Domingos Bomediano

Azuis e Tabaranas na Represa de Furnas, em Areado!

Recommended Posts

Se tem uma região onde gosto de pescar é a de Areado e Alfenas, às margens da Represa de Furnas, razão pela qual no Pescaki já existem vários relatos meus sobre a pesca por lá.

Desta vez já fazia algum tempo que não ia para lá, mas na semana passada tive esta oportunidade e matei a saudade.

Só quem conhece a região pode ter uma real noção dos dias de maravilha que passamos, mas tentarei mostrar o quanto isso pode ser bom através deste relato, ajudado por algumas fotos.

A primeira e grande vantagem de se estar por lá é justamente por poder estar em Minas Gerais, especialmente na região sul daquele Estado, onde a paisagem sempre exuberante, a avifauna espetacular e a pesca de muitas espécies e, sobretudo, sua formidável gente, contribuem sobremaneira para tornar difícil o dia em que vem a ser necessário voltar para casa, deixando sempre uma pontinha de saudade, antes mesmo de sair de lá.

O lago esteve bastante abaixo do nível normal por um longo período, pelo que verifica-se algum prejuízo em termos de diminuição na quantidade de peixe, mas jamais a ponto de tornar uma jornada ruim. O que agrada é perceber que com a pouca recuperação do nível de água, há muitos cardumes de juvenis oriundos do último grande período de reprodução e mesmo de alevinos oriundos dos eventuais episódios de reprodução isolados ainda em andamento, o que significa uma boa recuperação, muito embora por lá se verifique uma maciça presença de pescadores profissionais, ou revestidos de profissionais, enfim, matadores em alto nível de depredação, a quem as autoridades precisam prestar um pouco mais de atenção, pois desrespeitam toda e qualquer regra da pesca profissional além de ameaçar aos pescadores esportivos que reclamam de seus crimes.

Ficamos hospedados da Unidade de Lazer da Colônia de Férias da AFPESP em Areado, de onde gosto muito, vez que ali fiz grandes e especiais amigos a quem é sempre bom e prazeroso rever e poder colocar a prosa em dia. Só para se chegar à unidade já se pode desfrutar de estupendas paisagens, sempre com muitas plantações, sobretudo de café, milho e soja. Então, deixo algumas fotos do local e dos peixes para dar uma ideia da maravilha que é.

fxrAqK7.jpg

O4EVETj.jpg

Estes aqui são praticamente o símbolo do Sul de Minas. Presentes em qualquer lugar que se preste atenção, ajudam a dar o toque especial para aquilo tudo.

uTpHRFb.jpg

8twYBGk.jpg

NLTFZ6X.jpg

rhoiYHL.jpg

Quanto aos peixes andamos acertando com os tucunarés e também com as tabaranas. Foram inúmeras capturas de peixes pequenos, mas também com algumas capturas de peixe de porte a merecer registro, tal como se pode ver nas próximas fotos.

r7e0B8P.jpg

PpIaIWh.jpg

Mário, meu irmão.

q6msai1.jpg

mcGIMbl.jpg

PtpuKR0.jpg

lo4GNEm.jpg

rI5w0es.jpg

V1ZLHSZ.jpg

CtIVw3l.jpg

Meu amigo Valter Moraes, grande fotógrafo, grande pescador, acertou um belo peixe

e0yXtGq.jpg

Lúcia também sacou alguns, muito embora nenhum de tamanho expressivo. Contudo, percebe-se nítida a alegria da pescadora.

p7ejucO.jpg

WImGd5g.jpg

No último dia tive a companhia do meu amigo João Paulo e do meu amigo Sr. Arlindo, dois caboclos daqueles que a gente nunca esquece. O danado do João pegou o único peixe bom do dia, que esteve mais fraco que os demais

a0HWxJP.jpg

orlp1fB.jpg

E, assim, chegou a hora em que a lua cheia, ali sempre mais bonita que em qualquer outro lugar, veio anunciar fim da jornada, coroando-a com esta imagem.

yG2Yerz.jpg

Para finalizar deixo gravados meus agradecimentos aos amigos Valter Moraes, João Paulo, Sidney Tiriça, Sr. Arlindo e Nice, todos eles, que não medem esforços em propiciar a melhor das jornadas, gente muito especial a quem gostaria de estar em contato mais amiúde, mas os compromissos de nosso dia a dia só o permitem de vez em quando.

