Recommended Posts

 Há mais coisas…que podem nos assustar do que nos esmagar; nós sofremos com mais frequência na imaginação do que na realidade. O que eu aconselho que faças é não seres infeliz antes da crise chegar; pois pode ser que os perigos ante os quais estremeceste como se te estivessem a ameaçar, nunca irão acontecer; certamente ainda não chegaram. Assim, algumas coisas atormentam-nos mais do que deveriam; algumas atormentam-nos antes do que deveriam; e algumas atormentam-nos quando não nos deveriam atormentar. Temos o hábito de exagerar, imaginar ou antecipar a tristeza.

É provável que alguns problemas nos acometam; mas não é um fato presente. Quantas vezes o inesperado aconteceu! Quantas vezes o esperado nunca acontece! E mesmo que seja ordenado, o que valerá para se encontrar com o seu sofrimento? Você sofrerá em breve, quando chegar; por isso espere ansiosamente por coisas melhores.

O que você ganha ao fazer isso? Tempo. Haverá muitos acontecimentos, entretanto, que servirão para adiar, ou para terminar, ou para transmitir a uma outra pessoa, as experimentações que estão próximas ou mesmo em sua própria presença.

Um incêndio abriu o caminho para a fuga. Os homens foram derrotados por uma catástrofe. Às vezes o movimento da espada é parado na garganta da vítima. Alguns homens sobreviveram aos seus próprios carrascos. Mesmo a má fortuna é inconstante. Talvez venha, talvez não; entrementes, agora, não é. Então, esperemos coisas melhores."

A mente às vezes modela para si as formas falsas do mal, quando não há sinais que apontem para algum mal; interpreta da pior forma alguma palavra de significado duvidoso; ou imagina algum rancor pessoal ser mais sério do que realmente é, considerando não quão irritado o inimigo está, mas a que extensão poderá chegar sua ira.

Mas a vida não vale a pena ser vivida, e não há limites para nossas dores, se entregarmos nossos medos ao máximo possível; neste assunto, deixe a prudência ajudá-lo, e despreze o medo com um espírito resoluto mesmo quando ele está à vista. Se você não pode fazer isso, combata uma fraqueza com outra, e tempere o seu medo com esperança.

Não há nada tão certo nesse assunto de medo como as coisas que tememos darem em nada e que as coisas as quais esperamos zombarem de nós. Consequentemente, pese cuidadosamente as suas esperanças, assim como seus temores, e sempre que todos os elementos estiverem em dúvida, decida em seu favor; acredita no que você preferir.

E se o medo ganha a maioria dos votos, incline-se na outra direção de qualquer maneira, e deixe de incomodar sua alma, refletindo continuamente que a maioria dos mortais, mesmo quando não têm problemas realmente à mão, certamente os têm esperados no futuro, e tornam-se excitados e inquietos.

            Sêneca

  • Like 1
  • Thanks 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O medo é a cabeça do EGO. - resumindo : não faças a tempestade num copo com água. sempre deixe fluir, o sol sempre está presente e apenas por alguns segundos é que a nuvem o deixe sombrio.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sêneca sempre soa equilibrado. Bravo, Mauricio!

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo texto, passamos tanto tempo pensando no que passou e no que virá que muitas vezes não vivemos no presente. Passamos tantas horas dando atenção pra pessoas tão distantes que nem conhecemos (redes sociais) e acabamos nos distanciando dos nossos entes queridos que estão ao nosso lado. Alimentamos nossos medos deixando de viver plenamente, o tempo não é linear, nossa mudança de atitude no presente pode mudar o passado (interpretação) e o futuro (a expectativa), nada é tão importante quanto o presente, nele o medo não encontra alimento.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Parceiros: www.petsEXPERT.pt