Diego SM

Tutorial: Como Dimensionar Moscas, Leaders e Tippets

Recommended Posts

Este sucinto tutorial tem como objetivo auxiliar os iniciantes na arte do Fly Fishing, e mesmo pescadores já iniciados que ainda ficam em dúvidas na hora de balancear o equipamento para sua pesca.

Tal tutorial, visa nortear as escolhas em um primeiro momento. Mas a montagem de um equipamento pode apresentar características bem distintas e peculiares a depender da mosca, local de pesca e mesmo técnica do pescador. Como qualquer técnica de pesca, cabe ao pescador se aprofundar através do empirismo e na tentativa e erro.

Abaixo vamos analisar algumas tabelas para ajudar na escolha do tamanho das moscas, leaders etc vs a numeração do equipamento:

Tabela 1 - Anzol vs Numeração do Equipamento

fly-rod-fly-line-fly-size-table.gif.89147363d9779705ac4971e1620d21f2.gif

Nesta tabela vemos um range médio da indicação do tamanho do anzol vs nº do conjunto. Observe que um conjunto #6 em tese arremessaria bem moscas atadas em anzóis 18 - 6. Repito a resposta da vara, técnica do pescador, volume da isca e cia apresenta um papel fundamental e pode diminuir ou mesmo aumentar este range. 

Determinado o anzol de nossa mosca, vem a pergunta e o leader? Para quem está começando vejo os leaders cônicos como excelente escolha pois nele teriamos o butt (traseira do leader) já dimensionado com o tippet (a ponta do leader). Particularmente eu gosto de produzir meus próprios leaders e testar combinações, mas isso é debate para outra tópico.

Tabela 2 - Anzol vs Tippet

fly-size-match-tippet-size-table.gif.aa6488a96477416ba098d5c19656e5a0.gif

Uma maneira simples de escolher qual tippet a ser utilizado é via divisão do 3; Escolha a sua mosca atada no anzol X, divida o tamanho do anzol X por 3 e o resultado ao ser arredondado será o tippet indicado.

Exemplo: Uma mosca atada em anzol 14 ---> 14/3 = 4,666.... Esta mosca então a priori poderá ser utilizada tanto com um tippet 4x ou mesmo 5x.

Muitos pescadores ficam perdidos com a nomenclatura típica dos tippets, que é do tipo nx -> 8x,7x,6x ......

O tippet 8x apresenta bitola de 0,003 polegadas (cada polegada = 25,4 mm) resultando em algo aproximadamente de 0,08 mm

Para cada aumento na numeração do tippet subimos em média 0,001 polegada na sua bitola. Acima do tippet 0x, há uma certa divergência, pois alguns consideram a adição de 0,001 pol e outros 0,002 pol.

A tabala abaixo compila todas estas informações, junto as indicações de moscas

5a751451140b4_FlyTippet.png.db3c490eadb72113a475696e976f9a00.png

Não entrarei nos pormenores do tamanho do leader, mas uma dica simples para saber se o dimensionamento leader e tippet está correto é analisando o arremesso. Se ao arremessar, a linha faz um bom loop atinge o lugar desejado mas a mosca cai sobre a água "embolada" com o leader pode ser um sintoma de leader pequeno, ou se a mosca cai par trás do leader como se este não "desenrolasse" o loop pode ser um sinal de leader muito grande. (São dicas, tais problemas podem surgir devido a técnicas erradas de arremesso, mesmo o leader estando bem dimensionado). 

Munidos destas informações é mais simples realizar uma escolha na combinação das moscas, leaders e tippets. Enfatizo que as situações de pesca, equipamentos e técnicas podem mudar tais valores e cabe ao pescador verificar e testar. Como em qualquer técnica de pesca, as receitas prontas são a base, mas apenas a experiência e dedicação trará profundidade, conhecimento e capacidade de analisar criticamente as situações. Sempre que considerar que já sabe tudo, esta a desperdiçar muito conhecimento que poderia aprender e aprofundar!!!

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

:):):)

Estas tabelas servem apenas como referência e lamentavelmente alguns valores são defasados daquilo que na realidade se pratica.
Vejamos por exemplo, a primeira tabela recomenda moscas de tamanho #18 a #6 para linhas de numeração #6.
Na verdade é usual pescar dourados no Velho Chico com equipamento # 6 e streamers atados em anzóis 2/0-3/0
Em flotadas na Patagônia também é usual pescar com "gatos" lastreados com chumbo e bead heads/cone heads atados em anzóis longos do tipo 3XL/4XL de numeração #2.
A última tabela me parece um pouco mais coerente.

Abraços

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Que maravilha DIEGO, ainda não havia lido nada parecido ou mesmo tido preciosa explicação. Muito obrigado!

a cada dia dou uma abraçada a mais nesse conhecimento.:yahoo::bs-aplauder::iCo01:.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
23 minutos atrás, Odimir disse:

Estas tabelas servem apenas como referência e lamentavelmente alguns valores são defasados daquilo que na realidade se pratica.
Vejamos por exemplo, a primeira tabela recomenda moscas de tamanho #18 a #6 para linhas de numeração #6.
Na verdade é usual pescar dourados no Velho Chico com equipamento # 6 e streamers atados em anzóis 2/0-3/0
Em flotadas na Patagônia também é usual pescar com "gatos" lastreados com chumbo e bead heads/cone heads atados em anzóis longos do tipo 3XL/4XL de numeração #2.

Abraços

Valeu Odimir , mesmo que seja variável , é muito valiosa como ponto de referencia para o meu aprendizado, como está bem esclarecido as características de cada pescador o fará personalizar a caráter.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Diego SM fiz varias tentativas para salvar as tabelas e não consegui, você pode me informar onde encontra-la? estou com uma pasta sobre FLY para consultas rápidas. obrigado !

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
53 minutos atrás, Odimir disse:

Abraços

:joia::joia::joia:

Sim concordo absolutamente, vide que enfatizo isso.  E em minha humilde opinião, me parece sempre difícil padronizar uma tabela que ajuste completamente a realidade, especialmente pelas peculiaridades dos equipamentos das diferentes marcas, técnicas dos pescadores ou mesmo as características de cada mosca entre outros detalhes. O jeito é deixar um pequeno norte e trabalhar a partir disso. Isso claro pressupondo que o iniciado não tem nenhum instrutor por perto :)

Abração

Compartilhar este post

Link para o post
38 minutos atrás, Roque Moraes disse:

Que maravilha DIEGO, ainda não havia lido nada parecido ou mesmo tido preciosa explicação. Muito obrigado!

a cada dia dou uma abraçada a mais nesse conhecimento.:yahoo::bs-aplauder::iCo01:.

Opa Roque, feliz que gostou.

Em tempo é o que falei do texto e o Sr. Odimir enfatizou, são aproximações e podem não ajustar a realidade. Porém serve de norte. Sobre ajuda a entender algumas relações da numerações e cia

Compartilhar este post

Link para o post
31 minutos atrás, Roque Moraes disse:

Diego fiz varias tentativas para salvar as tabelas e não consegui, você pode me informar onde encontra-la? estou com uma pasta sobre FLY para consultas rápidas. obrigado !

Roque, salvo ledo engano, no pé das duas primeiras imagens está marcado a fonte, caso contrário basta digitar no google em inglês os nomes das tabelas, que será direcionado. Eu não tenho o site salvo, são coisas que tenho salvo em meu pc de leituras e pesquisas ao decorrer dos anos

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 03/02/2018 at 11:34, Roque Moraes disse:

Valeu Odimir , mesmo que seja variável , é muito valiosa como ponto de referencia para o meu aprendizado, como está bem esclarecido as características de cada pescador o fará personalizar a caráter.

Roque,

Neste caso a discrepância é muito grande.
Existem tabelas e tabelas, umas coerentes e outras nem tanto.
Penso que é sempre bom se basear em dados concretos e bem próximos da realidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora