Entre para seguir isso  
Emanuta

Qual a proporção da mistura de óleo e combustível para os motores 2 tempos?

Recommended Posts

Emanuta    1

Prezados amigos, boa noite.

Comprei um motor de popa Mercury 3.3hp para adaptar no meu Explorer e pretendo consumir 3 litros de gasolina em um dia de pesca.

Estou usando o Oleo Quicksilver Tcw3 2t e soube que posso usar a própria tampa da embalagem (garrafa de óleo) como medidor.

Quem conhece as medidas utilizando a tampinha? Lembrando que o motor é novo e precisa ser amaciado.

EX: Para um litro de gasolina, utilizo quantas tampinhas de óleo?

Para dois litros, quantas tampinhas?

E assim por diante...

COMBUSTÍVEL E ÓLEO

20
TABELA DE RELAÇÃO DE MISTURA DE GASOLINA E ÓLEO
Relação de Gasolina e Óleo 3,8 l (1 gal) gasolina 11,5 l (3 gal) gasolina 23 l (6 gal) gasolina
25:1 (4%) 148 ml (5 fl. oz.) óleo 473 ml (16 fl. oz.) óleo 946 ml (32 fl. oz.) óleo
50:1 (2%) 89 ml (3 fl. oz.) óleo 237 ml (8 fl. oz.) óleo 473 ml (16 fl. oz.) óleo
Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Normando   
Guest Normando

Vamos tentar simplificar. No seu manual está escrito assim:

RECOMENDAÇÕES SOBRE O ÓLEO
Use o Óleo para Motor de Popa de 2 Tempos TC–W3 Quicksilver Certificado pela
BIA/NMMA.
Consulte periodicamente o seu revendedor para obter as recomendações mais
recentes sobre óleo e gasolina. Se o Óleo para Motor de Popa Quicksilver não
estiver disponível, substitua–o por um óleo para motor de popa de 2 Tempos de
outra marca que seja Certificado TC–W3 pela NMMA. O uso de um óleo inferior
para motor de popa de 2 Tempos pode reduzir a durabilidade do motor. Avarias
resultantes do uso de um óleo inferior podem não ser cobertas pela garantia
limitada.
eeg1h
MISTURA DE GASOLINA/ÓLEO PARA O AMACIAMENTO
DE MOTOR NOVO
Use uma mistura de gasolina/óleo a 25:1 (4%) no primeiro tanque de combustível.
Após o uso da mistura de combustível de amaciamento, use uma mistura de
gasolina e óleo a 100:1 (1%) em motores usados em atividade de recreação.
Para fornecer proteção adicional para produtos usados em atividade comercial,
recomenda-se uma mistura de gasolina/óleo a 50:1 (2%).
Tabela de proporção de mistura de gasolina e óleo
gasolina 5 l/gasolina 10l/gasolina 20l/gasolina
25:1 (4%) 200 ml óleo 400 ml óleo 800 ml óleo
50:1 (2%) 100 ml óleo 200 ml óleo 400 ml óleo
100:1 (1%) 50 ml óleo 100 ml óleo 200 ml óleo
Dadas as condições de nossa gasolina, eu recomendaria manter a proporção de 50:1, logo após o amaciamento..
A questão da tampinha é meio complicado porque ela não é graduada. Se pretende usa-la como dosador, pegue uma seringa descartável e faça a medição de sua capacidade,aí fica mais fácil.
Para 3 litros de gasolina, no amaciamento usaria 120 ml de óleo e depois, considerando 50:1, usaria 60 ml de óleo.
Uma sugestão, em qualquer loja de R$1,99 você encontra uma caneca graduada, destas de plástico que se usa em cozinha. O tal da tampinha é danado para fazer uma meleca de óleo escorrido além de nem sempre você colocar a exata quantidade.
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
JR Fishing    153

Uma sugestão, em qualquer loja de R$1,99 você encontra uma caneca graduada, destas de plástico que se usa em cozinha. O tal da tampinha é danado para fazer uma meleca de óleo escorrido além de nem sempre você colocar a exata quantidade.

nunca tinha pensado nisso, uma vez que os Yamalube 2t vem com a marcaçao de 1l, 3/4, 2/4 e 1/4, alem de servir como caneca pra tirar agua do barco :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: .

Vlw Normando

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Normando!

Tenho um Yamaha 15F, novo.

Relação de mistura recomendada:

Período de amaciamento 1:20 e 1:40 pós este período.

OBS:Conversando com o fornecedor, este me disse para usar 1 litro de óleo(Yamalube náutico TCW III)para cada tanque, durante as 10 primeiras horas e evitar aceleração máxima.Dá uma fumacinha boa,mas é tranquilo.

Compartilhar este post

Link para o post
Emanuta    1

Prezado Normando,

Muito obrigado pelas orientações. Só mais uma dúvida: é necessário ou apropriado filtrar a gasolina colocando um filtro de combustível de carro no gargalo de um funil ao transferi-la para o tanque de combustível do motor?

Compartilhar este post

Link para o post

Filtrar é sempre bom, mas acho que o filtro de combustível vai demorar muito.

Se bem que vc vai abasteçer pequenas quantidades.

De qualquer forma, como é barato, testa, se ficar muito lento, use um pedaço de pano que não solte fibra, ou mesmo uma meia velha.

Compartilhar este post

Link para o post
FerSimon    273

A velha meia de nylon de mulherees não serve somente pra ser arrancada.

Mil e uma utilidades. :rotfl2::bs-aplauder:

Lembrando: pode comprar um filtro tipo das retificas de pintura em automóveis

usados pra filtrar a tinta..kkk

[ ]

FerSimon

Compartilhar este post

Link para o post
Abutre    0

E ai galera,

Vou reportar algumas observações sobre óleo 2 Tempos e a quantidade utilizada que tenho observado no meu motor de popa mercury 15 hp super. Antes de fechar a piracema estava utilizando a proporção de 1:50 (Quicksilver TCW3) e o motor estava trabalhando redondo ou seja sem falhas mas achei que a mistura para a nossa gasolina com muito álcool adicionado estava faltando um pouco mais de óleo. Portanto, no inicio da abertura da piracema mudei a relação para 1:40 (semelhantes a recomendação da yamaha) utilizando o mesmo quicksilver. Confesso a vocês que tive problemas com o afogamento do motor na lenta e também a dificuldade no ligar do mesmo após o afogamento. Checando as conexões tudo estava de acordo, com a pera cheia e também o suspiro do tanque aberto. A recomendação mercury é 1:50 lembrando (Gasolina boa). Amigos Pescadores, irei voltar para a recomendação mercury porém fico preocupado com a vida útil do motor. Gostaria de compartilhar a experiência com os colegas sobre o assunto. Abraço a todos e vamos pescar!!!!!!!!! Quanto ao doseamento eu sempre utilizo uma proveta graduada de plastico que levo comigo dentro da caixa de pesca pois o tal do olho e a indicação da embalagem nem sempre são confiáveis e a vida util do motor 2 tempo é a eficiência da lubrificação.

Compartilhar este post

Link para o post

Seja bem vindo ao fórum Abutre.

A durabilidade dos motores de popa atualmente, passa tranquilo das 1000 horas (ouvi relatos em Manaus de motores 4T com mais de 4000 horas funcionando).

Claro que a quantidade do óleo é importante, mas muito mais a qualidade.

A mistura recomendada de óleo 2T é meio "coringa" do mesmo modo que o passo do hélice, nos motores portáteis.

Se vc observar o consumo de óleo nos motores 2T injetados e controlados por computador (Etec e Optimax) nas rotações mais baixas o consumo é mínimo, ao passo que nas altas rotações consome bastante óleo.

Se quer fazer seu motor durar muito, além da correta mistura, de usar óleos certificados, o importante é não exigir tudo o tempo inteiro do motor. Mesmo uma redução de 500 RPMS é benéfica e ajuda a diminuir o consumo.

Compartilhar este post

Link para o post
Abutre    0

Olá Alexandre,

Com certeza utiilzar a aceleração total do motor irá reduzir a vida util do motor. Em conversa com outros colegas os mesmos encontram o mesmo problema relatado por mim. Acredito que uma mistura rica em óleo pode retardar o efeito da resposta da agulha do carburador. É uma Hipotese!!!!!!!! No meu por exemplo irei seguir a mistura pré-determinada pela mercury pois nessa mistura não houve problema!!!!!!!!

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso