Diego SM

Snake vs Single Foot Guides

Recommended Posts

Alguém aqui já fez algum comparativo em varas de mesma numeração, se alguns destes guides apresenta alguma vantagem em relação a outra, ou em diferentes casting?

A priori os single foot agregam menos peso a vara, porém normalmente os snakes tendem a ser mais resistentes. Entretanto a questão maior é, alguém já percebeu alguma diferença no atrito dos passadores vs a fly line ? 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

:):):)

Passadores do tipo snake guides são mais pesados, exigem amarrações duplas e pode-se perceber uma ligeira alteração na ação da vara.
Pude comprovar isto testando duas varas Saint Croix Legend Ultra de numero #6.
Ambas as varas tinham o mesmo blank, mas as configurações de hardware eram diferentes, sendo uma do tipo freshwater e outra saltwater.
Quanto ao atrito, não tive meios ou sensibilidade para perceber qualquer diferença.
Hoje utilizo varas desta numeração com ambos os tipos de passadores, Hardy Zenith e G-Loomis Cross Current GLX, mas os blanks são de ação completamente diferentes não permitindo comparações.

Abração

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, Odimir disse:

Passadores do tipo snake guides são mais pesados, exigem amarrações duplas e pode-se perceber uma ligeira alteração na ação da vara.
Pude comprovar isto testando duas varas Saint Croix Legend Ultra de numero #6.
Ambas as varas tinham o mesmo blank, mas as configurações de hardware eram diferentes, sendo uma do tipo freshwater e outra saltwater.
Quanto ao atrito, não tive meios ou sensibilidade para perceber qualquer diferença.
Hoje utilizo varas desta numeração com ambos os tipos de passadores, Hardy Zenith e G-Loomis Cross Current GLX, mas os blanks são de ação completamente diferentes não permitindo comparações.

Abração

Sr. Odimir obrigado pela resposta. Em tempo na comparação das varas com a mudança de ação, sentiu que alguma saiu beneficiada no processo de loading para o cast? Estou perguntando pois nunca tive a oportunidade de comparar dois modelos iguais e sentir como se comportariam

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade eu testei pescando com ambas as varas, usando linhas mais apropriadas para a versão de vara saltwater.
A vara com passadores single foot transmitiu uma sensação de leveza maior, e também de maior facilidade de carregamento.
Como eu estava em ação de pesca, não houve a preocupação de avaliar uma em relação a outra em termos de distâncias alcançáveis, o que seria melhor se feito em um gramado.
De qualquer forma, a vara com passadores single foot transmitiu uma sensação de casteio mais fácil e agradável.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, Odimir disse:

Na verdade eu testei pescando com ambas as varas, usando linhas mais apropriadas para a versão de vara saltwater.
A vara com passadores single foot transmitiu uma sensação de leveza maior, e também de maior facilidade de carregamento.
Como eu estava em ação de pesca, não houve a preocupação de avaliar uma em relação a outra em termos de distâncias alcançáveis, o que seria melhor se feito em um gramado.
De qualquer forma, a vara com passadores single foot transmitiu uma sensação de casteio mais fácil e agradável.

Certo, era isso que queria confirmar mesmo, sempre tive a "impressão" de um casteio mas "leve", entretanto sem testar modelos iguais fica difícil falar, poderia ser só um "placebo", algo da cabeça.

Muito obrigado pelas respostas Sr. Odimir

Ps: O Sr já casteou com a Hydrogen da Redington ?Estou montando uns novos conjuntos este ano e achei ela interessante e também a TFO Axiom II (Pretendendo ficar com uma #4 e uma #6 respectivamente)

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Diego SM disse:

Ps: O Sr já casteou com a Hydrogen da Redington ?Estou montando uns novos conjuntos este ano e achei ela interessante e também a TFO Axiom II (Pretendendo ficar com uma #4 e uma #6 respectivamente)

Não casteei com esses modelos visto que tenho meu equipamento já selecionado e definido ao longo dos anos e me dou por satisfeito com eles.
A experiência me mostrou que os equipamentos mudam de nome e de roupagem ano a ano, mas essencialmente continuam os mesmos.
Também não sou fã de indicar este ou aquele equipamento porque nas escolhas sempre participam as preferências pessoais, difíceis de serem compreendidas e mensuradas.

Grande abraço

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Odimir disse:

Não casteei com esses modelos visto que tenho meu equipamento já selecionado e definido ao longo dos anos e me dou por satisfeito com eles.
A experiência me mostrou que os equipamentos mudam de nome e de roupagem ano a ano, mas essencialmente continuam os mesmos.
Também não sou fã de indicar este ou aquele equipamento porque nas escolhas sempre participam as preferências pessoais, difíceis de serem compreendidas e mensuradas.

Grande abraço

Ah sim, era mais mesmo para saber se já tinha tido a oportunidade de testar. De fato concordo, a preferência e técnica pessoal é difícil de ser mensurada.

No mais novamente, muito obrigado Sr. Odimir

Abração:D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora