Eduardo Ken

Informações gerais sobre varas para cevadeira

Recommended Posts

arremessa sim ... a F1 arremessa mais, mas é mais "elástica" ... a GT-R é bem menos elástica ...

pescador de Bass adorava ela ... a F1 era linha para robaleiros ...

Depois vou testar essa GT-R...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos, posso usar uma carretilha em uma vara de molinetes? Estou pensando em comprar uma vara (http://www.netpesca.com.br/produto/varas/molinete/2700-vara-de-molinete-yume-blade-2-partes), porém não estou encontrando o modelo que quero para carretilhas. Tenho uma carretilha perfil redondo e pesco sempre com cevadeira.

Segundo o vendedor, essa vara tem 9 passadores, o que ajudaria na utilização com carretilhas. O que voces acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, posso usar uma carretilha em uma vara de molinetes? Estou pensando em comprar uma vara (http://www.netpesca.com.br/produto/varas/molinete/2700-vara-de-molinete-yume-blade-2-partes), porém não estou encontrando o modelo que quero para carretilhas. Tenho uma carretilha perfil redondo e pesco sempre com cevadeira.

Segundo o vendedor, essa vara tem 9 passadores, o que ajudaria na utilização com carretilhas. O que voces acham?

Cara sobre se pode ou não pode , não é recomendado , mas quem não tem cão caça com lebre

Eu uso vara de molinete mesmo na carretilha e nunca deu problema

Daqui a pouco chega alguem mais entendido e te fala

O bom da vara de carretilha é o gatilh né?

mas ja ja vem alguem ai e te explica melhor

Compartilhar este post

Link para o post

Juarez, te enviei MP

Compartilhar este post

Link para o post

Juarez, blz?

Tem um topico que eles discutem sobre a espinha do blank...dá uma olhada é de 2008!

http://www.Pescaki.com/index.php?/topic/9659-blank-tem-lado/

Abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

Juarez, blz?

Tem um topico que eles discutem sobre a espinha do blank...dá uma olhada é de 2008!

http://www.Pescaki.com/index.php?/topic/9659-blank-tem-lado/

Abraço,

Helio, cheguei a questionar isso ao rapaz da loja, ele disse que em algumas várias de compostos mistos isso não influencia, mas não sei se é papo de vendedor.

Compartilhar este post

Link para o post

Helio, cheguei a questionar isso ao rapaz da loja, ele disse que em algumas várias de compostos mistos isso não influencia, mas não sei se é papo de vendedor.

Juarez, esse vendedor é seu amigo???? :assobiando:

Para uso tipo quebra galho dá para usar (qdo esquecemos a vara de carretilha e seu amigo só tem vara de molinete) mas para uso tipo normal eu não aconselho!!!

Abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, o que seria "jogar no local certo"? Nunca fiz essa técnica mas já comprei todo o aparato pra iniciar na semana que vêm.

Por acaso esse local certo seria onde joguei da primeira vez para ir cevando o mesmo lugar sempre?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, o que seria "jogar no local certo"? Nunca fiz essa técnica mas já comprei todo o aparato pra iniciar na semana que vêm.

Por acaso esse local certo seria onde joguei da primeira vez para ir cevando o mesmo lugar sempre?

Correto, João, subentende que seja isso!!! :simsim:

Desde que seja na sua frente e que não atrapalhe o pescador a sua frente, ou podendo combinar com os colegas ao seu lado de cevarem sempre no mesmo local! :joia:

Mas em pesqueiro muitos entende como jogar onde os peixes estão batendo ou seja cruzando e jogando na ceva alheia!!! :frusty:

Abraços, :D

Compartilhar este post

Link para o post

João o termo certo seria..."jogou no lugar certo"

Seria quando você joga (principalmente pino ou de fundo) e logo em seguida pega um peixe!!!

Abraços, :D

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando esse belo tópico sobre varas para cevadeira para não criar outro e perguntar algumas coisas sobre as mesmas...

Estou planejando comprar mais 2 varas uma de 6'6 ou 7'0 para lagos menores e outra de 9'0 para lagos maiores

a de 6'6 ou 7'0 pensei na okuma reflexions, lumis infinity, celta bandit

a de 9'0 pensei na new pampo, top carbon e okuma reflexions também,

sei que o casting da okuma é baixo 35gr, mas achei uma vara muito bonita e vi algumas pessoas usando ela, então venho pedir a opinião de voces sobre qual deles comprar(lembrando q é pra cevadeira)...

