Recommended Posts

Bom dia pescadores;

Tenho um embarcação de madeira (bateira) em que uso um motor de 15hp, porem fiz algumas modificações na embarcação e após estas modificações o motor começou a cavitar (rodar em falso quando a rotação é alta), a hélice é nova e não esta escapando, nas mudanças que fiz na embarcação ela ficou com a popa mais larga, porem a altura do espelho de popa ficou a mesma ( o fundo da embarcação coincide com a altura da aleta de ventilação do motor  (não sei esse é o nome correto), gostaria da ajuda de vocês para solucionar esta problema, uma das coisas que pensei foi baixar mais alguns centímetros o espelho de popa.

Um grande abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Embora seja leigo no assunto, no caso de meu motor, quando ocorre algo parecido, basta corrigir o trim do motor, aumentando ou diminuindo o ângulo de inclinação junto à popa do barco.  :ok: 

Compartilhar este post

Link para o post
21 horas atrás, Domingos Bomediano disse:

Embora seja leigo no assunto, no caso de meu motor, quando ocorre algo parecido, basta corrigir o trim do motor, aumentando ou diminuindo o ângulo de inclinação junto à popa do barco.  :ok: 

Eu já tentei mexer nesta regulagem mas não surtiu efeito, obrigado pela atenção.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Algo no casco está jogando ar na parte de baixo do mesmo, o que ocasiona a cavitação. Veja com algum mestre em construção de barcos no que ele pode te auxiliar. Esta mudança na boca do barco deve ter a ver com este problema.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, Saverio disse:

Algo no casco está jogando ar na parte de baixo do mesmo, o que ocasiona a cavitação. Veja com algum mestre em construção de barcos no que ele pode te auxiliar. Esta mudança na boca do barco deve ter a ver com este problema.

Obrigado pela dica, vou verificar isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanho o pensamento do Saverio. Tem alguma coisa fazendo com que o barco "plaine"  com a proa mais funda que a popa fazendo com que a popa fique alta e tire a alheta do motor da água. Em baixa ou média RPM isso acontece? a embarcação é de fundo chato ou quilhado? verifique se tem algo ocasionando uma "bolha" de ar antes do hélice, provocando essa cavitação. Aguardamos o resultado de sua pesquisa.

Compartilhar este post

Link para o post
15 horas atrás, carlos magnago disse:

Acompanho o pensamento do Saverio. Tem alguma coisa fazendo com que o barco "plaine"  com a proa mais funda que a popa fazendo com que a popa fique alta e tire a alheta do motor da água. Em baixa ou média RPM isso acontece? a embarcação é de fundo chato ou quilhado? verifique se tem algo ocasionando uma "bolha" de ar antes do hélice, provocando essa cavitação. Aguardamos o resultado de sua pesquisa. 

Bom dia;

A embarcação tem o fundo chato (plano) e uma quilha no meio (um sarrafo que corre quase toda a extensão do fundo) em baixa rpm não acontece, assim que possível vou verificar a questão de bolha.

Muito obrigado pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

O fato de o espelho de popa ser totalmente reto e nao em angulo pode estar causando este problema ??

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho este conhecimento tão técnico para te dizer se sim ou não. Como já dito anteriormente, um mestre construtor ou alguém que trabalhe em algum estaleiro, mesmo que pequeno, poderia te dar uma melhor informação.

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

A situação de cavitação é contínua ou somente ao balanço das ondas?

Provavelmente um rebaixamento de popa ou a troca de motor por um com rabeta mais longa vai resolver.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Elizandro Mello disse:

A situação de cavitação é contínua ou somente ao balanço das ondas? 

Provavelmente um rebaixamento de popa ou a troca de motor por um com rabeta mais longa vai resolver. 

Ele cavita sempre que se aumenta a rotação, independente se tem onda ou não, pensei também em baixar um pouco o motor, porem o fundo do barco coincide exatamente com a quela aleta de ventilação do motor.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 10/07/2018 at 11:22, Neoti disse:

Ele cavita sempre que se aumenta a rotação, independente se tem onda ou não, pensei também em baixar um pouco o motor, porem o fundo do barco coincide exatamente com a quela aleta de ventilação do motor.

Se você conseguir abaixar o motor pela furação de fixação, já faça esse teste..

A minha placa anti-ventilação está umas 3 polegadas acima do fundo do casco, mas no meu caso a popa é em V. 

Como você alterou o casco, talvez você precise trocar a hélice por uma mais adequada. Se você não pretende abaixar o motor, talvez uma hélice com um rake maior resolva o seu problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Geralmente isto está relacionado com a altura do motor mesmo.

Se vc só aumentou a largura da popa, não era pra ocorrer isso. Se também já mexeu na regulagem do trim do motor, e não adiantou, a solução seria abaixar o motor mesmo.

Embora vc tenha apenas mexido na largura, o planeio provavelmente também foi alterado, razão pela qual isso deve estar acontecendo.

Não creio que aumentando o rake do hélice resolva, a menos que diminua a velocidade. Motor 15 é o "fusca" difícil dar problema.

Obviamente estou considerando que vc já testou o motor em outro barco e isso não ocorre.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Parceiros: www.petsEXPERT.pt