Entre para seguir isso  
Cleisonps

Precisa de arrais ???

Recommended Posts

Pessoal,

não costumo pescar de caiaque, mas meu pai, que não frequenta o fórum, tem um caiaque que não sei a marca e me fez uma pergunta. Caso ele adapte um motor elétrico, seria necessário ter o arrais para poder navegar em lagos, represas e canais ?

Se alguém tiver a resposta ou saber a onde encontrá-la me mande o link por favor.

Desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim precisa, mas duvido que a marinha irá lhe pedir um documento desse num caiaque, só se vc atravessar uma fragata, hehehehehe

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

Sim precisa, mas duvido que a marinha irá lhe pedir um documento desse num caiaque, só se vc atravessar uma fragata, hehehehehe

O pior é que o espírito que norteia o aparato fiscalizador é o mesmo. Sai de BMW e depois FIAT 147 pra você ver quantas vezes você vai ser parado! Infelizmente o preconceito impera e tudo que é mais simples ou menos luxuoso vira alvo. :D:D

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Em se tratando de fiscalização em rios é uma coisa praticamente inexistente, eu piloto desde os 7 anos e já andei em vários rios e nunca vi sequer um barco da marinha, na verdade eles vão atrás da carteira de Arrais só quando um filho de rico atropela alguém com o jetski. Aliás pra mim é um documento inútil que não ensina nada de prático, diferente da carteira de motorista.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

Em se tratando de fiscalização em rios é uma coisa praticamente inexistente, eu piloto desde os 7 anos e já andei em vários rios e nunca vi sequer um barco da marinha, na verdade eles vão atrás da carteira de Arrais só quando um filho de rico atropela alguém com o jetski. Aliás pra mim é um documento inútil que não ensina nada de prático, diferente da carteira de motorista.

:police:

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo! Está quase na hora de renovar a minha pela segunda vez e nunca tive que apresenta-la pra ninguém. Quando tirei a minha, havia alem da prova escrita a prova prática, você levava o instrutor dentro da embarcação, mais ou menos igual ao exame de motorista, acho que isto nem existe mais.

No trecho do médio São Francisco, de Pirapora até Sobradinho ainda costuma se ver a presença da Marinha, talvez por ter a Capitania Fluvial de Pirapora e a hidrovia. Eu tenho passado de liso mas alguns conhecidos já foram fiscalizados. A pouco tempo um amigo deu um azar danado. Ele tem um rancho de pesca na região de Gameleira da Lapa(Ba), como está aposentado, costuma ficar lá por longos períodos. Como as saídas viraram quase rotina, acabava por nem levar a documentação. Não é que numa dessas saídas acabou abordado! E os homens nem deixaram ele ir no rancho buscar os documentos que estava a menos de 1 km. Levou duas boas multas, entrou com recurso, só não sei ainda dos resultados.

É complicado !

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Guto!!!!!!

Vc só vai sentir a falta da tua arrais no dia que por ventura se envolver em algum infortuno.

Infelizmente ser habilitado de fato (saber pilotar), não lhe da nenhum respaldo jurídico estando Vc certo ou errado, a habilitação de direito (possuir uma carteira) sabendo ou não pilotar te ampara juridicamente em casos de infortuno.

Pense sempre nisso . :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo! Está quase na hora de renovar a minha pela segunda vez e nunca tive que apresenta-la pra ninguém. Quando tirei a minha, havia alem da prova escrita a prova prática, você levava o instrutor dentro da embarcação, mais ou menos igual ao exame de motorista, acho que isto nem existe mais.

No trecho do médio São Francisco, de Pirapora até Sobradinho ainda costuma se ver a presença da Marinha, talvez por ter a Capitania Fluvial de Pirapora e a hidrovia. Eu tenho passado de liso mas alguns conhecidos já foram fiscalizados. A pouco tempo um amigo deu um azar danado. Ele tem um rancho de pesca na região de Gameleira da Lapa(Ba), como está aposentado, costuma ficar lá por longos períodos. Como as saídas viraram quase rotina, acabava por nem levar a documentação. Não é que numa dessas saídas acabou abordado! E os homens nem deixaram ele ir no rancho buscar os documentos que estava a menos de 1 km. Levou duas boas multas, entrou com recurso, só não sei ainda dos resultados.

Tenho conhecido que tirou a carteira agora só foi prova escrita.

Compartilhar este post

Link para o post

só foi prova escrita.

Sim, mas tem que ter o certificado de aulas práticas... Tem que ser por escola credenciada pela marinha...

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Guto!!!!!!

Vc só vai sentir a falta da tua arrais no dia que por ventura se envolver em algum infortuno.

Infelizmente ser habilitado de fato (saber pilotar), não lhe da nenhum respaldo jurídico estando Vc certo ou errado, a habilitação de direito (possuir uma carteira) sabendo ou não pilotar te ampara juridicamente em casos de infortuno.

Pense sempre nisso . :ok:

Não estou dizendo que é correto não possuir, sim num caso de acidente não possuir pode complicar, o meu comentário foi quanto o curso ou a prova ensinar alguma coisa. Tenho amigos que pescam comigo e possuem a carteira e não sabem encostar num motor de popa, aliás arrumar uma carteira de Arrais por outros meios é a coisa mais fácil do mundo. Eu já fiz o curso mas no dia da prova tive um imprevisto e não fiz, e ultimamente ando sem tempo pra fazer a prova, mas o dia que puder vou tirar com certeza, mas por enquanto piloto com a consciência livre sem arrais, nesses quase 25 anos pilotando os acidentes pre presenciei sempre foram devido a excesso de bebida alcoólica, falta de conhecimento do rio, superlotação de barco.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim Arrais é só mais um modo dos "Grandes" poderem faturarem com isso, Quando tirei minha arrais estava comprando meu primeiro motor,Nunca tinha se quer visto um motor de pesca de Perto, Bem Fui tirar minha arrais achando que ia aprender alguma coisa,Engano total Meu,Duas aulas Teóricas que serviram mais pra contar historia do que pra alguma outra coisa,Uma prova fajuta e ja era estava com minha arrais,Consegui comprar meu motor cheguei no Rio,Não sabia nem Ligar o coitado,Ainda bem que tinha um sr ali e me Ajudou me Deu uma boa Explicação de como funcionava a Coisa e ali comecei a aprender a Pilotar.

Quanto a Fiscalização,Fui parado algumas vezes por florestais Enquanto Navegava,Nunca Me pediram algum documento,Nem Arrais Nem carteirinha de Pesca Nem nada. Mas é aquilo experimenta andar errado uma vez só se quer pra ver no que da.

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou dizendo que é correto não possuir, sim num caso de acidente não possuir pode complicar, o meu comentário foi quanto o curso ou a prova ensinar alguma coisa. Tenho amigos que pescam comigo e possuem a carteira e não sabem encostar num motor de popa, aliás arrumar uma carteira de Arrais por outros meios é a coisa mais fácil do mundo. Eu já fiz o curso mas no dia da prova tive um imprevisto e não fiz, e ultimamente ando sem tempo pra fazer a prova, mas o dia que puder vou tirar com certeza, mas por enquanto piloto com a consciência livre sem arrais, nesses quase 25 anos pilotando os acidentes pre presenciei sempre foram devido a excesso de bebida alcoólica, falta de conhecimento do rio, superlotação de barco.

Concordo com tudo o que falou. Principalmente na parte da bebida.

Só dei um toque, não foi no tom de critica ou correção, não encare desta forma :giveup::giveup::giveup:.

Por trabalhar na área, procuro sempre que possível orientar os amigos a andar o mais correto possível, é muito chato ver um amigo com problemas na justiça por causa de uma falta de orientação, (me sinto mal com isso).

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com tudo o que falou. Principalmente na parte da bebida.

Só dei um toque, não foi no tom de critica ou correção, não encare desta forma :giveup::giveup::giveup:.

Por trabalhar na área, procuro sempre que possível orientar os amigos a andar o mais correto possível, é muito chato ver um amigo com problemas na justiça por causa de uma falta de orientação, (me sinto mal com isso).

Abraços

Eu entendi Isaías, o teu comentário foi no lado de problemas legais em caso de acidente é muito pertinente, é mesma coisa que dirigir sem CNH.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

obrigado pelas informações e pela atenção. :book:

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo um amigo ao qual ministra curso de arrais aqui no MS, tal documentação só é exigida em embarcações com motor a combustão.

Compartilhar este post

Link para o post

vi ai que todo mundo dis que precisa de arais pra porta caiaque com motor tanto eletrico quanto a combustão agora so me expliquem uma coisa pq quando eu tinha um barco de 5metros e um motor de 15 hp  não foi nunca preciso tira a arais  sei so que quando e na costeira tem que tira pra entra no mar mas so embarca soes asim de 4mt e com motor superior a 10hp??

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal. Estive pescando de parco e motor no domingo e fui abordado pelo barco da marinha. Tinha acabado de renovar a carteira de arrais e o documento do barco. Estávamos todos de colete e mesmo assim fui notificado, pois quando renovei o documento do barco houve uma mudança no número de inscrição da embarcação (que tinha um documento muito antigo antes). Como não percebi isso, não pintei os números novos no casco e fui notificado. Tive um período de  dias úteis para corrigir a situação e apresentar a defesa pessoalmente ou por meio de um representante com procuração. Em resumo, mesmo tentando andar corretamente tive uma senhora dor de cabeça. 

Na ocasião da abordagem, perguntei ao oficial da marinha se caso instalasse o motor elétrico no caiaque era necessário arrais e fui informado que sim, e além disso, era necessário documentar o caiaque para uso com motor, mesmo que elétrico (se não estiver previsto no projeto construtivo do caiaque é necessário um laudo de um engenheiro naval atestando a que a embarcação suporta motorização). Aqui na minha região a marinha está pegando tudo, e cobrando mesmo, portanto, procure andar certo para talvez assim não ser notificado ou multado ou pior, ter sua embarcação apreendida. 

Me informei em uma loja náutica na região que também trabalha como despachante e ele me confirmou. Colocou motor precisa de arrais e de documento da embarcação. Perguntei sobre o safari com motor que estava a venda na loja e ele me disse que se for usar com motor mesmo, precisa documentar o caiaque igual a um barco ou lancha, pintar o número e o porto de inscrição no casco e tudo. Neste caso, o caiaque já foi produzido de fábrica para uso com motor e isto consta no projeto construtivo do mesmo é mais simples para documentar.

Bom, é isso que eu levantei de informação nos últimos dias por aqui. Depois disso, optei por um caiaque a pedal que vou comprar assim que conseguir vender meu barco e motor. Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post