Entre para seguir isso  
Eliseu Cherene

Nó em Anzol de Pata

Recommended Posts

O mais importante é aquele aperto final usando o ALICATE!

Já enfiei um anzol até o osso por causa desse aperto sem o uso de alicate, e como não conseguia fazer a curva e passar a farpa para fora fui parar num veterinário e amigo de pesca para fazer o "serviço" com anestesia ... hahahahaha (não tinha hospital por perto)

Valeu o post.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns Eliseu, criar este tópico foi extremamente importante e oportuno. :iCo01: :iCo01: :iCo01: Tanto que estarei dando destaque a ele e assim que for possível também postarei a forma que eu faço este nó. Aproveito para sugerir que se tiverem alguma maneira diferente, que também postem por aqui. :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Como havia escrito e sugerido acima, vou tentar apresentar a forma com que eu faço este tipo de amarração.

1º Passo: Pegar a linha que irá utilizar para fazer a pernada e fazer uma laçada, sem deixar que ela se feche ou se sobreponha.

laccediladadalinha_zpsda4bce0c.jpg

2º Passo: Mantendo as linhas separadas, coloque o anzol no meio da laçada (volta), fazendo com que ela fique entre a ponta e a linha carretel.

laccediladaeanzol_zps8e2cfe7d.jpg

3º Passo: Segure firme tanto a linha quanto o anzol. Pegue a linha que forma a volta e comece a enrolar, indo no sentido do meio para a chapinha. Dê entre 5 e seis voltas, procurando não deixa-la frouxa.

comeccedilandoaamarrar_zps08062b1a.jpg

4º Passo: Com a mão que vc está dando as voltas eu prendo as voltas. Como sou destro, prendo o anzol e a laçada com a mão direita e dou as voltas com a esquerda, portanto será com ela que eu vou prender. Com muito cuidado, com os dentes eu puxo a ponta da linha, para fechar o nó, de leve somente para que ele não se desfaça.

finalizando871324q_zpsfc3a5a16.jpg

5º Passo: Com a ajuda de um pequeno alicate eu faço o fechamento do nó. Observem que eu faço o fechamento sem deixar que ele toque a pata. Dessa forma ele irá ficar mais firme e poderá ser posicionado do lado que eu quiser em seu eixo.

fechadouwowwo_zps5724d62b.jpg

6º Passo: Corto a ponta que será descartada e finalmente faço e correr até encostar na chapinha.

finalizado121324q_zps975de5fb.jpg

Percebam que fazendo o nó desta forma, ele não fica com nenhuma linha sobre ele, ambos os lados da linha irão sair por baixo do nó. Além de ficar esteticamente melhor isto traz algumas vantagens:

O nó comprovadamente fica mais resistente. O anzol não fica torcido, fazendo com que a pernada seja um prolongamento do eixo do anzol. :joia:

A linha utilizada foi uma Red Dragon da Colmic (0,47mm) e o anzol é um Maruseigo (nº 16) da Gamakatsu. Há uns 20 anos, basicamente eu só utilizava este anzol nas minhas pescarias recreativas, para capturar os peixinhos daquela época..... que saudade. :triste:

As fotos foram feitas pela minha mulher, que estava com a câmera posicionada de frente para as minhas mãos, portanto elas estão invertidas.

Qualquer dúvida, estarei a disposição para eventuais esclarecimentos. :ok:

Abçs,

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom Eliseu e Vladimir :iCo01:

Utilizo este nó até em anzóis normais, acho muito eficiente !

Abraço aos dois

Compartilhar este post

Link para o post

Nas poucas vezes que utilizei esse tipo de anzol, usei essas imagens como referência.

Bom resultado:

anzolpata.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O nó que o Eliseu mostra é difícil de ser atado em anzóis pequenos. Além disso a ponta que sobra da linha fica em 90 graus em relação a haste do anzol, podendo ser prejudicial em algumas situações.Se não me engano era este nó que vinha impresso nas antigas cartelas da gamakatsu.

O nó que o Rodolfo mostrou é fácil de atar, mas exige cuidado na hora do aperto do nó, e sempre há um pequeno desperdício de linha ao final. Se for atar grande quantidade de anzóis acaba sendo ruim.

Este mesmo nó pode ser atado de modo invertido. Que é como o Vladimir mostrou.

A vantagem é que a linha pode ser retirada diretamente do carretel, e o corte da linha se dá no local do nó, O comprimento da pernada é medida pela largura da argola do nó, não havendo desperdício de linha. Além disso é mais seguro ao se apertar o nó, pois se segura na linha do carretel e a outra ponta na linha da pernada.

Auro

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Nas poucas vezes que utilizei esse tipo de anzol, usei essas imagens como referência.

Bom resultado:

anzolpata.jpg

Muito bom Rodolfo!!! :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

O nó que o Eliseu mostra é difícil de ser atado em anzóis pequenos. Além disso a ponta que sobra da linha fica em 90 graus em relação a haste do anzol, podendo ser prejudicial em algumas situações.Se não me engano era este nó que vinha impresso nas antigas cartelas da gamakatsu.

O nó que o Rodolfo mostrou é fácil de atar, mas exige cuidado na hora do aperto do nó, e sempre há um pequeno desperdício de linha ao final. Se for atar grande quantidade de anzóis acaba sendo ruim.

Este mesmo nó pode ser atado de modo invertido. Que é como o Vladimir mostrou.

A vantagem é que a linha pode ser retirada diretamente do carretel, e o corte da linha se dá no local do nó, O comprimento da pernada é medida pela largura da argola do nó, não havendo desperdício de linha. Além disso é mais seguro ao se apertar o nó, pois se segura na linha do carretel e a outra ponta na linha da pernada.

Auro

Ótimos vídeos e excelentes comentários. Com certeza com estes vídeos fica muito mais fácil de entender como é a confecção dos nós. :joia:

Abçs,

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom os tipos de Nó :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom.. eu faço de uma outra forma, mas sinceramente a forma do vídeo é bem mais fácil de como eu faço!! só tenho usado anzol de pata em PdP

abcs,

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o topico !

Eu utilizo o Nó que o Auro mostrou no vídeo, porem faço um pouco diferente mas no final fica o mesmo nó hehehe

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Auro ! parabéns pelos videos, otimo blues e o nó idem, estou usando o primeiro nó, e me dado bem nas pedras com ele

até agora não escapou nem marimbás e cocorocas, é fisgada matadora isto é sempre com anzol muiiiito afiado.

abraços e otimas pescarias.

jc

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado por compartilhar!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei de todos os nós , eu uso dois desses que foram mostrados ; anzóis para torneio , muito pequenos tipo 1-2-3- eu uso uma pecinha muito bem feita por um amigo de Santos , chama-se Valdir Menin , se alguém se interessar e quiser o contato é só entrar no face com o nome dele .

Compartilhar este post

Link para o post

Uso o mesmo nó do Vladimir! :bs-aplauder:

Valeu João, acho que cada um deve ver o que é melhor e mais prático. Dessa forma eu vejo que o anzol fica bem alinhado, o nó bem acabado, sem linha sobreposta, que preventivamente pode evitar algum problema.

Compartilhar este post

Link para o post

antes usava os nós acima depois de algum tempo ganhei de um colega de equipe um ferramente feita com armaçao de guarda chuva para empatar anzol de pata que nao largo mais muito rapido e simples de efetuar o nó

73afd0ce-a89c-4bdf-88c3-f19a27f5d933_zps

IMG_20150723_105051672_zps87zcrba9.jpg

IMG_20150723_105231478_zpssr3vsaii.jpg

IMG_20150723_105328416_zpsvksareti.jpg

IMG_20150723_105404270_zpsjygk1vjo.jpg

IMG_20150723_105431001_zpsjxtlvg2q.jpg

IMG_20150723_105751958_zpsmhrgvnlh.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

antes usava os nós acima depois de algum tempo ganhei de um colega de equipe um ferramente feita com armaçao de guarda chuva para empatar anzol de pata que nao largo mais muito rapido e simples de efetuar o nó

Com certeza uma boa opção. O interessante é que ele fica com as duas pontas saindo por baixo, assim como eu faço. :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim ele sai as duas por baixo não ficando nenhuma linha por cima do nó

Antes tmb fazia o nó do mesmo jeito do seu pois tmb não gosto que a linha fique por cima do nó

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso