Recommended Posts

HugoFreitas    67

Olá colegas!

Venho através desse tópico fazer uma sugestão a todos. Comumente no fórum expressamos nossas opiniões, damos pitaco, fazemos uma brincadeira com um colega etc. Só que após ler (muitos) tópicos percebo que muitas vezes o colega ou a colega, levantam um dado, expressam uma teoria, falam sobre  uma ideia, que não lhes pertence.

Digo a vocês que isso é perigoso se você não cita a fonte que lhe inspirou a afirmar aquilo. Não é pelo "plágio" que tanta gente fala; na verdade é que você está assumindo aquilo que outra pessoa falou.  Em outras palavras, você está "pondo a mão no fogo" (sendo avalista) por (de) outra pessoa. Com efeito, você acaba assumindo as benesses, mas  também e principalmente, os erros e riscos daquilo que foi escrito.

Citar de onde veio a informação, também contribui para que os colegas aumentem e possam aprofundar seu conhecimento.

Não estou pedindo pro sujeito escrever uma pesquisa científica (na verdade não estou pedindo nada; estou sugerindo) que você quando estiver falando de algo que não é propriamente sua opinião e ou conhecimento produzido por você, cite de onde veio a informação que está usando. Tenho certeza que com isso você estará ajudando muito a todos nós.

PS: Pus a mão na consciência um milhão de vezes antes de escrever isso, e só o fiz porque realmente acho importante. Reitero mais uma vez, é uma sugestão. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A meu ver está corretíssimo, por isso muitas vezes prefiro postar direto a resposta do representante do produto. Claro que muitas vezes nos apropriamos da informação pois a vivenciamos e ela se torna "nossa" também, porém nada impede que futuramente a suposta verdade seja novamente questionada e recriada :joia:.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
HugoFreitas    67

Obrigado Alexandre!  Também procuro sempre que possível citar de onde retiro minhas informações.

Compartilhar este post

Link para o post
Mauricio.    7079

Às vezes, tenho a impressão de que tudo que falo, na verdade, não me pertence. Que tudo que vejo, ou sinto, ou penso, com certeza alguém pensou aquilo antes de mim. Ou, pelo menos, passaram por situação ou viram coisa muito parecida. Apenas, não foi divulgado. Seríamos todos nós apenas uns plagiadores descarados? :huh:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 minutos atrás, Mauricio. disse:

Às vezes, tenho a impressão de que tudo que falo, na verdade, não me pertence. Que tudo que vejo, ou sinto, ou penso, com certeza alguém pensou aquilo antes de mim. Ou, pelo menos, passaram por situação ou viram coisa muito parecida. Apenas, não foi divulgado. Seríamos todos nós apenas uns plagiadores descarados? :huh:

Rsss, são lembranças de vidas passadas :D. Certa vez escrevi que linhas monofilamento cabiam mais do que multifilamento porque elas tem elasticidade e se acomodavam melhor no carretel, sofri tantos ataques que aprendi a lição, hoje prefiro mandar um link e as pessoas que tirem suas próprias conclusões. Tem gente esperando eu fazer "review" da Katana, vou nada, não quero mais encrenca :rotfl2::rotfl2:.

http://www.fishtv.com/programas/fish-tv-teste/carretilha-saga-da-marine-sports-3041

De 20:00 pra frente.   

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
HugoFreitas    67
3 minutos atrás, Mauricio. disse:

Sim e não! Tudo que fazemos, fazemos por imitação. Isso pode ser problemático a partir do momento em que você fala que a tilápia tem dentes terríveis tendo vindo a saber disso por outra pessoa, e assume a ideia. se você nunca viu uma tilápia, mas leu isso em algum lugar a citação serve inclusive pra que você não assuma o que não lhe pertence para o bem ou para o mau:ok:.

Capitou a ideia  ilustre Maurício?! Eu entendi o que você quis dizer realmente sou incapaz de dizer que eu sei alguma coisa, eu, também de que adianta saber se caixão não tem gaveta?!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
HugoFreitas    67
2 minutos atrás, Alexandre Fishing disse:

Rsss, são lembranças de vidas passadas :D. Certa vez escrevi que linhas monofilamento cabiam mais do que multifilamento porque elas tem elasticidade e se acomodavam melhor no carretel, sofri tantos ataques que aprendi a lição, hoje prefiro mandar um link e as pessoas que tirem suas próprias conclusões. Tem gente esperando eu fazer "review" da Katana, vou nada, não quero mais encrenca :rotfl2::rotfl2:.

http://www.fishtv.com/programas/fish-tv-teste/carretilha-saga-da-marine-sports-3041

tem hora que você chega com uma bandeja de brigadeiro e os caras tacam pedra. Normal em se tratando de ser humano. A pior parte é que a internet cria pra muita gente a expectativa ou a ideia de que: " A sua opinião é importante!" Veja como você é incrível" "Olhe como eu sou malvado e sento o cacete num produto que nunca vi". Enfim, a internet é um verdadeiro  esteroide anabolizante pro ego de muita gente.

Sou incapaz de insistir pra você fazer o rewiew. Compreendo o que você está dizendo Alexandre, infelizmente todos acabam perdendo com isso. Na internet, muitos de nós, somos uns selvagens mesmo:bravo:. Pra quê? Isso realmente eu não sei...

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, HugoFreitas disse:

tem hora que você chega com uma bandeja de brigadeiro e os caras tacam pedra. Normal em se tratando de ser humano. A pior parte é que a internet cria pra muita gente a expectativa ou a ideia de que: " A sua opinião é importante!" Veja como você é incrível" "Olhe como eu sou malvado e sento o cacete num produto que nunca vi". Enfim, a internet é um verdadeiro  esteroide anabolizante pro ego de muita gente.

Sou incapaz de insistir pra você fazer o rewiew. Compreendo o que você está dizendo Alexandre, infelizmente todos acabam perdendo com isso. Na internet, muitos de nós, somos uns selvagens mesmo:bravo:. Pra quê? Isso realmente eu não sei...

Não vou deixar os amigos curiosos não :D, quando ela chegar vou fazer uma pescaria (boa se tiver sorte) e durante o relato, escrevo a minha "opinião" sobre o produto, ergonomia, acabamento, eficiência do freio ECS com iscas de 5 a 13 gramas. Será uma opinião pessoal sobre o produto baseada nas experiencias de uso com outras carretilhas (Titan, Brisa, Lubina GTO, Lubina GTS, Venator e Tatula). Review vou deixar pro camarada dos boca bearings :assobiando:. Afinal não posso ser ingrato, se hoje tenho produtos que me agradam (não caros) foi graças ao pessoal do Pescaki :joia:.

Compartilhar este post

Link para o post
Mauricio.    7079
46 minutos atrás, Alexandre Fishing disse:

Peça ao Ito para fazer o review.  :rotfl2:

44 minutos atrás, HugoFreitas disse:

Sim e não! Tudo que fazemos, fazemos por imitação. Isso pode ser problemático a partir do momento em que você fala que a tilápia tem dentes terríveis tendo vindo a saber disso por outra pessoa, e assume a ideia. se você nunca viu uma tilápia, mas leu isso em algum lugar a citação serve inclusive pra que você não assuma o que não lhe pertence para o bem ou para o mau:ok:.

Capitou a ideia  ilustre Maurício?! Eu entendi o que você quis dizer realmente sou incapaz de dizer que eu sei alguma coisa, eu, também de que adianta saber se caixão não tem gaveta?!

;)

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Mauricio. disse:

;)

A galera "Super Vip" só fica de olho :rotfl2:, quando eles não resolvem o mestre Bome bate o martelo :D.

Compartilhar este post

Link para o post
Mauricio.    7079
1 minuto atrás, Alexandre Fishing disse:

A galera "Super Vip" só fica de olho :rotfl2:, quando eles não resolvem o mestre Bome bate o martelo :D.

Me Tarzan. You Jane. :rotfl2:

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Mauricio. disse:

Me Tarzan. You Jane. :rotfl2:

Não tenho problema nenhum com hierarquia, mais aí também não né! :heh:.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Roque Moraes    226
8 horas atrás, Mauricio. disse:

Também tenho a mesma impressão MAURICIO ! -

Todavia acredito que muito sou influenciado pelo fato de ler muito , assim como também ao expressar na escrita os insight  que ocasionalmente me vem a mente , momento este oportuno para registrar no papel. Não pode ser plágio ideias verossímil , uma vez que há infinitas formas de relatar a mesma essência de pensamento. Afinal torna se impossível lembrar a autoria  ou a obra retida a nossa mente que posteriormente emergem até nos sonhos.

Compartilhar este post

Link para o post

A sugestão, por completamente arrazoada  que é, vem muito bem-vinda, mas o problema que só se lhe darão as boas vindas quem já vem acostumado a isso! Uma boa parte simplesmente copia, cola e não informa a fonte. Outros, até se dão ao trabalho de estudar o que leu, criar um novo texto com alguma que outra modificação, negando também a origem, de sorte que vejo bastante difícil que todos adotem.

Todavia, é um grande sinal de honestidade, sendo também de reconhecimento e, sobretudo de educação, informar qualquer fonte de onde possa ter sido retirado algum texto. :coolio: 

Compartilhar este post

Link para o post
Armando Ito    2924
10 horas atrás, Mauricio. disse:

Venator é melhor que Aldebaran ...................  * eu lí em algum lugar ae ... :assobiando:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
HugoFreitas    67
10 horas atrás, Domingos Bomediano disse:

A sugestão, por completamente arrazoada  que é, vem muito bem-vinda, mas o problema que só se lhe darão as boas vindas quem já vem acostumado a isso! Uma boa parte simplesmente copia, cola e não informa a fonte. Outros, até se dão ao trabalho de estudar o que leu, criar um novo texto com alguma que outra modificação, negando também a origem, de sorte que vejo bastante difícil que todos adotem.

Todavia, é um grande sinal de honestidade, sendo também de reconhecimento e, sobretudo de educação, informar qualquer fonte de onde possa ter sido retirado algum texto. :coolio: 

Temos que ir, dentro do possível, insistindo mestre. Se o fórum for (com o devido respeito) "facebookizado", vamos acabar achando que aquilo que o Umberto Eco disse há alguns anos, tinha procedência... O que atrai os participantes frequentes é, exatamente, o fato de apesar de ser um espaço democrático, ser também seletivo. Não devemos nunca é cair no vale tudo da internet!

O nosso colega @Roque Moraes deveria criar a coluna pescakifilosofia ou então pesca transcendental.

Brincadeiras á parte meu caríssimo Roque, essa discussão sobre a origem do nosso conhecimento é longa... O dia que tiver um insighht sobre pesca não deixe de compartilhar hein?! Obrigado e grande abraço! 

Compartilhar este post

Link para o post
Ricardo Valim    1128
11 horas atrás, Armando Ito disse:

Venator é melhor que Aldebaran ...................  * eu lí em algum lugar ae ... :assobiando:

:rotfl2::rotfl2::rotfl2::rotfl2::rotfl2::rotfl2::rotfl2::rotfl2:

Compartilhar este post

Link para o post
Mauricio.    7079
11 horas atrás, Armando Ito disse:

Nem vem. Só tenho Xingling na gaveta. :rotfl2:

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Mauricio. disse:

Nem vem. Só tenho Xingling na gaveta. :rotfl2:

Agora só dou moral pra TATURAAAA :D

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, HugoFreitas disse:

Temos que ir, dentro do possível, insistindo mestre..

Concordo e, esta, sempre foi a postura do Pescaki! :simsim:  Entretanto, vejo difícil, senão com o engajamento de todos os que frequentam mais amiúde ao fórum. :coolio: 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Carlos Caffer    414
Em ‎30‎/‎07‎/‎2017 at 11:39, Alexandre Fishing disse:

Não vou deixar os amigos curiosos não :D, quando ela chegar vou fazer uma pescaria (boa se tiver sorte) e durante o relato, escrevo a minha "opinião" sobre o produto, ergonomia, acabamento, eficiência do freio ECS com iscas de 5 a 13 gramas. Será uma opinião pessoal sobre o produto baseada nas experiencias de uso com outras carretilhas (Titan, Brisa, Lubina GTO, Lubina GTS, Venator e Tatula). Review vou deixar pro camarada dos boca bearings :assobiando:. Afinal não posso ser ingrato, se hoje tenho produtos que me agradam (não caros) foi graças ao pessoal do Pescaki :joia:.

Eis a questão !!! :giveup:

Não vou polemizar não, mas aqui expressamos nossas opiniões ... as vezes singelas (como no meu caso), as vezes mais especificas como as do Alexandre (baseadas em experiências dele com equipamentos já usados e equipamentos que ele faz manutenção) ... assim como todas as opiniões aqui prestadas, mas ainda muita gente que defende marcas com unhas e dentes ... mas ... bacana a ideia @HugoFreitas ... gosto muito de estudar e pesquisar antes de comprar ou mesmo testar alguma coisa diferente ... e isso será de grande valia.

Pra eu mudar a linha que uso, pesquisei aqui no fórum, perguntei a uns amigos e só assim troquei e gostei da linha ... um exemplo mais pratico na ultima pescaria estava insistindo em usar superfícies tendo iscas twit bait na caixa e quando questionado por que tinha as iscas e não as usava, respondi que havia lido no fórum que pegava peixe ... aí me questionaram se realmente havia testado ou se só comprava as coisas por estar lendo por aí ... aí foi colocar a isca na água e ver os resultados.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Carlos Caffer disse:

Não vou polemizar não, mas aqui expressamos nossas opiniões ... as vezes singelas (como no meu caso), as vezes mais especificas como as do Alexandre (baseadas em experiências dele com equipamentos já usados e equipamentos que ele faz manutenção) ... assim como todas as opiniões aqui prestadas, mas ainda muita gente que defende marcas com unhas e dentes ... mas ... bacana a ideia @HugoFreitas ... gosto muito de estudar e pesquisar antes de comprar ou mesmo testar alguma coisa diferente ... e isso será de grande valia.

Pra eu mudar a linha que uso, pesquisei aqui no fórum, perguntei a uns amigos e só assim troquei e gostei da linha ... um exemplo mais pratico na ultima pescaria estava insistindo em usar superfícies tendo iscas twit bait na caixa e quando questionado por que tinha as iscas e não as usava, respondi que havia lido no fórum que pegava peixe ... aí me questionaram se realmente havia testado ou se só comprava as coisas por estar lendo por aí ... aí foi colocar a isca na água e ver os resultados.

Entao Carlos, o fórum é uma ferramenta poderosíssima se usarmos a nosso favor, se compartilhamos nossas experiências de forma sincera. Como eu poderia dizer que uma Curado é boa e uma Ventura é ruim se o camarada pesca com uma Ventura a mais de 5 anos, praticamente toda semana e ela tá firme ainda (nem tanto rs). Se me perguntasse um tempo atrás que carretilha eu preferia, responderia que era a Brisa (era o que eu podia comprar na epoca). Como nunca tinha pescado com carretilha "top" para servir de parâmetro, a Black Widow foi um salto, mas já percebi sutilezas na Venator Lite que a torna melhor do que a BW (minha opinião claro) e com a Tatula estou experimentado algo novo, tecncnologias que eu não conhecia, da até pra fazer igual o Ronaldinho, olhar pra um lado e arremessar pro outro, rs. Na verdade, tudo são opiniões, impressões e sensações, desde que elas sejam sinceras são válidas.

Compartilhar este post

Link para o post
Carlos Caffer    414
3 minutos atrás, Alexandre Fishing disse:

Entao Carlos, o fórum é uma ferramenta poderosíssima se usarmos a nosso favor, se compartilhamos nossas experiências de forma sincera. Como eu poderia dizer que uma Curado é boa e uma Ventura é ruim se o camarada pesca com uma Ventura a mais de 5 anos, praticamente toda semana e ela tá firme ainda (nem tanto rs). Se me perguntasse um tempo atraz atrás que carretilha eu preferia, responderia que era a Brisa (era o que eu podia comprar na epoca). Como nunca tinha pescado com carretilha "top" para servir de parâmetro, a Black Widow foi um salto, mas já percebi sutilezas na Venator Lite que a torna melhor do que a BW (minha opinião claro) e com a Tatula estou experimentado algo novo, tecncnologias que eu não conhecia, da até pra fazer igual o Ronaldinho, olhar pra um lado e arremessar pro outro, rs. Na verdade, tudo são opiniões, impressões e sensações, desde que elas sejam sinceras são válidas.

Exatamente isso que quis dizer ... vejo muita gente atacando isso ou aqui sem mesmo ter usado ou experimentado ... mas, como diria o grande filosofo Milton Leite "seeeegue o jogo".

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho notado que a pescaria tem algo muito em comum com informática. Quando montei meu PC, na época tinha comprado uma placa mãe moderna, coloquei 8 GB de RAM, uma placa de vídeo moderna, Um procesaador de 4 nucleos de 3 ghz , alem de um HD com uma boa capacidade de armazenamento. Quanto mais eu usava, mais eu me decepcionava e no fundo eu sabia onde estava o gargalo, Instalei o SO num SDD e deixei o HD só pra dados. Resultou numa máquina em perfeito equilíbrio que "satisfaz plenamente" ao usar .

Compartilhar este post

Link para o post
HugoFreitas    67
6 horas atrás, Carlos Caffer disse:

Concordo em tudo com o que você disse, entendo que nos causa muitas vezes incômodo, quando de maneira arbitrária ( e na maioria das vezes sem sentido) alguém "mal educadamente nos desmerece". é chato mas dentro do possível só nos resta desconsiderar. 

Sem dúvida nossas opiniões são fundamentais caro Carlos. Só gostaria que quando estivéssemos tratando de algo que não foi desenvolvido e ou advindo de nossas experiências citássemos a fonte. Além doas argumentos que apresentei ao criar este tópico acrescentaria que a citação é uma forma de compartilhar conhecimento. 

Um exemplo, muito bom disso é numa discussão há algumas semanas sobre finesse (que acabou falando de ultra light também). Alguns colegas tiveram a delicadeza de citar alguns sites sobre o assunto. Foi ótimo, quem quis, pode averiguar diretamente na fonte uma série de informações. com isso a gente passa a conhecer mais fontes pro nosso próprio aperfeiçoamento!

De mais à mais, meu muito obrigado por suas considerações. Valeu Carlos!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora