Entre para seguir isso  
Flavio Aoyama

Como regular a fricção?

Recommended Posts

Ola a todos... sou iniciante em pesca mas confesso que gosto mto.. porem tenho uma duvida.. meu tio que jah pratica pesca amadora a mto tempo, me disse o seguinte... que qndo fisgar, devo estar com a friçao da carretilha apertada pro peixe nao levar minha linha.... mas por outro lado sempre ouvi dizer que devo soltar a friçao pra ele levar linha e dps eu ir recolhendo e assim ir cansando o peixe pra depois ficar mais facil de trazer ele.. mas meu tio disse que se a friçao tiver frouxa, o peixe leva al inha e dpois jah nbao consigo mais recolher... entao fiquei na duvida e peço aos amigos ae pra tirar minha duvida... Devo apertar a friçao e nao dexa ele leva linha.. ou devo deixar solta e deixar levar linha?? se levar linha fica dificil recolher depois.. se nao levar, fica mais facil de arrebentar a linha... entao oque devo fazer?? Desculpe se postei no local errado... abraços a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compartilhar este post

Link para o post

opa flavio, eu geralmente deixo a fricção regulada e na hora de fisgar ponho o dedo no carretel impendindo assim que esse gire e afroxe a fisgada,o ideal é o peixe levar linha apenas se esse fazer força, porém depende tambem do peixe, afinal se você deixar a fricçao mto solta o bixo não ira cansar

Compartilhar este post

Link para o post

Nem tanto nem tão pouco..

Compartilhar este post

Link para o post

Você deve deixar a fricção apertada, mais não ao ponto do peixe arrebentar sua linha, quebrar sua vara ou abrir o anzol, e dependendo da espécie e tamanho, não tão apertada ao ponto de arrebentar a boca do peixe.

Mais nada te impede de ir tentando dos dois jeitos pra tirar suas próprias conclusões.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

sempre solta, na hora da fisgada dedo no carretel, porque se sua linha for multi, vc pode quebrar sua vara,abrir anzóis, abrir snaps, giradores etç,, nem só com multi, mono tambem,, e na hora que vc ver que engatou o peixe na linha ai sim vc aperta a frição,

(esse é o método que utilizo)

Forte abraço e boa sorte nas pescarias..

Compartilhar este post

Link para o post

Você deve deixar a fricção a ponto que quando o peixe da a largada ele deve tomar linha, mas não frouxa demais, a fricção serve para o peixe não arrebentar a linha. Você tem de trabalhar o peixe até ele cansar, não deve tentar trazer ele de vez.

Abraço e bom vindo ao Pescaki.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo vai da especie de peixe ,como as minhas pescarias a maioria eu pesco carpas , eu sempre deixo a fricçao meio frouxa , pq a carpa tem boca mole , e é facil de rasgar , mas para outras especies vc tem que regular conforme o peso do peixe e a força que ele faz na agua vc tem que regular a fricçao , e durante a briga se vc ver que ta forçando demais , solta um pouco , ou aperta mais , mas nao pode soltar tanto por que senao o peixe nao cança ,

entendido amigo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Seja bem vindo Flávio. Você vai perceber que no início você vai seguir à risca a regulagem do equipamento que, de modo geral é em 1/4 da resistência da linha. Exemplo: uma linha mono Super Raiglon 0,40 resiste 16kg, 1/4 seriam 4kg. Regula-se o equipamento amarrando ou colocando o anzol numa balança portátil que um amigo segure e puxa-se o equipamento. A linha só poderá começar a ser liberada quando a balança marcar 4kg. Isso seria o oficial. Mas depois, com o tempo, você vai regular no "olhômetro" mesmo.

Eu faço da seguinte forma, se eu pesco com equipamento para pescar no fundo, seja carretilha ou molinete, eu aperto a fricção de maneira que quando eu puxo a linha com a mão eu sinto uma certa resistência, mas consigo puxar, ou seja, esse é o tal "nem frouxo nem apertado" Isso independente do equipamento e do peixe.

Depois que o peixe fisga e corre você vai apertando a fricção conforme vai vendo que a coisa tá feia e que a linha tá indo embora. Se tiver que travar tudo é só ter certeza que a linha é mais forte do que a fricção do molinete/carretilha, aí trava e se ainda o peixe estiver ganhando linha o jeito é ir andando em volta da água. Não gosto de travar no dedo porque arrisca a arrebentar.

É isso. :smiley-sport041:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

Nem tanto ao céu nem tanto à terra. Fricção totalmente solta ou totalmente travada não está regulada. O princípio é que a liberação de linha se dê no momento que o esforço requerido do equipamento possa comprometer sua resistência total. Uma regrinha prática, regule a fricção para 1/5 da capacidade máxima da linha. Se você está usando uma linha de 30 lbs, regule a fricção para a carretilha ou molinete começar a liberar linha com 6 lbs. Como fazer issso? Monte o conjunto, engate uma balança ou mesmo um alicate com balança no anzol. Peça alguem para puxar a linha até que a atinja o limite da resistência pretendida. Aí vá soltando a fricção devagarinho até a linha começar a se soltar. Com o tempo você já passa a fazer esta regulagem no olho mesmo.

Obs: Enquanto eu digitava o Lammar estava postando praticamente a mesma coisa. :rotfl2: :rotfl2: :rotfl2: Vou deixar aqui, a questão de 1/4 ou 1/5 não seria relevante!

Compartilhar este post

Link para o post

a Palavra-chave é regulagem amigo. Não tão apertada a ponto de quebrar a vara ou rebentar a linha, nem tão frouxa a ponto de não cansar o peixe, para que, como disse o nosso amigo pedro, o peixe só leve a linha se realmente fizer muita força.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi galera... vou testar na minha proxima ida... de qualquer forma mto obrigado.. qualquer novidade venho contar e mostrar o resultado..rs... abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu regulo a fricção de acordo com a resistência da linha, vara e capacidade do molinete ou carretilha.

Compartilhar este post

Link para o post