Odimir

Modificando o perfil da empunhadura (cork grip)

Recommended Posts

:):):)

A vara utilizada no procedimento postado neste tópico é uma vara de grafite, mas o mesmo pode ser aplicado a qualquer vara que utilize empunhadura de cortiça, inclusive varas de bambu.
Este procedimento se aplica também na recuperação de cork grips desgastados pelo uso.

No ano passado ganhei do amigo João Morais, representante da Albatróz, uma vara do modelo Patagônia de numeração #5/6, 8 1/2 pés, 4 partes, por conta de algumas informações de ordem técnica, prestadas sobre configurações de varas.

Tive problemas de saúde que me impossibilitaram de pescar por um bom tempo, mas em novembro deste ano já recuperado voltei às lides pesqueiras, no Velho Chico.
Pescamos durante dois dias, e no primeiro dia estreei uma vara G-Loomis Cross Current GLX, #6 de 9 pés, muito rápida, e que me propiciou excelente pescaria neste dia !
No segundo dia cedi lugar a estréia da Albatróz modelo Patagônia, que embora seja taxada como sendo de numeração #5/6, me pareceu tender para uma vara #6/7, carregando linha sink tip de 200 grains e melhor ainda outra linha de 250 grains.
Confesso que esta vara me surpreendeu com sua performance de ação de ponta, arremessando com facilidade as linhas citadas com muita precisão e permitindo que eu "engavetasse" meus lançamentos, requeridos neste tipo de flotada.
Apesar de pescar o dia todo, muito satisfeito com o desempenho desta vara, me deparei com o problema de ficar com os dedos doendo por causa do perfil do cork grip.
Este perfil é do tipo "cigar" e com diâmetro um pouco grande, para permitir no meu caso uma empunhadura confortável.
Decidi então alterar o perfil da empunhadura, como descrito :

Comparação de um cork grip de uma vara Saint Croix Legend Elite, com a vara Patagônia

dbloop 003.jpg

Torneei um pequeno adaptador que foi montado no mandril de uma furadeira manual, e utilizei outras adaptações que já uso na montagem de minhas varas de bambu.

dbloop 006.jpg

dbloop 011.jpg

dbloop 008.jpg

O reel seat foi protegido e envolvido com fita crepe para assegurar o giro do conjunto.

dbloop 015.jpg

O blank de grafite recebeu um "anel " de fita crepe como protetor e também para assegurar a concentricidade de giro dentroo do tubo de PVC no qual foi alojado.

dbloop 020.jpg

A cortiça foi retorneada usando lixas para madeira de granulometria 120 até 400, sendo testada quanto à empuhadura durante o perfilamento com lixas.

dbloop 016.jpg

dbloop 018.jpg

As porosidades tipicas da cortiça reveladas após o lixamento, sofreram uma limpeza das partes escuras com um um bodkin e em seguida foram preenchidas com massa de calafetar madeira F-12, padrão cerejeira, com o auxilio de uma espátula.

dbloop 021.jpg

dbloop 022.jpg

Após aplicação da massa de calafetar, aguardei a secagem por algumas horas.

dbloop 024.jpg

Uma vez que a massa tenha secado, voltei a fazer o lixamento final para remover o excesso, e o resultado final foi uma empunhadura customizada que me pareceu muito confortável, e que será testada na próxima pescaria...

dbloop 036.jpg

dbloop 039.jpg

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Otimo relato muito bem explicado gostei do trabalho ficou top !

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Santa Madre! :blink:

O Maestro é incomparável em sua arte! :joia: Parabéns! :clapping::bs-aplauder: 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, clei alves disse:

Otimo relato muito bem explicado gostei do trabalho ficou top !

Ola Clei, obrigado !

Grande abraço

Odimir

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, Domingos Bomediano disse:

Santa Madre! :blink:

O Maestro é incomparável em sua arte! :joia: Parabéns! :clapping::bs-aplauder: 

Grande Bome, muito obrigado !

Grande abraço

Odimir

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Chique demais o trabalho.

Cada vez mais tenho admiração e respeito pela arte do atado.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora