Recommended Posts

Olá amigos do Pescaki!

Estou em vias de adquirir um motor de popa 15 Hp que será usado sempre em água salgada em um bote inflável e também como backup num barco maior que possuo.

A dúvida é a seguinte: estou balançado entre as marcas Suzuki e Yamaha... (Mercury está fora de cogitação, bom motor mas é horrivel!! rssss.)

Suzuki: Grande fabricante de motores de popa! Não resta dúvida de que é um excelente motor, e de alta qualidade.  

3 quilos mais leve que o concorrente, muito econômico, (285 cc) dois anos de garantia, varias peças sobressalentes, e um preço bastante tentador! R$ 6650,00. Neste caso, meu medo é que aconteça como já aconteceu no passado, que de uma hora para outra, e sem mais sem menos a Suzuki arrume as malas e caia fora do Brasil deixado na mão centenas de pessoas que confiaram e compraram seus produtos... Aí como faz com peças de reposição???

Yamaha: Este nem precisaria de qualquer comentário... Totalmente consagrado no nosso país! Tem peças em qualquer boteco, igualmente econômico, (246 cc)  também dois anos de garantia, velas e fieira de reserva. Valor: R$ 7290,00... Ou seja, R$ 640,00 mais caro do que seu concorrente Suzuki...

(transformando essa diferença em litros de combustível, daria aproximadamente 170 litros de gasolina...  Sete tanques de gasolina...Dá pra acelerar uma bocado em!! rsss)

Sendo ainda que o Suzuki tem ao seu favor uma cilindrada maior que o Yamaha, o que se traduz em mais torque... Se bem que não tenho certeza de que essa diferença poderia ser sentida na prática...

Eu particularmente, gostei bastante do Suzuki... Mas será que terei dor de cabeça com peças, corrosão, garantia...

Hahh... São tantas emoções... ou seriam dúvidas? rssss.

Então amigos? Levando em consideração estes detalhes, qual motor vcs comprariam?

Desde já agradeço os comentários e opiniões.

Abraços a todos e bons ventos! :coolio:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei da sua dúvida, também interesso em saber.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Richard,

Ambos são ótimos motores, com mesmas características quanto qualidade, diferenciando-se apenas em alguns aspectos muito peculiares. Então, se busca um ótimo motor que, apesar de relativamente econômico, consegue andar mais, vá de Suzuki, mas se busca um ótimo motor que seja um pouco mais econômico, sendo também mais silencioso, vá de Yamaha. :ok: 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um suzuki 15 das antigas,  ótimo motor e nunca tive problema com peças,  sempre achei facil tudo que precisei que foi somente peças de desgaste normal,  rotor e reparo da bomba de combustível! 

Eu iria de suzuki sem pensar duas vezes 

Ouvi dizer que o suzuki novo é  mais econômico que o yamaha! 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu iria de Merury sem dúvida.

Yamaha pra mim já era. O bom era o 15D (quadrado). Se vc tá preocupado com peças para o Suzuki, em Manaus se consegue todas as peças mais complicadas, ou, já tradicional para quem tem motor maior e quer economizar, a importação independente.

Peças de desgaste natural, tem. Eu gostei muito também do 20 4T deles, também uma opção interessante, esse então muuuito economico.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Alexandre Campos disse:

Eu iria de Merury sem dúvida.

Yamaha pra mim já era. O bom era o 15D (quadrado). Se vc tá preocupado com peças para o Suzuki, em Manaus se consegue todas as peças mais complicadas, ou, já tradicional para quem tem motor maior e quer economizar, a importação independente.

Peças de desgaste natural, tem. Eu gostei muito também do 20 4T deles, também uma opção interessante, esse então muuuito economico.

Obrigado pelo interesse!  Quando vc diz Yamaha já era, quer dizer que já teve algum problema com os modelos novos? 

Uma dúvida quanto a questão da cilindrada Alexandre...  Essa diferença de quase 40 cc a mais do Suzuki... Isso pode ser sentido na prática? 

Compartilhar este post

Link para o post

Yamaha atualmente anda menos e gasta mais.  Não dá problema, mas nenhum dá se for usado corretamente e usar óleo 2T TCW3. 

Vc fala da diferença de cilindrada com intuito de que? Mais velocidade? Mais força?

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, Alexandre Campos disse:

Yamaha atualmente anda menos e gasta mais.  Não dá problema, mas nenhum dá se for usado corretamente e usar óleo 2T TCW3. 

Vc fala da diferença de cilindrada com intuito de que? Mais velocidade? Mais força?

Na verdade a força. O torque maior seria interessante nas situações de uso que pretendo fazer. Mas deve ser quase imperceptível, pois o hp é baixo né... 

Outra coisa... ouvi dizer ``ouvi dizer´´... rssss. Que os Suzuki tem problema de corrosão quando usados em água salgada...  (começa a esfarelar...) Mas deve ser uma dessas lendas que se espalham por ai sem nem saber porque...

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje em dia com os modernos materiais das tintas, isso é praticamente impossível.

É claro que exige manutenção, troca de anodos, etc. Mas cuidando, não deve corroer mais que os outros.

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos que se interessaram pela minha dúvida.

Já escolhi o motor que eu vou comprar.

Por hora vou de Suzuki mesmo! 

Espero não me arrepender... rssss

Abraços para todos, bons ventos e ótimas pescarias! :coolio:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora