Entre para seguir isso  
JosueSpinning

Duvidas sobre libragem da vara e libragem da linha !

Recommended Posts

Eu estou com uma duvida pessoal ! a libragem da linha deve ser a mesma de vara ? por exemplo, uma vara de 15-35 libras só pode utilizar linhas entre 15 e 35 libras ? desde já obrigado !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isto se dá somente nos casos de linhas monofilamentos!... quando com linha multifilamento é permitido e legal usar uma ligragem um pouco acima.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu ! realmente me ajudou muito !

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, sua questão depende muito das características do conjunto de equipamento (qualidade da vara e molinete/carretilha, ação da vara, tipo de linha mono/multi, tipo da isca) e das características do peixe que você pretende pegar. A escolha da vara e da linha é muito pessoal de cada pescador, de sua técnica, de suas experiências boas e más.

Mas que a linha e a vara devem ter a mesma "libragem", isso não é nenhuma regra! Sinta-se a vontade para fazer vários testes (arremesso, fisgada, ajuste da fricção, segurança para trazer o peixe), perceba sobre a sensibilidade do conjunto e descubra qual configuração se adapta melhor a sua técnica e a seus peixes. Linha mais grossa, linha mais fina, vara mais grossa, vara mais fina, maior, menor, isso vai muito da preferência de cada um. Já perdi peixes de 10 kg usando linha 0,80 mm (60 lbs) e vara lenta de 80-100 lbs. Em contra partida já tirei peixe de 10 kg usando linha 0,15 mm (12 lbs) e vara de 6-8 lbs. O importante é que o conjunto esteja bom pra você e que você confie no equipamento.

Abraço,

Robson

Compartilhar este post

Link para o post

Não existe regra para a bitola da linha em relação a vara.

Em situações normais, procuro utilizar linha com a libragem mais próxima o possível da vara.

Além de prevenir de uma possível quebra, ainda melhora os arremessos.

Em tese, uma linha de libragem maior que a vara pode te levar a quebrar a vara, caso a fricção esteja muito apertada.

No entanto, a situações em que se torna necessário utilizar uma linha de libragem maior do que a indicada para a vara,

e isso vai depender de diversas variáveis, que são diferentes em cada situação.

Concluindo, terá que analisar as condições que irá pescar para decidir sobre a bitola da linha sem prejudicar seu equipamento ou sua performance na pescaria!

Compartilhar este post

Link para o post

O especificado na vara é apenas a indicação do fabricante, que na maioria dos casos, se dá para monofilamentos.

Procuro sempre utilizar uma linha com libragem igual ou pouca coisa superior a vara. Exemplo, uma varam que tenho com especificado 25lbs, utilizo uma linha de 30lbs, assim, sei que posso (teoricamente) levar a vara ao "limite" sem me preocupar com a resistência da linha.

Claro, que entram outros detalhes como o tipo de nó feito, local de pesca, etc.

Compartilhar este post

Link para o post