Marcelo_K

Motor de popa horas de uso....

Recommended Posts

Ola pessoal sempre vejo uma ofertas de motores de popa com poucas horas de uso, mas quantas horas de uso pra um motor pode ser considerado pouco?No caso vi um com 300 horas de uso, isso pra motor de popa pode ser considerado pouco?

Fico no aguardo de ajuda

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcelo,

Comprei uma lancha com um Yamaha 90 carburado com praticamente 10 anos e 350 horas. Usei até 700 horas e ele travou (por desgaste mesmo). Não sei como foi a manutenção dele antes das 350 horas, mas comigo sempre fiz a cada 100 horas e mesmo assim ele não passou disso.

Acho que além das horas de uso, vale a manutenção anterior que raramente a gente sabe lá como foi feita. Motor para mim a partir de agora só compro 0km.

Como outra referencia, conheço um rapaz que tem um Optimax 115 com 1300 horas e continua navegando, vamos ver até onde aguenta.

Abs

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Hemrique, muito interessante seu relato de que motor 90 Yamaha carburado travou com SÓ 700 horas.

Muito mais interessante o Optimax com 1300 horas e ainda funcionando.

Todo mundo reclama do Mercury EFI travando por volta de 700 horas, então assim se vc realmente confirma, o 2T não é tão resistente assim.

Já li relatos de Optimax com 5000 horas e ainda funcionando. Presumo ser possível então.

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo,

Comprei uma lancha com um Yamaha 90 carburado com praticamente 10 anos e 350 horas. Usei até 700 horas e ele travou (por desgaste mesmo). Não sei como foi a manutenção dele antes das 350 horas, mas comigo sempre fiz a cada 100 horas e mesmo assim ele não passou disso.

Acho que além das horas de uso, vale a manutenção anterior que raramente a gente sabe lá como foi feita. Motor para mim a partir de agora só compro 0km.

Como outra referencia, conheço um rapaz que tem um Optimax 115 com 1300 horas e continua navegando, vamos ver até onde aguenta.

Abs

Pois é Henrique , eu também fico com um pé atras com motores usados, mas o preço sempre tentador..me faz ficar pensativo.. Estava de fato afim de um mercury optimax ou envirude e-tec ambos 75 ou 90 HP.

Desses dois qual a sua opinião?

Compartilhar este post

Link para o post

Hemrique, muito interessante seu relato de que motor 90 Yamaha carburado travou com SÓ 700 horas.

Muito mais interessante o Optimax com 1300 horas e ainda funcionando.

Todo mundo reclama do Mercury EFI travando por volta de 700 horas, então assim se vc realmente confirma, o 2T não é tão resistente assim.

Já li relatos de Optimax com 5000 horas e ainda funcionando. Presumo ser possível então.

bom saber disso....geralmente yamaha eu não faco muito gosto...meu tio tem um e achei um pouco beberrão...

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente o Yamaha me decepcionou por ser beberrão, manutenção cara (pelo menos o 90 ELPTO é absurdo as pçs) e ainda travou com SÓ 700horas.

Eu sou fã de Mercury (Optimax), mas os E-Tec são ótimos também, o que me decepciona neles é a falta de pçs no mercado nacional. Como já relatei antes tem uns 3 motores parado na minha marina faltando pçs básicas como juntas, chicote, etc...com a Mercury, nunca tive que esperar por qualquer peça de reposição, pelo menos até agora.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente o Yamaha me decepcionou por ser beberrão, manutenção cara (pelo menos o 90 ELPTO é absurdo as pçs) e ainda travou com SÓ 700horas.

Eu sou fã de Mercury (Optimax), mas os E-Tec são ótimos também, o que me decepciona neles é a falta de pçs no mercado nacional. Como já relatei antes tem uns 3 motores parado na minha marina faltando pçs básicas como juntas, chicote, etc...com a Mercury, nunca tive que esperar por qualquer peça de reposição, pelo menos até agora.

Abs

Pois é meu tio tem um yamaha e me admira como ele bebe Deus me livre!

Por isso já descartei de ter um....

Mas Henrique entre o mercury optimax 75 e o E-Tec 75 qual tu acha mais econômico em consumo?

Compartilhar este post

Link para o post

Não posso falar pelo E-tec que não conheço a fundo a ponto de comparar, mas meu 90 Optimax faz 12-15 l/h no mar com média de 18-22 nós, meu Yamaha 90 fazia 18-20 l/h na mesma condição.

O Optimax 75 é o primeiro da linha, eu recomendo o 90 ou 115hp. Só não peguei o 115hp na época pq estava em falta e eu estava desesperado para navegar, não me arrependi pq meu conjunto está muito acertado, mas motor nunca é demais.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, acho que os motores 4T tendem a ser mais duráveis, imagino algo entre 1000hs e 1500hs...iso se supondo as revisões tudo em dia. Mas não existe algo exato..são mtas variáveis...condições de uso...probabilidade de dar problemas....se faz revisões regularmente.

Abraço Nacim

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é meu tio tem um yamaha e me admira como ele bebe Deus me livre!

Por isso já descartei de ter um....

Mas Henrique entre o mercury optimax 75 e o E-Tec 75 qual tu acha mais econômico em consumo?

Com certeza o e-tec é um pouco mais econômico mais o oleo dele é mais caro e acaba dando na mesma!!!!!!

Acredito que seja melhor o mercury porque se o e-tec der problema você tá morto!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Sou meio novato no assunto, mas tenho a seguinte opinião se o motor é de um amigo ou conhecido em que vc percebe ser cuidadoso em fazer a manutenção e mesmo adoçar e queimar a gasolina do carburador etc, da pra ariscar, do contrario é loteria. Eu faria uma boa revisão com mecânico de confiança antes de comprar!

Compartilhar este post

Link para o post

Pensando em comprar um Lancha FS 205 com motor Mercury 150 Full Stoke 4t, motor tem 1.400h de uso! Isso é muito? Qual duração de um motor deste?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Noite pessoal...!!!

Pensando em comprar um Lancha FS-205 com Motor Mercury 150 Four Stroke, conjunto 2013, motor tem 1.400h de uso...!!! Isso é muito??? Qual duração de um motor deste???

Encontrei em Fóruns dos USA que dura de 4-5 mil horas sendo dada manutenção adequada.

O que vcs acham???

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, Sgaa05 disse:

Boa Noite pessoal...!!!

Pensando em comprar um Lancha FS-205 com Motor Mercury 150 Four Stroke, conjunto 2013, motor tem 1.400h de uso...!!! Isso é muito??? Qual duração de um motor deste???

Encontrei em Fóruns dos USA que dura de 4-5 mil horas sendo dada manutenção adequada.

O que vcs acham???

Fuja disso aí...

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo depende de como foi mantido e utilizado até então. Se foi mantido corretamente e o uso foi consciente, não vejo maiores problemas, porque o preço da embarcação vai estar vinculado ao quanto este motor tem de horas acumuladas.

Naveguei há pouco em uma parelha optimax com 6300h, nos EUA. Motor todo original, funcionando exatamente como o meu Optimax com 400h. Dois pontos:  A manutenção é muito mais acessível lá e o combustível melhor.

O mais importante é a análise criteriosa passando o scanner, medindo compressão, analisando o óleo do motor e da rabeta e etc com um mecânico de confiança.

Não diria, necessariamente, que um motor desse é bucha. Se eu tivesse feito essas 1400h, eu estaria confiando neste motor tranquilamente...

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

Devo fecha negócio hoje!

Vai receber meu Jetski Spark 90hp 2014 por 20.000 e vou pagar 15.000, vai sair por 35.000 o conjunto 2013, esse conjunto o menor preço na internet tá 55.000 com 800h de uso, chegando a 75.000 lanchas com 400h de uso, peguei a ficha completa da lancha com o mecânico dela, era Lancha de Passeio Turístico, feita todas as revisões com peças originais, no mecânico autorizado Mercury, nunca quebrou, todo ano foi comprado o kit de revisão e feita, andei e estar muito boa, Lancha muito bem cuidada na parte mecânica, elétrica, parte funcional, mas relaxada na estética! Precisa de um trato na estética, bancadas, lixar e polir, bomba de água doce para pia e chuveiro quebrada, com 5.000 deixo ela semi-nova. Mecânico autorizado Mercury, garantiu que o motor estar bom, se continuar dando manutenção preventiva todo ano, provavelmente não tenha problemas, serviço maior por desgaste e uso só com 3-4 mil horas.

Cuidando e mantendo ñ terei problemas.

Devo fechar negócio esse FdS.

Grato, pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Pesca_floripa disse:

Tudo depende de como foi mantido e utilizado até então. Se foi mantido corretamente e o uso foi consciente, não vejo maiores problemas, porque o preço da embarcação vai estar vinculado ao quanto este motor tem de horas acumuladas.

Naveguei há pouco em uma parelha optimax com 6300h, nos EUA. Motor todo original, funcionando exatamente como o meu Optimax com 400h. Dois pontos:  A manutenção é muito mais acessível lá e o combustível melhor.

O mais importante é a análise criteriosa passando o scanner, medindo compressão, analisando o óleo do motor e da rabeta e etc com um mecânico de confiança.

Não diria, necessariamente, que um motor desse é bucha. Se eu tivesse feito essas 1400h, eu estaria confiando neste motor tranquilamente...

http://www.rib.net/forum/f36/life-expectancy-of-a-4-stroke-57784.html

Personally when I first started recreational use 6 years ago...

"100 hours" sounded like alot. 

and then I became educated talking to mechanics and noticed...

"1000 hours was alot"

and after being a commercial user and speaking with daily livelihood users on a frequent basis...

"5000 hours" is alot

Law enforcement and tow operators easily put 3000 hours on a set in a year...sometimes they swap out every 1-3 years. 

Difference is: They HAVE TO MAINTAIN THEM in order to extract that lifespan and its always built into their budget. 

Can you do the same and extract the life out of yours?

I sincerely say that If I use it daily, I do not flush it. Occasionally, I use Salt Away to rid the cooling system of excess salt when I have forgotten to flush regularly....I know, I know cardinal sin. ..

But the 100 hours gets done and thats the simple 2 part key to keeping them running....flushing and service. 

BOnus points if you use an additive to remove carbon: 
Yamaha Ring Free
MErcury Quik Kleen
Berrymans
Etc

Thats the saving grace...removing carbon buildup from the motor. 

This is hours of dock talk and wrench wisdom condensed into one post....

Cheersbanghead.gif
Mike

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, peça garantia deste revendedor POR ESCRITO.

Vamos ver se ele coloca o dele na reta. Se ele quiser te cobrar uma avaliação, sugiro que pague.

Peça o mapa de uso do motor, fica gravado no EMM e com o scanner dá pra imprimir.

Vc vai ter muita informação nesse mapa.

Compartilhar este post

Link para o post

Alexandre, concordo plenamente com suas palabras.

Sgaa, conforme vc falou....

Em que lugar aqui no Brasil acordo as 9h em um domingo e vou encontrar Quickleen e o salt away em prateleira? (alias, nem no ML!)

Nao posso ser hipócrita tb. Encontramos produtos muito bons aqui e lojas boas, mas muitas vezes temos que lancar mão do jeitinho brasileiro pra seguir em frente.

Infelizmente passamos muito perrengue pra termos nossos brinquedinhos em dia aqui no BR...

Outra coisa a se pensar sobre horas acumuladas: Meu carro tem 140 mil km rodado. 80% resultado de viagem em rodovia com velocidade média de 80km/h e o restante cidade(~30km/h) Fazendo um cálculo na folha de pão chego em aprox 2400h de uso. Meu ultimo carro vendi com praticamente 220mil km e estava tão bom quanto um novo.....

Compartilhar este post

Link para o post

quanto a horas do motor acho relativo...não tenho um profundo conhecimento como os amigos, porém comprei minha primeira embarcação ano passado, um Levefort Marfim de 5 mts com um Yamaha de 40...o motor está com aproximadamente 2.700 hrs. trabalhando redondinho...

o cuidado que tive quando comprei ( no caso deste motor acredito que seja mais simples a manutenção ) medi a taxa de compressão dos cilindros, estavam batendo iguais se não me engano na casa dos 120 ou 130  psi

segundo o ex-dono chegou a 2.700 hrs porque depois de usar no mangue e colocar no orelhão para adoçar ele, o pessoal da marina em questão desligava o motor mas não virava a chave até o último e o horímetro ficava girando e que originalmente não passa de 700 hrs....não sei se é verdade mas em meu caso sendo verdade ou não está redondinho

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, medir a compressão évum bom indicativo.

Compartilhar este post

Link para o post

para minha felicidade depois de 2 meses com o barco parado consegui dar uma volta no sábado...bate pegou !!!

no meu conjunto o casco é um Marfim de 5 mts com o Yamaha de 40, conjunto 2004, estou tendo nele velocidade máxima de 45 km/h sozinho no barco...sempre baixo um pouquinho pra não beber muito....está dentro dos padrões normais ? alguém sabe me dizer ?

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza tem alguém com conhecimento que possa te dar um feedback sobre o conjunto. 

Mas em se tratando de motor, eu diria que vc primeiro deve saber a rotação máxima que o motor está atingindo. Esta deve estar dentro do recomendado pelo fabricante, caso contrário o helice nao está adequado.

Pro cruzeiro, quando vc nao possui algum computador de bordo pra saber o consumo instantâneo, sugiro usar uma rotação que esteja entre o início do planeio e até 75% da máxima rpm que o motor pode desenvolver.

Abraço 

Compartilhar este post

Link para o post

Qual Marfim é o seu?

Existem várias versões dependendo do ano dele.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 29/04/2019 at 18:11, Pesca_floripa disse:

Com certeza tem alguém com conhecimento que possa te dar um feedback sobre o conjunto. 

Mas em se tratando de motor, eu diria que vc primeiro deve saber a rotação máxima que o motor está atingindo. Esta deve estar dentro do recomendado pelo fabricante, caso contrário o helice nao está adequado.

Pro cruzeiro, quando vc nao possui algum computador de bordo pra saber o consumo instantâneo, sugiro usar uma rotação que esteja entre o início do planeio e até 75% da máxima rpm que o motor pode desenvolver.

Abraço 

depois que atinge a rotação máxima eu baixo um pouco para economizar gasosa hahaha

Em 02/05/2019 at 14:05, Alexandre Campos disse:

Qual Marfim é o seu?

Existem várias versões dependendo do ano dele.

meu casco é 2004, não sei te dizer a versão, vou procurar saber 

Compartilhar este post

Link para o post