Recommended Posts

Boa tarde mosqueiros!

Comprei um conjuntinho de fly para iniciantes e gostaria da opinião de vocês: Kit Pesca Sumax Fly Fishing Para Iniciantes 5/6  

Sou completamente leigo, nem arremessos sei fazer, portanto, agradeço a ajuda que me for dada a respeito.

Na arte do atado, estou aprendendo também.

Bom Domingo a todos.

Marção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, 

É um conjunto bem básico que vai te permitir aprender as técnicas básicas de arremesso, trabalho das iscas e como trabalhar o peixe durante a briga, mas talvez não te permita avançar muito além disso, ou seja, talvez em questão de alguns meses pode ser que você sinta necessidade de trocar por um conjunto de melhor qualidade. 

E quando trocar de equipamento, verá a diferença que faz uma linha de boa qualidade, uma vara caprichada e uma carretilha de confiança. 
Mas para inicar, está valendo, o importante é ler e aprender a teoria e ir treinar em campo ou de preferência na água, só com a prática vai evoluir no fly e se apaixonar cada vez mais pela modalidade. 

Uma ótima opção para aprender o básico, é a participação em um curso de arremessos, é um ótimo empurrão inicial para conseguir ir pescar sem fazer nós de vento (wind knot) ou ficar com o braço doendo após a pescaria por realizar movimentos errados. 

Outra forma de adquirir conhecimento é vendo vídeos no youtube, a maioria em inglês, mas também temos alguns em português. 

A mesma coisa serve para os atados, cursos ou vídeos ajudam muito, principalmente para não gastar dinheiro com materiais que não serão usados ou com gasto de materiais bons em iscas atadas sem fundamento técnico. 

Dê uma olhada em vídeos de como montar leader para fly, verá que varia o comprimento e a bitola de acordo com o tipo de isca e a espécie que busca fisgar (leader mais comprido para a isca pousar mais delicadamente na água, mais curtos para streamers e situações que perdoam uma apresentação menos delicada). 

Nos arremessos comece aprendendo a montagem do leader, o que é e como se faz um arremesso roll cast, o false cast e posteriormente a técnica de double haul. 

Nos atados comece procurando atados clássicos, como clouser minnow, elk hair caddis, woolly bugger e outras centenas de opções. 

Qualquer coisa estamos aí, 

abraço! 

• Like 1
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Noite!

Muito obrigado pelas informações.   São de grande valia para mim.  Vou colocar em prática o que me instruiu. 

Futuramente, sem duvida, vou melhorar de equipamento.  

Valeu Eduardo...

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um conjunto desse de Fly Sumax a mais de anos, e nunca usei, esta na embalagem! So que ele eh 7/8 .... Sera que da pra iniciar bem na pesca de pequenos robalos (Tricks) ??

• Like 1
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

Marcão, Miguel ou quer outro amigo que queira iniciar no mundo da pesca com mosca, invistam em aprender a escrever direito para depois investir numa boa caneta, em suma, invistam numa boa aprendizagem para que saibam arremessar bem, para depois investir num bom conjunto. Tenho observado alguns amigos que levei para a Patagônia e não sabiam arremessar corretamente, e essa ineficiência se torna frustrante para quem está começando, em suma, não coloquem o carro na frente dos bois. ;) 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Fausto disse:

Marcão, Miguel ou quer outro amigo que queira iniciar no mundo da pesca com mosca, invistam em aprender a escrever direito para depois investir numa boa caneta, em suma, invistam numa boa aprendizagem para que saibam arremessar bem, para depois investir num bom conjunto. Tenho observado alguns amigos que levei para a Patagônia e não sabiam arremessar corretamente, e essa ineficiência se torna frustrante para quem está começando, em suma, não coloquem o carro na frente dos bois. ;) 

Obrigado pela dica amigo! A minha ideia eh essa mesmo, arremesso e arremesso, e arremesso .... ate aprender alguma coisa... peixes depois ....

Abçxxx

Compartilhar este post

Link para o post

Estou aproveitando e lendo tudo, já que ontem chegou meu primeiro kit ... presente de aniversário da esposa.

Edit: presente do dia dos namorados.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Em 30/04/2018 at 15:09, Miguel Simmons disse:

Tenho um conjunto desse de Fly Sumax a mais de anos, e nunca usei, esta na embalagem! So que ele eh 7/8 .... Sera que da pra iniciar bem na pesca de pequenos robalos (Tricks) ??

Conjuntos peso 7/8/9 são bem adequados para pesca de robalos.  Eu mesmo usava um 8, linha WF8F, com Streamers de fabricação própria (coitados, devem estar todos enferrujados agora...:D). Os robalinhos gostavam. Mas era dureza manter o barco na posição e flaiar ao mesmo tempo. :D

Compartilhar este post

Link para o post
11 minutos atrás, Mauricio. disse:

Conjuntos peso 7/8/9 são bem adequados para pesca de robalos.  Eu mesmo usava um 8, linha WF8F, com Streamers de fabricação própria (coitados, devem estar todos enferrujados agora...:D). Os robalinhos gostavam. Mas era dureza manter o barco na posição e flaiar ao mesmo tempo. :D

Praticamente indispensável um piloteiro ... hehehe

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
37 minutos atrás, Mauricio. disse:

Show! Eu inaugurei o conjunto! Moro a 5min da praia e fui pras areias mesmo treinar! Fiquei parecendo um maestro regendo um coral :rotfl2: kkkk tenho que treinar mais, mas em breve pego a mão!

Abçxxxx :ok:

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
57 minutos atrás, Miguel Simmons disse:

Show! Eu inaugurei o conjunto! Moro a 5min da praia e fui pras areias mesmo treinar! Fiquei parecendo um maestro regendo um coral :rotfl2: kkkk tenho que treinar mais, mas em breve pego a mão!

Abçxxxx :ok:

Miguel,

Vi um vídeo ontem do Zenzinir (acho que é esse o nome dele) do Amazon Sat ensinando umas noções básicas de arremesso ... achei bacana e vou tentar imitar esse final de semana.

Estou vendo tudo o que posso e consigo de vídeo, sobre empunhadura do caniço e como começar o arremesso ... dos vídeos que vi, dizem ser o principal para começar ... já ja parto para as iscas. Me ensinaram que, para começar os arremessos, usar um pedaço de linha de lá de uns 10 a 15 cm no lugar da isca ... e ir fazendo o máximo possível de movimentos, pra pegar bem a mecânica dos arremessos ... estou começar assim.

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, Carlos Caffer disse:

Miguel,

Vi um vídeo ontem do Zenzinir (acho que é esse o nome dele) do Amazon Sat ensinando umas noções básicas de arremesso ... achei bacana e vou tentar imitar esse final de semana.

Estou vendo tudo o que posso e consigo de vídeo, sobre empunhadura do caniço e como começar o arremesso ... dos vídeos que vi, dizem ser o principal para começar ... já ja parto para as iscas. Me ensinaram que, para começar os arremessos, usar um pedaço de linha de lá de uns 10 a 15 cm no lugar da isca ... e ir fazendo o máximo possível de movimentos, pra pegar bem a mecânica dos arremessos ... estou começar assim.

Foi o que fiz, fiquei arremessando somente o lider .... na verdade quase nao tentei arremessar, fiquei focado em fazer a linha dancar no ar, indo e voltando

Compartilhar este post

Link para o post

Olha aí meu Kit :D 

5qOa68P.jpg

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
13 minutos atrás, Miguel Simmons disse:

Foi o que fiz, fiquei arremessando somente o lider .... na verdade quase nao tentei arremessar, fiquei focado em fazer a linha dancar no ar, indo e voltando

Você pode, também, amarrar uma pequena pena na ponta da linha. Ela simulará a isca de fly, e mostrará onde ela está caindo. Onde você posicionar a pena, seria onde o faria com um anzol empenado. E não tenha vergonha de treinar em seco. Todo mundo já fez isso. :joia:

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Mauricio. disse:

Você pode, também, amarrar uma pequena pena na ponta da linha. Ela simulará a isca de fly, e mostrará onde ela está caindo. Onde você posicionar a pena, seria onde o faria com um anzol empenado. E não tenha vergonha de treinar em seco. Todo mundo já fez isso. :joia:

Foi isso que me disseram da linha de lã Mauricio, ela seria a isca de fly e dá pra ter noção de onde a isca cairia e ver o movimento dela no ar pra poder fazer um looping bem fechado ... isso ajudaria no carregamento de linha e otimizaria o arremesso.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Carlos Caffer disse:

Miguel,

Pesquise sobre a linha que está usando, se for WF (Wheigt Forward / Peso para Frente) arremesse usando os primeiros 10 metros da linha, pois é onde está localizado o peso frontal. Algumas linhas mudam de cor justamente para indicar a “cabeça” onde está concentrado o peso. Comece desde já a criar o hábito de fazer pouco False Cast e assim reduzirá o descontrole da linha. Exagerar no False Cast aumenta os erros. 

Na ponta do líder pode usar um tufo de 5 cm de lã e assim terá melhor visão. A mecânica do arremesso é a carga e a descarga correta da linha arremessada, muitas vezes basta um Back Cast (arremesso para trás) seguido de um Forward Cast (arremesso para frente). 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
24 minutos atrás, Fausto disse:

Pesquise sobre a linha que está usando, se for WF (Wheigt Forward / Peso para Frente) arremesse usando os primeiros 10 metros da linha, pois é onde está localizado o peso frontal. Algumas linhas mudam de cor justamente para indicar a “cabeça” onde está concentrado o peso. Comece desde já a criar o hábito de fazer pouco False Cast e assim reduzirá o descontrole da linha. Exagerar no False Cast aumenta os erros. 

Na ponta do líder pode usar um tufo de 5 cm de lã e assim terá melhor visão. A mecânica do arremesso é a carga e a descarga correta da linha arremessada, muitas vezes basta um Back Cast (arremesso para trás) seguido de um Forward Cast (arremesso para frente). 

Obrigado pelas dicas Fausto.

Toda dica neste momento é de grande valia!!

A linha que veio no Kit é uma Scientific Anglers modelo Tucunaré WF8F.

Compartilhar este post

Link para o post

Praticar no seco não é problema, funciona como treinamento, mas praticar num lago ajuda melhor, pois aprende a sentir a carga que a água faz na linha ao fazer o Pick-up (tirar a linha d’água). Tenha em mente 4 movimentos (momentos distintos) para um arremesso completo: 

Pick-up - Back Cast - Forward Cast - Lay Down

Se entender que existem esses 4 momentos e distinguir durante o arremesso, vai aprender melhor. A maioria dos iniciantes faz o Back Cast e o Forward Cast e esquece de dar atenção ao Pick-up e Lay Down.  

Compartilhar este post

Link para o post
Em 07/05/2018 at 14:29, Fausto disse:

Disse tudo Fausto, por isso eu sou teu fã: primeiro se aprende a escrever para depois se preocupar com a caneta. Eu já pesco com fly a 3 anos e ainda me acho calouro nessa formação, tenho dúvidas, não encaro mais treino como pescaria, hoje eu treino para poder pescar e não me decepcionar. A todos os amigos que responderam eu deixou o meu muito obrigado!

Montagem.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Amigo,

Esse fly é uma modalidade que gera uma certa dificuldade no início (na verdade até hoje me atrapalho) mas depois vicia. Certamente pegará mais peixes no bait casting pela maior quantidade de arremessos, mas uma captura no fly vale por 2 no bait em emoção.

Minha opinião: Se o orçamento permitir, faça um curso de arremesso. Mas é possível aprender com vídeos do youtube e muita paciência (meu caso). Com relação ao equipamento, pegue um de qualidade. Mas também não precisa se apegar muito nisso. Não sei seu caso mas no meu eu me preguntei: quantas vezes vou pescar por ano? vale a pena ficar gastando com equipamentos e mais equipamentos? Tenho uma vara #4 (de qualidade) e uma #6 (esses modelos de entrada da redington, não é lá essas coisas mas atende). Mais pra frente pego um eqpo #8 para iscas maiores, uma linha sinking tip, mais 2 carretilhas mais leves e boa, estou munido para pescar em São Paulo, onde pescaria nunca é um esporte muito acessível...É nossa triste realidade: rios e represas encostadas em centros urbanos repletos de "profissionais", pescadores sub, matadores de peixes, uma legislação estúpida e completamente equivocada para nosso padrão paulista.

obs.: faça suas iscas com anzóis de qualidade, não vale a pena economizar nisso e perder peixes.

abs

Compartilhar este post

Link para o post
Em ‎13‎/‎06‎/‎2018 at 16:21, Fausto disse:

Praticar no seco não é problema, funciona como treinamento, mas praticar num lago ajuda melhor, pois aprende a sentir a carga que a água faz na linha ao fazer o Pick-up (tirar a linha d’água). Tenha em mente 4 movimentos (momentos distintos) para um arremesso completo: 

Pick-up - Back Cast - Forward Cast - Lay Down

Se entender que existem esses 4 momentos e distinguir durante o arremesso, vai aprender melhor. A maioria dos iniciantes faz o Back Cast e o Forward Cast e esquece de dar atenção ao Pick-up e Lay Down.  

Depois de 2 meses praticando fui para o rio, coloquei um streamerzinho e fiquei lá mais de 3h arremessando ... realmente faz muita diferença esse arremesso.

Sentir a linha carregando certinho com a isca, fazer o pick-up com a linha na agua é muito diferente ... ainda não peguei meu primeiro peixe no rio, mas estou com toda paciencia e calma para poder aprender primeiro os arremessos, o carregamento da linha, pra depois ir atras dos peixes ... acredito que um bom arremesso vai ser muito importante na hora da pescaria.

Mais uma vez, muito obrigado Fausto pelas dicas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Parceiros: www.petsEXPERT.pt