Entre para seguir isso  
alexmorales

linha multifilamento + passadores

Recommended Posts

Amigos, é verdade que a linha multifilamento não deve ser usada em varas com passadores de metal? Qual o tipo de passadores ideais para essa linha?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Amigos, é verdade que a linha multifilamento não deve ser usada em varas com passadores de metal? Qual o tipo de passadores ideais para essa linha?

Alguns metais só...

eu uso passadores de SIC... daqui a pouco tanto o Marcão quanto o Alves entrará e te responderá melhor...

Abraxxx

Compartilhar este post

Link para o post

linhas modernas podem ser usadas com qualquer passador, eu uso até como backing nas minhas varas de fly e nunca tive problema, o polietineno das linhas de spectra ou dyneema tem características de abrasão semelhantes ao teflon, ou seja quase nenhuma

as primeiras linhas de multifilamento eram feitas de aramida ( kevlar) e eram bastante abrasivas, mas isso já faz muito tempo

abraxx

Compartilhar este post

Link para o post
linhas modernas podem ser usadas com qualquer passador, eu uso até como backing nas minhas varas de fly e nunca tive problema, o polietineno das linhas de spectra ou dyneema tem características de abrasão semelhantes ao teflon, ou seja quase nenhuma

as primeiras linhas de multifilamento eram feitas de aramida ( kevlar) e eram bastante abrasivas, mas isso já faz muito tempo

abraxx

Tuba.. tu ta usando Multi com backing de flY???´

pq eu to com uma #4... mas num queria colocar backing 20 lbs... queria colocar mais leve... dá para usar numa boa???

Compartilhar este post

Link para o post

Faço uma ressalva. É que não pode ser esquecido que os passadores de baixa resistência não devem ser usados com linhas finas em pescarias que gerem muita fricção entre linhas e passadores, independentemente de serem multi ou monofilamento.

Ainda quando não existiam ou não eram difundidas as linhas de multifilamento, era praticamente uma regra para os pescadores de praia trocar os passadores poucos resistentes (alguns com anéis de plástico) por outros de alta resistência, pois o monofilamento usado nessa modalidade, em geral muito fino (sempre usei como padrão nylon 0,16 e 0,20mm), cortava os anéis das guias, especialmente das ponteiras ... Era inclusive muito comum usar uma ponteira com um anel giratório de aço inox, que ainda assim tinha que ser substituído de tempos em tempos ...

Como as linhas de multifilamento, independentemente do teor de abrasão, são sempre (relativamente) muito finas, penso que para modalidades como as de pesca de praia e pesca pesada em geral (vertical, peixes de couro, corrico etc), passadores com anéis de alta resistência e dureza ainda serão muito necessários, pois do contrário tendem a formar sulcos até serem cortados, sem falar que esses sulcos, num circulo vicioso, vão prejudicando a linha ...

Compartilhar este post

Link para o post

Todas observações até agora são ótimas , mas até hoje em meu tempo de trabalho com montagens de varas nunca vi um passador ou ring cortado por algum tipo de linha, é claro que não estamos falando de passadores de porcelanas que eram utilizados nas varas mais antigas, a linha passadores fuji até mesmo o mais simples dela pode ser utilizado aço que não corta o material de dentro. O que mais percebo é a multi estourando por causa da abrasão, então para diminuirmos esse problema utilizamos passadores de melhor qualidade como TITANIUM e SIC. Dependo do tipo de peixe que for pego a abrasão que se cria entre o passador e a linha faz com que estoure que qualquer linha.

segue uma explicação que tem no site de meu pai (customby marco)

A Fuji oferece seis diferentes materiais para argolas de passadores de varas para todo tipo de cliente.

GOLD CERMET: A única cerâmica feita de uma liga especial de ouro que permite a fabricação de uma argola super fina e ultraleve. Elas são altamente polidas com diamante, oferecendo um acabamento incomparável para uma vara extremamente diferenciada com preço acima dos padrões do mercado, para clientes exigentes.

Essas argolas são disponíveis em armações de Titânio puro e Aço Inox S4.

SiC: Silicon Carbide (Sílica de Carbono ) A cerâmica mais dura resistente e durável da marca Fuji que revolucionou a indústria da pesca. Foi a primeira cerâmica a ser montada diretamente na armação sem o uso de um amortecedor plástico.

As argolas SiC são extremamente duras, resistentes, leves e altamente polidas com diamante.

Combinadas com armações de Titânio puro ou Aço Inox S4, formam passadores da mais alta performance e durabilidade.

SiN II: Silicon Nitride II – Desenvolvidos especialmente para o mercado americano para pesca em alto mar com linha tipo arame (monel).

As argolas SiN II são altamente polidas e armadas com amortecedores de nylon para resistir a abrasão e ao abuso da pesca em alto mar. Disponível em armações de Aço Inox S4.

HARDLOY : Oxido de Alumínio de alta qualidade. Material exclusivo Fuji que representa a maior evolução desse tipo de material desde a invenção do óxido de alumínio. As argolas hardloy são altamente resistentes contra impacto e abrasão, com excelente dispersão de calor e alto polimento de diamante.

ALCONITE: A mais nova formula de Oxido de Alumínio desenvolvida especificamente para o “New Guide Concept” (novo conceito de passadores) da Fuji. As especiais propriedades permitem a fabricação de uma argola 20% mais leve que óxido de alumínio normal, e 7% mais leve que argolas SiC. Com alto polimento de diamante que se assemelha às argolas SiC.

Neo-Aluminum / Oxido de Alumínio : Cerâmica especial com alta resistência a abrasão e impacto e com baixo coeficiente de fricção. A Neo Aluminum (oxido de alumínio)

tem sido a mais popular e a mais vendida no mundo pela sua performance e preço econômico.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Tuba.. tu ta usando Multi com backing de flY???´

pq eu to com uma #4... mas num queria colocar backing 20 lbs... queria colocar mais leve... dá para usar numa boa???

José Luiz,

eu não usaria multi como backing de um conjunto #4, numa vara #4 vc raramente vai precisar de muito backing e usando multi inferior a 20 lbs serão necessarios muuitos metros para encher a carreta oque vai lhe custar um $$$ desnecessario, ja que no equipo de fly é sempre bom ter a carreta cheia, evitando muita memoria na linha e melhorando o recolhimento, eu particularmente usaria dracon 20 lbs mesmo.

Abrçs.

Compartilhar este post

Link para o post

Não levem a mal não pessoal, mas muitas das vezes parecem estar falando em grego, aramaico, japonês =+}_*/!@#$%¨&*......

Minhas pescarias são BEM mais simples.....

Abraços e bom dia! :wacko::wacko::wacko:

Compartilhar este post

Link para o post
Alguns metais só...

eu uso passadores de SIC... daqui a pouco tanto o Marcão quanto o Alves entrará e te responderá melhor...

Abraxxx

Valeu galera!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

Parceiros: www.petsEXPERT.pt