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando esse belo tópico sobre varas para cevadeira para não criar outro e perguntar algumas coisas sobre as mesmas...

Estou planejando comprar mais 2 varas uma de 6'6 ou 7'0 para lagos menores e outra de 9'0 para lagos maiores

a de 6'6 ou 7'0 pensei na okuma reflexions, lumis infinity, celta bandit

a de 9'0 pensei na new pampo, top carbon e okuma reflexions também,

sei que o casting da okuma é baixo 35gr, mas achei uma vara muito bonita e vi algumas pessoas usando ela, então venho pedir a opinião de voces sobre qual deles comprar(lembrando q é pra cevadeira)...

Valeu!

Fala Maurício meu brother beleza!

Ando pesquisando muito e aqui na minha região os lagos são pequenos, então a melhor escolha entre custo e benefício que você não vai se arrepender é a Celta Bandit 7'0.

Essa semana vou comprar uma na Sugoi por 119,00 dilmas.

Abraços !!!

Compartilhar este post

Link para o post

eu li o tópico inteiro e não vi nenhuma menção a vara Fleming Carbonick Cast... que eu comprei uma de 2,7m e acho uma ótima vara... talvez um pouco rápida demais, mas é leve e boa de arremesso... devo ser do contra mesmo :smiley-char145:

Compartilhar este post

Link para o post

eu li o tópico inteiro e não vi nenhuma menção a vara Fleming Carbonick Cast... que eu comprei uma de 2,7m e acho uma ótima vara... talvez um pouco rápida demais, mas é leve e boa de arremesso... devo ser do contra mesmo :smiley-char145:

Essa vara é 50lb né ?

Compartilhar este post

Link para o post

Essa vara é 50lb né ?

nem... é de 20-40lbs mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Não vi ninguem falando da Okuma reflexion 2,70, apesar do casting ser aproximandamente 42 gramas eu uso com torpedos de 75 gramas no córrego das antas e até agora ta aguentando. A vara é bem esportiva e muito leve, alem de ser barata, paguei 145,00 na minha. Eu recomendo e assim que possivel irei comprar uma de 2,40.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vi ninguem falando da Okuma reflexion 2,70, apesar do casting ser aproximandamente 42 gramas eu uso com torpedos de 75 gramas no córrego das antas e até agora ta aguentando. A vara é bem esportiva e muito leve, alem de ser barata, paguei 145,00 na minha. Eu recomendo e assim que possivel irei comprar uma de 2,40.

Comprou aonde por esse preço Thiago ?

Eu comprei uma Celta Bandit na Sugoi, pela internet e paguei R$ 119,00 e o casting dela é de 42 gramas, mas arremesso cevadeira de 65 gramais, mais a ração ainda !!!

Show de bola a vara e leve.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Noite Eduardo,

No pescaria você comentou sobre o tópico que fez sobre varas, e de fato ficou excelente muito bom guia para quem está começando e para quem quer dar uma reciclada kkk....

Abraço.

Pensando nas dificuldades e nas muitas duvidas que circundam a aquisição de uma vara para pesca com cevadeiras e boias em pesqueiros, alguns amigos me pediram para que tentasse criar um tópico com o objetivo de auxiliar, ou ao menos clarear as ideia, para que a filtragem de informações fique mais objetiva, e não se baseando apenas no que "fulano me falou"
Primeiramente, esse tipo de material, tem que ser "universal", pois nem sempre os lagos e o tamanho dos peixes são do mesmo tamanho, portanto, a escolha do material tem que atender a maior parte da demanda.
Algumas informações que julgo ser importante, e que podem melhorar a escolha, são as especificações do material:

Casting ou lure – É a capacidade (peso) que a vara pode arremessar. Normalmente esse valor vem gravado no blank da vara, e vem expresso em Oz (Onças) onde 1 Oz é equivalente a 28 g. Partindo dessa informação, vc pode converter o peso do seu conjunto a ser arremessado (boia + chicote + chumbo e etc..) e calcular se isso não vai extrapolar o casting máximo do material, Com isso se evita forçar o equipamento, e indo mais além, não danificar, pois fisicamente, TODO material sofre de desgaste mesmo que por repetição, subdimensionando esse valor, o desgaste pode ser bem mais acelerado.

Libragem ou line capacity – É o valor ideal de linhas que podem ser usadas no equipamento. Normalmente esse valor é expresso pela libragem da linha(lbs). Esse numero expresso se refere a linhas de monofilamento, pois tem a bitola maior comparado a linhas multifilamento. Esse numero é colocado justamente para que possamos usar a linha ideal, e isso não atrapalhe o desempenho do arremesso, pois os passadores são dimensionados para uma determinada bitola de linha. Muita gente usa esse numero de libras como capacidade da vara "aguentar" determinado peso, mas além disso, tem todos os fatores citados acima, isso quer dizer que nem sempre uma vara de 30 a 80 lbs vai ser mais mole (ou esportiva como alguns determinam) do que uma vara de 17 - 30 lbs.

Ação – É a classificação da construção do blank, elas podem ser mais ou menos rígidas. Dependendo do tipo de isca que se trabalha, ou do tipo de fisgada, ou da sensibilidade que precisamos, temos que escolher de forma a adequar essa ação a nosso favor.
Essa são as classificações que eu tenho conhecimento:
Lenta, Média, Media rápida, Rápida, Ultrarrápida.
Cada uma delas expressa qual é a parte mais flexível do blank, e o quanto ou qual parte dela enverga sendo que as mais rápidas, envergam mais na ponta, e indo gradativamente para um arco uniforme até a ação lenta.
Colocando isso em linguagem de pescador, as ultrarrápidas envergam entre o segundo e quarto passador contando da ponteira, e as lentas envergam até o cabo.

Tamanho – São expressos em pés (Ft), e cada pé é equivalente a 30 cm. Portanto uma conversão básica, uma vara de 8 pés mede 2,4 m, 5'6" seria uma vara de 1,6m e assim vai. Quanto maior o tamanho, mais facilidade teremos de arremessar, sendo que isso é bem relativo pois envolve outras variáveis como linha, peso e outros fatores.
Potencia – Vamos de ultra light a Heavy. É o tipo de pescaria que fazemos, Tem a ver diretamente com um cálculo relacionando a libragem com a ação. Quando formos escolher uma vara para pescaria de tambas, o ideal é uma vara próxima de Heavy, ou pesada pois o quem tira o peixe não é a carretilha, e sim a vara.
De acordo com essas informações, classifiquei alguns tipos de vara que são usadas normalmente para essa modalidade de pesque pague, pois até hoje, não existe um equipamento para uso exclusivo em pesqueiros, todos os equipamentos que conheço foram desenvolvidos para outra modalidade, por isso temos essa dificuldade da melhor adaptação de equipamento para essa modalidade.

Destaquei alguns dos modelos mais usados pelos pescadores desta seção, mais alguma informação, ou algo que tenha esquecido, por favor, postem pois isso ajudará a enriquecer o tópico.

Tipos de ação:

VARA.JPG

Shimano Clarus:
Acão: Média rápida
Potencia: Heavy
Lure/Casting: Até 6 Oz
Libragem: até 30 lbs
Passadores: Fuji New Concept
Cabo: Revestido em cortiça.
Material do Blank: Grafite IM-7

Acrescentando a informação do Law, esse modelo de Clarus está bem difícil de encontrar, pois o modelo de 9 pés (CSC90H2A) não é mais fabricado, pois a Shimano mudou o material do blank e a renomeou Seguem os dados:

0ab3b1.jpg

424794.jpg

Shimano Clarus Modelo Novo (CSC90H2B)
Acão: Medium
Passadores: Fuji New Concept
Material do Blank: Grafite IM-8

Clarus_Family.image.-familyImage-Single-

Albatroz new pampo /pampo:
Acão: Rapida
Potencia: Pesada
Lure/Casting: Até 100 g
Libragem: até 50 lbs
Passadores: Patas simples, revestidos em oxido de zircônio
Cabo: Bipartido, com blank exposto, revestido com EVA de alta densidade

varaalbatroznewpampo270.jpg

Striker long cast:
Lure/Casting: Até 100 g
Libragem: até 50 lbs
Passadores: revestidos em oxido de zircônio
Vara-Striker-Long-Cast-270-metros-Para-C

Star River Carisma:
Passadores: Revestidos em nitreto de titânio

vara20carisma.jpg

Sumax Kenzaki e Kenzaki Light:
Lure/Casting: Até 1 e 1/4 Oz (Valor bem abaixo do que ela realmente aguenta)
Passadores: Em cerâmica
Cabo: Revestido em EVA de alta densidade

Vara-Sumax-Kenzaki-Lkn-Ideal-Cevadeira-m

sumax-141339.jpg

Okuma SST
Libragem: até 30/50/80 lbs
Passadores: Revestidos em nitreto de titânio

oksst.jpg

Braspon Golias

Especificações:

Potência: Pesada
Ação: Rápida
Lure/Casting: 40 - 80g
Libragem: 15lb - 30lb
Tipo de passador: Óxido de alumínio
Material do cabo: E.V.A.
Material do blank: Carbono

44265_M.jpg

Yume Blade
Lure/Casting: Até 90 g
Libragem: até 12 a 30 lbs
Passadores: Revestidos em oxido de aluminio
Cabo: Revestido em EVA.

vara-yume-blade-2-tp_2652258940247570708

VFOX T-Blade
Lure/Casting: Até 150 g
Libragem: até 12 a 25 lbs
Passadores: Revestidos em oxido de aluminio
Cabo: Revestido em EVA.

tblade.jpg

De acordo cos essas informações creio que será mais fácil de dar o pontapé inicial para a escolha do equipamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Comprou aonde por esse preço Thiago ?

Eu comprei uma Celta Bandit na Sugoi, pela internet e paguei R$ 119,00 e o casting dela é de 42 gramas, mas arremesso cevadeira de 65 gramais, mais a ração ainda !!!

Show de bola a vara e leve.

Blz Yan??

Comprei numa casa de pesca aqui da cidade, ela veio do paraguai, se tiver ai na sua cidade alguem que vai pra la buscar pede que tem por la.

Eu gostei tanto da vara que estou pesando em vender as outras varas que tenho(Yume blade, Tornado e Kenzaki) e mudar tudo pra reflexion.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá. Pessoal. Gostaria de saber se dá para pescar com mini bóia barão (35g) utilizando uma vara Daiwa Procaster 5,6´´ (1,68m), 8-17lb, carretilha Daiwa Advantage 153, carregada com multifilamento Sumax Scorpion 0,27mm. É que tenho esse conjunto para pinchos e queria saber se dá para aproveitar esse conjunto para brincar com as tílápias/pacus/tambas no tanque. Abraço. Marcos

Compartilhar este post

Link para o post

Olá. Pessoal. Gostaria de saber se dá para pescar com mini bóia barão (35g) utilizando uma vara Daiwa Procaster 5,6´´ (1,68m), 8-17lb, carretilha Daiwa Advantage 153, carregada com multifilamento Sumax Scorpion 0,27mm. É que tenho esse conjunto para pinchos e queria saber se dá para aproveitar esse conjunto para brincar com as tílápias/pacus/tambas no tanque. Abraço. Marcos

Marcos...

Com esse conjunto vc não consegue grandes distancias, mas se for pescar em um lago menor, pode usar sim.....

Uma dica que eu dou, é de diminuir um pouco o chumbo da boia, para abaixar um pouco o peso. Vc também pode fazer mais furos no copo para aliviar um pouco mais o peso.

No mais é só utilizar a fricção com moderação e se divertir com as brigas com os bixos..... Eu mesmo já usei muito a procaster 5'0" para arremessar uma cevadeira aliviada e um pino de 25 g.

Compartilhar este post

Link para o post

tranquilo ..... eu uso uma mini tbem com vara 17 lbs .... é só não colocar muita ceva e não forçar no arremesso ...

logicamente as distancia não pode ser muita ...

Compartilhar este post

Link para o post

Como ela é curta eu recomendo descer a cevadeira uns 30-50 cm da ponta da vara.

A ação da vara vai alavancar mais ainda o arremesso e você consegue distâncias maiores.

Só cuidado com a força se não essa vara quebra.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pessoal. Vou seguir as dicas de vocês. Muito obrigado. Abraços e ótimas pescarias. Marcos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Parceiros: www.petsEXPERT.pt