Marcio Prudente

Construindo um caiaque

Recommended Posts

Ola, primeiramente gostaria de pedir desculpas se estiver postando de forma errada. Sou novato aqui e ainda estou me adaptando ao forum. Gostaria tambem de parabenizar a todos pela qualidade do forum.

Resolvi construir um caiaque de 11 pes com modelagem em isopor e acabamento em Fibra de video. A duvida e quanto ao formato do  casco.  Penso em fazer com o formato do casco em v , quase  plano, com uma altura maxima de 10 cm na linha da agua, e colocar 2 estabilizadores, para ficar com boa estabilizadores.

Moro em frente a Baia de sepetiba, e a ideia e ir ate itaguai ou mangaratiba.

Por favor conto com a experiencia de Voces

Obrigado

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que não vai ficar pesado??? A colocação de estabilizadores além do peso não vai dificultar as remadas??? A experiência é válida mas reveja o projeto e veja se não seria mais apropriado fazer apenas de fibra sem flutuadores? Apenas uma humilde opinião de um caiaqueiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola JFlavio, antes de tudo obrigado pela atenção, a ideia e justamente essa, trocar informação com quem tem mais conhecimento.

Joâo to partindo do zero, pesquisando para fazer o projeto e um caiaque de tamanho médio com comprimento de 340cm com 70cm de largura, lendo e relendo tudo o que vocês tem postado no tópico caiaque, pensei em colocar os flutuadores de modo a aumentar a estabilidade do caiaque, visto que a ideia e pesca em mar e vi muita reclamaçao quanto ao parecer estar em uma maquina de lavar quando vento e corrente são contrarios.

Como sei modelar isopor e trabalhar com fibra, resolvi construir um caiaque sit on top com a mesma técnica usada para fazer uma prancha de surf. Quanto ao peso, não considerando o material para os estabilizadores, tenho em material bruto (resina, placas de isopor, manta 450 e ripa de fibra)  um peso total de 12 quilos, bem mais leve que a maioria dos caiaques em plastico injetado. Tudo bem que ainda não tenho a certeza de quanto vou gastar de massa poliester para deixar o fundo perfeitamente liso depois de fibrado para que não haja arrasto, mas não acho que vá gastar mais que 1,5 quilos para fazer todo o fundo.  

Já comecei a montagem mas empaquei no formato do casco, li que ele com formato em v fica meio curinga, razoavel estabilidade quando parado e boa navegando, e essa é a minha duvida, casco com leve formato em v ou plano com pequena quilha central. Mais uma vez te agradeço a atenção e fico no aguardo de seus comentarios.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Pessoal

Poxa cade as opiniões !!!. A ideia é trocar informação. 

Continuo tocando o projeto, agora com algumas alterações na medida que agora passara a ser 3,40m x 84cm.

Quanto ao casco estou pensando em copiar esse do K1 (fotos). Alguém conhece e tem alguma opinião. Vou fazer a quilha com 10cm de altura x 28cm  largura. Não estou preocupado com velocidade, quero um caiaque que seja bem estável.

Abraço a todos

casco caiaque k1.jpg

casco caiaque.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos,

Continuando o projeto do caiaque, com um pouco mais de pesquisa descobri que esse tipo de casco se chama California Hard Chine (foto). É um casco que conjuga os elementos de um casco plano com o de um redondo ao mesmo tempo. Espero que essa combinação me proporcione uma boa estabilidade secundaria por conta da quilha central.

O casco vai ser com linha da agua sem "rocker" reta "straight hull".

A quilha central tera a lateral com angulo bem "flare" o mais vertical possível com a ponta bem suave em V "v-hull"

O shape do casco deve ser  bem simétrico pois quero o centro de gravidade bem no meio do caiaque.

Bom, vou aproveitar o carnaval para por em pratica o projeto.

Vou postar as fotos conforme for fazendo.

Bom carnaval a todos.

Prudente 

casco caiaque  california chine duro.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia galera, achei muito top esse tópico, eu estou pensando em comprar um caiaque, mas a ideia de fazer um me deixou mais animado.

Continuem postando a respeito. 

Um abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos, continuando o projeto do caiaque segue algumas fotos. Desculpem pela qualidade das fotos. Mas o local e de pouca iluminação.

IMG_20160206_153657.jpg

IMG_20160206_153721.jpg

IMG_20160206_215716.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Em 8 de fevereiro de 2016 at 10:45, João Lucas Baiano disse:

Bom dia galera, achei muito top esse tópico, eu estou pensando em comprar um caiaque, mas a ideia de fazer um me deixou mais animado.

Continuem postando a respeito. 

Um abraço a todos

Valeu Joao, estava  pensando em comprar um tambem, mas como sempre vejo o pessoal dizendo que o de Fibra e melhor que o de plastico, Resolvi fazer um de isopor e Fibra. Estou tentando  do postar as outras fotos mas nāo estou conseguindo 

abraco

Compartilhar este post

Link para o post

E já vai tomando forma, eh!? :joia: Muito legal e me instiga ver o resultado, que com certeza não decepcionará! :joia:  

Parabéns pela ideia e pelo empenho na realização do projeto! :bs-aplauder: 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Trabalho profissional Márcio! :bs-aplauder::bs-aplauder:

Ansioso para ver o resultado  :iCo01:

Compartilhar este post

Link para o post

Dados do caiaque

casco . California hard

comprimento total . 3,40m

largura total . 84cm

altura total . 35cm (quilha . 15cm / Borda . 20cm)

comprimento cockpit . 1,10m

largura cockpit . 54cm

profundidade cockpit . 14cm

comprimento bagageiro . 78cm

largura menor do bagageiro . 22cm

profundidade do bagageiro. 12cm

comprimento do castelo de proa. 1m

por enquanto e isso

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
23 horas atrás, Domingos Bomediano disse:

E já vai tomando forma, eh!? :joia: Muito legal e me instiga ver o resultado, que com certeza não decepcionará! :joia:  

Parabéns pela ideia e pelo empenho na realização do projeto! :bs-aplauder: 

Valeu Domingos, obrigado pelo apoio.  

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Marcio Prudente disse:

Valeu Domingos, obrigado pelo apoio.  

Grande Marcio,

Não deixe de postar fotos do progresso, por favor, amigão! :joia: 

Compartilhar este post

Link para o post
Em 10/02/2016 at 13:49, Ricardo Valim disse:

Trabalho profissional Márcio! :bs-aplauder::bs-aplauder:

Ansioso para ver o resultado  :iCo01:

Obrigado pelo incentivo, se der ainda hoje posto mais algumas fotos.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal,

Estou finalizando a parte superior do caiaque, e a parte que vai levar os recortes, estou pensando em colocar um porta isca em cada lateral e dois porta varas. Na parte atras do encosto farei uma bandeja rebaixada para por iscas artificiais e tralhas como tem no safari fishing. no bagageiro vou aproveitar tambem a ideia do ressalto divisor para travar a caixa de tralha ou isopor. Na proa penso em fazer um caixa hermética para guardar celular e documentos.

Alguém lembra de alguma outra coisa, que esteja faltando?  

abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Parte de cima parcialmente terminada, agora e lixar e emassar para poder empapelar.

Por enquanto sem massa e fibra o peso aproximado e de uns 6 quilos, mas ainda falta fazer a quilha.

IMG_20160213_150357.jpg

IMG_20160213_150506.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bem interessante! To acompanhando pra ver o resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito Legal o projeto todo!! já usei muito o esquema de isopor mais fibra quando tinha aeromodelos, tenho certeza que o resultado será muito bom!!!!!

Vá postando a evolução!!!

Abraço!

Thiago

Compartilhar este post

Link para o post

que trabalheira danada, parabéns brother, todo mundo aqui ansioso pra ver esse bicho na água.:joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Parceiros: www.petsEXPERT.pt