Entre para seguir isso  
GutoPescador

Posso colocar uma linha mais Grossa em um Molinete?

Recommended Posts

Ola comprei com daiwa Regal 4000 xia, mas esta especificado 0,30mm 270m, Posso colocar uma 0,50m? Daria para saber quantos metros de linha 0,50 caberia?

Poderia passar alguns molinetes para pesca pesada, que comporte vários metros de linha grossa?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Normando

0,50 caberia 97 m (mono). Acho que é uma linha muito grossa pra este modelo. Eu geralmente uso no mínimo com 100 m de linha "utilizável", ou seja, neste molinete o máximo que eu iria usar seria 0,40 que comportaria 151 m total.

Molinetes para pesca pesada, no geral seriam:

MS XT 4000 ou XT 6000

.

Daiwa BG 60 ou Daiwa BG 90.

Sumax Tryon 60 ou 70.

Existem outras marcas e modelos, mas a definição melhor seria em função do tipo de pesca que se pretende fazer e quanto estaria disposto a gastar.

Compartilhar este post

Link para o post

A multifilamento caberia mais 0,50 ou a mesma coisa que a mono??? e a vara para o molinete de pesca pesada qual seria???

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

A multifilamento caberia mais 0,50 ou a mesma coisa que a mono???

Aí já não posso te responder. Geralmente quando a capacidade se refere em mm está se baseando em mono. Quando é multi geralmente vem PE 3, PE 4......Me parece que existem algumas tabelas de equivalência já que os diâmetros não são compativeis, mas eu não disponho deste material.

Daqui a pouco algum colega com melhores informações aparece por aqui.

Outra coisa, geralmente se calcula multi pela resistência (Lb) e não pelo diâmetro (mm).

Editado por Normando

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

A multifilamento caberia mais 0,50 ou a mesma coisa que a mono??? e a vara para o molinete de pesca pesada qual seria???

Como eu disse, sem você especificar o tipo de pesca, o ambiente(pesqueiro, rio, agua salgada....) e o que pensa em investir fica difícil recomendar.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai pescar o que e aonde?

Compartilhar este post

Link para o post

O que manda independente da libragem é o diâmetro, portanto tanto faz mono ou multifilamento, se as duas tem o mesmo diâmetro vão caber no carretel as mesmas quantidades. Tenho 3 modelos deste molinete e admiro bastante todos 3.

Já que você quer uma linha de maior resistência use uma multifilamento que tem diâmetro menor aumentando assim uma quantidade maior de linha no carretel e com uma resistência superior a uma 0,50 monofilamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai pescar o que e aonde

Pesqueiro, PIRARAra....

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

O que manda independente da libragem é o diâmetro, portanto tanto faz mono ou multifilamento, se as duas tem o mesmo diâmetro vão caber no carretel as mesmas quantidades. Tenho 3 modelos deste molinete e admiro bastante todos 3.

Já que você quer uma linha de maior resistência use uma multifilamento que tem diâmetro menor aumentando assim uma quantidade maior de linha no carretel e com uma resistência superior a uma 0,50 monofilamento.

O problema é que as multi tem um padrão de "leitura" diferente. Achei aqui uma tabela de conversão do padrão japonês (PE) para o padrão métrico(mm) que talvez ajude.

http://www.naclinho.com/IndexPExMM.html

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Dependendo de pesqueiro se não tiver muito toco ou estruturas ou o lago não seja enorme onde que o bicho possa tomar toda sua linha 100m de linha 0.50mm dá pra tirar Pirarara tranquilo ou dependendo do lago 70m de linha 0.60mm, se tiver muitas grandes e o lago for grande aí sim uma multi 65lbs ( +-0,40mm) seria mais ideal. Vara vc precisa de uma mas parruda devido ao peixe e o tamanho que for pescar, mas esse molinete numa Evolution 20-60lbs 1.80m na minha opinião dá tranquilo pra pescar pirarara em PP.

Compartilhar este post

Link para o post

A Linha multifilamento realmente e mais resistente que a monofilamento? Uma multifilamento 0,40 seria mais ou igual a uma 0,60, em força?? obrigado, eu tenho multifilamento mas nunca usei!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Tarde pessoal. Aproveitando o tópicos queria tirar uma dúvida. 

Comprei um molinete Penn Battle 2 4000 e nele vem especificado a quantidade de linha em peso e não diâmetro.

Monofilamento 165 yards / 12lb

Multifilamento 165 yards / 30lb

Mas não fala nada de bitola. Saberiam me dizer qual a bitola de linha e quantidade que poderia colocar nesse molinete? 

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, Zarpa disse:

Tarde pessoal. Aproveitando o tópicos queria tirar uma dúvida. 

Comprei um molinete Penn Battle 2 4000 e nele vem especificado a quantidade de linha em peso e não diâmetro.

Monofilamento 165 yards / 12lb

Multifilamento 165 yards / 30lb

Mas não fala nada de bitola. Saberiam me dizer qual a bitola de linha e quantidade que poderia colocar nesse molinete? 

Pergunto pq a bitola da linha 12lb monofilamento é em geral 0,25 mm...E 165 yards me parece pouco para um molinete 4000

Compartilhar este post

Link para o post

165 jardas - 12 libras ... equivale a 150 metros a 0,28mm ... ( monofilamento ) ...

0,28mm monofilamento ( 12 libras ) equivale a 0,28mm e 30 libras no multifilamento ...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Armando Ito disse:

165 jardas - 12 libras ... equivale a 150 metros a 0,28mm ... ( monofilamento ) ...

0,28mm monofilamento ( 12 libras ) equivale a 0,28mm e 30 libras no multifilamento ...

Opa...valeu Arnaldo. 

165 yards é aproximadamente 150m... Não é muito pouco de linha 0,28mm para um molinete 4000?

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, Zarpa disse:

165 yards é aproximadamente 150m... Não é muito pouco de linha 0,28mm para um molinete 4000?

depende muito da fabricação do molinete ... por ex: ... um 4000 Shimano equivale a um 3000 Daiwa ... ( aproximadamente ) ...

mas no geral , um molinete 4000 cabe 150 mts de 0,35 a 0,37 ...

acho que a especificação da capacidade está equivocada ...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Armando Ito disse:

depende muito da fabricação do molinete ... por ex: ... um 4000 Shimano equivale a um 3000 Daiwa ... ( aproximadamente ) ...

mas no geral , um molinete 4000 cabe 150 mts de 0,35 a 0,37 ...

acho que a especificação da capacidade está equivocada ...

Armando, acredito que seja isso mesmo. 

Pela tabela que o Maurício postou para 12lb seria 150m de 0.37mm.

Obrigado pelas informações pessoal 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

Parceiros: www.petsEXPERT.pt