Entre para seguir isso  
Juliocesarmello

Feipesca 2013, desilusão e exploração

Recommended Posts

Caramba, esse tópico é um feedback ao qual os organizadores de feiras e todos os interessados no ramo da pesca esportiva deveriam estar bem atentos. Realmente o cenário descrito pela maioria aqui é simplesmente lamentável! As últimas feiras de pesca que visitei, infelizmente, seguiram o mesmo caminho...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola amigos, boa tarde pra td mundo ai!

Fui na sexta-feira a noite depois do trabalho e tb fiquei muuuuuuito triste e descontente. Ainda bem que não gastei nada com o ingresso (ganhei o convite).

Esperava pessoas mais preparadas para atender o público, imaginei que fosse encontrar novidades... :doubledown: mas o que vivenciei foi uma tremenda falta de FOCO. Como bem disse um colega anteriormente, haviam stands promovendo estados, o turismos e etc... Artigos de pesca com preço e qualidade NAAAADA.

Tinha um Stand, bem no centro do pavilhão, com diversos fornecedores de artigos pra pesca, porém, nenhuma novidade, preços ALTOS e artigos de baixa qualidade. Parecia que eles estavam querendo queimar o estoque de coisas velhas!

Deixo registrado aqui tb a minha insatisfação quanto ao atendimento no Stand da KING (roupas pra pesca). Um dos sócios da marca nem olhava na minha cara e não dava a mínima atenção para os clientes. Estava mais preocupado em atender os seus "clientes amiguinhos - da panela". Fora um outro vendedor que colocaram lá e que demonstrava nenhum preparo/conhecimento do produto que estava vendendo. Uma falta de preparo TOTAL!

O único ponto positivo da Feipesca/2013 foi que pude comprovar que existe espaço nesse mercado (da pesca) pra quem quer atender BEM O CLIENTE e satisfazer as suas reais necessidades (produto bom com preço honesto). A cada dia percebo que existe muito aproveitador (muito blá blá blá) e pouco conhecimento daquilo que realmente estão vendendo ao mercado. Lógico que existem empresas sérias e comprometidas, mas é preciso ficar esperto.

Fiz algumas perguntas (onde já sabia a resposta) só pra TESTAR alguns vendedores de algumas marcas famosas. O resultado foi assustador. Tinha um vendedor de uma loja especializada em roupas pra pesca que não sabia o que era "Proteção UV" ! :frusty:

Compartilhar este post

Link para o post

Pensando bem gastaram R$1 milhão em publicidade - do ponto de vista do público é muita publicidade para pouca coisa oferecida! Muito frustrante !

1 milhão de reais na mão de quem realmente entende de publicidade e tem boa visão de mercado é mais do que suficiente pra fazer algo grandioso e de altíssimo nível. Uma pena que o consumidor final seja tratado tantas vezes com descaso em eventos desse tipo. E John, é muito interessante pra nós pescadores ouvir a opinião de gente de dentro do setor, como você fez aqui. Muito obrigado pelas informações e comentários e sucesso pra você!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estava até planejando uma visita à alguma Feira de Pesca, mas pelos comentários que andei vendo em alguns fóruns já estou desanimando.

Uma pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Blz Armando!!!

Foi só mesmo para o pessoal conhecer um pouco mais do que rolou em Goiânia...

Compartilhar este post

Link para o post

Blz Armando!!!

Foi só mesmo para o pessoal conhecer um pouco mais do que rolou em Goiânia...

Quem ver um exemplo a revista mergulho, participa do que é o PADI festival é uma feira para setor de mergulho, o que temos além dos stand turistos e talz acho que faz parte, o que povo quer ver a receita é simples Publico quer ver novidades e se puder ter acesso no local, por um preço justo otimo.

o publico é resultante de um fator simples, produto novo+acesso a ele+ tirar todas as duvidas que possa ter sobre, por pessoa que saibam o que falam+ informações técnicas+ preço diferencial pela feira.... no Padi Festival, se tem s importadores apresentando as novidades, as Escola de mergulho(lojas) fazem parcerias com eles normalmente cada uma com um importador dando jogo para todas, assim a pessoa vai no importador, olha tira todas as duvidas, pode pegar no produto e ver material ali realmente, se tiver interesse o proprio importador leva ele até o stand que vende (loja escola de mergulho) onde ele pode saber sobre valores especiais para feira, condições de pagamento e levar o produto para casa, mesmo que ele não leve na hora, ele pego contato da loja, tiro todas as duvidas... ele pode futuramente virar cliente daquela loja, comprando não só aquele produto, as vezes mesmo sabendo que o valor da loja não será o mesmo da feira, ele prefere.

quer ver um exemplo do que estava errado na minha opinião, em uma loja de roupas bolsas, e por ai vai, o gerente ou responsavel falo que tudo que ali estava era produtos que iriam sair de linha... ai perguntei o preço de um produto estava 98 reais... fui dessas lojas grandes que não tem os melhores preços fui na sugoi (não foi no ferão) o mesmo produto estava por 95 reais... ainda me dava 10% de desconto... ou podia parcelar ... já no stand era avista sem desconto...

acho que os organizadores tem todas as feramentas para fazer uma boa feira.. como exemplos dados ai sem cima para nosso amigo, agora porque não fazer? porque não ouvir quem realmente é interessado, o publico nós consumidores, os propios lojistas sabem, exemplo vou na feira vejo uma novidade, depois vou a loja de confiança que eu tenho mais contato e faço o pedido, falo que vi ai lojista também ganha... acho que o exemplos estão ai a rodo para os organizadores mais falto um pouco de fazer e não só falar.

Compartilhar este post

Link para o post

Pqp. fui enganado de novo, nunca mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Ano que vem Houver:1) Acesso às Novidades e Lançamentos/Informações Técnicas 2) Incentivos Econômicos com descontos na cadeia de lojas na Feira e nos lojistas visitantes 3) Estrutura de Convivio ex:Boa Praça de Alimentação com várias opções 3) Presença Multimarca 4) Micro Ônibus de acesso Coletivo 5) O primeiro dia e o segundo dia (1/2) período para atacado com 3 dias liberados ao CONSUMIDOR /VISITANTE etc ....... Certamente será uma boa Feira. É claro que os Repesentantes de Marcas e Fabricantes , Pescadores Esportivos em Geral e os próprios Organizadores que formam este triangulo poderão com outras sugestões agregar valor e fazer o evento dar certo.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui na feira na sexta, com meu pai, que queria conhecer o pessoal da FishTV além de outras celebridades, e eu tb tinha vontade de reencontrar velhos amigos da época em que trabalhei no setor (de 1995 a 2008).

Meu objetivo foi em partes cumprido, pois meu pai conheceu somente o Betinho Oliveira, um grande amigo antes e depois de virar celebridade, mas lamentávelmente ele não estava fazendo suas iscas de fly. Encontrei amigos de serviço, como o Lusca e o Nakamura, que a mais de 5 anos não os via, entrei no setor de lojistas pois encontrei por lá o pessoal do Rei da Pesca, de onde sou atualmente cliente.

Com a ajuda do Leandro (gerente da Rei) e do Ricardinho, antigo companheiro de serviço e atual representante da Rapala no Brasil, passei com meu pai, sobre o olhar desconfiado do severo e arrogante segurança baixinho da portaria (5° foto do Julio Cesar).

Lá dentro encontrei amigos e conhecidos e vi umas poucas novidades, muito menos que eu esperava. Como não estou na área a muito tempo, vi alguns amigos mas nem pude falar com eles, já que estavam fechando negócios com lojistas.

Lamentávelmente tb não encontrei o Mr. John e nem o Cap. Tuba...

Bem, vi a feira inteira em cerca de uma hora... Achei até que havia outro pavilhão rsrsrs, daí na saída encontrei um representante do setor náutico, também ex-companheiro de serviço que me disse a triste notícia de que em 2012 a feira tinha sido ainda menor. Quando passei pelo portão do EXPO encontrei um amigo da administração da FEIPESCA, que também se lamentava pela falta de expositores.

- Na minha opinião, o pescador brasileiro colheu o que plantou. Talvez se tivéssemos a mínima noção de que comprando produtos ilegalmente para 'pagar mais barato' não ajudamos nem lojas e nem importadores da área, que são brasileiros como nós que tentam sobreviver como podem dentro desse escasso mercado.

Muitos ex-colegas de serviço, que a 5 anos não me viam, chegaram a me questionar: 'por onde andas, o que fazes, etc ???', minha resposta, que a maioria já sabe foi, estou estudando para nunca mais voltar a trabalhar na área de pesca... daí de todos ouvi a mesma resposta: 'sorte sua em poder estudar, eu infelizmente não posso e tenho que continuar sobrevivendo disso'...

Um viva a compra de falsificações e importações ilegais !!!

Abraços.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje fui no Mega Feirão da Sugoi (jabaquara) comprar a tal vara e outra decepção. Em promoção apenas produtos de 2º linha e para iniciantes. Uma vara que fiquei interessado o vendedor disse que poderia me dar um desconto de 10% (esse desconto eu já ganhei outras vezes lá e não feirão).

Acho que o pessoal acha que somos bobos, estas lojas praticando este tipo de tratamento ao cliente só empurra a gente para compras alternativas ou Paraguai.

Sobre a TradeShow eu fui ano passado e gostei muito. Não é uma feira para venda a consumidor direito como eu, mas tinha muito material legal de várias marcas, dava para pegar na mão, fazer pequenos testes e ver os detalhes dos materiais. Se for convidado novamente este ano pretendo ir lá.

2x

Compartilhar este post

Link para o post

ainda bem que eu nao fui e nem vou ...pois ja estou arrependido de pensar em ir !!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Christian

Acho eu que o fracasso de partes do setor de pesca em nosso país não pode ser debitado na conta de pescadores que não aceitam pagar uma quantia absurda por um equipamento que o mundo todo paga muito, mas muito menos da metade do que nos cobram por aqui, isto deve ser debitado na conta dos nossos governantes que não sabem aproveitar o gigantesco potencia pesqueiro de nosso pais e de muitas lojas que querem ter lucros exorbitantes sobre materiais que somendo a altíssima carga tributária nos forçam a pescar com equipamentos de qualidade inferior, ou pagar uma fortuna para ter coisa melhorzinha....

Eu compro fora mesmo, mas dentro das cotas permitidas em 95% das vezes, nos outros 5% se for taxado pagarei meus impostos, só não aceito pagar R$ 1.200,00 em uma carretilha que custa na verdade R$ 300,00 (com lucro da fábrica e do vendedor)..

PS: Não me levem a mau por favor, todos tem direito a expor sua opinião, não estou procurando confusão... :giveup: :giveup: :giveup: :giveup:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho eu que o fracasso de partes do setor de pesca em nosso país não pode ser debitado na conta de pescadores que não aceitam pagar uma quantia absurda por um equipamento que o mundo todo paga muito, mas muito menos da metade do que nos cobram por aqui, isto deve ser debitado na conta dos nossos governantes que não sabem aproveitar o gigantesco potencia pesqueiro de nosso pais e de muitas lojas que querem ter lucros exorbitantes sobre materiais que somendo a altíssima carga tributária nos forçam a pescar com equipamentos de qualidade inferior, ou pagar uma fortuna para ter coisa melhorzinha....

Eu compro fora mesmo, mas dentro das cotas permitidas em 95% das vezes, nos outros 5% se for taxado pagarei meus impostos, só não aceito pagar R$ 1.200,00 em uma carretilha que custa na verdade R$ 300,00 (com lucro da fábrica e do vendedor)..

PS: Não me levem a mau por favor, todos tem direito a expor sua opinião, não estou procurando confusão... :giveup: :giveup: :giveup: :giveup:

To com vc camarada....

Eu pesco com caiaque e um caique nacional custa em média R$1.500.... Já um importado ( que não tem aqui pra vender ) voçê tem de ir até um país vizinho e mesmo assim pagar o mesmo preço só que com um diferencial....

TECNOLOGIA 40.000.000.000 milhões de vezes superior a nossa...

Compartilhar este post

Link para o post

Christian vc fala isso pois nunca dependeu do dinheiro proveniente do setor, nunca teve ou trabalhou numa loja de pesca, a partir do dia em que teu sustento começar a vir da venda de equipamentos, vc poderá afirmar algo com certeza.

Um supermercado, postos de gasolina, uma rede de fast foods, esses sim cobram uma margem abusiva, não uma loja de pesca, diga-me quem é milionário e só sobrevive da pesca ???

A margem de lucro líquida média do setor de pesca é em torno de 30%, de um mercado é de 100%, posto de gasolina 150% e fast foods 300%, fora o diferencial do ICMS, que da pesca é de 18% a 24%, supermercados 8%, setor alimentício menor ainda...

Saí do ramo pois como sub-gerente de uma das filiais da maior rede de lojas de pesca do país, ganhava menos que minha esposa que é recepcionista em uma academia.

Lamentávelmente a cada compra que vc faz no exterior, vc deixa de alimentar o setor, daí tudo isso vai gerando a bola de neve...

Compartilhar este post

Link para o post

- Na minha opinião, o pescador brasileiro colheu o que plantou. Talvez se tivéssemos a mínima noção de que comprando produtos ilegalmente para 'pagar mais barato' não ajudamos nem lojas e nem importadores da área, que são brasileiros como nós que tentam sobreviver como podem dentro desse escasso mercado.

Muitos ex-colegas de serviço, que a 5 anos não me viam, chegaram a me questionar: 'por onde andas, o que fazes, etc ???', minha resposta, que a maioria já sabe foi, estou estudando para nunca mais voltar a trabalhar na área de pesca... daí de todos ouvi a mesma resposta: 'sorte sua em poder estudar, eu infelizmente não posso e tenho que continuar sobrevivendo disso'...

Um viva a compra de falsificações e importações ilegais !!!

Abraços.

Hiroshi, com todo respeito, não o conheço pessoalmente, mas tenho certeza de seu bom senso e que conhece a realidade dos lojistas muitíssimo bem, coisa que eu não faço ideia. Contudo, vc fala que não ajudamos os lojistas comprando produtos fora do Brasil (não quer dizer que sejam ilegais, se não forem taxados, paciência, não é culpa nossa e a compra é legal), mas e os lojistas? Estes nos ajudam? Cara, a diferença de preço entre uma loja e outra é gritante (lojas dentro do ´país), ou seja, tem lojista querendo escalpelar os pescadores e, quando temos a oportunidade de conhecê-los de perto, além de conhecer as novidades do mercado, isso nos é negado. Então me diga, como o setor andar pra frente se os próprios lojistas fazem questão de andar pra trás? (não todos obviamente). Duvido muito que um lojista tenha que colocar mais de 400% no preço de uma mercadoria pra pagar seus custos, mesmo com impostos, funcionários aluguel, etc... isso comparando com valor de uma cabelas.

Será então que os lojistas são assim, "vítimas" da net? mercadolivre, cabelas, ebay, piramide, etc. etc. etc.??? E nós que queremos apenas adquirir produtos com valores mais justos (é o que penso) somos os vilões? Então sugiro que os lojistas participem do tópico e que justifiquem os preços por eles cobrados. Se assim for, eu serei o primeiro a privilegiar os lojistas nacionais com endereço de loja física.

Abração.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Christian

Christian vc fala isso pois nunca dependeu do dinheiro proveniente do setor, nunca teve ou trabalhou numa loja de pesca, a partir do dia em que teu sustento começar a vir da venda de equipamentos, vc poderá afirmar algo com certeza.

Um supermercado, postos de gasolina, uma rede de fast foods, esses sim cobram uma margem abusiva, não uma loja de pesca, diga-me quem é milionário e só sobrevive da pesca ???

A margem de lucro líquida média do setor de pesca é em torno de 30%, de um mercado é de 100%, posto de gasolina 150% e fast foods 300%, fora o siferencial do ICMS, que da pesca é de 18% a 24%, supermercados 8%, setor alimentício menor ainda...

Saí do ramo pois como sub-gerente de uma das filiais da maior rede de lojas de pesca do país ganhava menos que minha esposa, que é recepcionista em uma academia.

Lamentávelmente a cada compra que vc faz no exterior, vc deixa de alimentar o setor, daí tudo isso vai gerando a bola de neve...

Hiroshi, só uma observação: na minha escrita debitei isso na conta da carga tributária, se o lucro gira na casa dos 30%, nem me atrevo a perguntar sobre os tributos..

Não é nada pessoal contra o setor, nem logistas mas já pago tantos impostos (você não tem noção do quanto) , já ando tão indignado com isso que no meu hobby pelo mesno fujo dele sim, mas isso sem burlar leis, não compro para vender, compro só pra mim e dentro do permitido, nos casos que as compras são acima, se for taxado como disse pago e cumpro o que me é devido, mas fico triste por esta realidade que você colocou pra nós....

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Hiroshi, com todo respeito, não o conheço pessoalmente, mas tenho certeza de seu bom senso e que conhece a realidade dos lojistas muitíssimo bem, coisa que eu não faço ideia. Contudo, vc fala que não ajudamos os lojistas comprando produtos fora do Brasil (não quer dizer que sejam ilegais, se não forem taxados, paciência, não é culpa nossa e a compra é legal), mas e os lojistas? Estes nos ajudam? Cara, a diferença de preço entre uma loja e outra é gritante (lojas dentro do ´país), ou seja, tem lojista querendo escalpelar os pescadores e, quando temos a oportunidade de conhecê-los de perto, além de conhecer as novidades do mercado, isso nos é negado. Então me diga, como o setor andar pra frente se os próprios lojistas fazem questão de andar pra trás? (não todos obviamente). Duvido muito que um lojista tenha que colocar mais de 400% no preço de uma mercadoria pra pagar seus custos, mesmo com impostos, funcionários aluguel, etc... isso comparando com valor de uma cabelas.

Será então que os lojistas são assim, "vítimas" da net? mercadolivre, cabelas, ebay, piramide, etc. etc. etc.??? E nós que queremos apenas adquirir produtos com valores mais justos (é o que penso) somos os vilões? Então sugiro que os lojistas participem do tópico e que justifiquem os preços por eles cobrados. Se assim for, eu serei o primeiro a privilegiar os lojistas nacionais com endereço de loja física.

Abração.

Eu não estou aqui para defender lojista ou pescador, apenas quero colocar o pq da feira ser o que foi, vc que é um cara inteligente, funcionário público assim como eu fui, deveria saber que se um lojista compra um produto a um valor "X" no lançamento do mesmo, com nota (ICMS 18%) + comissão do importador + comissão do vendedor + taxa de importação (61%) + desembaraço aduaneiro e frete, o produto chega aqui em sua mão ao valor de "3X"...

Daí vem uma Cabelas, com o estoque parado de um item, em mudança de temporada (lá fora isso conta muito) e queima esse valor "X" a "X/2"... não dá para comparar né... é só ser um pouco sensato oras !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Hiroshi, só uma observação: na minha escrita debitei isso na conta da carga tributária, se o lucro gira na casa dos 30%, nem me atrevo a perguntar sobre os tributos..

Não é nada pessoal contra o setor, nem logistas mas já pago tantos impostos (você não tem noção do quanto) , já ando tão indignado com isso que no meu hobby pelo mesno fujo dele sim, mas isso sem burlar leis, não compro para vender, compro só pra mim e dentro do permitido, nos casos que as compras são acima, se for taxado como disse pago e cumpro o que me é devido, mas fico triste por esta realidade que você colocou pra nós....

Abraço.

30% é a média do lucro líquido (como citei antes), já descontando a carga tributária.

Após sair do ramo de pesca, trabalhei por um ano no setor público, mais especificamente como escriturário do setor financeiro do Depto. Hidroviário do Estado de SP, de lá tirei a conclusão de que não vale mais a pena voltar para a pesca.

Pulei fora e espero nunca mais passar pelo que passei nesses 12 anos na pesca.

Em vez de descer a lenha, tente conversar com algum amigo que trabalhe no ramo de pesca, vai descobrir um outro mundo que o consumidor não vê, ou se limita a ver.

Compartilhar este post

Link para o post

O Governo quando abaixou os impostos da "linha branca" .... nunca se vendeu tanta geladeira e freezer ...

O problema é mais "em cima" eu diria ...

O Governo taxa ... as industrias aumentam ... os revendedores idem ... os lojistas idem e o consumidor é que "paga" ...

Não acredito que a culpa sejam dos lojistas, tampouco do consumidor final. que por falta de opções ($$$$) se ve voltado a adquirir produtos no "mercado informal" e as veses até falsificações grotescas ...

Sou comerciante e sei que a "carga tributária" é gigantesca aqui ... não funciona como muitos pensam : compro por 10,00 + 5,00 de impostos ... vendo por 30,00 e lucro 15,00 ... feliz seria se a conta fosse essa ...

Mas não incrimino quem compra nos E-bay ou ML da vida .... sei que é a única alternativa ... eu tbem faço isso ...

Mas a questão é: A Feira foi muito fraca ...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Christian

O Governo quando abaixou os impostos da "linha branca" .... nunca se vendeu tanta geladeira e freezer ...

O problema é mais "em cima" eu diria ...

O Governo taxa ... as industrias aumentam ... os revendedores idem ... os lojistas idem e o consumidor é que "paga" ...

Não acredito que a culpa sejam dos lojistas, tampouco do consumidor final. que por falta de opções ($$$$) se ve voltado a adquirir produtos no "mercado informal" e as veses até falsificações grotescas ...

Sou comerciante e sei que a "carga tributária" é gigantesca aqui ... não funciona como muitos pensam : compro por 10,00 + 5,00 de impostos ... vendo por 30,00 e lucro 15,00 ... feliz seria se a conta fosse essa ...

Mas não incrimino quem compra nos E-bay ou ML da vida .... sei que é a única alternativa ... eu tbem faço isso ...

Isso aí Armando disse tudo...

Ps: novamente com todo respeito, não desci a lenha em ninguém, apenas disse com outras palavras que meu dinheiro não é capim é muito suado, assim sendo eu compro e vou continuar comprando onde for mais barato. Essa conversa não vai dar em nada, o assunto é a feira...

Compartilhar este post

Link para o post

...o assunto é a feira...

E continuará sendo a cada ano que se passa mais fraca, enquanto continuarmos a comprar fora...

Imaginem com 30% de margem líquida de lucro, o quanto um profissional do setor terá que vender para pagar os R$ 8.000,00 por um espaço 3X4 da feira...

Compartilhar este post

Link para o post

E continuará sendo a cada ano que se passa mais fraca, enquanto continuarmos a comprar fora...

Imaginem com 30% de margem líquida de lucro, o quanto um profissional do setor terá que vender para pagar os R$ 8.000,00 por (4 dias) um espaço 3X4 da feira...

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que todo mundo quer ganhar muito, ninguém abre mão de ganhar menos. Disse ganhar menos e não perder. Hiroshi, acredito (não posso afirmar, óbvio) que nem mesmo a Cabelas numa promoção perca dinheiro, pode até empatar, mas perder, duvido.

Voltando a feira, vc comenta a quantidade que um lojista terá que vender pra arcar com os custos da feira, né!? Ora, mais um motivo para brigar com a administração para que ela seja aberta integralmente ao público e que este possa encontrar um lojista disposto a ofertar grandes promoções. Garanto que em um dia bem trabalhado o lojista pagaria TODOS os custos da feira, basta querer e lutar pra isso. Simples. Ou falei besteira?

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que todo mundo quer ganhar muito, ninguém abre mão de ganhar menos. Disse ganhar menos e não perder. Hiroshi, acredito (não posso afirmar, óbvio) que nem mesmo a Cabelas numa promoção perca dinheiro, pode até empatar, mas perder, duvido.

Voltando a feira, vc comenta a quantidade que um lojista terá que vender pra arcar com os custos da feira, né!? Ora, mais um motivo para brigar com a administração para que ela seja aberta integralmente ao público e que este possa encontrar um lojista disposto a ofertar grandes promoções. Garanto que em um dia bem trabalhado o lojista pagaria TODOS os custos da feira, basta querer e lutar pra isso. Simples. Ou falei besteira?

Abraço.

Dependendo da situação, o comerciante pode até perder para se livrar de um encalhe... Com o tempo vai se recuperando aos poucos esse prejuízo. Quem é comerciante sabe disso.

Pelo que conversei com um dos administradores da feira, no ano que vem se ela ocorrer o setor de importadores será aberto ao público.

Para o lojista cobrir esse custo absurdo, ele terá que ter consumidores, já que o governo e o EXPO não vão arcar com essa despesa.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem ganha com feira é quem a organiza.

O nosso problema é carga tributária , encargos , mentalidade comercial , etc ,etc , etc...

Abçs !

Compartilhar este post

Link para o post