Entre para seguir isso  
Diovani Sandin

Que peixe é este???

Recommended Posts

Diovani Sandin    526

Olá amigos...

A tempos eu pego um peixe com milho verde,

ele é como se fosse uma taínha, más:

EXISTE TAÍNHA EM ÁGUA DOCÊ???

as ÚNICAS diferenças da taínha é que ele tem uma linha lateral bem destacada da cabeça até o rabo, de cor preta...

a outra diferença é que ele não passa de 1,5 kg...

TAÍNHA

tanhack3.jpg

VOGA (mais ou menos como seria...)

tanhavf3.jpg

Alguem saberia me dizer...

QUE PEIXE É ESSE???

Bom...

Desde já grato a todos...

Um abraço...

Diovani Sandin

:assobiando::joia::assobiando::joia::assobiando::joia::assobiando:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Diovani,

Sua descrição tende levar-me a crer que o peixe capturado (não o das fotos apresentadas) deva ser uma das várias espécies de piau, ou piapara, portanto, leporinos. Não sei porque você colocou o nome "voga" abaixo da segunda foto, mas é justamente por este nome é que são conhecidas algumas espécies de leporinos nos países do sul, de maneira que não deve ser difícil também que o chamem pelo mesmo nome em algumas partes do Rio Grande do Sul. Uma importante diferença apresentada pelos leporinos é que eles possuem aquela nadadeira entre a caudal e a dorsal, de material adiposo, nunca em raias. Pelas características de sotaque da língua espanhola, tal peixe é também conhecido por "boga", servindo, inclusive, de inspiração para quem denominou aquele famoso alicate de contenção. :coolio:

Compartilhar este post

Link para o post
Celio    6

curioso ... é "praticamente" uma tainha, mesmo

as tainhas são frequentemente encontradas em água doce, mas em rios que desemboquem no mar ... Em rio interior nunca vi e nem soube de terem-nas visto

Compartilhar este post

Link para o post
Diovani Sandin    526

Olá Grande Domingos,

como está???

Esse nome "VOGA" é como chamam aqui na cidade,

é um peixe MUITO ESPORTIVO, tanto quanto o Piau 3 pintas e a Piapara...

Só que é MANHOSOOOOOOOO de mais...

Pesquizei em IMAGENS no GOOGLE por BOGA e achei uma imagem mais parecida com as danadinhas que eu pego...

:simsim:

bogaqk7.jpg

Muitas vezes eu vou preparado para pegá-lo e não pego nenhum,

as vezes vou pescar lambarís, com equipamento mais leve do que eu uso para elas e pego as danadinhas...

hehehehehe

Para lambarís eu uso linha 0,15 mm... Linha do tamanho da vara de mão, aproximadamente 2 metros a 2,5 metros de linha, pernada com 3 anzóis nº 18 e chumbo de 5 gramas embaixo da pernada...

Para vogas eu uso linha 0,20 mm... Linha maior que a vara de mão, aproximadademente de 4 metros, pernada com 3 anzóis nº 14 e chumbo de 10 gramas embaixo da pernada...

As iscas que uso para Piapara / Piaus 3 Pintas / Vogas / Lambarís é milho verde e sagu cozido...

Coloquei dentro do quote para destacar melhor...

Para fazer o sagu basta:

1º ferva 1,5 litros d'agua em uma panela,

2º coloque 2 colheres de sagu de molho em 1 litro de água fria por 5 minutos...,

3º quando a água da panela tiver fervendo, coe o sagu que está na água fria e coloque o sagu dentro da panela com água fervendo, não esqueça de desligar o fogo,

4º deixe parado durante 5 minutos, coe, e coloque água fria novamente mechendo para os sagus se "soltarem"...

5º repite a 4º parte por 3 vezes...

6º Coe uma ultima vez e passe-os na farinha de milho média espalhando os para ficarem soltinhos...

Depois disso é só pescar... :simsim:

é uma ótima isca tanto para lambarís como para vogas, piaus 3 pintas e piaparas...

Bom...

Vou dar mais uma pesquizada sobre BOGA meu amigo...

MUITO OBRIGADO PELA RESPOSTA...

Um grande abraço...

Até +

Diovani Sandin

:assobiando::joia::assobiando::joia::assobiando::joia::assobiando::joia::assobiando::joia::assobiando:

Compartilhar este post

Link para o post
curioso ... é "praticamente" uma tainha, mesmo as tainhas são frequentemente encontradas em água doce, mas em rios que desemboquem no mar ... Em rio interior nunca vi e nem soube de terem-nas visto

Grande Celio,

As fotos retratam mesmo uma tainha. Não é o peixe a que se refere Diovani. Ele apenas usou as fotos para que pudéssemos ter uma idéia de como é o peixe que pesquisa. :coolio:

Compartilhar este post

Link para o post
Diovani Sandin    526
Grande Celio,

As fotos retratam mesmo uma tainha. Não é o peixe a que se refere Diovani. Ele apenas usou as fotos para que pudéssemos ter uma idéia de como é o peixe que pesquisa. :coolio:

:joia: Isso Isso Isso... :joia:

Domingos,

você sabe onde posso conseguir mais informações sobre as espécies de peixes,

tem muitas que tem aqui no Rio Uruguai e que só sei o nome "ribeirinho" delas,

gostaria de saber nomes científicos e também estudá-las um pouco mais...

Abração,

até +

:assobiando: :assobiando: :assobiando: :assobiando: :assobiando:

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Diovani,

Muito embora este gênero seja muito comum, tem sido alvo de parcos estudos, o que dificulta pesquisas. Tente pesquisar leporídeos no Google. Talvez atenda ao que necessita. :coolio:

Compartilhar este post

Link para o post
Diovani Sandin    526
Grande Diovani,

Muito embora este gênero seja muito comum, tem sido alvo de parcos estudos, o que dificulta pesquisas. Tente pesquisar leporídeos no Google. Talvez atenda ao que necessita. :coolio:

Grande Domingos,

tudo bem meu amigo???

Se um dia eu fizer a faculdade que todo mundo diz que eu deveria fazer, biologia,

quem sabe eu não venha a pesquizar estes peixes nas horas vagas...

Apenas por laser e diversão... :simsim::ok::simsim:

Vou dar uma pesquizada no google agora amigo...

MUITO OBRIGADO...

Abração,

até +

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando   
Guest Normando
Grande Domingos,

tudo bem meu amigo???

Se um dia eu fizer a faculdade que todo mundo diz que eu deveria fazer, biologia,

quem sabe eu não venha a pesquizar estes peixes nas horas vagas...

Apenas por laser e diversão... :simsim::ok::simsim:

Vou dar uma pesquizada no google agora amigo...

MUITO OBRIGADO...

Abração,

até +

Pela descrição o peixe parece ser o TIMBURÉ, é um leporinus ou seja da mesma família do piau. peixe comum na bacia do São Francisco, sua boca é pequena e dura, um sr. ladrão de iscas, exige-se muito habilidade para pesca-lo. É excelente isca para dourados.

Compartilhar este post

Link para o post
Diovani Sandin    526
Pela descrição o peixe parece ser o TIMBURÉ, é um leporinus ou seja da mesma família do piau. peixe comum na bacia do São Francisco, sua boca é pequena e dura, um sr. ladrão de iscas, exige-se muito habilidade para pesca-lo. É excelente isca para dourados.

:joia: isso isso isso :joia:

:simsim: MUITO OBRIGADO PELA RESPOSTA... :simsim:

Essa mesma é a danadinha Normado...

Exatamente como na sua descrição...

Achei mais uma foto da danadinha...

02sh0.jpg

um grande abraço...

Até +

:assobiando::joia::assobiando::joia::assobiando::joia::assobiando::joia::assobiando:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso