Tiago A Fisherman

Camarão Artificial - Robalo - Cor Agua vs Cor do Fundo

Recommended Posts

Olá Caros Amigos Pescadores!!

Sou apaixonado pela pesca de Robalos com Iscas Artificiais, e sempre busco novas idéias e teorias sobre iscas, quanto mais conhecimento e pratica melhor (Ja que o Robalo é uma caxinha de surpresas); vendo os tópicos antigos do Pescaki, notei que temos bastante Tópicos sobre a pesca de robalo com Camarões Artificiais, porém pude notar que a maioria esta avançada em dias já (2011,2013,2015), e que possuem novas idéias que ainda não foram discutidas; gostaria de deixar aberto aos amigos robaleiros (Com certeza todos mais experientes do que eu kkk) para que deem suas opiniões quanto ao Camarão Artificial, sua cor, cor da Agua e cor do Fundo.

Vejo que a cor da isca, é o que mais me deixa nervoso no momento da pesca, "qual cor usar?" :huh::triste:; com tempo pensamos que o Robalo gosta de Verde ou Rosa, mas depois vemos que é a cor da água, e agora vejo bastante pescadores comentando sobre a cor do fundo onde pescamos, se é Areia, pedra ou alga, e que isca tem que se de uma cor que se sobressaia no fundo.

Deem suas opiniões, vamos nos ajudar ai rsrsrs (Na verdade me ajudar também por gentileza :rolleyes:)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tiago,

Nunca pesquei robalos, mas tenho na cabeça a ideia de a isca se destacar do local de pesca também.

Tiro por base as cores de jigs que uso pra pesca da corvina, percebo que as cores claras (prata, prata com dorso preto, dourado e rosa) dão muito resultado aqui na minha região, pois o fundo dos rios é de terra ... e essas cores se sobressaem ao fundo do rio.

Não vejo como regra, mas acredito que em locais com o fundo claro (areia) iscas mais escuras e fundos escuros (pedras e algas) iscas mais claras ... vejo alguns vídeos também aonde o camarão na cor chá tem muita eficiência ... testamos aqui com as corvinas e deu bons resultados também.

Espero ter ajudado um pouco com a nenhuma experiência que tenho com robalos, mas baseados nas pescarias que faço de corvina com jig e tbm com camarão artificial.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Show Carlos! ajudou sim mano, como disse, quanto mais conhecimento melhor, robalo é um bicho experto :ninja: Obrigado por compartilhar :joia:.

Neste sábado vou atrás dos bocudinhos prateados, e testar as três teorias, e posto aqui os resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz Pescaria de Robalo quanto mais agente aprende, mais agente parece que não sabe nada..kkkkk Adorei tópico Parabéns.

Bom vou dar minha opinião desse jeito que eu faço na pesca de robalo, lembrando e apenas minha humilde opinião.... Eu costumo fazer da seguinte maneira quando fundo for claro eu nao uso camarão muito escuro nao, porque se isca tiver muito notável o peixe pode desconfiar, eu uso cor que não e tão chamativa mais q robalo possa ver  . 

O camarão nao pode está muito notável tipo cheguei, e nem muito trasparente que nao posso ser visto.

Tem que esta alir meio termo,assim peixe nao vai desconfia.

Tipo e igual Jig hea ele não pode esta muito pessado porque se nao camarão vai cai igual chumbo vai fica estranho, vai fica evidente que nao e um camarão, só  que também nao pode está muito leve que vc nao possa  sentir o chão. 

Tem que estámeio termo também.

Eu acho que deu para vc entender ..kkk nao pode fica muito chamativo e nem muito invisível.. 

Lembrando e só minha opinião.

Forte abraço amigo, espero te ajudado.:D

Compartilhar este post

Link para o post

rsrsrrs ... minha opinião ...

não adianta nada essas "teorias" de cor ( de isca e de fundo ) ... se o cara não souber quando , aonde ... e como trabalhar a isca ...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Armando Ito disse:

não adianta nada essas "teorias" de cor ( de isca e de fundo ) ... se o cara não souber quando , aonde ... e como trabalhar a isca ...

É  que o pescador quando não está pescando está formulando teorias sobre pescaria, rss

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
13 horas atrás, Josivelson Moreno disse:

Rapaz Pescaria de Robalo quanto mais agente aprende, mais agente parece que não sabe nada..kkkkk Adorei tópico Parabéns.

Bom vou dar minha opinião desse jeito que eu faço na pesca de robalo, lembrando e apenas minha humilde opinião.... Eu costumo fazer da seguinte maneira quando fundo for claro eu nao uso camarão muito escuro nao, porque se isca tiver muito notável o peixe pode desconfiar, eu uso cor que não e tão chamativa mais q robalo possa ver  . 

O camarão nao pode está muito notável tipo cheguei, e nem muito trasparente que nao posso ser visto.

Tem que esta alir meio termo,assim peixe nao vai desconfia.

Tipo e igual Jig hea ele não pode esta muito pessado porque se nao camarão vai cai igual chumbo vai fica estranho, vai fica evidente que nao e um camarão, só  que também nao pode está muito leve que vc nao possa  sentir o chão. 

Tem que estámeio termo também.

Eu acho que deu para vc entender ..kkk nao pode fica muito chamativo e nem muito invisível.. 

Lembrando e só minha opinião.

Forte abraço amigo, espero te ajudado.:D

Sim Jonivelson, ajudou bastante! :joia: 

7 horas atrás, Alexandre Fishing disse:

É  que o pescador quando não está pescando está formulando teorias sobre pescaria, rss

É isso mesmo Alexandre kkkkk...já estou uns dias sem pescar, eu não durmo sem pensar em pesca...dai as teorias vem uai kkkk :huh::D

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Armando Ito disse:

O principal é o trabalho da isca ... pescando com um amigo no mesmo barco e usando a mesma isca, já tive mais sucesso por acertar o trabalho da isca que o peixe queria no dia ...

Compartilhar este post

Link para o post
11 minutos atrás, Carlos Caffer disse:

O principal é o trabalho da isca ... pescando com um amigo no mesmo barco e usando a mesma isca, já tive mais sucesso por acertar o trabalho da isca que o peixe queria no dia ...

Pois é, reconheço que trabalho de isca preciso melhorar rsrsrs 

Mas amanha é o dia :joia::yahoo: (robalo, robalo, robalo rsrs)  

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou muito bom no JigHead mas vamos lá..... algumas observações na pesca de robalo....

Acredito sim que as condições da água interferem na cor a escolher....

Acredito sim que existem para cada local (note que em Itanhaém a minha vermelha translucida era matadora, já em Bertioga, nem tanto em uma condição de água que eventualmente achava igual. Talvez além da condição da água exista outros fatores que tornam uma cor mais apropriada no dia que outra.

Portanto, como é complicado termos domínio de todas variáveis, levo um leque razoável de cores, pesos de jighead e tamanho diferentes de camarão..... Eu tento os que os "locais" recomendam e tento variar muito a velocidade de toque e intensidade do mesmo.

E vez ou outra, dá certo kkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post
16 minutos atrás, Carlos Caffer disse:

tucunaré eu concordo ... robalo , o principal é quando e aonde ... 

fora ainda que , usando iscas softs , se o cara não tiver sensibilidade e percepção , vai pegar 10x menos ... ( to falando de robalo ) ...

pra mim , cor é o de menos ...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim não tem muita "frescura" não, principalmente porquê só pesco flecha, ou camarão chá, ou vermelho, pelo menos na minha região são as duas principais cores.

Compartilhar este post

Link para o post
29 minutos atrás, Armando Ito disse:

fora ainda que , usando iscas softs , se o cara não tiver sensibilidade e percepção , vai pegar 10x menos ... ( to falando de robalo ) ...

Boa Ito,  nas pescarias que tive a oportunidade de fazer... me pareceu muito mais importante identificar os pontos e em quais marés os bichos atacam naquele ponto do que a cor que vai jogar na água... se tiver no ponto certo, maré correta... colocando camarão em qualquer uma das cores mais consagradas... os bichos grudam....

Importante a sensibilidade sim... e o trabalho tem que parecer natural... ou seja se utilizar um peso muito grande a isca não teria a apresentação adequada....

boas pescarias ;) 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que na pescaria de Robalo, depende do dia também, o que ele esta comendo no dia. Ultima pescaria que fiz, fiquei umas 3 horas tentando com camarão, vários trabalhos, cores e pesos...tem plugs e nada, mudei para um Shad pequeno (SlimShad), com trabalho bem lento e provocante, e entrou alguns Robalos. (Peva de 45 cm, e outros que escaparam)

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Armando Ito disse:

Ito, desculpe a minha ignorância, mas nas iscas softs, aquelas iscas cortadas ou mesmo que o pessoal corta perto do rabo pra dar melhor apresentação pro peixe, faz diferença ?

Já vi até alguns camarões que vem como dois ou três cortes perto do rabo.

Tucunaré a pescaria é mais "fácil", é só a isca passar na frente dele que ele gruda ... robalo é muito mais técnica, além do trabalho da isca, tem as tabelas de marés, temperatura da  água, pressão atmosférica e outros fatores que podem melhorar a pescaria, não só a isca em si ... queria morar mais perto do mar pra tentar pesca-los.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Carlos Caffer disse:

Ito, desculpe a minha ignorância, mas nas iscas softs, aquelas iscas cortadas ou mesmo que o pessoal corta perto do rabo pra dar melhor apresentação pro peixe, faz diferença ?

Já vi até alguns camarões que vem como dois ou três cortes perto do rabo.

Tucunaré a pescaria é mais "fácil", é só a isca passar na frente dele que ele gruda ... robalo é muito mais técnica, além do trabalho da isca, tem as tabelas de marés, temperatura da  água, pressão atmosférica e outros fatores que podem melhorar a pescaria, não só a isca em si ... queria morar mais perto do mar pra tentar pesca-los.

Sim, Robalo exige muita técnica, e quando pegamos o bitelo é pura alegria, chega tremer as perna :yahoo:rsrsrs...é um peixe cheio de surpresas, tem dias que ele esta um ninja, outros que ta meio doido...

Mas o tucuna é fantástico também, as vezes da vontade de morar mais pro norte rsrsrs 

Compartilhar este post

Link para o post
13 minutos atrás, Tiago A Fisherman disse:

Sim, Robalo exige muita técnica, e quando pegamos o bitelo é pura alegria, chega tremer as perna :yahoo:rsrsrs...é um peixe cheio de surpresas, tem dias que ele esta um ninja, outros que ta meio doido...

Mas o tucuna é fantástico também, as vezes da vontade de morar mais pro norte rsrsrs 

Nem fale Tiago ... os ataques na superfície dos tucunas são fantásticos ... não vejo a hora de ir novamente pro Tocantins ou mesmo fazer uma pescaria no AM só pra ver os ataques desses bichos ...

Esse ano quero tentar fazer uma pescaria de trairão, coloquei como meta pessoal ... vamos ver se consigo ... os ataques deles tbm são fantásticos!

Compartilhar este post

Link para o post
22 minutos atrás, Carlos Caffer disse:

iscas softs, aquelas iscas cortadas ou mesmo que o pessoal corta perto do rabo pra dar melhor apresentação pro peixe, faz diferença ?

quando o robalo tá manhoso , faz sim ... ele fica mais tempo na boca ... mas nunca cortei não ... eu uso  monster soft ...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Galera!!

Então, fiz os testes hoje, foi uma pescaria difícil, mas com alguns peixes na linha (robalo,robalo) que me deixaram feliz:D...depois a ponta da vara quebrou ao tira-la do carro, dai a felicidade se foi :triste:. Mas fiz a comparação das três teorias, e vai ai a vencedora rsrsrsrs 

Técnica é a principal, se não tiver técnica e for um trabalho bem feito não adianta...importante trocar os trabalhos de isca. Quanto a cor, hoje se destacou aquelas que se camuflam na água, as cores chamativas (Rosa, Verde Limão) pareciam que espantavam os peixes (baiacu e outros), as cores camufladas atraiam; a água estava verde musgo, utilizei um camarão verde musgo com dourado, e um chá dourado. Percebi também, que as cores que se camuflam na água, quando chegavam perto da areia ficavam mais visíveis, ou seja, se destacava do fundo. Foi esta minha conclusão de hoje galera :ok:  (Lua Cheia, Maré Correndo muito, Pressão 1009, temperatura 27º) 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Em 11/02/2017 at 20:27, Tiago A Fisherman disse:

Olá Galera!!

Então, fiz os testes hoje, foi uma pescaria difícil, mas com alguns peixes na linha (robalo,robalo) que me deixaram feliz:D...depois a ponta da vara quebrou ao tira-la do carro, dai a felicidade se foi :triste:. Mas fiz a comparação das três teorias, e vai ai a vencedora rsrsrsrs 

Técnica é a principal, se não tiver técnica e for um trabalho bem feito não adianta...importante trocar os trabalhos de isca. Quanto a cor, hoje se destacou aquelas que se camuflam na água, as cores chamativas (Rosa, Verde Limão) pareciam que espantavam os peixes (baiacu e outros), as cores camufladas atraiam; a água estava verde musgo, utilizei um camarão verde musgo com dourado, e um chá dourado. Percebi também, que as cores que se camuflam na água, quando chegavam perto da areia ficavam mais visíveis, ou seja, se destacava do fundo. Foi esta minha conclusão de hoje galera :ok:  (Lua Cheia, Maré Correndo muito, Pressão 1009, temperatura 27º) 

Muito legal ter postado suas considerações =)... abraço .... que pena pela vara .... =/

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz cor de camarão vai muito mais a cor que fisga primeiro o pescador! :chuvaa::chuvaa: 
Aquela cor na qual você coloca fé e acredita ser a ideal, é algo natural e diferente de pescador para pescador! Uma ciência que funciona pra mim, mas para outro pode não funcionar!

Vale lembrar que nem sempre a cor influência, ainda mais quando o local é fundo e a água não é translucida, nessas horas a vibração que a isca provoca na água ganha destaque! Também existe uma grande diferença na cor usada no mangue para a costeira!

Eu prefiro sempre usar vermelho, laranja e verde limão na costeira e ferrinho, coca, chá e transparente no mangue! 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente tópico com posicionamento bem fundamentados pela galera do Robalo. 

Tudo faz sentido e tem sentido nessa modalidade, desde a observação do dia, do local, equipamentos. 

Falando em equipamento, qual vara os amigos pescadores estão usando?

Tamanho, Libragem (para Robalos menores e maiores), Ação

PS. Quem não quiser colocar a marca da vara e tal... Não tem problema, somente essas informações para enriquecer o tópico.

Compartilhar este post

Link para o post
Em ‎31‎/‎12‎/‎2017 at 19:55, Edson Rozário disse:

Excelente tópico com posicionamento bem fundamentados pela galera do Robalo. 

Tudo faz sentido e tem sentido nessa modalidade, desde a observação do dia, do local, equipamentos. 

Falando em equipamento, qual vara os amigos pescadores estão usando?

Tamanho, Libragem (para Robalos menores e maiores), Ação

PS. Quem não quiser colocar a marca da vara e tal... Não tem problema, somente essas informações para enriquecer o tópico.

Edson,

Varas variando entre 5" a 6'3" até 6'6" (caso usar camarão) de 12 a 17 lbs ... acredito eu que sejam equipamentos adequados.

Se quiser dar uma olhada nos posts de agua salgada, geralmente a galera coloca o material utilizado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Parceiros: www.petsEXPERT.pt