Rafael Raposa

Beabá das massas específicas e os seus segredos

Recommended Posts

E ai pescadores, saudações!!!

Visto que muitas das vezes se tem aquela dúvida em: " como se preparar uma massa especial para aquela espécie específica. "

Segue algumas das minhas receitas para você obter um melhor desenvolvimento as margens de rios, represas, açudes.

" Se alguém tiver uma RECEITA ESPECIAL, por favor compartilhe seus conhecimentos e conte-nos o segredo! "

A PROPORÇÃO ESTÃO DESCRITAS PRA UM DIA DE PESCA =) E SEM DESPERDÍCIO!!!

Massa rápida

- Dois miolos de pão francês fresco;

- Um queijo fedorento

Amassar bem o miolo do pão com o queijo . Fazer no dia da pescaria.

Massa boa para lambaris, pacu-prata, piau etc.

Tilápias, Carpas Capim, Húngara e Espelho e Catfishs

- Três quilos de ração de peixe Guabi, comum em pó;

- Um quilo de ração de peixe Guabi, carnívora em pó;

- ½ quilo de farinha de peixe;

- ½ quilo de farinha de sangue;

- 550 g de açúcar cristal.- 700 gramas de farinha de mandioca crua

- Uma colher de chá de corante vermelho

Fazer a massa com a água do lago.

Curimbatá, Curimatá e Papa-terra

-Fazer uma ceva com farinha de trigo,

-água do rio,

-misturar e bater bem com a mão,

-vai ficar um leite grosso.

-Massa:

-farinha de trigo,

-água do rio,

-misturar e amassar bem, ficar a ponto de fios, fazer fios e enrolar no anzol.

Pacu

- Um quilo de ração para peixe (bater no liquidificador) úmida;

- 100 g de queijo ralado;

- 200 g de farinha de mandioca crua;

- 100 g de farinha de trigo.

Amassar bem, caso for necessário use água do lago até dar ponto.

Massa para carpas “na natureza"

- Seis copos do tipo americano de farinha de milho;

- Três copos do tipo americano de farinha de mandioca crua;

- Cinco copos de açúcar.

- Dois litros de água mineral ou da represa

Preparo: Ferver a água com o açúcar, desligar o fogo, colocar a farinha de milho, mexer bem, em seguida colocar a farinha de mandioca, mexer e amassar até dar liga.

Atenção: Fazer a ceva com milho maduro e pedaços de mandioca, acondicionar em pequenos sacos de tela.

Hoje também se pesca com milho maduro cozido, colocar em um vidro com a sua água para azedar.

Carpa-cabeçuda

- Um quilo de batata doce sem casca (espremer com as mãos);

- 200 g de farinha de mandioca;

- 100 gs de açúcar cristal;

- 10 paçocas de amendoim.

Juntar tudo sem amassar muito, massa sem liga. Não usar água.

Massa de fundo para todos os peixes

- Um quilo de ração de peixe moída;

- 200 g de farinha de mandioca;

- 100 g de farinha de trigo;

- Usar água até dar liga.

Pode adicionar: suco de goiaba ou maracujá, groselha ou queijo ralado.

Massa para peixes redondos

- Um pacote de refresco em pó (morango, uva, etc);

- Um quilo de farinha de mandioca crua;

- 500 g de farinha de trigo;

- Um pacote de queijo parmesão ralado.

Misturar, fazer bolinhas, e cozinhar em água fervente até que as mesmas subam. Após o cozimento, passar em farinha e acondicionar para utilização.

TILÁPIA A SEU MODO!!!!!!!!!!!!!!!

Em virtude das inúmeras alternativas para se fazer massa para tilápias, segue algumas que conheço.

01 – MASSA P/ TILÁPIA :

• 04 Bananas amassadas
  • 06 Paçocas de Amendoim
  • 50g. de Queijo Ralado
  • 01 Batata Doce ( cozida e amassada )
  • 02 Colheres de Mel
  • 04 Colheres de Achocolatado em Pó
  • 01 Ovo ( clara e gema )

MODO DE PREPARO :

Misture tudo e faça bolinhas de aproximadamente 1 centimetro de diâmetro.

Obs.: Você pode variar um pouco, passando as bolinhas prontas em brocais dourados ou prateados.

02 – MASSA P/ TILÁPIA :

• 500g de Farinha de Trigo
  • 200g de Farinha de Mandioca
  • 100g de Queijo Parmesão Ralado
  • ½ copo de Groselha ou 01 pct. de suco em pó de Morango

MODO DE PREPARO :

Misture tudo e vá colocando água quente até dar o ponto de massa.

Faça rolinhos semelhantes a de um nhoque com comprimento de uma caneta e coloque-os em água fervendo.

Assim que eles boiarem, retire-os com uma escumadeira e deixe esfriar.

Corte os rolinhos em pequenos pedaços de 1 cm. E passe na farinha de mandioca para não grudarem uns nos outros.

03 – MASSA P/ TILÁPIA :

• 400g de Farinha de Trigo
  • 100g de Farinha de Mandioca
  • 50g de Queijo Ralado
  • 01 Envelope de Erva Doce

MODO DE PREPARO :

Misture tudo e acrescente água quente para dar liga na massa.

Faça bolinhas mais ou menos do tamanho do anzol e coloque-as para cozinhar em água fervente. Assim que elas subirem para a superfície, retire-as e as coloque em um recipiente com farinha de rosca. Guardar em uma lata bem fechada.

04 – MASSA P/ TILÁPIA :

• 300g de Ração Flutuante p/ peixe
  • 200g de Ração de Coelho
  • 100 g de Farinha de Trigo
  • 02 Paçocas de Amendoim

MODO DE PREPARO :

Amasse as rações até virarem pó. Misture o resto dos ingredientes e amasse bem e adicione um pouco de água quente para dar liga.

05 – MASSA P/ TILÁPIA :

• 200g de Farinha de Trigo
  • 01 Colher (sopa) de Achocolatado em Pó
  • 04 Paçocas e Amendoim
  • 01 Banana Nanica crua e amassada.

MODO DE PREPARO :

Amasse e misture tudo até ficar em ponto de massa.

Espero que isto ajude pelo menos um de vocês! kkkkk visto que aqui tem muitos feras!

Abraços.

Editado por Domingos Bomediano
Favor não escrever em maiúsculas, sobretudo títulos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu costumo usar a massa para carpas na natureza se é assim que vc chama , eu uso farinha de milho de trigo e de mandioca , preparo a massa desse mesmo geito , mas eu tenho um segredo kkk eu uso suco de morango ao invés do acucar fica fatal para carpas

é isso amigo

Compartilhar este post

Link para o post

eu costumo usar a massa para carpas na natureza se é assim que vc chama , eu uso farinha de milho de trigo e de mandioca , preparo a massa desse mesmo geito , mas eu tenho um segredo kkk eu uso suco de morango ao invés do acucar fica fatal para carpas

é isso amigo

Ummmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Vou experimentar!!!!!!

Vlw a dica!

Compartilhar este post

Link para o post

Não pesco muito com massas mais tem algumas pescaria que elas são infalíveis.

Muito legal o tópico. Parabéns, vlw por compartilhar. :bs-aplauder:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ummmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Vou experimentar!!!!!!

Vlw a dica!

mas , coloque aqueles sucos com o pacote de um kg sabe pode por meio copo , por que aqueles sucos tem muita açucar na composiçao as carpas gostam de doce , entendido amigo , teste e depois poste o resultado

Compartilhar este post

Link para o post

Não pesco muito com massas mais tem algumas pescaria que elas são infalíveis.

Muito legal o tópico. Parabéns, vlw por compartilhar. :bs-aplauder:

Fala Bruno!

Pois é amigo, aqui nos rios da minha região, ir pescar sem massa praticamente e ir pescar sem isca.

Essas que eu postei, definitivamente são infalíveis!

Algumas de tilápia vem das listas secretas do meu falecido avô =/

Espero que o conhecimento dele traga muitos peixes a vocês.

Compartilhar este post

Link para o post

mas , coloque aqueles sucos com o pacote de um kg sabe pode por meio copo , por que aqueles sucos tem muita açucar na composiçao as carpas gostam de doce , entendido amigo , teste e depois poste o resultado

Certo! entendi!

Aqui na minha cidade tem uma represa que se chama Ponte Preta.

E la tem carpas de varias espécies!

Postarei o resultado, e mostrarei a massa kkk espero q der certo.

"Morango seria uma boa escolha?"

Compartilhar este post

Link para o post

Certo! entendi!

Aqui na minha cidade tem uma represa que se chama Ponte Preta.

E la tem carpas de varias espécies!

Postarei o resultado, e mostrarei a massa kkk espero q der certo.

"Morango seria uma boa escolha?"

morango é boa escolha devido a cor na massa e no cheiro que ela solta na agua atrai elas pra regiao onde ta a massa , com essa massa to tendo bons resultados .

Compartilhar este post

Link para o post

Já tentei pescar com massa em rios diversas vezes, e não tem saída, os lambaris somem com a isca :wacko:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

excelente!!!

Quando assunto é caranha "da natureza" massas com ginipapo dão ótimos rendimentos.

att.

Samuel Soares

Compartilhar este post

Link para o post

Anotem ai a receita da MM (Massa Maeda)

==================================

250grs de massa P40

250grs de guabi amolecida (coloque essa medida de guabi num pote com + 200ml de água do lago e deixe por uns 10min)

150grs de amendoin moído (não precisa ser amendoim torrado)

150grs de farinha de mandioca crua fina

150grs de açúcar cristal

Depois que a Guabi amolecer com os 200ml de água do lago, junte os demais ingredientes tudo numa bacia grande e sove bastante até ficar uma massa firme e homogênea, PRONTO! Isca de fundo e ai é só ALEGRIA!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Anotem ai outro receita, a MNA (Massa Novo Anhanguera)

==============================================

1pcte de pasta de Soja (Misso escuro)

1pcte de massa pronta CARNÍVORA

Pegue um punhado da pasta de soja e misture um pouco da carnívora até atingir a consistência que ao seu gosto está bom pra iscar, PRONTO!

Fonte (veja minuto 11:50 do vídeo)

Compartilhar este post

Link para o post

Massa geral:

Já peguei muito matrinxã com ela, mas serve pra tudo...

-500 g de farinha de trigo sem fermento

-200 g de farinha de mandioca crua

-100 g de parmesão ralado (daqueles de supermercado que já vem num saquinho)

-1 copo de groselha

-1/2 copo de suco de laranja natural

Misture tudo e quando estiver consistente, faça bolinhas, coloque-as em água fervente, retire-as assim que começarem a boiar, e passe na farinha de mandioca para não grudarem.

Com essas medidas você faz bolinhas suficiente para encher um pote de sorvete de 2 litros, dando para pescar por uns dois dias e meio. Pode se fazer metade das medidas da forma como você queira.

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, alguém manja uma massa de amendoin pra pescar pacú, tambas... Eu uso uma pronta e funciona.

Mas gostaria de começar a fazer... Mas pra ficar tipo "em pó" igual a gente compra...

Pq ai deixava pronto e quando fosse pescar usava a agua do tanque.

Compartilhar este post

Link para o post

Anotem ai a receita da MM (Massa Maeda)

==================================

250grs de massa P40

250grs de guabi amolecida (coloque essa medida de guabi num pote com + 200ml de água do lago e deixe por uns 10min)

150grs de amendoin moído (não precisa ser amendoim torrado)

150grs de farinha de mandioca crua fina

150grs de açúcar cristal

Depois que a Guabi amolecer com os 200ml de água do lago, junte os demais ingredientes tudo numa bacia grande e sove bastante até ficar uma massa firme e homogênea, PRONTO! Isca de fundo e ai é só ALEGRIA!

PEssoal, qual a especificação dessa guabi? alguem pode me ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo tópico, to querendo fazer uma massa também, nas pesquisas, ja descobri que não é bom usar trigo, pq a massa não desmancha, vou começar os teste aqui estava pensando em:

1 kilo de ração de peixe

1/2 kilo de farinha de milho ( ajuda no derretimento) 

200g de queijo ralado ( ainda não descobri se é o parmesão ou mussarela mesmo)

300g de amendoim moído 

talvez acrescente farinha de mandioca também ou essência de panetone, aquele que vem no vidrinho da Arcolor ( nas pesquisas, vi que chama muita tamba e tilápia )

no caso seria pra fazer logo 2 kilos de massa o que daria um dia de pesca todo, chegando de manha e saindo na hora que fechar kkkkk

se me derem dicas do que mais fica bom ou troca de algum ingrediente, agradeceria... 

Compartilhar este post

Link para o post

Massa sensacional pra tilapia 

Ingredientes 

1 miojo triturado no liquidificador 

1 copo de farinha trigo

1 copo de aveia comprado no Mercado 

1/2 copo farinha tapioca 

4 gotas de baunilha 

3 bananas nanica bem maduras

5 paçoca rolha 

4 colher de achocolatado em pó 

Mistura tudo deixa banana e a baunilha por último de pois de misturado acrescenta baunilha e as bananas não ponha agua pois banana bem maduras vai ser suficiente pra solta agua que precisa acaso não tiver bem maduras acrescente pouca de água massa ficará muito top é um Cheiro muito agradável 

Compartilhar este post

Link para o post

Muito boa dica das massas galera.

Eu sou péssimo em pescar com a massa, eu coloco pouca água do lago até dar liga, pego uma mãozada de massa e vou apertando no anzol até formar uma bola, aperto bastante mesmo pra tentar ficar bem firme, porém não fica tão legal, ela sempre quebra, não fica muito firme no anzol, posso jogar até com a mão, a maioria das vezes quando a massa cai na água ela já se solta do anzol, preciso treinar muito com massa, não é fácil pescar com massa.

Muitas vezes já fiz massa em casa, com paçoca, batata doce,etc... Ela sempre fica tao mole que sempre joguei fora :heh:.

As que as vezes consigo fazer, é aqueles pacotes de massa pronta que compra, coloco dentro de um balde pequeno, coloco um pouco de água do lago e vou apertando ela até dar liga, mas é difícil kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, as vezes só consigo deixar ela um pouco firme no anzol colocando 2 rações guabi no anzol e colocando a massa por cima pra ficar firme no anzol, mas a massa direta no anzol eu não consigo :chair:

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, RonaldoQueiroz disse:

Bem simples de resolver Ronaldo, usa esse anzol abaixo (com molinha), que a massa não cai mais.

Resultado de imagem para anzol com mola para massa

Outra coisa que vc pode fazer, principalmente para pacus e tambas é fazer uma massa cozida ela fica bastante durinha e dificilmente sai do anzol, ela só não é boa para carpas e tilápias porque esses gostam de massa mole para ficar mamando nela...

Se quiser a receita de massa cozida me avisa que eu passo depois.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, RonaldoQueiroz disse:

Muito boa dica das massas galera.

Eu sou péssimo em pescar com a massa, eu coloco pouca água do lago até dar liga, pego uma mãozada de massa e vou apertando no anzol até formar uma bola, aperto bastante mesmo pra tentar ficar bem firme, porém não fica tão legal, ela sempre quebra, não fica muito firme no anzol, posso jogar até com a mão, a maioria das vezes quando a massa cai na água ela já se solta do anzol, preciso treinar muito com massa, não é fácil pescar com massa.

Muitas vezes já fiz massa em casa, com paçoca, batata doce,etc... Ela sempre fica tao mole que sempre joguei fora :heh:.

As que as vezes consigo fazer, é aqueles pacotes de massa pronta que compra, coloco dentro de um balde pequeno, coloco um pouco de água do lago e vou apertando ela até dar liga, mas é difícil kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, as vezes só consigo deixar ela um pouco firme no anzol colocando 2 rações guabi no anzol e colocando a massa por cima pra ficar firme no anzol, mas a massa direta no anzol eu não consigo :chair:

Aconselho vc colocar 2 ou 3 rações furadinhas no anzol e depois a massa, sempre uso essa " técnica " e dificilmente a massa escapa.

Outra dica é deixar a linha um pouco mais longa na hora do arremesso ( 1 metro ) o tranco é menor e consequentemente a chance da massa escapar também :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

hidrata a massa antes de pescar! como? 10 minutos antes de jogar a massa na agua faz a mistura dela com agua do lago!! e deixa descancar!! ai ela hidrata e voce pode mais um pouco de massa ou de agua depenendnedo do ponto!! vai ser mais facil assim!@!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 16/07/2019 at 10:55, Leandro Francisco disse:

Bem simples de resolver Ronaldo, usa esse anzol abaixo (com molinha), que a massa não cai mais.

Resultado de imagem para anzol com mola para massa

Outra coisa que vc pode fazer, principalmente para pacus e tambas é fazer uma massa cozida ela fica bastante durinha e dificilmente sai do anzol, ela só não é boa para carpas e tilápias porque esses gostam de massa mole para ficar mamando nela...

Se quiser a receita de massa cozida me avisa que eu passo depois.

Nunca tinha visto esse anzol, vou procurar aqui na cidade pra comprar.

Pode passar a receita da massa cozida que pega tamba por favor.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 16/07/2019 at 12:49, Fraus disse:

Aconselho vc colocar 2 ou 3 rações furadinhas no anzol e depois a massa, sempre uso essa " técnica " e dificilmente a massa escapa.

Outra dica é deixar a linha um pouco mais longa na hora do arremesso ( 1 metro ) o tranco é menor e consequentemente a chance da massa escapar também :ok:

Boa Dica, vou deixar  a linha mais longa quando for arremessar de massa.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 16/07/2019 at 14:32, Sabotagem disse:

hidrata a massa antes de pescar! como? 10 minutos antes de jogar a massa na agua faz a mistura dela com agua do lago!! e deixa descancar!! ai ela hidrata e voce pode mais um pouco de massa ou de agua depenendnedo do ponto!! vai ser mais facil assim!@!

Obrigado pela dica.

Compartilhar este post

Link para o post
26 minutos atrás, RonaldoQueiroz disse:

Nunca tinha visto esse anzol, vou procurar aqui na cidade pra comprar.

Pode passar a receita da massa cozida que pega tamba por favor.

Usa 1 parte de P40 moída e 1 parte de farinha de trigo, mistura bem, acrescenta essência (maracujá, queijo, goiaba, coco, etc) e depois água aos poucos, sovando bem até ficar bem consistente, homogênea e não grudar nas mãos. Faça bolinhas de massa (tamanho de bolinha de gude), e coloque elas em água fervente (que nem se estivesse fazendo um nhoque) deixe cozinhar uns 3 minutos, escorra e coloque num prato com um fundinho de trigo (para não grudar). Vc verá que ela ficará muito firme e não sairá do anzol fácil...na hora de pescar vc pode ainda pingar uma gota da essência escolhida na bolinha, antes do arremesso...

Compartilhar este post

Link para o post