Minatel

Pesca de superfície meia agua ou fundo

Recommended Posts

Eae galera, sou iniciante em pescaria esportiva, e tenho uma duvida.

Em pesqueiros é melhor pesca de fundo, meia agua ou superfície? E aonde costuma se fisgar os maiores exemplares de Tambas?

E também tenho outra duvida que é sobre bóias de arremesso. Qual a diferença de uma bóia de arremesso e de fazer um chicote com uma bóia normal com um chumbo logo abaixo da bóia?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Leonardo!

Existem vários fatores, o tipo de peixe, o sol, o tempo, a isca, a "mania" dos peixes do pesqueiro. No geral os maiores costumam sair na cevadeira, com anteninha, miçanga etc, porém não é regra.

A boia de arremesso ajuda também para facilitar o arremesso, rs... se você por uma bóia comum e um chumbo embaixo da boia, o chumbo vai afundar sua boia, tem que ser proporcional. Dá para colocar só a boinha e o anzol com a isca, mas se a isca for muito pesada vai afundar sua boinha.

Compartilhar este post

Link para o post

Intendi Veronica, muito obrigado. 

É que nesta quinta-feira passada fui ao pesqueiro e geralmente faço uso da pesca de fundo, apenas com chumbo solto na linha principal, e obtive sucesso pegando um belo tamba e outro dois menores.

Porem no domingo retornei lá e so tinha ação de pequenas tilapias, mas tinha alguns pescadores ao lado  que pegaram três belos exemplares usando a bóia de arremesso. Mas agora intendi e vou começar a levar as minhas bóias de arremesso (nunca usei elas Haha)

Compartilhar este post

Link para o post
15 minutos atrás, Minatel disse:

Intendi Veronica, muito obrigado. 

É que nesta quinta-feira passada fui ao pesqueiro e geralmente faço uso da pesca de fundo, apenas com chumbo solto na linha principal, e obtive sucesso pegando um belo tamba e outro dois menores.

Porem no domingo retornei lá e so tinha ação de pequenas tilapias, mas tinha alguns pescadores ao lado  que pegaram três belos exemplares usando a bóia de arremesso. Mas agora intendi e vou começar a levar as minhas bóias de arremesso (nunca usei elas Haha)

Então para pescar de chumbo eu sempre faço um chicote com umma linha um pouco mais grossa... então fica a linha do molinete/carretilha, um chumbo de correr e um girador, um pedaço de 30 cm de linha mais grossa e o anzol.

Tem que entender qual a isca que ele estava utlizando, a diferença é que na boia de arremesso vc pesca de meia água.

Compartilhar este post

Link para o post

Cada pesqueiro tem sua manha, isca com maior produtividade e etc, e cada peixe também tem a montagem com maiores resultados, vou tentar explicar melhor, com os peixes mais pescados em pesqueiros:

Tamba: Os redondos podem ser pescados de diversas formas, superfície (miçanga, antena, pão), meia água ( beijinho, lesma, minhocoçu, ração) e fundo (salsicha, massa e outras iscas já citadas)

Acredito que os maiores entram na superfície e meia água principalmente na antena e pão boiado, se atente ao tamanho do chicote pois faz toda a diferença em lugares onde o peixe é mais manhoso.

Peixes de couro (cachara, pintado e etc) Raras vezes são pescados na superfície e meia água porém em raras vezes alguns peixes entram na boia com o chicote um pouco mais cumprido ou na sasicha flutuando.

Melhores iscas são a salsicha, fígado, guelra e pequenos peixes que encontramos no lago onde eles habitam, a montagem padrão é a de fundo com arremessos bem próximos ao barranco, Em alguns locais eles adoram ficar próximos aos aeradores do lago.

Tilápia: Um dos peixes mais encontrados em pesqueiros do Brasil pode ser pescado de várias formas como o tamba a depender do pesqueiro também, acredito que a melhor forma de pesca-las é com a massa de fundo de preferencia com equipamento leve ou varinha telescópica.

Agora referente as boia, a boia de arremesso como o próprio nome diz tem uma aerodinâmica melhor o que auxilia na hora do arremesso é utilizada para se pescar com molinete ou carretilha, a outra montagem com a bóia normal e o chumbo é raramente usada nesses casos pois deixa o conjunto um pouco desajeitado para lançar, creio que é mais usado em montagens de varas de mão.

Espero que com o pouco conhecimento que eu tenho, possa ter ajudado

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ajudou muito galera. Muito obrigado pela atenção e pela ajuda. Sábado se tudo der certo vou ao pesqueiro e vou colocar as bóias de arremesso em uso. E se os resultados forem bons vou providenciar uma cevadeira

Compartilhar este post

Link para o post

Tambas grandes geralmente saem na superfície e nas partes mais rasas do lago.

o raso dos lagos dos pesqueiros costumam tem menos ação, mas saem os maiores peixes.

Então peixes maiores iscas de superfície dão mais resultado.

Pão boiando, sebo boiando, anteninha etc...dependendo do pesqueiro.

Chicotes curtos 30cm a 50 cm com isca natural como lesma, minhocucu, tripa.de frango também tem chance de pegar peixes maiores

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Lá o que da mais resultado são as minhocas. Como acha que devo armar o chicote para capturar os redondos. Que tipo de bóia, tamanho do chicote, anzol. Sou totalmente leigo em pesca de superfície

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Minatel disse:

Lá o que da mais resultado são as minhocas. Como acha que devo armar o chicote para capturar os redondos. Que tipo de bóia, tamanho do chicote, anzol. Sou totalmente leigo em pesca de superfície

Tudo depende do tamanho e da profundidade do lago, boia torpedo com chicote longo tipo 1 metro, ou 1 metro e meio se for fundo no começo do dia, mais para tarde tipo depois da 16:00 horas chicote menores tipo 50cm.

O peso do torpedo depende também do tamanho do lago, se for lago pequeno de 55 gramas a 60 gramas se for grande de 70 a 75 gramas.

Na minha opinião, compra um torpedo de 70 gramas que vc está no meio do caminho, pesca em lago pequeno e lago grande.

Mas tudo é leitura do lago, caso perceba que os peixes estão andando na superficie logo cedo já deixa chicote de 70cm a 50cm.

Anzol para isca natural Chinu n.º 7 a 9

Linha para chicote linha monofilamento 0.42 ou 0.47, super raiglon ou vexter (prefiro a vexter)

Bom  também é deixar sempre uma vara armada de fundo para ver como os peixes estão comento, nem sempre comem na superficie, ainda mais com frio!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa cara me ajudou muito, muito obrigado

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Depende. Se os peixes estiverem subindo quando se joga ração, use boia.

Caso contrário. Embaixo ou meia água com controle da boia e lider.

Local ideal é o Point da Pesca na BR 060 KM 8, vide site.http://www.pointdapescacorumba.com/

Abraços

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos! Estive indo no pesqueiro e os peixes estão comendo bem na superfície mesmo. Faço como o amigo disse, deixo um molinete com chumbada solta para pescar de fundo e outro para pesca de superfície. Só que no meu caso, usando cevadeira, percebi que meu chicote estava curto (1 m), e os peixes comiam a ração da boia mais pra frente.

O problema é que não tem espaço para arremessar se for chicote mais longo, então decidi tirar a cevadeira e pescar somente com boia sinalizadora e anzol.

Tive bons resultados, mas o arremesso fica bem mais curto, pois não existe o peso da boia cevadeira ou torpedo.

Aliás, será que daria certo deixar uma chumbada solta na linha da vara (bem pequena), a isca ainda assim ia ficar na superfície somente com a boia sinalizadora?

Compartilhar este post

Link para o post
Em 07/08/2017 at 12:37, felipe_gallo disse:

Olá amigos! Estive indo no pesqueiro e os peixes estão comendo bem na superfície mesmo. Faço como o amigo disse, deixo um molinete com chumbada solta para pescar de fundo e outro para pesca de superfície. Só que no meu caso, usando cevadeira, percebi que meu chicote estava curto (1 m), e os peixes comiam a ração da boia mais pra frente.

O problema é que não tem espaço para arremessar se for chicote mais longo, então decidi tirar a cevadeira e pescar somente com boia sinalizadora e anzol.

Tive bons resultados, mas o arremesso fica bem mais curto, pois não existe o peso da boia cevadeira ou torpedo.

Aliás, será que daria certo deixar uma chumbada solta na linha da vara (bem pequena), a isca ainda assim ia ficar na superfície somente com a boia sinalizadora?

Olá! Sou novo aqui... mas vou tentar ajudar nesta questão.

Quando pesco com boia, principalmente torpedo, eu deixo uma chumbada solta na linha, antes do chicote. Isso faz com que a boia não se movimente pela superfície da água. Ela meio que funciona como ancoragem da linha. Mas como ela fica solta, não há problema do peixe puxar, sentir o peso e largar a isca, ou a boia afundar. Quando a boia bater na água após o arremesso, é só deixar a linha solta um tempo até ela subir na superfície. 

A imagem abaixo ilustra um pouco o que eu disse. Espero ter ajudado. Abraço!

nadecorrer_chuveirinho.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Parceiros: www.petsEXPERT.pt