Ale Silva

Vara microlight 8 lbs

Recommended Posts

bacana discutir isso ... talvez possa abrir alguns pré conceitos ...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, Armando Ito disse:

assisti , e ele diz que a maneira que ele trabalha o peixe é com a frição travada ... ( mas por ser uma vara ultralight a única forma que vejo é assim mesmo ... afinal a vara não tem poder de tração ) ...

ele diz que a vara fica flexionada o tempo todo ( isso cansa o peixe ) ... mas ela não fica flexionada justamente pelo fato de não ter tração ?

ele diz que o fato de "afrouxar" a linha é que dá força ao peixe ... ( mas ele não faz isso ao recolher ? ... a vara fica tensionada pq não traciona ) ...

quando ele recolhe percebe-se que ele afrouxa ( ao manivelar ) como outra qualquer ...

em momento algum ele cita algo de diferente no blank ... mas percebí que ele trabalha no limite do material ...

Eh uma modalidade de pesca...com pros e contras como qq outra ... gosto pessoal de cada pescador .... possuo 4 conjuntos ...e sim os blanks possuem composições diferentes,  não eh a única modalidade que pratico, mas tenho tentado evoluir... e sim,  não tem como tracionar , o recolhimento eh feito relaxando a flexão e manivelando...

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, Marco Omori disse:

Eh uma modalidade de pesca...com pros e contras como qq outra ... gosto pessoal de cada pescador .... possuo 4 conjuntos ...e sim os blanks possuem composições diferentes,  não eh a única modalidade que pratico, mas tenho tentado evoluir... e sim,  não tem como tracionar , o recolhimento eh feito relaxando a flexão e manivelando...

Fala pro chato do @Armando Ito que essa modalidade é praticamente a mesmo coisa do Slow, a qual ele conhece muito bem! :diablo::heh:

O pessoal que curte esse tipo de pescaria, poderia trazer algumas coisas do Slow, para os pesqueiros, principalmente os blanks utilizados! :joia:

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
27 minutos atrás, Ricardo Valim disse:

Falo chato do @Armando Ito que essa modalidade é praticamente a mesmo coisa do Slow, a qual ele conhece muito bem!

cê sabe que eu já tretei com cara famoso só por causa desse " slow" ... né ? ... kkkk

coisa mais bizarra foi eu ver um cara trabalhando a vara reta pra baixo ( na briga com o peixe ) ... e nego dizendo de " técnica " ....

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Armando Ito disse:

cê sabe que eu já tretei com cara famoso só por causa desse " slow" ... né ? ... kkkk

coisa mais bizarra foi eu ver um cara trabalhando a vara reta pra baixo ( na briga com o peixe ) ... e nego dizendo de " técnica " ....

Eu sei sim, me lembro disso :heh:

Agora quem inventar uma vara estilo "Slow" pra pesqueiro vai ganhar bastante dinheiro, pensou que bacana uma vara 7' - 12lbs com carbono tubular e passadores em torqued :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

são "princípios" diferentes Valim ... princípio do slow é o trabalho do jig ... conjunto vara/linha é voltado exclusivamente ao trabalho da isca ... única peça voltado ao trabalho com o peixe , é a carretilha ( vara sem back bone + linha fina ) ... por isso se utilizam de poderosos round reels ...

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Ricardo Valim disse:

Fala pro chato do @Armando Ito que essa modalidade é praticamente a mesmo coisa do Slow, a qual ele conhece muito bem! :diablo::heh:

O pessoal que curte esse tipo de pescaria, poderia trazer algumas coisas do Slow, para os pesqueiros, principalmente os blanks utilizados! :joia:

Boa tarde Ricardo, agradeço ao Armando Ito, pelo interesse, análise e respeito em relação ao assunto abordado. Isso acrescenta muito, agradeço !!!!  Desagradável é ler comentários de pessoas que nem me conhecem dizendo que pratico a pesca no intuito de aparecer ou judiar da integridade dos peixes. Sou veterinário e aquarista, presto serviço social em ONGs, pratico pesca esportiva por lazer e procuro de todas as formas manipular da melhor forma possível os peixes. Participar desse fórum é estar aberto a qualquer tipo de discussão (saudável ) a respeito de variados temas. Só não aceito dizerem que não me importo com a saúde e integridade dos animais, até porque vai contra o que faço como profissão. E também não pesco de Ultralight para mostrar que utilizo um equipamento leve para pescar um peixe grande, é simplesmente uma modalidade de pesca. Abraço 

• Like 2
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, Marco Omori disse:

Boa tarde Ricardo, agradeço ao Armando Ito, pelo interesse, análise e respeito em relação ao assunto abordado. Isso acrescenta muito, agradeço !!!!  Desagradável é ler comentários de pessoas que nem me conhecem dizendo que pratico a pesca no intuito de aparecer ou judiar da integridade dos peixes. Sou veterinário e aquarista, presto serviço social em ONGs, pratico pesca esportiva por lazer e procuro de todas as formas manipular da melhor forma possível os peixes. Participar desse fórum é estar aberto a qualquer tipo de discussão (saudável ) a respeito de variados temas. Só não aceito dizerem que não me importo com a saúde e integridade dos animais, até porque vai contra o que faço como profissão. E também não pesco de Ultralight para mostrar que utilizo um equipamento leve para pescar um peixe grande, é simplesmente uma modalidade de pesca. Abraço 

Rlx amigo, compartilhe seu conhecimento veterinário e aquarista, agregará muito :joia:

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já pesquei com um conjunto do Jean, o equipamento é muito bom, mas não acho muito compatível para grandes tambas por exemplo.....   Acho o equipamento muito mais adequado para a pesca de peixes que são muito manhosos ou para ocasiões em que se precisa de muita sensibilidade, como por exemplo pescar em pesqueiros no frio, ou para corimbas e carpas em pesqueiro......

Realmente a briga muito extensa acaba estressando muito o peixe e com certeza se fosse na natureza onde os predadores são muito mais agressivos e frequentes que em uma ambiente controlado que é o caso dos pesqueiros o peixe grande exausto teria poucas chances de sobreviver, mesmo assim pra garantir que o peixe não sofra nos poucos casos que peguei algo um pouco maior com o equipamento segurei o bicho até ele se restabelecer legal e diminuir os riscos de uma morte.....

Acho que usar uma vara de 6 a 8 libras pra um peixe de 50 libras não é muito compatível nestes pontos, essa é minha opinião depois de usar o equipamento.......

É aquela coisa, com um Uno é possivel carregar uma tonelada, mas creio que seria mais adequado um caminhão de pequeno porte......

O tempo está frio, os peixes estão manhosos e precisa de um equipamento que seja muito sensível e caso entre um peixe maior o equipamento aguente sem perder o peixe.... aí o equipamento entra legal!

Grande abraço!

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Thiago Cesar Reducino disse:

É aquela coisa, com um Uno é possivel carregar uma tonelada, mas creio que seria mais adequado um caminhão de pequeno porte......

Se for o Uno da "firma" com aquele suporte de escada em cima, pode colocar duas toneladas e pisar fundo que o bicho aguenta!  :D

• Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Thiago Cesar Reducino disse:

Já pesquei com um conjunto do Jean, o equipamento é muito bom, mas não acho muito compatível para grandes tambas por exemplo.....   Acho o equipamento muito mais adequado para a pesca de peixes que são muito manhosos ou para ocasiões em que se precisa de muita sensibilidade, como por exemplo pescar em pesqueiros no frio, ou para corimbas e carpas em pesqueiro......

Realmente a briga muito extensa acaba estressando muito o peixe e com certeza se fosse na natureza onde os predadores são muito mais agressivos e frequentes que em uma ambiente controlado que é o caso dos pesqueiros o peixe grande exausto teria poucas chances de sobreviver, mesmo assim pra garantir que o peixe não sofra nos poucos casos que peguei algo um pouco maior com o equipamento segurei o bicho até ele se restabelecer legal e diminuir os riscos de uma morte.....

Acho que usar uma vara de 6 a 8 libras pra um peixe de 50 libras não é muito compatível nestes pontos, essa é minha opinião depois de usar o equipamento.......

O tempo está frio, os peixes estão manhosos e precisa de um equipamento que seja muito sensível e caso entre um peixe maior o equipamento aguente sem perder o peixe.... aí o equipamento entra legal!

Grande abraço!

Boa tarde , concordo plenamente com a sua opinião !!! Muito bom ter a opinião de quem já utilizou o conjunto. Utilizo a titan tamba limited 2,4m 50lbs e uma viper 2,4m 40lbs, ambas com shimano caius e monofilamento 0,37 para pesca dos tambas... comentei que comprei o molinete epixor 20 da Okuma para a ultralight pro da amental para utilizar no verão no intuito de testar o conjunto com um peixe maior. Concordo com a sua opinião sobre a utilização (carpas e corimbas) para a Ultralight. Apenas discordo no sentido da briga extensa, a ideia seria utilizar a friçao fechada e sim como citou Armando Ito utilizar o material no limite. A vara pode quebrar ? Sim pode sim !!! Até porque só utilizei a UL em carpas (max 7kg), corimbas e um Pacu de 3 kg...agora, tornar a UL conjunto exclusivo para a pesca de redondos está fora de cogitação.

agradeço pela sua opinião , grande abraço!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Em 20/06/2018 at 00:06, Armando Ito disse:

sim ... mas a analogia seria com um elástico mais fraco ( ultralight ) ...

ao invés de um elástico adequado à capacidade de tração do jogador  ( libragem adequada ) ...

seria mais ou menos um jogador que traciona 70 kg e vc utilizar um elástico de 10 kg ... quando chegar no limite , vc libera o elástico ...

não vejo o que isso possa cansar o "jogador" ( seguindo na analogia ) ...

bom ... pelo menos é o que eu penso ...

Acho que depende como você analisa a situação. Não vejo como não cansar mesmo usando um elástico de 10 Kg. Pode demorar mais para cansar, mas cansa. Os pescadores vivem falando de esportividade, de linha mais fina, vara com libragem menor. Acho que essa situação se encaixa nessa esportividade. Eu particularmente uso sempre material ultrapassando o necessário, até porque nos lugares que pesco sempre tem uma sujeira( galhos, plantas,etc) e não arrisco muito, mas quando vou pescar em tanques, geralmente uso materiais mais leves. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

sim ... sim ... é que eu segui a equivalência no tamba citado ... tamba de 56 lbs e vara de 8 lbs ... (  70 kgs - 10 ks ) ...

um tamba de 56 lbs te dá muita esportividade com uma vara de 17/20 lbs ... não é necessário chegar nesse extremo de 8 lbs  ( minha opinião ) ...

e, pelo menos aqui em SP ... pesqueiros que possuem tamba nesse porte , vivem lotados ... utilizar uma libragem tão baixa , só em casos muito específicos ...

senão é passar raiva ... rsrsrsr

quanto ao tempo de briga ... acredito ser muito mais maléfica , o tempo que o camarada fica com ele fora dágua batendo foto ... do que propriamente o tempo de briga com o peixe ...

se unir o tempo de briga com o tempo de manuseio ... aí sim , acredito que possa surtir algum efeito maléfico ao peixe ...

abrasss

Compartilhar este post

Link para o post

Minhas idas no pesque pague é apenas para cevadeira e torpedo. Mas acho legal a modalidade light nos pesqueiro

Montei o conjunto ultra light apenas para usar umas soft e Spinners para pegar umas traíra e jacundá que raramente passam de 400g.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Parceiros: www.petsEXPERT.pt