André Moura A. Moron

Ajuda com Cascos Real Beat 15.5, Light 160 Diver etc

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

estou pensando em comprar um casco de 16 pés para pesca de pincho na costeira, o casco será usado na região sul do Rio, Ponta Negra, Joatinga, Cairuçu e Trindade.

Surgiram diversas dúvidas e conto com a colaboração de todos no Fórum.

Sei que muitos aqui já tiveram e navegaram nesses cascos da Real e salvo engano acho que o Tuba e Mathias já tiveram esses cascos em ilhabela porém não encontrei os posts que buscava.

Vamos as dúvidas:

Com um casco desses da real consigo pescar na costeira em segurança (claro respeitando as condições)?

Qual a diferença entre todos esses cascos da Real? da Beat pra Light 160 pra Diver etc... E qual seria a mais indicada? Se puderem me falar as principais características pois vi que a real fez vários barcos não sei se muda só a configuração interna ou algo no casco. 

Qual delas era feita com borda baixa e como identificar as com borda alta? Visualmente esses cascos parecem ter a borda bem baixa, como eles se comportam em ponto morto sacudindo atrás das anchovas?

Qual o motor ideal para cada uma? Tenho visto muitas beats com motor 40hp 2T é o suficiente?A light é mais pesada? ( o barco vai sair com no máximo 3 a bordo para pescar normalmente somente 2).

Existem outros cascos dessa categoria que valem a pena? Quais seriam? Um pouco acima do meu orçamento vi a Top Fish 16 e mais boat 160 plus (essa dizem ser o mesmo casco da real produzido em Ubatuba). Vocês conhecem esses barcos? Achei a Top fish muito legal borda parece ser bem mais alta que as lanchas da Real porém não tenho idéia de como navega e se vale gastar o dobro em uma.

Sei que são muitas dúvidas e desde já agradeço a colaboração de todos.

Att,

André.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre ouvi falar muito bem do casco.

Não recomendo motorização mínima pra nenhum casco, monte com 60, pois a diferença de preço para o 50 não compensa,

Vc pretende comprar nova? Qual é o seu orçamento?

O tuba usou muito tempo, e depois vendeu ao Mathias, se não me engano.

Manda uma MP pra ele.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Alexandre Campos disse:

Sempre ouvi falar muito bem do casco.

Não recomendo motorização mínima pra nenhum casco, monte com 60, pois a diferença de preço para o 50 não compensa,

Vc pretende comprar nova? Qual é o seu orçamento?

O tuba usou muito tempo, e depois vendeu ao Mathias, se não me engano.

Manda uma MP pra ele.

Obrigado pelas considerações Alexandre.

Esses  cascos não são mais fabricados e o orçamento só me permite uma usada mesmo pretendo gastar uns R$ 20.000,00 no máximo, mais talvez penso em segurar e investir um pouco mais por isso fiquei de olho na top fish 16 com uns R$ 30.000,00 pego uma usadinha em ótimo estado mais não conheço o barco. Visualmente é mais legal que a real, cheia de perfumaria e borda mais alta. Mais será que vale o dobro de uma real 16 que já vem se provando a 20 anos? Tenho visto as beat e light 16 entre R$ 13.000,00 e 20.000,00 os conjuntos.

Quanto ao motor não sei se o 40 é mínimo não vi algumas com uns de 25 e 30hps. Sem dúvidas um 50 60hp 4t seria muito melhor ( se o casco aceitar visto que na época do projeto não se usava esses motores 4t muito mais pesados) mais é quase impossível comprar somente o casco dessas lanchas e um motor desse novo está na faixa de R$25.000,00, então acho que o ideal seria um conjunto usado mesmo.

Vou esperar os comentários deles ou em alguns dias mando uma mp.

Att,

André.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou te dar um conselho, não adiante vc pagar barato num conjunto usado pra ficar se aborrecendo.

Gaste um pouco de sua verba ANTES de fechar negócio, e leve o motor para um mecanico que vai atestar a saúde deste motor.