Também registro agradecimentos a minha mulher LúciaMário, Helena, José Jorge e Rosa, que sempre fazem qualquer jornada tornar-se a melhor! Deixo gravados também os agradecimentos ao pessoal da Unidade da AFPESP, nas pessoas do gerente Alexandre, Fabio, DouglasCelinho , Débora 1, Débora 2 rsss e de todos os que ali trabalham, vez que fazem sentir-me em casa, tamanha a hospitalidade e simpatia. Além disso, fica um forte abraço pro caboclo mais artista que conheço, Edinho, grande cantor, sobretudo cantadô de modas de viola. Por fim, deixar um forte abraço para o amigo Geraldo e Familia e ao novo amigo Josias e Família a quem tive o prazer de conhecer na unidade!

É isso aí! Espero que tenham gostado! :coolio: 

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande jornada Bome, lindas imagens e belos peixes, parabéns!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma belíssima pescaria. A observação de pouco peixe não condiz com as fotos, kkkkk. O que vi foi uma pescaria notável, tanto em capturas quanto em congraçamento. :joia:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba, se melhorar estraga, boa companhia, boa pescaria, dias memoráveis, precisa mais de que???? Belíssimas imagens......

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Que beleza! Parabéns Bome... pertinho de casa pois estou a 100km de lá... da próxima me dá um toque que eu vou... lindos peixes

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu por mais esta jornada pelas águas da represa de Furnas. Não por muitos peixes, mas por muitas estórias para contar. Abraço.

IMG_2597.JPG

IMG_2653.JPG

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um ótimo dia de pesca, :bs-aplauder::bs-aplauder:

:iCo01::iCo01:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Belos peixes! Acertaram bons peixes! A região é realmente linda!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
23 horas atrás, gilliamgatto disse:

Grande jornada Bome, lindas imagens e belos peixes, parabéns!

Valeu, Grande Gilliam! :joia: 

14 horas atrás, Mauricio. disse:

Mais uma belíssima pescaria. A observação de pouco peixe não condiz com as fotos, kkkkk. O que vi foi uma pescaria notável, tanto em capturas quanto em congraçamento. :joia:

Valeu, Grande Mauricio! Ainda que com alguns bons peixes a jornada foi mais fraca que o normal, mas como se pode ver, lá não seria ruim nem que os peixes não tivessem comparecido. :joia: 

12 horas atrás, Nevaska disse:

Caramba, se melhorar estraga, boa companhia, boa pescaria, dias memoráveis, precisa mais de que???? Belíssimas imagens......

Valeu, Grande Nevaska! Ali sempre se consegue reunir tudo de bom! :joia: 

12 horas atrás, Helmar disse:

Que beleza! Parabéns Bome... pertinho de casa pois estou a 100km de lá... da próxima me dá um toque que eu vou... lindos peixes

Valeu, Grande Helmar! Pois é, estive aí pertim, pertim, uai! Quando voltar lá, te aviso! :joia: 

11 horas atrás, Mario Bomediano disse:

Valeu por mais esta jornada pelas águas da represa de Furnas. Não por muitos peixes, mas por muitas estórias para contar. Abraço.

Valeu, Grande Meu Irmão! As estórias, gravadas pra sempre na memória, é que são o melhor de tudo, eh!  :joia: 

9 horas atrás, Alexandre Fishing disse:

Mais um ótimo dia de pesca, :bs-aplauder::bs-aplauder:

:iCo01::iCo01:

Valeu, Grande Alexandre! :joia: 

9 horas atrás, Mauricio Moreira disse:

Belos peixes! Acertaram bons peixes! A região é realmente linda!

Valeu, Grande Mauricio! :joia: 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Grande amigo Bomediano, que belo relato e bela pescaria!!!
As imagens retratam com fidelidade o que é pescar em um lugar como esse, sobretudo com a srª Lúcia e grandes amigos que tem em terras mineiras.

Estou muito feliz com as capturas!!!
Foi uma boa pescaria, as raras Tabaranas valorizam até mais a pescaria!!!

Forte abraço meu amigo!!!
Léo

Compartilhar este post

Link para o post

:bs-aplauder::jump:Muito bom, joia demais Bomediano! Super Jornada, parabéns pelas capturas.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente pescaria Mestre!

Parabéns a todos envolvidos!

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito chique a jornada Bome.

Parabéns pelo relato e pelas capturas .

Show.:joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Bome!!! Sempre me alegra ver relatos teus na nossa saudosa Areado! A represa parece estar recuperando mesmo! Parabens a essa turma toda ai!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Belos peixes em um lugar maravilhoso, parabéns pela jornada de sucesso Sr Bomediano.

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, Leonardo Martelli disse:

Grande amigo Bomediano, que belo relato e bela pescaria!!!
As imagens retratam com fidelidade o que é pescar em um lugar como esse, sobretudo com a srª Lúcia e grandes amigos que tem em terras mineiras. Estou muito feliz com as capturas!!!
Foi uma boa pescaria, as raras Tabaranas valorizam até mais a pescaria!!!
Forte abraço meu amigo!!!
Léo

Grande Irmãozinho Leo, muito obrigado pelas palavras de amigo, o que sempre nos incentiva a continuar! :joia::iCo01:  Tabaranas tinha até demais, mas sempre muito pequenas; estas das fotos foram as maiorzinhas... :ok:

11 horas atrás, Tiago A Fisherman disse:

:bs-aplauder::jump:Muito bom, joia demais Bomediano! Super Jornada, parabéns pelas capturas.

Valeu, Grande Tiago! :joia: 

11 horas atrás, Carlos Caffer disse:

Excelente pescaria Mestre!

Parabéns a todos envolvidos!

Abraços.

Valeu, Grande Caffer! :joia: 

11 horas atrás, Marcelo Bilato. disse:

Muito chique a jornada Bome. Parabéns pelo relato e pelas capturas .

Show.:joia:

Valeu, Grande Marcelo! :joia: 

10 horas atrás, Antônio Sérgio disse:

Grande Bome!!! Sempre me alegra ver relatos teus na nossa saudosa Areado! A represa parece estar recuperando mesmo! Parabens a essa turma toda ai!!!

Valeu, Grande Antonio! :joia: A represa estava com 50% de sua capacidade, o que denuncia alguma recuperação. Contudo, 50% já no final do período de chuvas já vai denunciando problemas, confirmado pelo que vi quando retornei, em uma notícia de que já estaria com 48%... acho que este ano teremos uma enorme regressão no nível de água, o que será lamentável. :triste: 

10 horas atrás, Cristiano Papa disse:

Belos peixes em um lugar maravilhoso, parabéns pela jornada de sucesso Sr Bomediano.

Valeu, Grande Cristiano! :joia: 

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente pescaria  Mestre Bome!!! O lugar tb é maravilhoso!!:joia:

Muito bom relato,parabéns!!

Abração.

Compartilhar este post

Link para o post

Não poderia esperar menos do mestre! rs

Belos azuis, sonho um dia fisgar esse peixe, a Tabarana. Dizem ser muito valente, mas não dei esta sorte ainda. Quais são as condições para pescá-lo?

Outra dúvida: vi o uso de uma isca de hélice que ao que me parece é a Devassa 90, da Yara. Tenho uma dessas e na minha região (Rio Paraná, represa da região de Ilha Solteira) nunca consegui levantar nada nela. O interessante é que observando o tamanho dos peixes, já acertamos tucunas maiores que estes aí porém que não entram na hélice nem a pau. Seria o trabalho que está sendo feito errado ou existe isso de diferença de hábitos em uma mesma espécie mesmo em habitats semelhantes?

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pela pescaria, me bateu até uma saudade de pescar em Funas. Minha última pescaria por lá foi em dezembro.

Compartilhar este post

Link para o post

Belas paisagens com belíssimos azulões! :joia::joia::joia:

Compartilhar este post

Link para o post
  1. EBA! 25 a 27 estarei nestas paradas - AFPESP

neste final de semana estarei tentando melhor sorte que anos anteriores. fico animado com as fotos.

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Marcos JM disse:

Excelente pescaria  Mestre Bome!!! O lugar tb é maravilhoso!!:joia:

Muito bom relato,parabéns!!

Abração.

Valeu, Grande Marcos! :joia: 

5 horas atrás, Rodolfo Amaro disse:

Não poderia esperar menos do mestre! rs

Belos azuis, sonho um dia fisgar esse peixe, a Tabarana. Dizem ser muito valente, mas não dei esta sorte ainda. Quais são as condições para pescá-lo?

Outra dúvida: vi o uso de uma isca de hélice que ao que me parece é a Devassa 90, da Yara. Tenho uma dessas e na minha região (Rio Paraná, represa da região de Ilha Solteira) nunca consegui levantar nada nela. O interessante é que observando o tamanho dos peixes, já acertamos tucunas maiores que estes aí porém que não entram na hélice nem a pau. Seria o trabalho que está sendo feito errado ou existe isso de diferença de hábitos em uma mesma espécie mesmo em habitats semelhantes?

Valeu, Grande Rodolfo! :joia: 

Para pescar tabaranas, geralmente se dedicam arremessos em corredeiras, sobretudo onde haja pedreiras. Outra forma é descer o barco na rodada e ir arremessando nas margens sempre que houver uma água um pouco mais forte e estruturas. Contudo, lá na represa de Furnas, sobretudo na região de Alfenas e Areado, as tabaranas aparecem também em água parada da represa e, sempre seguindo a regra de haver estruturas por perto, sobretudo de pedras. As iscas têm de ser pequenas, de no máximo 7 cm, vez que a boca deste peixe é pequena. :ok: 

Sobre o uso de iscas de hélice há duas observações importantes, sendo a primeira que a hélice tem de estar fazendo um bom barulho na superfície (tem de regular constantemente), não podendo falhar e a segunda é insistir bastante. Com estas duas regras você vai conseguir apanhar peixes por aí, porque tucunaré é tucunaré em qualquer lugar e têm os mesmos hábitos. :coolio: 

5 horas atrás, danielmaeda disse:

Parabéns pela pescaria, me bateu até uma saudade de pescar em Funas. Minha última pescaria por lá foi em dezembro.

Valeu, Grande Daniel! :joia: 

4 horas atrás, Korch disse:

Belas paisagens com belíssimos azulões! :joia::joia::joia:

Valeu, Grande Korch! :joia: 

1 hora atrás, Roque Moraes disse:
  1. EBA! 25 a 27 estarei nestas paradas - AFPESP

neste final de semana estarei tentando melhor sorte que anos anteriores. fico animado com as fotos.

Valeu, Grande Roque! :joia: Boa sorte por lá e depois nos mostre aqui! :coolio:  

Compartilhar este post

Link para o post

Bela pescaria!! Lindas paisagens e mais lindos ainda os peixes.:D

Além de ser sempre um grande sábio pesca muito!! Você é o cara!:joia::joia:

Compartilhar este post

Link para o post
Em 24/03/2017 at 07:29, Luis Sasse disse:

Bela pescaria!! Lindas paisagens e mais lindos ainda os peixes.:D

Além de ser sempre um grande sábio pesca muito!! Você é o cara!:joia::joia:

Valeu, Grande Caboclo Luis! :joia: 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

infelizmente não tenho nenhuma foto de peixe para postar, estando em Areado  tentei a sorte limitando me apenas nas proximidades da Afpesp e desembarcado. Embora decepcionado por não conseguir , mas realizado pelo aprendizado no uso de iscas artificiais e carretilhas  que apesar de possuí-los raríssimas as vezes que tentei praticar os arremessos que sempre me enlouqueciam...mas vou chegar lá , próximo local em maio na Afpesp de Avaré.

Durante o sábado no convívio com aqueles mais experientes assisti o empenho deles na captura do Tucunaré , mesmo embarcados ao final do dia ouvi o relato de apenas pequenos e a isca era o lambari nada com artificiais, no domingo antes do almoço quando tentei a sorte , eles já tinham madrugado  e nada de capturas. me divertir com o truco até o finzinho da tarde quando resolvi ousar mais uma vez , lá estavam aqueles que embarcados nada conseguiram significativamente. Quando então resolveram findar o dia ali próximo e eís a surpresa da pescaria!.

perdi seis artificiais e com a ajuda deles embarcado recuperei quatro , minha satisfação limitou se ao ver o tucunaré perseguir minha isca  e foram muitas as minhas opções na troca diversificadas para colher êxito  e as que tinham melhor resultado eram as de meia água ( e aí o problema de enrosco) enquanto eles estando próximo acharam o cardume já mais próximo ao corpo da represa. estando em três companheiros observei a captura de pelo menos de 15 a 20 unidades , sendo quatro considerado ótimos no tamanho/peso e os demais pequenos chegando no máximo um kg.

estou me engajando para melhorar a minha esportividade com artificiais , logo também espécies nunca antes cobiçados. me aguardem pois estarei postando o meu primeiro troféu e espero um belo exemplar deste tucunaré - meu sonho cobiçado !

IMG561.jpg

IMG557.jpg

IMG585.jpg

IMG559.jpg

IMG614.jpg

IMG604.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora