Ronan.

Estudo sobre idade e comprimentos dos Robalos Flecha e Peva

Recommended Posts

Olá amigos,

recebi esses dias duas tabelas muito interessantes sobre a taxa de crescimento das nossas amadas espécies e gostaria de compartilhar aqui no Fórum. Como não sou biólogo, acredito que a ausência do peso se deve ao fato de o peixe estar ou não se alimentando no momento da medição o que acabaria por gerar inúmeras variáveis. Quem sabe esse estudo não sirva pra conscientizar ainda mais os pescadores sobre a importância de respeitarmos as medidas mínimas para captura.

Se antes não tinha coragem de abater um robalo, muito menos agora vendo o tempo que levam pra atingir as maiores medidas! rs Por Favor, nada contra quem leva um ou outro peixe para consumo, é apenas a MINHA OPINIÃO PESSOAL!

P.S - Se essa tabela já foi aqui postada, por favor desconsiderem o post.

Referência Bibliográfica:

Ximenes-Carvalho, M.O.; Fonteneles-Filho, A.A. & Paiva, M.P. Idade e Crescimento do robalo-flecha Centropomus undecimalis(Bloch, 1792) e do robalo-peva, Centropomus parallelus (Poey, 1860), no sudeste do Brasil. Arq. Ciên. Mar, Fortaleza, 40(1): 78-88. 2007

Grande abraço

Robalo-flecha

e38byj4.jpgRobalo-Peva:

fqPOXfq.jpg

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Significa que um flecha atinge em média 70cm com cerca de 10,5 a 11 anos?

Compartilhar este post

Link para o post

Pela tabela é isso ai Helmar!

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que esse estudo é meio "teórico" ....

que eu saiba o flecha vive 20 anos com media de 1 metro ... aí fala em 30 anos ! ...

ah ... e são hermafroditas ....

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Boas informações...........

Compartilhar este post

Link para o post

Os meus não passam dos 03 anos então! :smiley-char145:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Shinn

Ótimo post...

Isso me entristece de coração... significa que um flecha de 10 kilos, tem quase a minha idade.

Se ele for abatido, vou demorar mais 30 anos pra ver outro igual...

Não abatam os robalos flechas... Deveria ter uma lei para que os flechas sejam preservados...

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor realmente tentar liberar todos os exemplares que não estejam muito feridos após a briga! tento isto todas pescarias....

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vendo essa tabela, e comparando as medidas permitidas para captura do Peva, entende-se que essa espécie corre grande risco. Visto que eles (as fêmeas) só se reproduzem à partir dos três anos que é praticamente quando atingem à medida para a captura. Já o flecha leva uma pequena "vantagem" já que só atinge a medida após os cinco anos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não custa lembrar que como o o próprio título do trabalho explicita, trata-se de um levantamento feito na região Sudeste. Claro que como qualquer trabalho científico está sujeito à falhas e que novos trabalhos venham suplantar e até mesmo demonstrar que o estudo anterior está equivocado. Aliás essa é a beleza da ciência: sua capacidade de reconhecer o "erro" sempre que surgirem novos fatos fundamentados. Os colegas mais experientes conhecem outros levantamentos desse tipo? Será que no Nordeste, por exemplo, os flechas possuem outro padrão de crescimento, inclusive podendo alcançar tamanhos maiores?

Abs

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Shinn

Vendo essa tabela, e comparando as medidas permitidas para captura do Peva, entende-se que essa espécie corre grande risco. Visto que eles (as fêmeas) só se reproduzem à partir dos três anos que é praticamente quando atingem à medida para a captura. Já o flecha leva uma pequena "vantagem" já que só atinge a medida após os cinco anos.

Discordo amigo...

É justamente o contrário... temos neste meio a influência do homem, que a gradíssima maioria matam muito abaixo da medida.

Se levarmos em consideração o tamanho da costa brasileira, há muito mais Pevas, do que Fechas.

Os Pevas se reproduzem com mais facilidade. Como os pevas reproduzem mais rapidamente, logico que teremos mais Pevas.

Eu entendo que deveria ter uma faixa para abatimento, isto é, por exemplo, como os flechas podem ser abatidos acima de 50CM, deveríamos preservar as grandes matrizes, essas que são responsáveis por povoar as aguas, então de 50CM até 60CM, pode abater, acima de 60CM fica proibida a predação.

Entendo que assim, garantiríamos o ciclo saudável de reprodução do Flecha.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Se levarmos em consideração o tamanho da costa brasileira, há muito mais Pevas, do que Fechas.

Os Pevas se reproduzem com mais facilidade. Como os pevas reproduzem mais rapidamente, logico que teremos mais Pevas.

se não me engano a proporção é 80% de peva , 10% de flecha e 10% de trickzinho ( que não me lembro o genero ) ( são 3 ) ...

Compartilhar este post

Link para o post

é muito grande a diferença em quantidades de pevas e flechas...........não sou um grande pescador de robalos , muito longe disso , fui somente 3 vezes , porém , nunca peguei um flecha , de qualquer tamanho........

Compartilhar este post

Link para o post

Discordo amigo...

É justamente o contrário... temos neste meio a influência do homem, que a gradíssima maioria matam muito abaixo da medida.

Eu entendo que deveria ter uma faixa para abatimento, isto é, por exemplo, como os flechas podem ser abatidos acima de 50CM, deveríamos preservar as grandes matrizes, essas que são responsáveis por povoar as aguas, então de 50CM até 60CM, pode abater, acima de 60CM fica proibida a predação.

Entendo que assim, garantiríamos o ciclo saudável de reprodução do Flecha.

Clayton, entendi perfeitamente a sua colocação e concordo plenamente com ela. Acho que todos os peixes deveriam possuir o tamanho mínimo e o tamanho máximo para ser capturado. Preservando assim grandes matrizes que conseguissem passar de uma medida x. O que eu quis dizer é que acho que podiam também aumentar a medida mínima do Peva, permitindo assim que eles se reproduzissem por mais tempo antes de serem capturados. :joia:

Apesar que isso tudo de nada vale, se não existir conscientização e fiscalização.

Grande abraço.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Shinn

Clayton, entendi perfeitamente a sua colocação e concordo plenamente com ela. Acho que todos os peixes deveriam possuir o tamanho mínimo e o tamanho máximo para ser capturado. Preservando assim grandes matrizes que conseguissem passar de uma medida x. O que eu quis dizer é que acho que podiam também aumentar a medida mínima do Peva, permitindo assim que eles se reproduzissem por mais tempo antes de serem capturados. :joia:

Apesar que isso tudo de nada vale, se não existir conscientização e fiscalização.

Grande abraço.

:bs-aplauder: :bs-aplauder:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

é muito grande a diferença em quantidades de pevas e flechas...........não sou um grande pescador de robalos , muito longe disso , fui somente 3 vezes , porém , nunca peguei um flecha , de qualquer tamanho........

vai na costeira que vce pega ... flexão gosta de canal a beira da praia ...

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite amigos, sou calouro na Pescaki e já chego com um questionamento,tenho interesse em criar Robalo Flecha ou Peva, tenho dúvidas no que diz respeito a ração,temperatura da água,medida do tanque,manejo e aquisição de alevinos, desde já agradeço a participação e muito me gratifica participar deste debate.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado por compartilhar!!!

Valeu!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Em 22/09/2014 at 19:28, Robson Gramlich disse:

Grande abraço.

Olá amigos, creio que vale lembrar que temos a orientação da legislação ambiental sobre o robalo, e lá estão as medidas relativas ao abate das espécies. Podemos a partir disso ter a referência, a divulgação e talvez em algumas circunstancias tentar "fiscalizar" dentro da política de conscientização destes dados! segue a legislação:

http://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/listarAtosAno.do?action=exibir&codAto=146570&codItemAto=892878

Compartilhar este post

Link para o post

Bah, sempre devolvi todos os robalos porque sabia que demoravam pra crescer, agora lendo esse estudo fiquei mais furioso com a pesca predatória aqui no Sul. (abaixo video da pesca em Barra Velha, após o ocorrido, dificilmente alguém pesca um bom exemplar de robalo) O problema que as vezes não adianta falar, gritar, tem que partir pra denuncia de uma vez.

Compartilhar este post

Link para o post

olá colegas 

tudo muito triste, quando se fala de preservação, ainda mais do robalo, este tipo de discussão é sempre bem vinda. Precisamos matar o mínimo mas existe todo um contexto chamado ecossistema  não adianta ter o robalo e não ter lugar pra ele viver. boa conversa esta aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Seja bem-vindo ao Pescaki, Domênico! :joia:  

O problema consiste em uma coisa que não funciona no pensamento do ser humano: bom senso! :triste:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Parceiros: www.petsEXPERT.pt