40 é o mínimo para a real 160, e vc vai andar carregado (3 pessoas) então pega logo uma com 60.

Compartilhar este post

Link para o post
19 horas atrás, André Moura A. Moron disse:

Obrigado pelas considerações Alexandre.

Esses  cascos não são mais fabricados e o orçamento só me permite uma usada mesmo pretendo gastar uns R$ 20.000,00 no máximo, mais talvez penso em segurar e investir um pouco mais por isso fiquei de olho na top fish 16 com uns R$ 30.000,00 pego uma usadinha em ótimo estado mais não conheço o barco. Visualmente é mais legal que a real, cheia de perfumaria e borda mais alta. Mais será que vale o dobro de uma real 16 que já vem se provando a 20 anos? Tenho visto as beat e light 16 entre R$ 13.000,00 e 20.000,00 os conjuntos.

Quanto ao motor não sei se o 40 é mínimo não vi algumas com uns de 25 e 30hps. Sem dúvidas um 50 60hp 4t seria muito melhor ( se o casco aceitar visto que na época do projeto não se usava esses motores 4t muito mais pesados) mais é quase impossível comprar somente o casco dessas lanchas e um motor desse novo está na faixa de R$25.000,00, então acho que o ideal seria um conjunto usado mesmo.

Vou esperar os comentários deles ou em alguns dias mando uma mp.

Att,

André.

Amigo, aqui no sul se usa muito o casco Floripa 160 com motor 60hp 4t, casco navega muito bem, muito bem construído, de uma pesquisada, ano passado comprei um conjunto casco 2014 e motor mercury 60hp 4t também 2014 com 12 horas de uso quando comprei, paguei na epoca R$36 mil. 

Compartilhar este post

Link para o post

a light 160 tem a borda mais alta que a diver 16

tive uma light 160 com um motor de 50hp e era um bom barco, pesquei muito nos costões de ilhabela com ela

Compartilhar este post

Link para o post

A beat e a diver 16 tem o mesmo casco porem a diver oferece um pouco mais de conforto, tipo melhor console etc e por esta razão é um pouco mais pesada e pode ser montada com um motor  de 60hp.A beat com um 60 hp não recomendo , por ser muito leve , quase um bote grande. acho o 40 o máximo e talvez o ideal.

A beat no inicio tinha a proa mais baixa , o que a tornava perigosa em certas condições de mar, apesar de seu casco marinheiro e valente. Depois o estaleiro corrigiu este problema nas versões mais modernas, subindo um pouco o costado

A light como já foi dito, tem a proa mais alta e na minha opinião é a mais valente entre estas 3.O motor ideal é 60hp para este casco

A top fish é um ótimo casco, tem a proa mais alta entre estas referidas, e é boa de mar tb. para ela tb colocaria um 60hp.

Agora cuidado com aquela região , principalmente se vc tiver que passar pela ponta da joatinga , porque lá a coisa vira rapidinho.

Pra lá acho ideal uma 19 pes pra cima .

Compartilhar este post

Link para o post
Em March 29, 2016 at 14:43, Alexandre Campos disse:

Vou te dar um conselho, não adiante vc pagar barato num conjunto usado pra ficar se aborrecendo.

Gaste um pouco de sua verba ANTES de fechar negócio, e leve o motor para um mecanico que vai atestar a saúde deste motor.

40 é o mínimo para a real 160, e vc vai andar carregado (3 pessoas) então pega logo uma com 60.

OI Alexandre, sem dúvidas que antes de fechar qualquer negócio vou levar o motor para uma revisão completa.

Em March 29, 2016 at 16:15, Neoti disse:

Amigo, aqui no sul se usa muito o casco Floripa 160 com motor 60hp 4t, casco navega muito bem, muito bem construído, de uma pesquisada, ano passado comprei um conjunto casco 2014 e motor mercury 60hp 4t também 2014 com 12 horas de uso quando comprei, paguei na epoca R$36 mil. 

Oi Neoti obrigado pela informação. 

Vou ficar de olho na floripa tbm, o problema é que não vejo muitas aqui na região, aumentaria o custo pra trazer do sul em relação a uma light ou topfish.

Em April 3, 2016 at 20:23, Cap. Tuba disse:

a light 160 tem a borda mais alta que a diver 16

tive uma light 160 com um motor de 50hp e era um bom barco, pesquei muito nos costões de ilhabela com ela

Obrigado Capt.

Pelo que estou vendo o casco ideal da real pro pincho é a light mesmo, você lembra do consumo da sua? Vou ficar de olho nas opções. As úvidas agora são em relação ao motor, se procuro com 2t ou 4t. A lancha só vai rodar final de semana e pode ficar até um mês parada não sei se os 4t podem me trazer dor de cabeça.

17 horas atrás, Luis Velloso disse:

A beat e a diver 16 tem o mesmo casco porem a diver oferece um pouco mais de conforto, tipo melhor console etc e por esta razão é um pouco mais pesada e pode ser montada com um motor  de 60hp.A beat com um 60 hp não recomendo , por ser muito leve , quase um bote grande. acho o 40 o máximo e talvez o ideal.

A beat no inicio tinha a proa mais baixa , o que a tornava perigosa em certas condições de mar, apesar de seu casco marinheiro e valente. Depois o estaleiro corrigiu este problema nas versões mais modernas, subindo um pouco o costado

A light como já foi dito, tem a proa mais alta e na minha opinião é a mais valente entre estas 3.O motor ideal é 60hp para este casco

A top fish é um ótimo casco, tem a proa mais alta entre estas referidas, e é boa de mar tb. para ela tb colocaria um 60hp.

Agora cuidado com aquela região , principalmente se vc tiver que passar pela ponta da joatinga , porque lá a coisa vira rapidinho.

Pra lá acho ideal uma 19 pes pra cima .

Obrigado pelas considerações Luis,

Como respondido aos colegas vou procurar alguma light ou topfish mesmo, infelizmente uma 19+ não cabe no orçamento. As saídas terão que ser programadas com respeito as condições de mar. 

Você já navegou nos dois cascos?topfish e light? Aparentemente a top parece enfrentar mais mar pela proa ser mais alta, mais só na pratica pra saber se é mais valente que a light.

Agora só me resta a dúvida dos motores em relação a 2t ou 4t.Medo do consumo dos 2t e dos problemas que os 4t podem me trazer com a nossa maravilhosa gasolina.

Obrigado a todos,

André.

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, André Moura A. Moron disse:

Obrigado Capt.

Pelo que estou vendo o casco ideal da real pro pincho é a light mesmo, você lembra do consumo da sua? Vou ficar de olho nas opções. As úvidas agora são em relação ao motor, se procuro com 2t ou 4t. A lancha só vai rodar final de semana e pode ficar até um mês parada não sei se os 4t podem me trazer dor de cabeça.

não lembro o consumo, isso foi em 1992

2T tem problema de ficar parado por causa do óleo misturado ao combustível

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

O Tuba é um profundo conhecedor de pescaria tanto em costeira como em mar aberto, e com certeza ele deve ter pesquisado bastante antes de comprar o Real Light 16, a minha experiencia foi com o Real Bass 16, acho que usa o mesmo casco mas tem muita plataforma, algo que pode incomodar na costeira. O que eu andei e quase comprei estava com motor 115 hp, E-tec, com 2 anos de uso, e estava redondo, não cavalgava e tinha potência de sobra. Só não comprei pois o vendedor desistiu na ultima hora.

Fiquei muito impressionado também com o casco do Cobra 18, também com motor 115hp, apesar de mais pesado se mostrou um barco agil e muito mais estável que o Real Light, mas não comprei pois o casco estava detonado. 

É difícil achar um bem arrumado e com motor novo. Fuja de motores velhos, ainda mais em costeira e barco com um motor só. Segurança sempre em primeiro lugar.

Quanto ao consumo, depende se sua mão, navegando a 3500 a 3700 rpm os motores são econômicos. 

Acabei comprando um Bass Way, barco com casco na minha opinião menos apropriado para costeira do que os real light. Está com motor 90 hp - Yamaha 4t, Tudo 2012. Até agora só alegria, já viajei com ele pra Bahia 2 vezes, aprox 3 mil km ida e volta de São Paulo, ja viajei para Luis Alves, Goias, também aproximadamente viajem de 3 mil km, vai para todos os lados comigo, viagens para represas diversas. 

Dizem que a gente tem 2 alegrias quando compra barco, mas comigo sempre foi diferente, mesmo quando tive uma 38 pés, pescava quase todos os finais de semana. Se você vai comprar barco para ficar parado é melhor, muito melhor e mais barato alugar. 

Além disso, a manutenção de qualquer barco é sempre constante, e se você não usa fica pior ainda. Quando vai usar acaba aparecendo mais problemas do que satisfação.

Tenha ótimas pescarias.

Compartilhar este post

Link para o post

André

Já pesquei muito na light 16 com Yamaha 60hp 4t  e também na beat com motores 25sea pro e Yamaha 40hp

Na top fish andei algumas vezes na 16, que é o mesmo casco, só que  tipo a beat, ou seja sem o console central , e a proa mais baixa ( o modelo mais simples da linha)

mas sempre pra pesca de mergulho. Conheço pessoas que já tiveram as duas e acham a top fish a melhor da categoria

A light com o Yamaha fica ótimo , o motor é excelente , e super econômico mas não pode ficar muito  parado, pois senão da problema nos bicos

espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post
18 horas atrás, Cap. Tuba disse:

não lembro o consumo, isso foi em 1992

2T tem problema de ficar parado por causa do óleo misturado ao combustível

abraços

Obrigado Capt. independente de 2t ou 4t motor é bom sempre rodando. Só pelo cheiro e barulho do 2t já estou pendendo pra um 4t mesmo.

17 horas atrás, Augusto Mestieri disse:

O Tuba é um profundo conhecedor de pescaria tanto em costeira como em mar aberto, e com certeza ele deve ter pesquisado bastante antes de comprar o Real Light 16, a minha experiencia foi com o Real Bass 16, acho que usa o mesmo casco mas tem muita plataforma, algo que pode incomodar na costeira. O que eu andei e quase comprei estava com motor 115 hp, E-tec, com 2 anos de uso, e estava redondo, não cavalgava e tinha potência de sobra. Só não comprei pois o vendedor desistiu na ultima hora.

Fiquei muito impressionado também com o casco do Cobra 18, também com motor 115hp, apesar de mais pesado se mostrou um barco agil e muito mais estável que o Real Light, mas não comprei pois o casco estava detonado. 

É difícil achar um bem arrumado e com motor novo. Fuja de motores velhos, ainda mais em costeira e barco com um motor só. Segurança sempre em primeiro lugar.

Quanto ao consumo, depende se sua mão, navegando a 3500 a 3700 rpm os motores são econômicos. 

Acabei comprando um Bass Way, barco com casco na minha opinião menos apropriado para costeira do que os real light. Está com motor 90 hp - Yamaha 4t, Tudo 2012. Até agora só alegria, já viajei com ele pra Bahia 2 vezes, aprox 3 mil km ida e volta de São Paulo, ja viajei para Luis Alves, Goias, também aproximadamente viajem de 3 mil km, vai para todos os lados comigo, viagens para represas diversas. 

Dizem que a gente tem 2 alegrias quando compra barco, mas comigo sempre foi diferente, mesmo quando tive uma 38 pés, pescava quase todos os finais de semana. Se você vai comprar barco para ficar parado é melhor, muito melhor e mais barato alugar. 

Além disso, a manutenção de qualquer barco é sempre constante, e se você não usa fica pior ainda. Quando vai usar acaba aparecendo mais problemas do que satisfação.

Tenha ótimas pescarias.

Obrigado pelas considerações Augusto.

Vou procurar um casco da light 160 ou uma topfish com o motor bem novo, quanto a segurança está sempre em primeiro lugar.

Quando comentei em ficar parado é por que moro em São Paulo e diferente do pessoal que mora no litoral não posso dar uma ligadinha no motor caso não esteja saindo. Vou usar pelo menos dois finais de semana por mês, e se possível todos.

Porém eventualmente a lancha pode ficar um mês sem ser ligada( nada tbm que não possa organizar pra alguém funcionar o motor no seco).

Quanto a manutenção estou preparado, não sou totalmente crú de náutica, já tive alguns infláveis e tem uma cigarrete 36 da família que não tenho usado pois estou sem marinheiro e é muito ruim tocar ela e pescar ao mesmo tempo(mesmo com alguém no comando já é ruim de pescar). Não tenho a ilusão que existe um barco que não de problemas e despesas constantes hahaha.

6 horas atrás, Luis Velloso disse:

André

Já pesquei muito na light 16 com Yamaha 60hp 4t  e também na beat com motores 25sea pro e Yamaha 40hp

Na top fish andei algumas vezes na 16, que é o mesmo casco, só que  tipo a beat, ou seja sem o console central , e a proa mais baixa ( o modelo mais simples da linha)

mas sempre pra pesca de mergulho. Conheço pessoas que já tiveram as duas e acham a top fish a melhor da categoria

A light com o Yamaha fica ótimo , o motor é excelente , e super econômico mas não pode ficar muito  parado, pois senão da problema nos bicos

espero ter ajudado

Obrigado novamente Luis, vou ficar atento no mercado das duas lanchas.

Expliquei acima para o Augusto o que seria o meu "parado"Você sabe o que seria muito tempo parado para esse yamaha 4t?

Como não vou queimar nenhuma gasolina absurda nas saídas fico nessa dúvida vale a pena um 2t ou 4t? tanto pela economia quanto pelos problemas de bico. Onde o barco fica tem podium, não sei se esse 4t tem dado problema mesmo com as gasolinas ditas premium, e imagino que o ideal tanto para um 2t quanto para 4t é beber sempre do melhor, mais um 2t não rodaria com comun numa boa? Imagino que pros 4t uma podium deva ser obrigação. Ai tem barulho e cheiro dos 2t são muitas dúvidas ainda.

Muito obrigado a todos pela ajuda,

Att,

André.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto à sua d´vida sobre o tempo parado, posso te passar minha experiência:

Tenho m 60 4T mercury.

O meu fica parado pro mais de mês sem nenhum problema. "Dar ma ligadinha" não resolve nada, pois o motor qua se não consome gasolina nesse caso, o que vc vai fazer é apenas o que nenhuma fábrica recomenda.

Pegue o manual do seu carro, deve estar escrito em algum lugar, que, se o carro for usado em trajetos curtos (nem chega a esquentar), isso é considerado uSO SEVERO.

A Pódium tem durabilidade de 6 meses, então se for usar só ela, pode ficar tranquilo.

Se quiser uma opção mais econômica, faça como eu, coloque um tanque auxiliar com 10 lts de Pódium e use durante o adoçamento. Na navegação use comum ou aditivada, e seja feliz.

30 dias É TRANQuILO ficar parado.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
21 horas atrás, Alexandre Campos disse:

Quanto à sua d´vida sobre o tempo parado, posso te passar minha experiência:

Tenho m 60 4T mercury.

O meu fica parado pro mais de mês sem nenhum problema. "Dar ma ligadinha" não resolve nada, pois o motor qua se não consome gasolina nesse caso, o que vc vai fazer é apenas o que nenhuma fábrica recomenda.

Pegue o manual do seu carro, deve estar escrito em algum lugar, que, se o carro for usado em trajetos curtos (nem chega a esquentar), isso é considerado uSO SEVERO.

A Pódium tem durabilidade de 6 meses, então se for usar só ela, pode ficar tranquilo.

Se quiser uma opção mais econômica, faça como eu, coloque um tanque auxiliar com 10 lts de Pódium e use durante o adoçamento. Na navegação use comum ou aditivada, e seja feliz.

30 dias É TRANQuILO ficar parado.

Ratificando o que o amigo falou, eu tenho um motor 4t e nunca tive problemas, o unico cuido que tenho é quando fica mais de 30 dias parado eu retiro todo o combustível do tanque e passo pro meu carro, ai coloco uns poucos litros de combustível novo e ligo no orelhão e deixo rodando uns 20 minutos, não sei se isso ajuda mas até então não tive problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Andre

Tive duas Real Ligth  160 posso garantir que são espartanos mas excelentes cascos. A primeira tinha um motor 40 Hp  e a segunda tinha um 60HP, se vc puder não hesite compre o conjunto com 60 HP. Se puder ainda compre um motor novo! os motores agora são muito mais confiáveis e econômicos.

Rodei por muitos barcos, e depois de construir o último,   estou novamente procurando  um casco de uma ligth 160. Vou reformar o casco e colocar um motor novo 4t. A lancha maior  fica mais tempo parada e como moro agora em Arujá vou rebocar a Ligth para ir até Ubatuba e outros pontos em Sp.

Espero que vc tenha sorte

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em May 20, 2016 at 20:56, Cesar Tuna disse:

Andre

Tive duas Real Ligth  160 posso garantir que são espartanos mas excelentes cascos. A primeira tinha um motor 40 Hp  e a segunda tinha um 60HP, se vc puder não hesite compre o conjunto com 60 HP. Se puder ainda compre um motor novo! os motores agora são muito mais confiáveis e econômicos.

Rodei por muitos barcos, e depois de construir o último,   estou novamente procurando  um casco de uma ligth 160. Vou reformar o casco e colocar um motor novo 4t. A lancha maior  fica mais tempo parada e como moro agora em Arujá vou rebocar a Ligth para ir até Ubatuba e outros pontos em Sp.

Espero que vc tenha sorte

Oi Cesar,

Acompanhei um tópico seu sobre a construção do barco aqui a muito tempo. Tem que gostar muito e conhecer pra botar a mão na massa.

Te pergunto uma coisa, você já andou na top fish 16? Sei que pra você, por ser mais pesada que a light, talvez não seja a melhor opção para o reboque. Mais pra ficar na carreta de encalhe será que é melhor opção que a real em relação a navegação? Ambos os conjuntos em bom estado estão com valor equivalente.

Muito obrigado e sorte na sua busca,

André.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal vc ter acompanhado o Tópico da construção. O barco realmente ficou bom, só penso um pouco no ronco do motor diesel.... ,

Em relação ao barco menor já decidi que quero algo em torno de 16\17 ft pois já tenho a carreta. O problema é  que não consigo encontrar só o casco, mas estou sem pressa. Não vou comprar o conjunto , se precisar de reforma ok mas vou colocar um motor novo

Em relação a Top Fish 16 já mandei até um e-mail para a fábrica mas eles não responderam!

grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Em June 5, 2016 at 12:01, Cesar Tuna disse:

Legal vc ter acompanhado o Tópico da construção. O barco realmente ficou bom, só penso um pouco no ronco do motor diesel.... ,

Em relação ao barco menor já decidi que quero algo em torno de 16\17 ft pois já tenho a carreta. O problema é  que não consigo encontrar só o casco, mas estou sem pressa. Não vou comprar o conjunto , se precisar de reforma ok mas vou colocar um motor novo

Em relação a Top Fish 16 já mandei até um e-mail para a fábrica mas eles não responderam!

grande abraço

De uma olhada na mais boat 160, dizem ser a beat alargada e com a borda mais alta. É fabricada em Ubatuba mais não tive a chance de ver ao vivo ou navegar.

Abrçs.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tinha dado uma olhada, mas me pareceu com a borda mais baixa, que as Real. Inclusive na propaganda falam dessa característica para facilitar o embarque. Vou lá na semana que vem e vou checar, eu preferiria pegar um casco da Real  e dar uma turbinada!!!!! mas ainda estou na procura.....nem a TopFish 16 a fábrica responde o contato

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Achei o casco da Real ..agora a festa vai começar!

Compartilhar este post

Link para o post

Está andando!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Parceiros: www.petsEXPERT.pt