AlexHZ

Slow Jigging - carretilha ou molinete

Recommended Posts

Amigos,

Tenho lido muito a respeito dos equipamentos para slow jigging, e dos vários videos que vi, 95% usam carretilhas (perfil alto)... mas também quase todos pescam em profundidades maiores que 90 metros.

Os locais que pesco normalmente nao passa dos 30 metros (litoral norte), minha dúvida é a seguinte:

Consigo fazer a isca trabalhar bem  utilizando-se molinete (penso que irei perder controle da isca na descida)? Pergunto pois com jig normal pelo menos pra mim é muito mais confortavel utilizar molinetes. Ou o uso da carretilha é necessário neste caso mesmo considerando a baixa profundidade?

Pretendo adquirir uma gomoku e a principal duvida é essa - molinete ou carretilha?

Agradeço as opiniões.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

Se tu prefere molinete, vai de boa! Eu prefiro carretilha e uso perfil baixo para essa profundidade. Digamos que meu equipamento é meio slow jigging, rsrs. Essa "técnica" de ficar rebocando o peixe com a carreta não me agrade nenhum pouco. Não digo que é certo ou errado, mas a minha simples visão, o trabalho da vara é que deve trazer o peixe.

Com relação ao uso do molinete, logo o mestre Ito responde sobre as vantagens ergonômicas, apoio, trabalho, etc. Ele manja bem dessa modalidade.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Korch disse:

Alexandre,

Se tu prefere molinete, vai de boa! Eu prefiro carretilha e uso perfil baixo para essa profundidade. Digamos que meu equipamento é meio slow jigging, rsrs. Essa "técnica" de ficar rebocando o peixe com a carreta não me agrade nenhum pouco. Não digo que é certo ou errado, mas a minha simples visão, o trabalho da vara é que deve trazer o peixe.

Com relação ao uso do molinete, logo o mestre Ito responde sobre as vantagens ergonômicas, apoio, trabalho, etc. Ele manja bem dessa modalidade.

Realmente na minha opinião o molinete é mais ergonômico, mas se houver outras vantagens em utilizar carretilha, não vejo porque não fazê-lo.

Abraço 

Compartilhar este post

Link para o post

dá pra usar os dois .... mas com carreta é mais fácil ... maior controle na descida da isca , maior sensibilidade , maior controle de trabalho ...

litoral norte tem entre 30 a 50 mts ... eu particularmente prefiro speed jigging ... uso slow só como alternativa ... slow eu utilizo no litoral sul ... entre 20 a 30 mts ...

se vai enveredar no mundo do slow , aconselho que estude bastante ...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Korch disse:

Essa "técnica" de ficar rebocando o peixe com a carreta não me agrade nenhum pouco. Não digo que é certo ou errado, mas a minha simples visão, o trabalho da vara é que deve trazer o peixe.

falam muita bobagem .... vivo arranjando "treta" por causa disso ... aí resolvi ficar quieto ...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Armando Ito disse:

falam muita bobagem .... vivo arranjando "treta" por causa disso ... aí resolvi ficar quieto ...

Sinto uma mágoa em seu coração mestre Ito. Desapega e compartilhe conosco seus conhecimentos. No português claro, "deixa o pau comer" , rsrsrs.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

10 horas atrás, Armando Ito disse:

dá pra usar os dois .... mas com carreta é mais fácil ... maior controle na descida da isca , maior sensibilidade , maior controle de trabalho ...

litoral norte tem entre 30 a 50 mts ... eu particularmente prefiro speed jigging ... uso slow só como alternativa ... slow eu utilizo no litoral sul ... entre 20 a 30 mts ...

se vai enveredar no mundo do slow , aconselho que estude bastante ...

Obrigado Armando.

Continuarei a leitura e estudo sobre o assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

a carretilha não seria um bombril da pesca? se pesca no fundo pesca no raso também  não ?

Compartilhar este post

Link para o post

De uma maneira geral esse tipo de pescaria é mais produtiva que uma pescaria normal de jumping jig?

Pergunto isso pois o investimento (material) para este tipo de pescaria é muito mais caro. Até que ponto vale a pena investir tanta grana...

Compartilhar este post

Link para o post
26 minutos atrás, Weyder disse:

De uma maneira geral esse tipo de pescaria é mais produtiva que uma pescaria normal de jumping jig?

Pergunto isso pois o investimento (material) para este tipo de pescaria é muito mais caro. Até que ponto vale a pena investir tanta grana...

Pra mim, vai demorar pra valer a pena :greensmilies-007:

Compartilhar este post

Link para o post

existem locais ( e dias , e peixes ) em que o speed é mais produtivo ... outros em que o slow é mais indicado ... 

Compartilhar este post

Link para o post
13 horas atrás, Armando Ito disse:

existem locais ( e dias , e peixes ) em que o speed é mais produtivo ... outros em que o slow é mais indicado ... 

Mestre Ito que material vc tem usado para trabalhar slow?

E jig de que tamanho vc tem usado?

Doomo!

Compartilhar este post

Link para o post

jig entre 45 a 60 gms ... vara custom com blanck Braspon de 30 lbs , 6,3" .... usava uma Accurist , agora Daiwa Lexa ...

abrass

* tenho visto gente usando jig de 300 gms e equipo de $5000 .... a 20 mts ... :huh: ...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 9/16/2016 at 14:01, Armando Ito disse:

jig entre 45 a 60 gms ... vara custom com blanck Braspon de 30 lbs , 6,3" .... usava uma Accurist , agora Daiwa Lexa ...

abrass

* tenho visto gente usando jig de 300 gms e equipo de $5000 .... a 20 mts ... :huh: ...

Obrigado mestre.

Vou para Queimada em Outubro e vou tentar slow la.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
54 minutos atrás, Andre Iguti disse:

Vou para Queimada em Outubro e vou tentar slow la.

trabalho long fall ( prefiro ) ou slow pitch  ... ( a mais ou menos 5 mts do fundo )  ...

se ainda tiver xaréu ( agua limpa ) , entra facil ... lá só uso slow ...

Compartilhar este post

Link para o post
18 horas atrás, Armando Ito disse:

trabalho long fall ( prefiro ) ou slow pitch  ... ( a mais ou menos 5 mts do fundo )  ...

se ainda tiver xaréu ( agua limpa ) , entra facil ... lá só uso slow ...

Mestre Ito, estvaa conversando com um amigo, o pessoal coloca anzol em cima e embaixo do slow jig. Não enrosca mais?

E o trabalho começa depois de deixar o jig bater no fundo?

long fall é aquela levantada ate 90 graus e slow pitch é aquela recolhida rapida com toque de ponta de vara com ela na horizontal?

Obrigado pela aula!

Compartilhar este post

Link para o post

enrosca nada ... só não dar "bobeira" ... e só uso um ( as vezes em cima , as vezes embaixo ) ... 

sentiu bater no fundo , dá uma manivelada e começa a trabalhar ... ( a velocidade vai depender do dia ) ...

sim ... mas não fica só nos 90º ... tem que variar a velocidade e a amplitude do trabalho ( as vezes mais curto , as vezes mais longo ) ... e claro vai depender do jig usado ...

jig que sobe e desce igual , vc trabalha mais equilibrado ... os que descem oscilando , vc dá mai tempo na descida ...

e sempre sentindo o jig ... 

* eu sempre uso essas fotos para exemplificar ...

sfc_fallingA.jpgsfc_sliding1.jpg

esse jig tipo cranky ( irregular em um dos lados ) pega pargo e olho de cão adoidado se trabalhado na linha do fundo ( até uns 5 mts ) ....

já os tipo rector/spunk ( trabalhado acima dos 5 mts ) é o que uso pros xaréus ...

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Em 08/06/2016 at 22:54, Armando Ito disse:

Ficar quieto é uma atitude mais acertada como eu fiz quando recebi uma crítica sua. e sei que não notou mas nunca tive a intenção de prejudicar ninguém e as pesquisas que fazia e publicava era sempre na intenção de ajuda. depois da sua e exclusivamente sua crítica, verifiquei que ficar quieto foi a melhor opção. Saúde e Paz para você Mestre Ito.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 22/09/2016 at 12:51, JFlavio disse:

Saúde e Paz para você Mestre Ito.

... pra vc tbem Flavio ...

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho os componentes tds guardados aqui pra montar uma vara de slow jigging, ta dificil é arrumar o blank ..... :blink:

Abçxxxxx

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 9/21/2016 at 08:53, Armando Ito disse:

enrosca nada ... só não dar "bobeira" ... e só uso um ( as vezes em cima , as vezes embaixo ) ... 

sentiu bater no fundo , dá uma manivelada e começa a trabalhar ... ( a velocidade vai depender do dia ) ...

sim ... mas não fica só nos 90º ... tem que variar a velocidade e a amplitude do trabalho ( as vezes mais curto , as vezes mais longo ) ... e claro vai depender do jig usado ...

jig que sobe e desce igual , vc trabalha mais equilibrado ... os que descem oscilando , vc dá mai tempo na descida ...

e sempre sentindo o jig ... 

* eu sempre uso essas fotos para exemplificar ...

sfc_fallingA.jpgsfc_sliding1.jpg

esse jig tipo cranky ( irregular em um dos lados ) pega pargo e olho de cão adoidado se trabalhado na linha do fundo ( até uns 5 mts ) ....

já os tipo rector/spunk ( trabalhado acima dos 5 mts ) é o que uso pros xaréus ...

muito show, Armando!!! Obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post

Procure no facebook o grupo Slow Pitch Jigging Brasil que é bem legal,

Abração.

Compartilhar este post

Link para o post

só tem indicação de material caro que o dono da pagina vende :thumbsdownsmileyanim:

Compartilhar este post

Link para o post
13 horas atrás, Luciano Lopes disse:

só tem indicação de material caro que o dono da pagina vende :thumbsdownsmileyanim:

Realmente.....

Estive com o Cap. Felzen na Trade, conversei um pouco com ele, me pareceu um cara gente fina... mas so usa e recomenda material carissimo!

Acho que tem material barato e bom pra essa modalidade, ainda mais pra pescar em locais rasos e de peixes nao gigantescos..... Uma vara storm gomoku e uma carretilha Titan BG SW ou uma Lexa 300 da vida, na minha opniao de curioso acho que encaixa bem nessa modalidade sem gastar horrores! Tive uma lever drag, uma Maxel Sea Lion 06 e acho que uma carretilha dessas citadas nao deve em nada!

Abçxxxxx

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Parceiros: www.petsEXPERT.pt