pouco mas falou bonito assobiando.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gif.

Parabéns Ken pela contribuição a todos , certamente muitos têm essas duvidas

ao começar nessa modalidade e explanou corretamente todos os aspetos básicos

para facilitar na hora da compra.

O ideal para quem tem duvidas em qual comprar é ver a vara e , se possível , testá-las ,

para isso ,nada melhor que pescar junto com a galera do fórum , e tenha certeza que estará

entre amigos e será muito bem orientado.

Abraços , Paulinho.

Obrigado Paulinho.

Essa sua colocação é a mais pura verdade. Pescar com os amigos e testar equipamentos diferentes é a melhor forma de se conhecer melhor, ainda mais na companhia do dono que já tem experiencia com o equipamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma coisa Ken, se me lembro bem, a Sumax Kenzaki é de 40 lbs e não de 30 lbs como diz, me corrijam se eu estiver errado.

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma coisa Ken, se me lembro bem, a Sumax Kenzaki é de 40 lbs e não de 30 lbs como diz, me corrijam se eu estiver errado.

tem a kenzaki light que é 15-30 lbs e a kenzaki que é 20-40 lbs

Compartilhar este post

Link para o post

tem a kenzaki light que é 15-30 lbs e a kenzaki que é 20-40 lbs

Isso mesmo. :joia: :joia: :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Vou aproveitar as palavras sábias do Ken e assinar em baixo, pois também achava absurdo pagar varas bem como outros itens preços altos mas depois de tropeçar muito e somar as despesas cheguei a mesma conclusão... Equipamento caro se paga por qualidade.

Pensem pessoal em outros itens pois não adianta ter uma Shimano Clarus e uma Curado e usar um anzol de R$0,20...

Francisco Junior este link da Okuma é oportuno pois é do mesmo fornecedor da Tornado que citei acima e tem Kenzaki também a preços bem interessantes que deverão interessar aos companheiros aqui principalmente os iniciantes, sem contar que ele é muito prestativo e responsável... :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora