Entre para seguir isso  
Guilherme Miranda

Contenção de bambu em lago

Recommended Posts

Como deve ser feita uma boa contenção de bambu em um lago de aterro(camada de terra é acima do lago), Horizontal ou vertical?Deitado ou em pé? Deve ser feita até o fundo do lago ou somente na parte aterrada? Sugestões são bem vindas..

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Normando

Tanto deitado como em pé funciona. Quando se faz a cerca com as peças em pé você gasta mais material,mas se estiver bem travado oferece mais resistência e facilita um possível reparo. Lembrando que você deve fazer o travamento do conjunto com pelo menos tres peças deitadas.Uma na base outra no meio e a outra na borda de cima. Se optar por colocar as peças deitadas, antes coloque as peças de contenção do bloco em pé, sendo que entram uma em cada ponta, uma no meio e as outras obedecendo uma distância de mais ou menos 2 m. Depois de fincadas as peças entra com as varas fazendo a paliçada, sendo contidas de um lado pelo barranco e do outro pelas peças de contenção. Estas peças de contenção podem ser feitas do próprio bambu se for bambu gigante ou amarelo ou então usar lascas de cerca que pode ser candeia, aroeira ou eucalipto tratado.

A contenção vai da borda inferior até a borda superior do barranco.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado Normando, aliás queria agradecer pessoalmente por todas suas respostas. :) Só me restou uma dúvida , quando vc fala borda inferior e superior ,e da parte do aterro que está acima da água, ou é do fundo do lago? abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Resumindo melhor: A contenção pega do espelho d'água pra cima, ou desde o fundo.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

Muito obrigado Normando, aliás queria agradecer pessoalmente por todas suas respostas. :) Só me restou uma dúvida , quando vc fala borda inferior e superior ,e da parte do aterro que está acima da água, ou é do fundo do lago? abraços

Estou falando do talude, borda inferior o fundo, borda superior a linha dágua. Veja esta ilustração aqui talvez esclareça melhor.

tanques-escavados.jpg

Tenho uma foto aqui de um bebedouro que identifiquei num levantamento de campo. Coisa bem rústica mas talvez dê para se ter uma ideia

GEDC0214-1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

Resumindo melhor: A contenção pega do espelho d'água pra cima, ou desde o fundo.

Desde o fundo porque se você for da linha dágua pra cima e se tiver erosão na lâmina dágua puxa o material e a contenção.

Lembrando que eu estou imaginando aqui que você pretende fazer a cerca para proteger o aterro do lado de dentro do tanque. Se for proteção externa, aí não precisa de cerca, você irá plantar bambu ou capim napier na base externa do talude e grama no seu corpo.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Normando, para te ajudar estou mandando uma foto do lago para vc ter uma noção maior, de como eu devo proceder? abraços

479961_478358298902032_1216002966_n.jpg

P.S: foto do lago nos seus dias iniciais, ...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

Obrigado Normando, para te ajudar estou mandando uma foto do lago para vc ter uma noção maior, de como eu devo proceder? abraços

479961_478358298902032_1216002966_n.jpg

P.S: foto do lago nos seus dias iniciais, ...

Então, dá para observar que ele sofre um processo erosivo dos taludes, tanto do lado da árvore como a frente. aparentemente este processo erosivo deve estar acontecendo também nas margens encobertas. Isto parece acontecer em virtude do solo. Do lado da árvore é bem granulado com presença de pedras e no fundo dá para observar que é um material bastante instável.Realmente necessita de contenção devido à instabilidade do solo . O ideal é que se fizesse o esvaziamento do mesmo e a colocação da contenção alinhada à linha do fundo. Com a contenção subindo em linha reta, faria o complemento do aterro nas bordas superiores, porque se ficar espaço a pressão da coluna dágua aliada ao processo erosivo que iria continuar acabaria por comprometer a cerca. Caso não tenha como esvaziar, abaixe o nível o máximo possível, finque as estacas mantendo um ângulo de 90 graus com relação à borda superior, ficaria como um triângulo com a base voltada pra cima. Aí seria duas linhas de estacas, uma do lado de dentro (água/bambu) e a outra do lado de fora (barranco/ bambu) e as varas de bambu colocadas deitadas entre elas.

Não sei se estou sendo bem claro. Mas se for o caso me mande seu email por MP que vou tentar fazer alguma coisa de entendimento mais fácil.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

Ok vou mandar, abraços!

mandei email.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, boa tarde. 

Estou lendo a conversa de vcs e acho que estou com um problema parecido, meu lago está com erosão nas laterais internas, estou perdendo o aterro e queria fazer uma contenção com Bambu, a ideia é esvaziar e acertar as bordas.

tenho uma moita de bambu verde no meu terreno e pensei em usar eles. São aqueles que têm coisa de 5 a 10cm de diâmetro, esse serve? Como eu trato esse bambu pra ser usado na água assim?

desde já muito obrigado.

ibsen Brandão Pereira 

ibsenbr@hotmail.com 

Compartilhar este post

Link para o post

Vou opinar mesmo  não sendo tecnólogo na área, mas pela leituras e observações ao longo da vida: nos lagos feitos pelo homem , o terreno devem estar com uma inclinação desde a borda  até o fundo, dependendo do tipo de solo requer as estacas e ou plantas de raízes que se entrelaçam, ...( observem nas rodovias o que fazem quando aterram para criarem os retornos areas elevadas em relação as pistas. ) esta inclinação se fazem também necessárias porque alguns peixes cavam cavernas, como as tilapias e talvez os caras. As estaca na vertical ao meu ver são estéticas no contorno do lago acima do espelho d'água.

Compartilhar este post

Link para o post