Eduardo Ken

Informações gerais sobre varas para cevadeira

227 posts neste tópico

vou montar meu primeiro conjunto pra cevadeira, uma kenzaki de 2.10m (o lago onde pesco nao é muito grande) estaria de bom tamanho ? tem uma boa qualidade ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou montar meu primeiro conjunto pra cevadeira, uma kenzaki de 2.10m (o lago onde pesco nao é muito grande) estaria de bom tamanho ? tem uma boa qualidade ?

É uma boa vara, mas dizem que é pesada para ficar cevando e fazendo arremessos o dia inteiro, mas como o lago que tu pesca não é muito grande, está de bom tamanho.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma boa vara, mas dizem que é pesada para ficar cevando e fazendo arremessos o dia inteiro, mas como o lago que tu pesca não é muito grande, está de bom tamanho.

entao, aqui na minha cidade achei ela por 110 reais, infelizmente nao posso gastar mais que isso, acho que vou ficar com ela mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizado, com mais alguns modelos como a VFOX Tblade, Yume Blade e Braspon Golias, e algumas correções em algumas especificações.

Aproveitando, gostaria de agradecer aos amigos que estão contribuindo e elogiando.

Da mesma forma como tive dificuldades da escolha do primeiro material, creio que tem muita gente que fica em duvida sobre qual modelo escolher. O intuito não é falar qual é a melhor ou pior, pois todas tem os seus prós e contras, alguns mitos ainda existem para serem quebrados como o caso da quebra do cabo da pampo no suporte, que por sinal até hoje não ví nenhum caso, apenas quebras normais.

Lembrando que o principal cuidado que temos que ter com relação a varas, seja ela qual for, é não deixar elas ficarem se chocando, principalmente no transporte, que muitas vezes não damos a devida atenção, além de evitar choques com estruturas como quiosques, cadeiras e outras coisas.

Se tivermos os devidos cuidados, o material durará bem mais.

Show de Bola o Topico Ken!!!

Eu gostaria de saber mais informações sobre a VFOX Tblade caso vc tiver, passar as impressoes ou saber alguem que tenha para fazer um relatinho sobre a vara ... Me interessei pela vara, mas infelizmente nao terei oportunidade de passar numa loja de pesca tão cedo. Pelo que estava vendo atravez de uma pesquisa rapida pelo google, parece que essa vara possui 5,6' procede essa informação?

O cast maximo é de 5/8oz , que daria 125g. Pelo que vi, parece ser a vara ideal para mim pescar no Pesqueiro itapecerica, onde o lago é relativamente pequeno, mas talvez o tamanho atrapalharia a hora da fisgada ... Entao se possivel, alguem que tenha a vara ou conhece , se puder fazer um relatinho sera de muito agrado heheheh

Eu tenho 1 kenzaki light 2,70 e uma star river carisma 2,40. A carisma eu gosto muito para cevadeira, mas pro lago ainda acho um pouco grande a de 2,40 e procuro uma vara um pouco menor para poder pescar na chacara da namorada que o lago tambem nao é muito grande, e toda vez que vou pescar com a star river ou a kenzaki na chacara o tamanho acaba mais atrapalhando do que ajudando...

Se alguem tiver mais indicações de varas para arremessar cevadeiras de 65g , que sejam menores que 2,10 sera mto bem vinda...

Desde já obrigado

E mais uma vez, parabens pelo topico!

abraço's

Compartilhar este post

Link para o post

Show de Bola o Topico Ken!!!

Eu gostaria de saber mais informações sobre a VFOX Tblade caso vc tiver, passar as impressoes ou saber alguem que tenha para fazer um relatinho sobre a vara ... Me interessei pela vara, mas infelizmente nao terei oportunidade de passar numa loja de pesca tão cedo. Pelo que estava vendo atravez de uma pesquisa rapida pelo google, parece que essa vara possui 5,6' procede essa informação?

O cast maximo é de 5/8oz , que daria 125g. Pelo que vi, parece ser a vara ideal para mim pescar no Pesqueiro itapecerica, onde o lago é relativamente pequeno, mas talvez o tamanho atrapalharia a hora da fisgada ... Entao se possivel, alguem que tenha a vara ou conhece , se puder fazer um relatinho sera de muito agrado heheheh

Eu tenho 1 kenzaki light 2,70 e uma star river carisma 2,40. A carisma eu gosto muito para cevadeira, mas pro lago ainda acho um pouco grande a de 2,40 e procuro uma vara um pouco menor para poder pescar na chacara da namorada que o lago tambem nao é muito grande, e toda vez que vou pescar com a star river ou a kenzaki na chacara o tamanho acaba mais atrapalhando do que ajudando...

Se alguem tiver mais indicações de varas para arremessar cevadeiras de 65g , que sejam menores que 2,10 sera mto bem vinda...

Desde já obrigado

E mais uma vez, parabens pelo topico!

abraço's

Valeu Hiroshi....

Quanto a V-FOX, sei que ela tem em diversas configurações e medidas, mas só tive contato com a de 2,7 mesmo.

Fazendo um comparativo específico para a finalidade de cevadeiras, achei ela pesada, tem caracteristicas semelhantes a kenzaki como ação e peso.

Quanto a sua duvida para utilização da boia de 65g com uma vara menor de 2,1 m, eu mesmo não vejo a necessidade de se ter um equipamento específico só para esta modalidade. Quando vou em lagos pequenos, eu utilizo varas como a clarus 6' e a procaster 6'6".....claro que o casting delas é bem menor, de 5/8 e 1 oz respectivamente, mas a adequação é feita através das boias, a qual uso as de 35 g.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Hiroshi....

Quanto a V-FOX, sei que ela tem em diversas configurações e medidas, mas só tive contato com a de 2,7 mesmo.

Fazendo um comparativo específico para a finalidade de cevadeiras, achei ela pesada, tem caracteristicas semelhantes a kenzaki como ação e peso.

Quanto a sua duvida para utilização da boia de 65g com uma vara menor de 2,1 m, eu mesmo não vejo a necessidade de se ter um equipamento específico só para esta modalidade. Quando vou em lagos pequenos, eu utilizo varas como a clarus 6' e a procaster 6'6".....claro que o casting delas é bem menor, de 5/8 e 1 oz respectivamente, mas a adequação é feita através das boias, a qual uso as de 35 g.

Obrigado pelas Infos Ken!!!

A de 2,7 acredito que não me é atrativo, ainda mais com o peso da kenzaki hehehe, pesquisando mais a fundo realmente vi que nao tem a V-FoX de 5,6' que arremessa 125g, eu fui procurar no site da pesca pinheiros, onde foi que eu tinha visto que possuia 5,6'' que arremessava 125g, quando postei mais a cima, mas parece q foi um equivoco do proprio site, pois nao estou encontrando a informação novamente...

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Ken tava meio sumido do forum voltei , e me deparei com esta maravilha de tópico parabens esta tudo aí é um belo guia!!!

Abçs

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo tópico. Sou novo na pesca com carretilha, e to vendo o pouco que sei, sobre equipamento de pesca.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia a todos. Parabenizo o Ken pelo excelente tópico e por sempre disponibilizar seus conhecimentos e técnicas adquiridas ao longo dos anos, é um material muito precioso.

O fato é o seguinte: ganhei de presente uma vara de 7.0 pés, Althezza IV da Albatroz, com capacidade de 15 a 30 lbs :plamas: . Fiquei feliz pelo presente e ansioso por usá-la com cevadeiras GG, mesmo sabendo que sua altura não proporciona arremessos muito longos. no entanto, observando os informes técnicos na vara verifiquei que seu casting é de no máximo 1 (uma) onça :4: . Como verifiquei que A Kenzaki da Sumax também possui a informação de casting bem inferior ao que ela realmente oferece (relatado por vários pescadores aqui no fórum), é possível que isto ocorra também com esta vara?? Alguém conhece esta vara? Acham que posso fazer os arremessos sem problemas?

Obs.: No local que pesco, aqui em Goiânia posso utilizá-la em tanques não muito grandes (arremessos com necessidade de no máximo 60 m) e com peixes possivelmente acima dos 30 Kgs.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia a todos. Parabenizo o Ken pelo excelente tópico e por sempre disponibilizar seus conhecimentos e técnicas adquiridas ao longo dos anos, é um material muito precioso.

O fato é o seguinte: ganhei de presente uma vara de 7.0 pés, Althezza IV da Albatroz, com capacidade de 15 a 30 lbs :plamas: . Fiquei feliz pelo presente e ansioso por usá-la com cevadeiras GG, mesmo sabendo que sua altura não proporciona arremessos muito longos. no entanto, observando os informes técnicos na vara verifiquei que seu casting é de no máximo 1 (uma) onça :4: . Como verifiquei que A Kenzaki da Sumax também possui a informação de casting bem inferior ao que ela realmente oferece (relatado por vários pescadores aqui no fórum), é possível que isto ocorra também com esta vara?? Alguém conhece esta vara? Acham que posso fazer os arremessos sem problemas?

Obs.: No local que pesco, aqui em Goiânia posso utilizá-la em tanques não muito grandes (arremessos com necessidade de no máximo 60 m) e com peixes possivelmente acima dos 30 Kgs.

Antonio, já tive oportunidade de usar uma athezza da albatroz, mas de 17 lbs, e não a de 30 igual a sua.

O que pude observar é que a construção do blank dela é bem diferente do blank de uma kenzaki, que tem a parede mais espessa (por isso o peso e a ação extra rápida).

Na minha opinião, acho que a ação da vara não vai ajudar no arremesso, pois ela é bem mais maleavel que que a kenzaki. A quebra no arremesso normalmente ocorre quando a energia que o blank tem que absorver é maior que a resistencia que o material suporta, e essa energia vira impuso, ou seja, a vara funciona com um efeito mola. Se o peso for maior que o especificado, a energia tambem será maior ocasionando a quebra.

Vale lembrar que isso é só uma teoria, pois os valores expressos na vara, podem ser subdimensionados, para que ela se enquadre em alguma categoria específica de pesca.

Tente usar o seu equipamento utilizando boias um pouco mais leves e veja o desempenho, as vezes ela pode suportar mais peso do que o especificado, que é o caso da kenzaki.

Quanto ao tamanho dos peixes, se bem trabalhado com ajuda do drag da carretilha/molinete, é possível tirar um desses brutos.....só lembre de fazer um relato pra gente ok?

:ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o topico parabens !

Compartilhar este post

Link para o post

Antonio, já tive oportunidade de usar uma athezza da albatroz, mas de 17 lbs, e não a de 30 igual a sua.

O que pude observar é que a construção do blank dela é bem diferente do blank de uma kenzaki, que tem a parede mais espessa (por isso o peso e a ação extra rápida).

Na minha opinião, acho que a ação da vara não vai ajudar no arremesso, pois ela é bem mais maleavel que que a kenzaki. A quebra no arremesso normalmente ocorre quando a energia que o blank tem que absorver é maior que a resistencia que o material suporta, e essa energia vira impuso, ou seja, a vara funciona com um efeito mola. Se o peso for maior que o especificado, a energia tambem será maior ocasionando a quebra.

Vale lembrar que isso é só uma teoria, pois os valores expressos na vara, podem ser subdimensionados, para que ela se enquadre em alguma categoria específica de pesca.

Tente usar o seu equipamento utilizando boias um pouco mais leves e veja o desempenho, as vezes ela pode suportar mais peso do que o especificado, que é o caso da kenzaki.

Quanto ao tamanho dos peixes, se bem trabalhado com ajuda do drag da carretilha/molinete, é possível tirar um desses brutos.....só lembre de fazer um relato pra gente ok?

:ok:

Ken, obrigado pela resposta. Na verdade vou fazer vários teste com a vara, pois pelo jeito sua fabricação é para pesca com iscas artificiais maiores, tipo para os tucuna-açus da Amazônia. Estas iscas maiores geralmente não ultrapassam o peso de uma onça.

Usarei esta vara com bóias de arremesso de 30 gramas ou cevadeira pequena... Já tenho uma Shimano Sojourn de 17/40 Lbs para lançamento das cevadeiras grandes, mas não gostei do trabalho, muito dura, o que joga o esforço muito para a linha e perde esportividade. Posso utilizar a Althezza com boinha de arremesso aproveitando a ceva da minha primeira vara... Vou testar as opções e depois relato aqui no fórum. Abraço!!

Compartilhar este post

Link para o post

Show ótimo guia !!

Parabéns!

Compartilhar este post

Link para o post

muito bom , gostaria de ver esta vara tornado pois esta eu não conheço , acrescentando ao seu tópico a vara clarus ( 25 lbs , 2,70 m ) da shimano é muito fraca para cevadeiras pois quebrei uma no feriado no Pantanosso e fiquei muito bravo , agora estou pensando em uma SST da okuma será que aguenta ,

banzé

Compartilhar este post

Link para o post

Oi gente, para a pesca dos tambas, (20 kg mais ou menos), no tio oscar, taquari... qual seria a libragem da vara mais adequada: até 30lb ou 50lb?

abss

Compartilhar este post

Link para o post

Oi gente, para a pesca dos tambas, (20 kg mais ou menos), no tio oscar, taquari... qual seria a libragem da vara mais adequada: até 30lb ou 50lb?

abss

até 50 lb

Compartilhar este post

Link para o post

até 50 lb

Mas se fosse para você escolher, qual vara pegaria: uma de 30lb ou uma de 50lb?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pegaria de 30 lb! Mais esportividade e pra pesca com cevadeira esta otimo!

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade!!! E se eu quiser, posso utilizar a mesma vara de 30lb na pesca de robalo, espada, costeira.... certo???

Compartilhar este post

Link para o post

A Sumax vem com um lançamento pra 2013, é a vara Sumax Victoria Cast -

, seu diferencial que eu nunca tinha visto é que ela vem com 3 ponteiras em libragens diferentes 20,30,40 lbs pra carretilha e molinete, venda por enquanto só no paraguai eu acho.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Alexandre ,me parece uma otima para 2013 3 em 1 ,agora só falta o preço!! se alguem souber ???

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Vi essa Victoria Cast em uma casa de pesca aqui na minha cidade, parece ser boa, nao me lembro do preco, vou dar uma olhada. E aproveitando o post, alguem conhece a vara PAMPO da Albatroz ? Nao a NEW PAMPO, mas sim a PAMPO, ela tambem e boa ? E fragil quanto a New Pampo ? VLLW

Compartilhar este post

Link para o post

abss

Mas se fosse para você escolher, qual vara pegaria: uma de 30lb ou uma de 50lb?

Eu pegaria de 30 lb! Mais esportividade e pra pesca com cevadeira esta otimo!

libragem não tem relação à ação da vara pessoal... o tópico foi criado exatamente para isso...

Compartilhar este post

Link para o post

libragem não tem relação à ação da vara pessoal... o tópico foi criado exatamente para isso...

Tudo bem Karl, concordo com você. Mas o que estava em discussão não era a ação da vara, mas sim a libragem mais adequada para aquele determinado tipo de pesca.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora